Engenheiros e funcionários da Vale são presos em SP e MG

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Foto Denis Valério – BBC

Jornal GGN – O Ministério Público de Minas Gerais, o Ministério Público Federal e a Polícia Federal deflagaram operação para cumprir mandados de busca e apreensão e mandados de prisão temporária de profissionais ligados à Vale em relação ao rompimento da barragem de Brumadinho, em Minas Gerais.

Três funcionários da Vale, diretamente envolvidos e responsáveis pela Mina do Córrego do Feijão e seu licenciamento, foram presos. Além disso, engenheiros terceirizados que atestaram a estabilidade da barragem nos últimos tempos também foram presos.

Eram cinco, os alvos de prisão temporária. Dois deles tinham domicílio em São Paulo e os demais residem na região de Belo Horizonte. A prisão decretada é de 30 dias e todos eles serão ouvidos pelo Ministério Público Estadual, em Belo Horizonte.

Além das prisões, sete mandados de busca e apreensão foram emitidos. As ordens foram cumpridas na sede da Vale em Nova Lima (MG) e de uma prestadora de serviços em São Paulo. Os documentos e provas serão encaminhados ao Ministério Público para análise.

A operação teve o apoio das Polícias Militar e Civil do Estado de Minas Gerais, em atuação com o Ministério Público de São Paulo por meio da Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado).

A Vale informou, em nota, que colabora com as autoridades.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A Vale,como uma das maiores

    A Vale,como uma das maiores mineradoras do mundo,tem seu próprio serviço de inteligência. Contudo,este serviço não é autonônomo e deve ter suas limitações,impostas,talvez,pelo alto escalão da empresa,sobretudo seu presidente.

    Assim,longe de querer fazer qualquer defesa da responsabilidade da empresa no ocorrido,mas,simplesmente analisando os fatos que vem sendo divulgados a conta-gotas nesses últimos dias,acredito que a hipótese de sabotagem não deva ser descartada.

    Alguns fatos:

    O atual presidente teria sido “nomeado” pelo moleque de Minas Gerais,notório vendilhão do país. Mesmo que não tenha sido,o fato de ter sido escolhido por uma empresa de headhunter contratada pelos golpistas,já denunciaria o caráter de falta de cuidado com a coisa pública,visando a atender muito o mais os interesses do mercado (lucro fácil e rápido) do que os interesses estratégicos da empresa e do país.

    Também,depois da trapaça acobertada pelos golpistas de quase 14 bilhões de dólares aos investidores americanos da Petrobrás,dinheirama que deve ter sido dada em pagamento pelo golpe,agora,de forma desavergonhada,quando sequer os mortos foram enterrados,a mesma ladainha se inicia em Nova Iorque com o objetivo de tirar dinheiro da mineradora,assim como da Petrobrás,para indenizar os investidores,enquanto os mortos e feridos devem contentar-se com ATÉ 50 salários de indenização por terem dado suas vidas.

    A correria com que alguns setores,aí incluído generalato,capitaneado pelo sóxio do atual mandatário do país,em substituir toda a diretoria da Vale,gente que,como sabemos,sente o cheiro de dinheiro de longe,muito longe.

    A imposição de multas e bloqueio de valores com a consequente desvalorização da emprresa e,obviamente,alteração substancial de seus custos de dívida com a maior aversão ao risco,mesmo sem se ter minimamente o real valor dos danos causados

    A preferência pelos amigos israelenses em detrimento dos amigos brasileiros. Quem já ficou um minutinho preso sem poder respirar deve saber bem a diferença que faz cada minuto. imaginemos 80 horas. Mas essa gente é assim mesmo.eles nunca ficaram sem respirar,pelo contrário,até idolatram aquele que fazia deste artifício seu trabalho de ofício.

    Enfim,é bom ter um pouco de desconfiança em tudo que vem sendo divulgado. Tratar a companhia como um patrimônio do Brasil e de seu povo mas,principalmente,não se esquecer das vítimas e de seus familiares.

  2. A corda sempre arrebenta do lado + fraco
    Da mesma forma que os Engenheiros vão pagar o pato no lugar dos capitalistas, o Queiroz vai pagar o pato da Família Bozo sozinho.
    Os Israelenses não são úteis em Brumadinho nem seriam úteis em Fortaleza. Em Brumadinho, a inutilidade decorre do fato de que a tragédia não ser natural, mas humana; em Fortaleza, porque as ações dos criminosos não são terroristas, já que os criminosos não agem diretamente contra as pessoas, mas contra o patrimônio, determinando que as pessoas desçam dos veículos antes de incendiá-los, ao contrário dos Nazistas, que trancavam pessoas nas traseiras dos veículos e botavamm os canos de descarga para dentro dessas traseiras.

  3. Vai chegar ao presidente da Vale ?

    Prender os engenheiros responsáveis é o primeiro passo, a fim de obter informações.

    Mas o passo seguinte deve ser, com base em provas, levar à prisão os dirigentes (recebem bônus milionários por aumento no lucro).

  4. Nessa de Multa Tem…

    Nassif: avise aos blogueirossujos prá ficarem de olho. Essa de prender, a toque de caixa, engenheiros e outro menores pode ser para encobrir o grosso da maracutaia. Aecim, por exemplo, telegrafou ao Príncipe de Paris para combinarem a beliscada que o bando dará nos 11bi que vão garfar da Vale. E tem babaca que imagina serão feitas melhorias ou fiscalização intensa. Quando muito, reduzir o preço do pão-de-queijo tá de bom tamanho.

    1. petrobras

      Sem contar o truque que, igual ao dos US$ 2,95 bilhões de dólares aplicado contra a Petrobrás, já se prepara “na gringa”.

      ….2.95 bilhões de dólares exportados do Brasil na surdina, com apenas a assinatura do Parente e do Temer que não foram bulidos nem tugidos nem mugidos pela ‘mirdia.

  5. E o CREA?

    Penso que os CREAs regionais e/ou nacional deveriam se inteirar das investigações em curso, levadas pela PF e MP, para analisar com comissão isenta aos interesses em jogo, se os técnicos envolvidos da empresa de consultoria, assim como os executivos da Vale, pautaram-se pelo rigor técnico exigido pelas normas vigentes e se os mesmos pautaram-se pelo código de ética, como determinado por aquele órgão.

  6. ANTICAPITALISMO DE ESTADO ABSOLUTISTA

    Foram presos alguns Engenheiros ligados diretamente à obra da barragem. E o CREA e seus Dirigentes? E o Secretário do Meio Ambiente do Municipio e toda sua estrutura pública? E o Secretário de Obras e Urbanização do Muncípio e toda sua estrutura pública? E as dezenas de Servidores Muncipais que expediram Autorizações, Licenças e Alvarás para funcionamento? E toda esta mesma estrutura do Governo do Estado de MG? E IBAMA? E toda estrutura do Governo Federal? E Ministério Público e Poder Judiciário que foi conivente, omisso, cumplice com toda esta situação? E Secretários do Estado de MG, Prefeito e Sewcretários Municipáis? Esta Empresa e esta Barragem só funcionam através de extensa e custosa burocracia  e fiscalização estatal. Onde estão suas responsabilizações e prisões? Outra Boate Kiss, onde todos Agentes Públicos foram tirados do Processo Civil e Criminal? Outra Mariana, que depois de 3 anos, já havia sido ‘jogada na lata do lixo’? Páisde muito fácil explicação.,  

    1. Bois de Piranha

      Os cinco são apenas bois de piranha cedidos em sacrifício para que a boiada da corrupção e do mau caratismo se mantenha intacta e incalcançável.

  7. Isso era algo que devia ter

    Isso era algo que devia ter sido feito desde o desastre em Mariana para que hoje nao tivéssemos a tragédia de Brumadinho.

  8. PátriaAmada, Brasil

    Nassif: tem um anjinho soprando nos meus tímpanos que isso ou é pra “zerar arquivo” ou para ajuste de depoimento. Esses VerdeSauvas são tinhosos e engenhosos. Sabe lá Deus. De minha parte eu apostaria nos dois. Caso algum não topasse o ajuste, serol nele. Na  Caserna é fogo…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador