Empresários da Odebrecht e Andrade Gutierrez irão para presídio comum

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Os empresários Marcelo Odebrecht (Grupo Odebrecht) e Otávio Marques Azevedo (Andrade Gutierrez), investigados na Operação Lava Jato, serão transferidos da carceragem da Polícia Federal de Curitiba para um presídio comum, em Pinhais, a pedido da própria PF. A justificativa é que não há espaço na Superintendência onde eles permanecem detidos preventinamente há pouco mais de um mês, sem terem sido denunciados.

Além de Marcelo e Azevedo, outros executivos devem ser transferidos, após consentimento do juiz Sergio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba. Alexandrino de Salles Ramos de Alencar, diretor da Odebrecht; César Ramos Rocha, diretor da Odebrecht; Elton Negrão de Azevedo Júnior, da Andrade Gutierrez; João Antônio Bernardi Filho, ex-funcionário da Odebrecht; Márcio Farias da Silva, diretor da Odebrecht e Rogério Santos de Araújo, diretor da Odebrecht, estão na lista.

O pedido da PF motivou questões sobre um novo tipo de pressão que estaria sendo feita para que os empresários aceitem fazer o acordo de delação premiada com as autoridades da Lava Jato.

Por outro lado, segundo informações da colunista Mônica Bergamo, nesta quinta-feira (23), “a mudança foi bem recebida por advogados e réus. De acordo com relatos de outros detentos que já foram transferidos, no complexo eles têm mais espaço nas celas, que abrigam só dois detentos cada uma, e mais tempo para o banho de sol. A família também pode fazer visitas mais demoradas.”

O principal desconforto apontado pela colunista seria a obrigatoriedade de familiares passarem por revistas íntimas antes das visitas.

Por fim, a transferência repentina teria preocupado outros advogados de investigados da Lava Jato. “Sempre que as celas da superintendência da Polícia Federal em Curitiba são esvaziadas, novas operações de busca, apreensão e detenção são realizadas.”

 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Se todo o aparato da

    Se todo o aparato da burocracia estatal dos seus três poderes funcionasse tempestivamente, não teríamos que assistir espetáculos degradantes como esse. Torci muito por momentos como esse, mas não posso deixar de reconhecer a falência do estado quando se chega a esse ponto em que as incertezas predominam. Uma hora tinha que acontecer. Já os da burocracia estável, nunca serão punidos e logo estarão armando outros esquemas semelhantes. E novas vítimas.

  2. Se todo o aparato da

    Se todo o aparato da burocracia estatal dos seus três poderes funcionasse tempestivamente, não teríamos que assistir espetáculos degradantes como esse. Torci muito por momentos como esse, mas não posso deixar de reconhecer a falência do estado quando se chega a esse ponto em que as incertezas predominam. Uma hora tinha que acontecer. Já os da burocracia estável, nunca serão punidos e logo estarão armando outros esquemas semelhantes. E novas vítimas.

  3. Nada como espalhar o

    Nada como espalhar o terrorismo  do chamado “Estado policial”, não é mesmo? Mônica Bérgamo conhece as instalações do presídio de Pinhais? Conhece as celas da carceragem da PF na capital paranaense? Será essa mais uma tentativa de arrancar uma delação “espontânea”? Observe-se que se trata de pessoas investigadas, que não foram a julgamento e, muito menos, condenadas. E essas pessoas são grandes empresários. Se contra pessoas que podem contratar bons advogados temos todo esse arbítrio Estado acusador, imagina o que não farão com o cidadão comum, caso os tribunais superiores não ponham ordem nessa esculhambação!

  4. “Marcelo Odebrecht (Grupo

    “Marcelo Odebrecht (Grupo Odebrecht) e Otávio Marques Azevedo (Andrade Gutierrez), investigados na Operação Lava Jato, serão transferidos da carceragem da Polícia Federal de Curitiba para um presídio comum, em Pinhais”:

    SEM CONDENACAO AINDA????

  5. Contrangimento.

    De prisão cautelar inadequadamente explicada, passa-se agora para criminoso constrangimento para os indiciados neste midiático  processo na republiqueta do paraná . Justiça onde você se esconde neste nosso querido Brasil?

    1. Citar Nelson Rodrigues sem

      Citar Nelson Rodrigues sem pagar direito autoral é crime. Mais: procure saber qual a opinião de NR quando o filho dele foi preso e torturado perlo regime! Analfabetismo político tem cura: estude, leia os livros certos, converse com pessoas que realmente conhecem a História, a Sociedade e a Política Brasileiras. Se fizeres isso e aprenderes, certamente não mais  escreverás tolices aqui.

      1. E …………………..

        João, não perca tempo com debilóides, ou melhor midiotas que vêm aquí não para contribuir para a troca de idéias, mas para trollar !!!!!

  6. Da série “Teoria da

    Da série “Teoria da conspiração” e seus derivados…

    Será que um dos empresários mais poderosos do País, da América Latina e do mundo, dono de uma fortuna expressiva, aceitará assim numa boa, como um cordeirinho, ser encaminhado para uma cela comum, a qual nem um Paulinho Beira Mar foi? Espanta o fato de nem haver nenhum esperneio, dele e de seus advogados…

    Digo eu, não sobrou nem uns caraminguás no cofre para contratar uns “sicários” ?

    Humm, não sei! Isso tudo está cheirando a uma armação, e da grossa…

    PS: Monica Bergamo e Folha, abaixo dos 4,8% de credibilidade.

  7. E o que é pior para eles e

    E o que é pior para eles e seus familiares, assim como para familiares de pessoas não tão abastadas.

    Terão que passar por revista íntima.

    Imaginem a esposas de rico ter que abrir as penas na revista.

    Quem sabe que pelo sofrimentos que estão passando e em contato com o mundo real não se humanizem mais.

    1. Porque eles tem que se

      Porque eles tem que se humanizar mais,por acaso o senhor conhece alguns desses senhores para fazer tal afirmação,ou vc  isso pelo fato de segundo a sua lógica,por  eles serem ricos não tenham humanidade dentro deles ou vivam num mundo não real.

       A preocupação que tenho é que eles estão sendo usados para um teatro de exibicionismo e falso moralismo,infelizmente  no brasil ser Rico é sinônimo de ser desumano ou ter a sua honestidade contestad,no mundo empresarial isso é mais do que comum.só me causa nojo é esse falso moralismo,duvido que as grandes empreitaras não tenham ligação tb com a opsição,grupos de mídia,judiciario.

        Nao julgue uma pessoa apenas  por ela ter dinheiro,antes de afirmar que eles são desumanos ou que não vivem num mundo real,veja a história por trás da rqueza deles,provavelmente houve muito trabalho para chegar aonde eles estão.

       

       

  8. Muito intrigante as

    Muito intrigante as cazajeiras do Jô  saberem  que até o prato de comida do Marcelo Odebrecht  que lado fica  qdo ele vai comer no presídio, e ainda disseram-“Ele é metódico até na cadeia”!!!!Para mim isso  foi aviltante,  usar de escárnio, deboche  pra quem já esta com cerceamento de liberdade, mas  ainda da milhares de  empregos no  Brasil e fora do Pais.E, as Cajazeiras   o que fazem de util a não ser intrigas travestidas de jornalistas????

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador