FAB insiste em não investigar autor de ameaças contra Lula em voo

 
Jornal GGN – Os dois áudios vazados com pessoas ameaçando o ex-presidente Lula, durante o voo da Força Aérea Brasileira (FAB) que o levou do aeroporto de São Paulo a Curitiba, para ser preso, podem ter partido de qualquer pessoa. A investigação para saber os autores das declarações, contudo, é considerada simples e compete à FAB, que até agora não se mostra interessada em realizar apuração.
 
“Podemos afirmar que as referências ao ex-presidente não foram emitidas por controladores de voo”, insiste a FAB, em nota divulgada a toda a imprensa. A certeza, contudo, não foi comprovada.
 
A possibilidade de o diálogo ter partido de um próprio controlador de tráfego aéreo surgiu porque em um dos áudios, o segundo a ser divulgado, teve a participação de três pessoas, sendo uma delas o piloto da aeronave e outra uma controladora de voo, conversando com o autor da ameaça.
 
“Tá autorizado abrir a porta aí, e colocar esse lixo pra fora”, disse inicialmente o sujeito, recebendo a imediata resposta do piloto do avião que levava Lula: “Atenção os colegas na fonia, vamos tratar só o necessário tá? Que é meu trabalho aqui, vamos respeitar nosso trabalho. Obrigado”.
 
“Eu respeito, mas manda esse lixo janela abaixo”, continuou a pessoa, o que levou a uma controladora de tráfego aéreo interferir no diálogo e comentar: “Pessoal, a frequência é gravada e ela pode ser usada contra a gente. Então mantenham a fraseologia padrão na frequência, por gentileza. Quem tá falando agora é o [inaudível]. Por gentileza, mantenham a fraseologia padrão”, solicita.
 
Em seguida, a mulher passa informações ao piloto sobre o tráfego e a rota de outra aeronave. 
 
Se a pessoa não identificada era ou não um membro da Força Aérea Brasileira ou controlador de tráfego, não há comprovações. Mas o verdadeiro autor das fortes declarações vazadas, enquanto o ex-presidente estava sendo levado em voo à prisão em Curitiba, pode ser facilmente descoberto pela FAB. 
 
“Quem estiver conectado pode ouvir e falar, seguindo as regras de tráfego aereo, devendo utilizar a fraseologia padrão e se identificar”, admitiu a própria Força Aérea na nota à imprensa.
 
Pelo teor lógico da conversa entre três pessoas, a conclusão inicial que se chega é que a pessoa fazia parte da Torre de controle aéreo. Entretanto, além de um controlador, por ser aberta, a comunicação pode sofrer interferência de qualquer um: desde uma rádio pirata, algum outro piloto sintonizado e também entusiastas da aviação que têm o hábito de acompanhar e escutar as comunicações de tráfego aéreo.
 
Para isso, é possível acessar a essas comunicações a partir de qualquer avião, seja ele de companhia aérea, particular ou não, mas também desde uma rádio. O vídeo gravado e divulgado pelo Jornal do Brasil e pela Revista Forum com a comunicação, por exemplo, mostra o display de um equipamento de rádio comum.
 
https://www.youtube.com/watch?v=5Wvvvw3mBjQ&feature=youtu.be width:700 height:394
 
Na imagem, aparecem duas numerações: a primeira é a que indica a origem da Torre de Controle aonde foi trocada a conversa. O número 118.900 indica a Torre do Aeroporto de Bacacheri, em Curitiba, Paraná. A lista das frequências da aviação pode ser encontrada em diversos sites e blogs na internet.
 
A própria FAB admitiu que um dos diálogos gravados foi feito desde essa Torre situada no município de Curitiba. “As frequências utilizadas para essas comunicações aeronáuticas são abertas. O objetivo é que todos na sua escuta tenham conhecimento do que está ocorrendo no tráfego aéreo, conduição importante para a manutenção da segurança operacional”, informou.
 
Para saber se o autor das declarações partiu de uma Torre de Controle, bastaria à FAB recuperar a comunicação entre o piloto e o controlador, na íntegra, e comparar a voz do funcionário que passava as orientações do tráfego, antes da ameaça, além de acessar o próprio registro da Torre, com o funcionário responsável por se comunicar com aquela aeronave no dia 7 de abril. 
 
Nenhuma informação a respeito disso foi divulgada ou fornecida pela Força Aérea, até agora. 
 

38 comentários

  1. Depois do tiro e a visão de gover.s de estados ricos que esperar

    Há décadas que certos grupos de mídia (massivamente globo, jp. estadão e abril) repercutem as visões odientas e são coniventes com a propagação de mensagens sectárias e muitas vezes falaciosas, que é impossível que as gerações novas, neste país tão dividido, não se tornassem propagadores do ódio. Bastavam as capas do lodo de esgoto que é a veja, que mesmo às custas da destruição do imperio que foi a editora abril, para entender um tanto do ódio.

  2. O crime de ameaça é um crime
    O crime de ameaça é um crime de ação penal pública condicionada, o que significa que só se procede mediante representação do ofendido. Interessante é que a Controladora de Tráfego Aéreo está preocupada não com a segurança do ameaçado mas com a sua própria segurança, já que, segundo ela, a gravação poderia ser usada contra eles. E se não estivesse sendo grava, ela atiraria Lula da janela?  “E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará. Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo”. Jesus Cristo

  3. Serpente já está passeando por aí…

    Se tivessem punido com rigor o agente da PF que fez tiro ao alvo na foto da presidenta, nada disto estaria acontecendo.

    Tudo está indo muito mal…e a erva daninha produz sementes que estão sendo cultivadas e semeadas ao solo.

    Já colhemos o mal!!!

    • Sobre serpentes

      Vc diz: “Serpente já está passeando por aí…”

      Eu digo: são muitas, muitas serpentes. Aquelas que saíram dos ovos chocados há tempos atrás, desde 2012, quando ocorreu o chamado “julgamento do mensalão”, comandado por Joaquim Barbosa, o presidenciável do Partido Socialista Brasileiro (hahahah). Ficamos quietos perante aquele tribunal de exceção. Abriu-se a porteira. Onde passa boi, passa boiada. Chegamos aqui. Enguiçando as serpentes robustas que saíram daqueles ovos lá de trás. 

      Que lama!

      P.S.: Temo realmente pela segurança de Lula.

       

       

       

  4. Para o dia de São Nunca, tal qual o atentado que matou Teori

    Se algum ingêrnuo, incauto ou mal intencionado ainda tinha dúvidas de que o Brasil pós-golpe é uma ditadura midiático-policial–judicial, cujo alto comando é o Deep State estadunidense, basta analisar dois episódios que até hoje não foram nem serão esclarecidos:

    1º) O atentado que matou Teori Zavaski;

    2º) Essa ameaça contra o Ex-Presidente Lula, agora como preso político e sujeito à atrocidades de seus algozes;

    De quebra tem-se ainda a execução da vereadora Marille Franco, do Rio, por milicianos ou para-militares, as dezenas de assassianatos de líderes de movimentos sociais, ocorridas nos últimos dois anos, além da queda do avião em que viajava Eduardo Campos.

    Todos corremos os risco de sermos seqüestrados, torturados, assassinados e desaparecidos, sem que as ditas “autoridades” venham a dar explicações ou esclarecimentos. Os anos de chumbo voltaram, embora de forma dissimulada, trocando a farda pela toga, colete e paletó, para fingir legalidade e institucionalidade.

     

  5. Larvas

    Já os verdadeiros LIXOS estão onde sempre estiveram, misturados a varejeiras.  E ainda  ha os que acreditam que o João Goulart  não foi envenenado e que o “acidente” que ceifou a vida de JK não foi provocado. Essa corja está disposta a tudo. Lembram da  “modêlo”  suicidada em hotel de luxo em BH? Lembram da frase  ” a gente mata antes de delatar”?

    • Isto sem falar no

      Isto sem falar no “conveniente” acidente aéreo que tirou a vida do candidato Eduardo Campos na eleição passada.

      Lembram: COM ELE  no páreo a Dilma seria eleita no primeiro turno. SEM ELE no páreo haveria segundo turno, supostamente com desgraçado aécio neves.

      Ai as pesquisas começaram a mostrar a osmarina no segundo turno e o ministro merval chorou na globo, lembram.

      Depois misteriosamente, sem que nada acontecesse as pesquisas começaram a apontar o aécio no segundo turno. Será possível que as pesquisas podem ter sido fraudadas para justificar o roubo de votos da osmarina?

      E no segundo turno, será que houve roubo de votos da Dilma para o aécio?

      Cadê o papelzinho?

  6. Ave Lula!

    Lula nasceu para ser mais um dos raros grandes heróis da humanidade, e o que está escrito para ser um ícone da história, só Deus pode mudar. Queiram ou não, toda essa trama porca, imunda e vergonhosa, que fizeram contra Lula, parece que foi planejada e escrita por outra trama de grau muito mais superior e totalmente oposta a essa. É como se fosse uma trama invisível, insensível e identificável, mas que atua para lado do bem. É uma engenhosa armadilha disfarçada em uma espécie de drama épico, aparentemente contra Lula, mas que produz um eficaz resultado contra a traiçoeira trama dos derrotados golpistas, da coligação do mal. Os mendicantes e dependentes da grande mídia; os foras da lei que se escondem nas polícias; os políticos que, desde sempre, são campeões da pilantragem e o empresariado canalha e marginal, que explora e tenta manter os trabalhadores em controlado regime de submissão e escravidão estão desesperados e sem chão pela inteligente limonada que Lula fez do limão que lhe serviram. Todas essas ovelhas negras que infestam essa trevosa coligação golpista e gananciosa tentam ativamente e incessantemente obstruir e impedir, a todo custo, o acesso do povo humilde e excluído ao desenvolvimento social, cultural e econômico. A elite rentista, preguiçosa, antipatriota e eterna derrotada  sempre tentou alinhar acordos escusos, maldosos e covardes inspirados na ambição e ganância de suas insaciáveis busca de poder e dinheiro, à custa do suor sacrificado da população trabalhadora. Perderam todas e queiram ou não, eles terão que engolir que Lula nasceu para ser mais um dos raros brasileiros que integra a galeria dos grandes heróis da humanidade e isso jamais será apagado, porque ele nasceu para ser um ícone da história universal e Deus é o único poder, que poderá mudar o que já está escrito e consagrado. Deram mais um tiro no pé e amargaram mais uma vez o amargo do fracasso da derrota, da inutilidade de suas vidas e ainda elevaram Lula ao patamar mais alto de sua consagrada história. Queiram ou não, por onde passou, Lula sempre foi o centro da luz e os raios luminosos dessa energia são refletidos com espetacular potência, pela maioria esmagadora do nosso povo. E justamente essa vitoriosa irradiação, de alcance incalculável, é que estará sempre invadindo, incomodando e desequilibrando a consciência de cada um de seus preconceituosos perseguidores e detratores.

    Ave Lula!

     

  7. Conclusões óbvias

    Desse caso pode -se concluir:

    – Mais um erro crasso e criminoso do PT em ter permitido que Lula saisse do Sindicato onde estava seguro. Quem sabe, poderiam ter  negociado e ele ter ficado lá. Os discuros calorosos do candidato a governador do PT Luiz Marinho e de outros  pedidno para o povo permitir a saída de Lula do sindicato foi vergonhoso e covarde. Não voto nesse cara mais, nem que a vaca tussa. Medroso.

    – Lula corre seríssimos riscos de vida em Curitiba.

    – Se a FAB não investigar esse audio criminoso, está colocando o Governo Federal sob suspeita e inacreditavelmente mostrando que tem lado.

  8. Conclusões óbvias

    Desse caso pode -se concluir:

    – Mais um erro crasso e criminoso do PT em ter permitido que Lula saisse do Sindicato onde estava seguro. Quem sabe, poderiam ter  negociado e ele ter ficado lá. Os discuros calorosos do candidato a governador do PT Luiz Marinho e de outros  pedidno para o povo permitir a saída de Lula do sindicato foi vergonhoso e covarde. Não voto nesse cara mais, nem que a vaca tussa. Medroso.

    – Lula corre seríssimos riscos de vida em Curitiba.

    – Se a FAB não investigar esse audio criminoso, está colocando o Governo Federal sob suspeita e inacreditavelmente mostrando que tem lado.

  9. Conclusões óbvias

    Desse caso pode -se concluir:

    – Mais um erro crasso e criminoso do PT em ter permitido que Lula saisse do Sindicato onde estava seguro. Quem sabe, poderiam ter  negociado e ele ter ficado lá. Os discuros calorosos do candidato a governador do PT Luiz Marinho e de outros  pedidno para o povo permitir a saída de Lula do sindicato foi vergonhoso e covarde. Não voto nesse cara mais, nem que a vaca tussa. Medroso.

    – Lula corre seríssimos riscos de vida em Curitiba.

    – Se a FAB não investigar esse audio criminoso, está colocando o Governo Federal sob suspeita e inacreditavelmente mostrando que tem lado.

    • #

      “Mais um erro crasso e criminoso do PT em ter permitido que Lula saisse do Sindicato onde estava seguro.”

      Mas o que eles iriam fazer quando chegasse a tropa de choque da PM?

      Você acredita em super heróis? 

      Lula seria preso, acusado de resistir à prisão e, prejudicado nos seus próximos passos jurídicos, além de ser responsabilizado por centenas de feridos, senão mortos. 

      Deixa de ser criança!

       

       

       

      • #

        Outra coisa, meu caro: Quem manda no Lula é ele mesmo, pô!

        Ou você acha que é o Luiz Marinho ou seja lá quem for, que diz ao Lula o que ele deve ou não deve fazer?

         

      • #

        Outra coisa, meu caro: Quem manda no Lula é ele mesmo, pô! Ou você acha que é o Luiz Marinho ou seja lá quem for que diz ao Lula o que ele deve ou não deve fazer?

         

  10. Estamos sendo governados

    Estamos sendo governados pelos donos do capital, das armas, dos tribuinais e das tvs. No limite, o cenário a médio prazo é a ruptura social. 

  11. Estado sem democracia é isso ai

    Sera quem conhece como funciona essas transmissões poderia tentar identificar de onde partiram? Uma ja se sabe de onde saiu. A FAB não vai fazer nada vezes nada sobre isso se não houver pressão.

  12. FAB insiste em não investigar autor de ameaças contra Lula em vo

    A FAB prestou um grande serviço ao Brasil quando um comandante lotado no aeroporto de Congonhas protegeu o presidente Lula da guarda pretoriana do Moro, aqueles PF’s vestidos de rambo, no dia que foi feito o sequestro do presidente com o codinome “mandado de condução coercitiva”. Só podem ter mudado o comando pra deixar uma patifaria dessa acontecer!

  13. Imperativo abrir inquérito administrativo

    Tem que abrir inquérito administrativo para investigar quem foi o autor dessa violação dos códigos de ética e administrativos. A LEI É PARA TODOS! Se não abrir, pode ser prevaricação e o MPF ou o MPFMilitar tem de agir!

  14. Tem que investigar e punir os

    Tem que investigar e punir os responsáveis. Incidie em crime o beócio-degenerado que fez isso. Os advogados de Lula devem exigir procedimentos, merce do próprio Ministério Público ter a competência de iniciar uma investigação. 

  15. Caro Nassif
    Nestas alturas,

    Caro Nassif

    Nestas alturas, eles já sabem quem foi, e devem estar pensando em dar a ele uma medalha.

    Mas dizem que não irão investigar o já investigado, não tornarão público, isso.

    Saudações

     

    • #

      “O PT foi ingênuo, pela enésima vez, ao entregar Lula à sanha da milícia da Gestapo:”

      Então você acha que a decisão NÃO foi do Lula?

      Que besteira!

      Você deve achar que Lula é um objeto que pertence ao PT, portanto, faz o que o PT mandar?

       

  16. A FAB SERVE PARA QUE????

    Imagine um “zemané” entrando na frequencia de um helicóptero da USAF transportanto o Trump ou o ex-Obama… Aí ele (o tal intruso que a FAB não sabe quem é) diz: joga esse lixo para baixo… Né? provavelmente, a USAF diria: Ah isso é normal… Ah vai se catar!  Quase 80 ANOS DE TRADIÇÃO para o lixo.. só para não defender o que é justo. Pensar o que de uma instituição assim???

  17. Se foi controlador …

    Se foi controlador demissão sumária , mas deve ter sido um idiota em frequência aberta.

    Tempo farto de idiotas , que atiram em ônibus , batem em jornalistas , pixam casa de presidentes de supremo …

      • Ela negou …

        Ela negou , um dos votos , o HC preventivo pedido pelo Lula , se então justifica o ataque me desculpe.

        O julgamento dele terminará no STF , veremos.

        Posso tacar ovos ?

    • Escrevi besteira …

      Escrevi besteira , a frequencia é aberta para escuta mas restrita à transmissão , se o cara era autorizado não poderia dizer coisas fora da terminologia padrão se invadiu tem de ser punido.

  18. DRIGOEIRA … realmente, “se tivessem”

    Nos 13 anos e pouco do governo petista nada foi punido. Chamavam autoridades do governo de petralhas, ladrões, quadrilheiros etc etc entre outros e nada acontecia. Ficava tudo por isso mesmo. No episódio da Dilma, ela como mandatária principal, “enguliu” a punição ao agente da PF que usava ele no tiro ao alvo: quatro dias de suspensão”. Pra rir ou chorar?? Depois veio aquele episódio lamentável do “ZéEduardo”, ministro da justiça (em minúsculo, de propósito). Na Paulista, no Conjunto Nacional, “zéeduardo” foi chamado de FDP e bandido para cima. O que ele fez? Nadica de nadinha … Nem um “BÓ-zinho”.  Não me lembro agora, mas deve ter tido um monte de episódios de má educação que o governo do PT ignorou com um “deixa pra lá” … Aí os caras perceberam  .. entendeu?

    Só para recordarmos.. fui buscar… Sabe o que “zéduardo” disse pro Estadão na época? Isso: “É legítima a manifestação democrática, mas acho errado quando tem xingamento e intolerância”, disse o ministro ao jornal O Estado de S.Paulo.

    Profundo né?

     

    • Ótimo comentário.
      E sobram
      Ótimo comentário.
      E sobram exemplos dessa postura de “deixa pra lá” dos governos petistas. Só lembrar da absurda falta de atitude qdo da liberação das conversas da presidente Dilma com Lula pelo seu moro. Muito medo e fraqueza de atitudes que já vem de antes ainda do PT na presidência!
      Talvez seja algum complexo de inferioridade que o petismo sempre exibiu… com receio de interferir em certas instituições que hoje se voltam contra seu projeto político!! Taí um bom assunto a ser investigado!

    • Falou tudo! O petê paga pelo
      Falou tudo! O petê paga pelo medo e a inércia que teve antes! Excesso de zelo leva isso….

  19. Se não investigaram nada,

    Se não investigaram nada, como podem dizer que têm certeza  de que não foram controladores que fizeram os comentários?

  20. Antes, Verde-Oliva, Agora Azul

    Nassif: tem suspeita de que essa aeronave deveria ter feito um “pouso” técnico em Parati (RJ). Mas o pessoal do Jardim Botânico achou que daria muito na cara. Dois acidentes na mesma região, em menos de 2 anos seria mancada. Então, pintou essa idéia genial de um dos milicos controladores. Há sempre uma porta mal fechada. Dizem que esse fazia parte da República do Galeão. E bateu uma saudade dos velhos-novos tempos.

    Portanto, quando muito, a investigação terá o mesmo destino que aquela do Rio Centro. Lembra?

  21. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome