Em Madri, Moro diz que Haddad, não Bolsonaro, era o candidato autoritário

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: EFE/La Vanguardia

Jornal GGN – Em Madri nesta segunda (3), o ex-juiz da Lava Jato Sergio Moro defendeu a imagem de Jair Bolsonaro, dizendo que o presidente eleito não é um fascista nem representa ameaça à democracia no Brasil. Segundo Moro, era o “principal candidato opositor” de Bolsonaro, o petista Fernando Haddad, quem representava o projeto autoritário.

“Era o principal candidato opositor [Fernando Haddad] que, a rigor, tinha propostas de controle social da imprensa e do Judiciário”, disparou Moro.
 
A fala de Moro, descolada das críticas de cientistas políticos e sociais, que enxergam em Bolsonaro traços de autoritarismo típicos de um político de extrema direita e declaradamente anti-esquerdista, ocorreu após o escritor Mario Vargas Llosa dizer que o capitão da reserva vem sendo apresentado ao mundo como “líder de extrema direita, inimigo das conquistas democráticas e liberais, em suma, um fascista.
 
Vargas Llosa disse, contudo, que 55 milhões de brasileiros não podem ter virado fascistas porque votaram em Bolsonaro. “Então, não acredito nessas etiquetas.”
 
Moro ainda repetiu o discurso que vem usando junto à imprensa brasileira: o de que Bolsonaro, depois de eleito, se comprometeu com a defesa da democracia e quanto aos ataques contra minorias que desferiu no passado, o ex-juiz tratou tudo como “declarações infelizes”, mas que não devem se traduzir em políticas públicas.
 
“Não vislumbro no presidente traço de autoritarismo”, disse Moro. “Há intenção de endurecimento, não contra a democracia, mas contra a grande corrupção, o crime organizado e o violento, que a afetam”, insistiu.
 
A Folha fez questão de anotar que Moro omitiu deliberadamente as ameaças de Bolsonaro ao jornal e outros veículos de comunicação.
 
No evento realizado pela Fundação Internacional para a Liberdade, presidida pelo Nobel de Literatura peruano Mario Vargas Llosa, Moro ainda comentou sobre a decisão de ser ministro da Justiça de Bolsonaro.
 
O juiz disse que sempre se perguntou se “não tinha ido longe demais na aplicação da lei, se o sistema político não iria revidar. Esse caso ia chegar ao fim, e era preciso que gerasse mudanças institucionais.”
 
“Meu trabalho no Judiciário era relevante, mas tudo aquilo poderia se perder se não impulsionasse reformas maiores, que eu não poderia fazer como juiz.”   
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

19 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Esse vagabundo não era isento

    Esse vagabundo não era isento nem quando atuava como juiz. Sérgio Moro assumiu seu verdadeiro self, mas continua mentindo com o mesmo descaramento. Ele não viu seu patrão dizendo que vai punir os jornais que noticiarem coisas proibidas e insinuar que a autonomia do judiciário deixou de existir?

  2. Vargas Lhosa, escritor

    Vargas Lhosa, escritor brilhante sem dúvida, mesmo tendo enveredado pelos Sertões, já deu diversas mostras de que não sabe nada do Brasil.

  3. Mentiras e mais mentiras…

    Olha, olha, lá fora é mais fácil encontrar a verdade…

    Mentira tem pernas curtas principalmente de sul-americanos na Europa…

    E tornar o Brasil desacreditado é bom para eles…

    O brasil tem muitas riquezas naturais que por uma pressão adequada podem acabar saindo por uma pechincha…

  4. ainda não conhece o coiso? vá ser burro lá..

    Este juizeco limitado nos conhecimentos das ciências jurídicas pode enfim com a modéstia dos estúpidos recomendar novos rumos da democracia no mundo.

    De fato moro e o coiso são parecidos na irresponsabilidade criminosas dos atos praticados, o coiso afirma da necessidade matar uns trinta mil e esta é apenas uma frase de efeito!!!!!! O moro divulga conversa da Presidenta da Republica, crime hediondo e contra segurança nacional, pede desculpa e!!!!

    Se o cérebro não consegue controlar um órgão como a língua o que será dos braços das pernas do…çú!

  5. #

    Moro vai ensinar Bostonauro como é que se faz para reescrever a História.

    1 – O Golpe de 64 não foi um  golpe de Estado e sim um “movimento militar”.

    2 – Os negros não foram escravizados pelos brancos e sim pelos próprios negros.

    3 – Com porrada os gays deixam de ser gays.

    4 – As reservas indígenas são “zoológicos’.

    5 – O IBAMA e a FUNAI  são “chitas”.

    6 –  Ser pai de mulher significa uma  “fraquejada”.

    7 –  Branco namorar com negra é uma “promiscuidade”.

    8 –  Se todos andarem armados a segurança reinará.

    9 –  Brilhante  Ustra não foi um torturador, mas sim um herói.

    10 –  É preciso matar uns 30 mil socialistas para o Brasil melhorar.

    11 –  Escola não deve abordar a Política, mas deve ensinar religião.

    12 –  Auxílio moradia serve para “comer gente”.

    13 –  Mulher feia não merece ser estuprada, só as bonitas.

    14 – Os corruptos do PSDB não vêm ao caso.

    15 –  Pedindo desculpas públicas nenhum aliados será processado por uso de caixa 2.

    16 –  Lula pensa que é um preso político que sofre perseguição do Judiciário.

     

  6. Agora ficou muito mais

    Agora ficou muito mais simples a coisa:

    – Moro é um boçal, cínico e ignorante ao cubo;

    – Vargas Losa nunca passou de um imbecil. Aliás, nem sei pra quê esse energúmeno ainda abre a boca. Mas seus livros são bons….

    – 57.796.986 de eleitores podem não se fascistas, mas são burros completos;

    – Bozo não deixou de ser fascista mesmo assim.

    Resumo da ópera: uma massa de quadrúpedes. E o governo do Bozo continua sendo um governo de imbecis, por imbecis para imbecis.

     

  7. Liberdade de direita

    Um encontro organizado pelo peruano de direita Vargas Llosa, um peruano que parece esquecer do Fujimori e que acha que o problema da América Latina seja o socialismo.

    O que esperar desse pessoal (aliás, quem pagou a viagem do Morolini?)

  8. Um autoritário não reconhece
    Um autoritário não reconhece o outro..

    Lojistas não se ofendem em público….

    Lacaios estadunidenses não se denunciam mutuamente…….

  9. A mente de Sérgio Moro é

    A mente de Sérgio Moro é muito primitiva. Ele fala sem medir as palavras porque está com o poder na mão e pretende utilizar seu “tacape jurídico” para aumentar esse poder, sem nenhum pudor. Infelizmente, o juizeco não compreende que o poder é feito de ciclos, por isso que políticos experientes (as raposas velhas) sabem que é importante manter as aparências mesmo na vitória.

    Moro não consegue se segurar. Prendeu um inocente, fraudou uma eleição para ganhar um cargo de ministro e agora defende o chefe para que todos vejam. Quando a casa cair, esse sujeito será descartado por todos. Estará sozinho, pois não tem controle nem da língua e nem da própria vaidade. É um pavão delirante, cuja única lealdade é com o próprio reflexo.

    O juizeco de quinta já não engana mais ninguém. Até os bolsominions acéfalos já entenderam qual é a dele, só não criticam porque não querem validar a perseguição política contra Lula.

    Espero que no departamento de justiça americano alguém avise  Moro que “Brazil is not for amateurs.”

  10. MORO E O AUTORITARISMO

    Boa noite

    Li a declaração desse canalha, feita lá em Madri.

    Vargas Lhosa, como disse o Eduardo, é brilhante mas está completamente desinformado.

    Sobre atribuir o autoritarismo ao Haddad (!!!!), o que podemos dizer? Talvez na novilíngua do novo regime seja assim: quem mente diz a verdade e vice-versa.

    Na Alemanha Nazista, os ministros da Justiça também achavam que a culpa de tudo era das vítimas do regime. E que Hitler era o homem enviado pela providência para salvar a Alemanha do comunismo e dos judeus.

    Esse Moro é uma das figuras mais abjetas desse novo governo, junto com o que foi eleito para governar São Paulo.

    Jus ad rem: sua lista está ótima.

    Triste república bananeira.

    Um abraço

    1. Vargas Llosa está muito bem

      Vargas Llosa está muito bem informado sobreo Brasil. É apenas um liberal que quer ver suas ideias implementadas nem que sejam na porrada, ou seja, um fascista enrustido.

      Esse aí não vale nada.

  11. Moro

    Moro não é mais juiz, logo estara sujeito às mesmas lei que aplicou após esta curta temporada de ministro. Terá que responder pelo abuso e uso indevido da lei em beneficio proprio.

  12. PAREM de passar pano para

    PAREM de passar pano para VargaS Llosa e atribuir os erros dele a faltam de informações. O Problema dele é CARÁTER !!! 

    Se gostam dos livros dele, Separem o autor do ser humano, que é um lixo.

  13. A vingança do destino
    Não há mal, que não venha para o bem.
    A vitória de bolsomoro + o olho gordo de Sérgio Naro, em aceitar ser boy de milico, tem todas os indicativos para vinda de uma imensa e fatal catástrofe, providenciada pelo destino, para salvar definitivamente o Brasil e a nossa população, desta escabrosa e trevoso coligação demoníaca.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador