Depois de Moro, Exército homenageia Fachin com Medalha do Pacificador

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Cerimônia contou ainda com a presença de Michel Temer. Barroso também seria homenageado, mas não compareceu
 

Foto: Divulgação
 
Jornal GGN – Relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Edson Fachin foi homenageado pelo Exército brasileiro, em cerimônia nesta sexta-feira (24) realizada no Quartel-General, em Brasília. O evento contou com a presença de Michel Temer. 
 
Fachin é relator dos inquéritos da Lava Jato na última instância, um deles que tem como alvo o próprio mandatário Michel Temer e a cúpula do PMDB, incluindo o hoje ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, e de Minas e Energia, Moreira Franco .
 
Ao ministro, o Exército decidiu entregar a “Medalha do Pacificador”, homenagem que já foi dedicada ao juiz da Lava Jato em Curitiba, Sérgio Moro, em agosto de 2016.
 

Sérgio Moro recebendo a mesma medalha em 2016 – Foto: Reprodução
 
A solenidade é realizada todos os anos juntamente com o Dia do Soldado, 25 de agosto, e entregue a pessoas que o Exército considera que prestou serviços relevantes ao país. 
 
Este ano, os escolhidos foram Fachin e também o ministro Luis Roberto Barroso, do STF, que relata outros inquéritos que investigam Temer. Mas Barroso decidiu não comparecer ao evento, por motivo de viagem. Outras autoridades, como deputados, senadores e ex-ministros, também receberam a Medalha.
 
Entre as ações que Fachin relata, além de todas ligadas diretamente à Lava Jato e que tiveram como origem decisões de Moro, na primeira instância, o ministro comanda a apuração do pagamento de R$ 10 milhões pela Odebrecht ao MDB, na campanha eleitoral de 2014, de maneira ilícita.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

23 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. sem muito o que dizer de novidade…

    sobre tudo o que está acontecendo no Brasil

    e sobre certos tipos de pacificadores

    digo apenas que é preciso muita estupidez para se ter confiança absoluta em golpistas

  2. É outra atitude típica de

    É outra atitude típica de repúblicas bananeiras: Dar honrarias e medalhas para escória que jamais mereceria essas honrarias e medalhas.

    E isso deve ou deveria deixar bem claro que o exército brasileiro está apoiando os conspiradores contra o próprio país e contra o próprio povo.

  3. Desperdício de galardo

    Creio que esse daí já é fava contada, já está devidamente coagido faz tempo, nem precisava mais o exército dar medalha. Poderiam ter dado o galardo para o Toffoli que teria sido mais produtivo para o golpe.

  4. MEDALHA PARA JUIZES

    MEDALHA PARA JUIZES DESONESTOS, APROVEITADORE E TRAIDORES! PODE ISSO? … TAL EVENTO, AFIGURA-SE COMO UMA AFRONTA AOS BRASILEIROS QUE TRABALHAM PRA SUSTENTAR TODA ESSA PARAFERNÁLIA INÚTIL.

    Os mangangões do exército estão é debochando com os brasileiros. Me refiro ao povo trabalhador. Eh! A maioria da população que com seu esforço e trabalho sustenta toda essa corja de altos-funcionários inúteis e predadores.

    Como  o alto comando do Exército se presta a receber em seus bivaques, esse bando de venais. Os verdadeiros fraudadores, corruptos e traidores do Brasil?!!

    Que Vergonha!

    Orlando

  5. O Jack Estripador foi
    O Jack Estripador foi homenageado tb? Sonho q verdadeiros nacionalistas e amantes do povo comandem o Exército brasileiro um dia !!!

  6. Fachin está com denúnciasss

    Fachin está com denúnciasss contra o temer e este comparece a essa “solenidade”(????), com apoio e, com certeza convite do próprio exercíto??? Sei lá onde vamos parar se o povão não conseguir perceber esse teatro. Será que não dá para tirar o ópio que a mídia continua a propagar, auxiliada pelo judiciário, exercíto e sei lá MAIS QUEM?

  7. Parabéns !!

    A partir de agora o ministrinho está fazendo parte da galeria dos agraciados, na companhia dos falecidos Sergio Fleury, Paulo Manhãs, Coronel Ulstra, Major Curió e outros destacados ..¨,,.*…

  8. Quando o PT voltar ao poder,
    Quando o PT voltar ao poder, tem que reformar todo o Estado Maior das FFAA que participaram do golpe. Principalmente Gal traidores da Pátria, que permitem o desmonte do Estado Brasileiro.

    Vai ter que colocar um freio no judiciário. Se tiver maioria no Senado tem que impitimar pelo menos dois ministros no STF. Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes.

    Tem que acabar com a lista tríplice do MPF. Escolher quem quiser no quadro de Procuradores. De preferência um engavetador. Às favas com o Republicanismo

    Tbêm não tem que participar daquela sabatina do STF, que o candidato eleito é obrigado participar sem poder falar nada.
    Se o eleito for Lula ou o Haddad, deve dá uma banana para aqueles golpistas togados.

    Tem por obrigação de cortar toda verba de publicidade do Governo Federal com a Globo.
    E mais, cobrar o DARF de 1 Bi que a Globo deve. Dá uma prazo de 30 dias para quitar a dívida. Se não quitar, penhora dos bens. Tudo dentro da lei.

    Se o PT não tomar essas atitude de bater de frente com essas instituições logo no início de governo, corre o risco de tomar outro golpe, e não terminar o governo.

    Tem que ser logo no início de governo que tem o apoio do povo.

    E por favor, esquece a porra do controle remoto, tem que ter a lei do médios.

    1. só faz…

      seleção natural……………………

      comichão que dá nos que não gostam de permanecer em silêncio ante tantas possibilidades de tomada do poder

  9. Caro Nassif
    Esse é o exército

    Caro Nassif

    Esse é o exército que os senhores da casa grande projetaram, para defenderem os interesses dos portugueses.

    Haja traíra.

    Na época da tercerização, até o exército foi tercerizado para defender os interesses do tio Sam.

    Saudações 

  10. Falta a medalha “O pacificador” para Bolsonaro.

    Ele é o Messias batizado no rio jordão. Se Moro e Fachin são pacificadores, minha avó é uma lambreta.

  11. Membros do Poder Judiciario

    Membros do Poder Judiciario deveriam ser proibidos de receber medalhas de outros poderes.

    Juizes tem o poder de condenar, prender e soltar, não cabe serem homenageados por quem pode depender de

    sua caneta, de certa forma medalhas são equivalentes a presentes, é um presente para a vaidade.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador