Ex-mulher de Bolsonaro nega ameaça de morte após Folha divulgar prova do relato

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Imagem: Folha
 
Jornal GGN – Ana Cristina Valle, que hoje usa o nome Cristina Bolsonaro, na tentativa de se eleger deputada, publicou um vídeo nas redes sociais, na noite de terça (25), dizendo que a Folha de S. Paulo é um jornal “sujo” que divulgou “mais uma mentira” contra o presidenciável. A reação ocorreu imediatamente após o site da Folha publicar uma reportagem com prova documental de que o Itamaraty recebeu, em 2011, um relato de “ameaça de morte” feita por Bolsonaro contra a ex-esposa.
 
No vídeo, Ana Cristina disse que “nunca” foi ameaçada por Bolsonaro e que isso não é de sua “índole”. Porém, o documento do Itamaraty contradiz a ex-esposa do deputado. Além disso, Folha confirmou o teor do ofício com 3 fontes. Uma delas é o próprio diplomata que, à época, assinou o documento: o então embaixador Carlos Henrique Cardim.
 
Cardim explicou que, em meados de 2011, Bolsonaro, já na função de deputado federal, acionou o Itamaraty alegando que a ex-esposa havia fugido para a Noruega com o filho de 12 anos à época. Bolsonaro dissera também que ela usou um passorte em que o menino ainda não tinha o sobrenome do pai. O casal vivia uma disputa na Justiça em torno da guarda, indica a Folha.
 
O Itamaraty não costuma fazer isso, mas decidiu procurar Ana Cristina, por meio de um funcionário que exercia a função de vice-cônsul. Pela comunicação que ficou registrada no Itamaraty, ela disse que deixou o Brasil há dois anos (em 2009) após ter sido ameaçada de morte por Bolsonaro. Ela também teria indicado que a acusação sustentaria um pedido de asilo no outro País.
 
Imagem: Folha
 
Folha de S. Paulo não aprofundou a disputa judicial entre Bolsonaro e Ana Cristina, mas relatou que depois de anos, houve um acordo e o parlamentar retirou a ação contra ela.
 
Procurada pela Folha, Ana Cristina admitiu que, em 2011, foi “pressionada” por Bolsonaro. Mas disse que não tentou fugir do País com o menino, só estava passando férias no exterior. 
 
Numa segunda oportunidade, ela passou a negar à Folha que tenha conversando com qualquer funcionário do Itamaraty. Ela disse que foi o então marido norueguês que falou com o órgao, e ele teria negado relato de ameaça. 
 
O documento diz, contudo, que foi com Ana Cristina a conversa.
 
O funcionário do Itamaraty que teria conversado com ela, Matheus Henrique Zóqui, não quis se manifestar. 
 
A Folha conseguiu o documento por meio da Lei de Acesso à Informação. Na primeira vez que teve acesso ao ofício, os trechos que relatavam a suposta ameaça de morte de Bolsonaro estavam censurados com uma tarja preta.
 
O então embaixador Cardim confirmou à Folha o relato de ameaça de morte ao jornal, mas ressaltou que Itamaraty “não é delegacia”.
 
Hoje, além de recuar da história da ameaça, Ana Cristina afirmou aos seguidores de Bolsonaro que ele sempre foi um bom pai, um bom marido e um bom ex-marido, e quer vê-lo presidente. No vídeo, ela diz que a mídia tenta interferir nas eleições porque Bolsonaro lidera as pesquisas.
 
https://www.youtube.com/watch?v=akE-NPJWuhg width:700 height:394
 
Leia a matéria completa da Folha aqui.
 
 
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

19 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A grande mídia criou um bode

    A grande mídia criou um bode e o colocou na sala do brasil imaginando que essa figura grotesca disputando uma eleição presidencial como oposição ao LULA colocaria o Brasil diante de um impasse!

    Tudo foi construído para criar essa ideia de equivalentes LULA vs Bolsonaro e dai, preservado de ataques de todos os tipos surgisse um candidato que seria totalmente diferente e que seria um balsamo!

    Tentaram até o Hulk, mas os acordos políticos forçaram o Alckmin!

    Mas, se esqueceram da violência que criaram e que deu aos “bad-blocks” um candidato!

    Finalmente os “bad-blocks” se encontraram politicamente!

    Nunca tiveram um candidato que fosse como eles!

    É importante vê-los em ação, e dai poder agir para melhorar nossa educação!

    O conhecimento é o que cura o desconhecimento, a ignorância!

    A primeira coisa que terá que ser revista é a escola sem partido e muito, muito investimento em educação!

  2. GOLPISTAS, GOLPISTAS

    Que mintam, sem parar, como vem fazndo desde o primeiro instante do golpe. São GOLPISTAS, todo mundo sabe disso. Difícil é saber quem está mentindo mais.

  3. A gente já viu este filme,
    A gente já viu este filme, mas sempre era contra o PT. Os golpistas pensavam que poderiam usar os fascistas para derrubar Dilma, impedir o retorno do PT e depois se livrariam de seu representante, o coiso, oferecendo ao eleitorado de extrema direita a mesma opção de sempre: votar num tucano como única forma de derrotar o PT. Deu ruim! Daqui até o dia da eleição, o coiso sofrerá o mesmo bombardeio que os petistas sofreram nas eleições anteriores. Fará efeito?

  4. Mentiras.
    Ou a senhora mencionada mentiu antes ou mente agora. De toda a forma a intenção é desgastar o candidato de extrema direita e nesse sentido deu certo. Porque é compatível com o comportamento do candidato, não que seja culpado nesse caso.

  5. Teve medo. Agora, tem ainda
    Teve medo. Agora, tem ainda mais medo! Com razão. A discussão não se dá sobre ideias ou concepções de vida. Truculência não é de enfrentamento trivial.

  6. É possível que a ex-mulher do

    É possível que a ex-mulher do Bolsonaro tenha mentido?

    Se sim, quando? No momento em que disse ao diplomata que teria sido ameaçada de morte ou hoje quando que nega que tenha sido ameaçada de morte?

    Naquela época, ela passava por uma disputa da guarda do filho e queria morar no exterior com esse filho. Hoje, é candidata aliada ao Bolsonaro. Nos dois momentos, há elementos que podem levar uma pessoa a mentir.

  7. Ela não foi prá Suécia, mas está com Síndrome de Estocolmo

    A Ex-posa do Bostão viajou se asilou na Noruega, e não na Suécia, mas sofre da síndrome de Estocolmo. Ou está sendo ameaçada para vestir o lobo com pele de cordeiro.

    Mas contra fatos não existem argumentos. Está tudo documentadinho, coisa que o Dallagnol e seu powerpoint conseguiram fazer, para facilitar a vida do $érgio Moro.

  8. O direito é não ter direito
     

    Acho interessante essa designação “ex mulher” para as descasadas.

    No caso, entretanto, nada mais apropriada.

    Depois de ter se casado com o coiso, ela deixa de ser gente.

    Para  moça, Ana Cristina Valle, no mínimo devem ter prometido um vale em dinheiro para desdizer o fato, ou o vale (da sombra da morte) caso ela confirmasse a notória brutalidade de seu “ex-esposo”

    [video:https://youtu.be/vIl98HQtiBE%5D

     

     

  9. Vergonha!!!
    Ė nojento isso de envolver problemas internos da família na disputa politica.

    Tanto agora contra o “#elenão# como antes com o Lula.

    É igualar-se aos mbls e psdbs da vida.

    1. São coisas bem diferentes
      Se o Haddad tivesse um filho fora do casamento, e só a família soubesse, ele continuaria tendo o meu voto e apoio. Seria só…
      UM PROBLEMA PARA A MORAL BURGUESA.
      Já se o Haddad tivesse ameaçado matar uma ex-esposa, tendo ela que sair do país, seria…
      UM PROBLEMA SÉRIO DE CARÁTER.
      E nesse caso o Haddad perderia meu voto e meu apoio.

      1. Concordo, prezado Sergio, mas

        Concordo, prezado Sergio, mas vou um pouco mais. Se Haddad tivesse um filho fora do casamento, mesmo que não fosse dele, e montasse junto com amigos, melhor, parceiros, um  esquema para encobrir o caso, etc., etc., diversos etcs., eu também não votaria nele. 

  10. Esperar o q?

    Esperar o quê de uma pessoa que casa e engravida do coiso? kkkkkkkkkkkkkkkkk

    só rindo mesmo, acho que esse Jacú não ganha mais, apesar de todo apoio da classe média (preconceituosa). Pra mim, toda pimenta no dele é refresco… kkkkkkkkkkkkkkkkkk. Eles se merecem

  11. Integridade ideológica
    Eu vou ser coerente e imparcial, eu sou contra factóides sem provas requentados com terceiras intenções às vésperas das eleições, e não mudar minha posição só porque neste caso é um ataque a um candidato que eu sou contra.

  12. Mudou até o sobrenome para tentar (+) um “emprego” parlamentar

    E agora iria deixar que a Folha estragasse tudo?!

    Mudou de Ana Cristina Valle para Cristina Bolsonaro na intenção de se eleger.

    (Bozo viro “brand” de voto).

    Antes tivemos um Tiririca de circo, agora temos um Bozo de quartel…

    A família Bozo (já com 3 filhos) quer formar uma maioria “familio-parlamentar”.

    Isto é, pra lamentar…

  13. Uai .. estranho ela ter voltado …

    Pq não ficou na Noruega? Mistériossss… Aí volta como candidata? hum … com o sobrenome antes odiados por ela Sra Bolsonaro” .. hummmm 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador