Especialistas acham que saída de Joesley será anular toda a delação, diz Mônica Bergamo

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Agência O Globo

Jornal GGN – É destaque na coluna de Mônica Bergamo, nesta quarta (13), que uma das saídas para Joesley Batista diante da possibilidade de seu acordo de delação ser rescindido, viabilizando sua condenação e prisão, é partir para o “tudo ou nada” e tentar anular todos os efeitos da negociação. Isso seria uma medida mais drástica, uma vez que afetaria as provas apresentadas até agora, a maioria delas contra o governo Temer.

Segundo Bergamo, a defesa dos delatores da J&F tem pouca esperança de manter a delação deles integralmente em pé. “Se a repactuação dos benefícios com a PGR (Procuradoria-Geral da República) não evoluir a contento, a saída para Joesley Batista e Ricardo Saud, entendem advogados criminalistas, seria partir para o tudo ou nada e tentar anular todo o processo.”

A colunista escreveu que, na visão dos delatores, seria o “inferno” que o caminho escolhido seja o da rescisão, ou seja, que os benefícios sejam revogados, mas as provas que produziram, até contra eles mesmos, continuem a valer. “Com a anulação, todas elas seriam, em tese, invalidadas.”

“Um dos fatores que poderia levar à anulação seria a contaminação de todo o acordo pela confirmação de que o procurador Marcello Miller atuou ativamente na negociação, orientando inclusive gravações e coletas de provas. Até agora, Joesley e Saud seguem negando que isso ocorreu, dizendo que ele deu apenas orientações gerais sobre tratativas de colaboração”, acrescentou Bergamo.

Ex-procurador investigado por ter trabalhado como agente duplo no acordo de delação da JBS, Miller pediu que Janot seja interrogado pelo Supremo Tribunal Federal, afirmando que se houve ilicitude, o PGR estava na ponta, pois foi quem bateu o martelo sobre a delação.

Assine

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Mas ministros do supremo já

    Mas ministros do supremo já deram a entender que o destino das provas não está atrelado ao da delação. A delação pode cair mas as provas ficam.

  2. Miller acendia uma vela pro Satanás e outra prá Deus

    Joesley anula delação e Temer e Aécio, mesmo flagrados com a mão na ma$$a ficam livres, leves e soltos, como se fossem os homens mais honestos da Via Láctea

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador