Em resposta a procuradores, Lula reafirma que Moro nem deveria ter julgado caso triplex

Foto: Ricardo Stuckert

Jornal GGN – A defesa de Lula respondeu o pedido dos procuradores de Curitiba para que a pena do ex-presidente seja aumentada no caso triplex endossando que o processo sequer deveria ter tramitado na Vara Federal comandada pelo juiz Sergio Moro.

Em nota enviada à imprensa, a banca formada por advogados do escritório Teixeira & Martins informou que protocolou na segunda (31) a resposta ao Ministério Público Federal, onde destacou o trecho em que Moro disse, logo após a sentença, que nunca havia afirmado que Lula recebeu propina fruto de contrato da OAS com a Petrobras.

Para a defesa, essa manifestação de Moro, desconectando a ação da Petrobras, justifica a anulação do julgamento. Logo, não há que se falar em aumento da pena já imposta, que foi de 9 anos e meio, mais pagamento de multa que supera a casa dos R$ 13 milhões. O juiz, inclusive, já congelou quase R$ 10 milhões dos bens lícitos de Lula, com a desculpa de que não encontrou os rastros de pagamento de propina. 

Abaixo, a nota completa:

Na condição de advogados do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva efetuamos nesta data (21/08/2017) o protocolo da resposta (“contrarrazões”) ao recurso de apelação interposto pelo Ministério Público Federal nos autos da Ação Penal nº 5046512-94.2016.4.04.7000, que tramitou perante a 13ª. Vara Federal Criminal de Curitiba.

Reiteramos nessa petição que o Juízo de Curitiba não tinha competência para processar e julgar a ação penal. Ele próprio reconheceu, em decisão proferida em 18/07/2017, que o ex-Presidente Lula não recebeu vantagem indevida proveniente de contratos firmados entre a Construtora OAS e a Petrobras (“Este Juízo jamais afirmou, na sentença ou em lugar algum, que os valores obtidos pela Construtora OAS nos contratos com a Petrobrás foram utilizados para pagamento da vantagem indevida para o ex-Presidente”).

A peça também reafirma que “Não se pode admitir uma condenação fundada em mera elaboração retórica, construções cerebrinas e presunções descabidas”.

A Defesa também interpôs recurso de apelação contra a sentença que condenou Lula (protocolado em 31/07) e apresentará diretamente ao Tribunal Regional Federal da 4ª. Região (CPP, art. 600, §4º), quando for intimada para essa finalidade, as razões que deverão levar à reforma dessa decisão.

A absolvição de Lula é o único resultado possível em um julgamento imparcial e independente, pois o ex-Presidente não praticou qualquer crime e por isso o MPF não conseguiu apresentar prova de suas acusações.

Cristiano Zanin Martins
Valeska Teixeira Z. Martins
Roberto Teixeira
José Roberto Batochio

4 comentários

  1. Interessante notar, ainda, em

    Interessante notar, ainda, em relação à perseguição política, praticada pelo desMoronado, que ele não se refere ao réu pelo nome (como devia ser), mas, sim, como “ex-presidente”. Maior perseguição, nem Freud explicaria.

  2. Passando o Brasil a limpo ou destruindo tudo?

    Se é para passar o Brasil a limpo, 
    – PORQUE O AÉCIO AINDA NÃO FOI PRESO, JÁ QUE É O MAIS DELATADO ENTRE 
    TODOS BANDIDOS QUE ATUAM LIVREMENTE NA POLÍTICA NACIONAL?
    – PORQUE GILMAR MENDES AINDA CONTINUA FAZENDO LAMBANÇA NA JUSTIÇA 
    NACIONAL SEM QUE NINGUÉM FAÇA NADA PARA PARÁ-LO?
    – PORQUE OS OS BANDIDOS DE TOGAS NÃO SÃO PUNIDO E SÃO ATÉ BENEFICIADOS , 
    SENDO APOSENTADOS E CONTINUAM RECEBENDO DINHEIRO PÚBLICO?
    – PORQUE A PF DE CURITIBA SÓ PERSEGUE O PT E LULA E DEIXA OS AMIGOS 
    TUCANOS LIVRES E METENDO A MÃO NO ERÁRIO?
    – PORQUE NINGUÉM SE PREOCUPA COM A ROUBALHEIRA QUE ESTÁ ACONTECENDO 
    LIVREMENTE NO GOVERNO DO CORRUPTO TEMER E SUA QUADRILHA?
    – PORQUE A ATUAL PRESIDENTE DA PETROBRAS QUE ESTÁ DESTRUINDO A EMPRESA E 
    ENTREGANDO-A AOS AMIGOS DOS TUCANOS SEM QUE NINGUÉM DIGA OU FAÇA NADA?

  3. O Estado de Direito sou Eu!

    Desde que Sérgio Moro bloqueou os bens de Lula que fiquei pensando ca com meus botões se a finalidade desse ato não seria de atingir a capacidade de Lula de manter sua defesa? Afinal, especula-se pelas redes sociais sobre quem pagaria as despesas da banca que defende Lula. Seria PT, amigos (Roberto Teixeira), o proprio Lula? A banca o defende gratuitamente…. Aposto que Sergio Moro se deixou picar por mais essa intriga e assim, com mais uma ação abusiva, bloqueia os bens de Lula, esperando ver onde vai dar. Quem sabe Lula saca de dentro do colchão (ja que a PF não cortou o colchão para tirar o dindim da OAS que estava la). Vai dar mais uma vez com os burros n’agua.

  4. O vizinho não toma jeito…

    Que fazer  quando –  a despeito  de todas as ileglidades e contradições, toda lógica e toda crítica,  tantos artigos de justias e jornalistas gabaritados,  insiste despidoradamente em sua trilha golpista e carente de justiça, sem se importar seque com as máculas em sua história pessoal?  Nenhum traço dquele ser com faces vermelhas. Ruborizados ficamos nós…

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome