Fala de Lula provoca bate boca entre ministro do STJ e procurador

Do Jota

Acusação de covardia gera bate boca entre ministro do STJ e MPF
 
Por Iuri Dantas, Bárbara Mengardo e por Livia Scocuglia

O ministro João Otávio de Noronha, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) usou a tribuna da Presidência da 3ª Turma na manhã desta quinta-feira (17/03) para defender o juiz federal Sérgio Moro e rebater o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em interceptação telefônica, Lula disse que o STJ e o Supremo Tribunal Federal estão “acovardados”.

“Este tribunal não é covarde, ao contrário é corajoso por manter os grandes na cadeia”, disse Noronha. “Corajoso, parafraseando as palavras de Lula que disse que o ‘pobre vai pra cadeia, o rico vira ministro’… lutando para que o rico criminoso não se torne ministro dessa república.”

Ao fim dessa frase, Noronha recebeu aplausos da plateia.

O subprocurador-geral da República João Pedro de Saboia Bandeira pediu a palavra e criticou Noronha:

“Com todo apreço que tenho ao sr. presidente, é meu entendimento que a Lei Orgânica da Magistratura não permite que o magistrado use sua cadeira para fazer pronunciamento (…) político partidário como os que acabamos de assistir”, afirmou. “Rui Barbosa disse ‘quando a política entra nos tribunais, a justiça bate as asas e vai embora’.”

Noronha tentou argumentar, mas Bandeira elevou a voz: “estou falando sr. presidente, respeite minha palavra.”

Completou: “Se ela vai embora não tenho o que fazer aqui e me retiro em sinal de protesto. Porque zelo pela lei, não sou de direita, não sou golpista. Vou-me embora e boa sessão para vossa excelência.”

Em gravação divulgada ontem pelo juiz Sergio Moro, Lula aparece dizendo:

“Nós temos uma Suprema Corte totalmente acovardada. Nós temos um Superior Tribunal de Justiça totalmente acovardado. Um Parlamento totalmente acovardado, somente nos últimos tempos é que o PT e o PCdoB começaram acordar e começaram a brigar. Nós temos um presidente da Câmara fudido, nós temos um presidente do Senado fodido, não sei quantos parlamentares ameaçados. E fica todo mundo no compaço que vai acontecer um milagre e vai todo mundo se salvar. Eu sinceramente estou assustado com a República de Curitiba. A partir de um juiz de primeira instância, tudo pode acontecer neste país.”

Defesa do Superior Tribunal de Justiça

Noronha saiu em defesa do STJ dizendo que, mesmos sendo nomeados por presidentes, os ministros não devem “nenhum favor” aos governantes. Aproveitando para criticar o ex-presidente Lula, o presidente da 3ª Turma afirmou que “esta casa não é uma casa de covardes, é uma casa de juízes íntegros, que não recebem doações de empreiteiras”.
 
“Não vamos nos intimidar, não vamos baixar a cabeça, porque o Superior Tribunal de Justiça é uma casa de homens probos, íntegros, que não há de se prostituir”, completou.
 
Noronha também criticou a “liderança do Judiciário brasileiro” por não ter saído em defesa da Justiça frente aos últimos acontecimentos. Foram proferidas críticas à direção do STJ, por não ter divulgado uma nota sobre o assunto, e ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que, nas palavras do ministro, “uma palavra até agora não deu” em defesa do Judiciário.
 
Sobrou até para o Conselho da Justiça Federal, que, para Noronha, deveria se posicionar. “É uma crise de liderança que permite esse tipo de ataque”, disse. 
 
No rol dos elogios, não faltaram menções ao juiz Sérgio Moro, responsável pelo julgamento dos casos relacionados à Lava Jato em primeiro grau. Para Noronha, “o Brasil precisa de muitos Moros”, afirmou.

Redação

42 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Para Noronha, “o Brasil

    Para Noronha, “o Brasil precisa de muitos Moros”, afirmou.

    Mais isso daria uma baita confusão. Já pensou quantas constituições diferentes precisariam ser impressas, uma para cada juiz?

  2.  JUIZ QUE ALEGA ESQUECIMENTO
     JUIZ QUE ALEGA ESQUECIMENTO DE DETALHES IMPORTANTÍSSIMO E DISTRAÇÃO, OU É CORRUPTO OU INCOMPETENTE. o juiz Moro desmoraliza pessoalmente sua atuação ao afirmar que vazamento de escuta telefônica feita SEM ORDEM JUDICIAL possa ser divulgado simplesmente porque, o juiz, não percebeu a falha. prova e comprova suas parcialidade e incompetência, ato falho desta natureza é gravíssimo para um juiz, bota por terra toda sua credibilidade e confiança profissional. Adicionar fotosEscolher arquivosMarcar pessoasAdicione o que você está fazendo ou como você está se sentindoMarque um local 

  3. A Venezuela é aqui!

    É IMPRESSIONANTE como pessoas ditas “esclarecidas” não conseguem ver…

    Deve ser por isso que HITLER conseguiu matar 6.500.000 de judeus DENTRO DA ALEMANHA…

    1. Concordo plenamente, foi por

      Concordo plenamente, foi por isso mesmo. Transcrevo aqui o que eu disse há pouco:

       

      É muita hipocrisia daqueles que fazem cena dizendo-se indignados com o conteúdo das gravações. No fundo, creio ser um subterfúgio para mascarar seus desejos golpistas, seus desprezos em relação ao povo sofrido que os governos Lula e Dilma resgataram para a vida digna e que certamente retornarão ao inferno de antes caso o golpe seja consumado. Esse fato não tem valor nenhum para eles, seguros de que estão protegidos futuramente ficando ao lado dos golpistas. Muitos tomaram essa mesma atitude quando do golpe de 64 e arrependeram-se amargamente pouco tempo depois, mas já era tarde para darem meia volta. Os direitos mais básicos estão sendo vilipendiados diariamente sem que aqueles com poder para intervir tomem atitudes para salvaguardá-los. Ao contrário, escolhem a atitude hipócrita de insurgirem-se contra o conteúdo de gravações que flagraram pessoas pressionadas por circunstâncias adversas e que tinham todo direito de desabafarem, enganadas que estavam sobre a proteção legal de suas intimidades. Evidente que, em meio social, jamais utilizariam palavras ditas quando o sentimento de indignação e inconformismo surgem de roldão. E quem de nós não age assim de modo intempestivo, expressando palavras despropositadas em diálogos com pessoas de nosso convívio mais próximo?

      Parabéns a Moro e a Globo por terem vazados os conteúdos das gravações, pois desvelaram os hipócritas de plantão.

       

  4. Parece que a percepção em relação ao poder desses juizes

    é completamente oposta à realidade.

    Eles sempre acham que falar grosso e criticar movimentos de esquerda é uma atidude de coragem , mas a esquerda e seus movimentos nunca tiveram o poder de fato.

    O que se critica nesses juizes é que eles nunca tiveram coragem de realmente confrontar aqueles que tem o poder de fato.

    Mas como fazer para essas pessoas mudarem essa percepçao tão arraigada nessas mentes colonizadas.

  5. Noronha é uma VERGONHA

    “Rui Barbosa disse ‘quando a política entra nos tribunais, a justiça bate as asas e vai embora’.”

    (João Pedro de Saboia Bandeira – subprocurador geral da República – chamando o ministro João Otávio de Noronha às falas)

  6. Se o magistrado quer fazer

    Se o magistrado quer fazer política, nada contra, por questão de coerência deve deixar a toga. O povo tá começando a entender a cabeça dos juízes.

     

  7. Esse é o nível.

    Se tem um Moro na 1ª instância e gente da qualidade do Noronha no STJ, não admira que a justiça do Brasil seja essa esculhambação. Disse bem o Bandeira. Quando o juiz se submete aos interesses do Mercado e se ajoelha ao seu poder armado, a metralhadora midiática da GLOBO sonegadora, a justiça bate asas e se vai para longe e o país e a cidadania é que pagam o alto preço da sua omissão. Para que pagamos os maiores salários do mundo para essa corja inútil? Essa é uma dúvida que sempre me assalta.

  8. Lula só disse a verdade

    Lula só disse a verdade, é por isso que eles estão se estrebuchando, para pessoas arrogantes como estes togados, é quase impossivel escutar as verdades.

  9. Rasgaram …
     
    Rasgaram de

    Rasgaram …

     

    Rasgaram de vez a constituição. Estão defendendo o indefensável. Se um juiz de quinta categoria (porque foi nisto que Moro se converteu) pode fazer o que quer sem a observância da constituição, coisa que ele deveria obrigatoriamente por dever de oficio fazer,  então estamos mesmo fudidos.

    O cara no afã de turbinar manifestações de ruas, cometeu a sandice de conduzir coercitivamente, criminoso ou não, um lider político com grande, gostem ou não, representatividade junto ao povo brasileiro. O tiro saiu pela culatra, mostrou que com este juizeco tudo pode, e com isto fez despertar no investigado (porque acusado ainda não foi), o que qualquer um faria, procurar um meio de se resguardar do justiçamento de um gangster fascista.

    Não gostando do resultado, o juizeco atravessa o rubicão, rasga a consituição e divulga escutas ilegais, pois a besta mesmo já havia ordenado que tais escutas fossem interrompidas horas antes. E a partir desta ordem toda escuta seria ilegal.

    Para achincalhar de vez com a justiça,  ainda tem o detalhe que pessoas do outro lado (presidente e ministros de estados) são protegidos POR LEI (viu juizinho) com foro privilegiado, tendo somente o STF o poder de investigar e tomar medidas neste caso.

    Realmente se STJ, o STF e o CNJ se calarem diante deste descalabro, estarão dando atestado de covardia a si mesmos, validando as criticas que lhes foram atribuidas.

  10. Nível: esgoto

    Um ministro do STJ fazendo discurso político tomando por base uma escuta ilegal. 

    É o fim da picada, sr. Noronha.

    Se continuar descendo o poço, vai acabar encontrando um monte de revista Veja pelo caminho. 

     

     

  11. Péssima a carta do Lula
    Péssima a carta do Lula.  Fez aquilo que a classe dominante queria e quer de todo subjugado: se humilhou.  Pediu desculpinhas, declarou confiança em quem não merece confiança alguma, é tendencioso parcial e covarde.  Ah, fez por necessidade política… é uma nova Carta aos Brasileiros…  Pois, aos brasileiros, Lula deveria ter dito que:  Sim, como todo homem comum, ele não confia na Justiça brasileira. Por todos os casos recentes e outros não recentes. Deveria relacioná-los.  Quanto ao STF, deveria mencionar que ele, sim, demonstra tibieza diante das decisões do juiz Moro, e não concede habeas corpus a réus primários, enquanto, no passado bem recente, concedeu a gente do calibre de Daniel Dantas e do médico Roger Abdelmassih.  Deveria ter dito que, não por coincidência, quem concedeu ambos habeas corpus foi Gilmar Dantas que, não por acaso, usa sua posição de juiz do Supremo para inventivar contra o PT, enquanto almoça com próceres do PSDB para falar… sobre futebol?  E que o STF, sim, precisa provar que não é covarde e se contrapor aos ditames de um juiz que tem uma missão dada pelos seus patrocinadores da direita e da mídia: depor uma presidente legitimamente eleita.  Deveria ter conclamado o Supremo a retomar se papel de guardião da Constituição, e não a agir com arrogância diante de um cidadão comum que, como Lula, tem todo o direito (aliás em conversas gravadas ilegalmente e ilegalmente divulgadas) de desconfiar das ações de uma corte que se submete ao poder econômico, conforme decisões que poderia mencionar – e tem a rodo.  Mas preferiu fazer o papel de analfabeto que Efeagagá deu a ele. Efeagagá que deve ter rido muito dessa carta.  Eu não vejo razão alguma para rir.

  12. A intervenção do subprocurador-geral da República foi curta …

    A intervenção do subprocurador-geral da República foi curta e clara, se as pessoas que como ele tem a conciência das distorções que estão ocorrendo no judiciário nos dias de hoje, fizessem intervenções curtas e simples, porém enfáticas e claras desnudariam discursos longos e cheio de meandros que procuram esconder o pior, o descumprimento da lei.

    Elogiar através de discursos longos e cheio de meandros simplesmente procuram tapar o Sol com a peneira, o judiciário está ficando nú nestes momentos, sempre foi uma instituição que preservou periodicamente os interesses dos poderosos, não tanto pela afronta direta a leis, mas sim pela omissão em momentos que era preciso.

    Qual foi a postura do judiciário em 1964? Nula, suserviente tanto o STJ e STF serviram aos ditadores de plantão, dando uma roupagem de legalidade as maiores quebras da norma constitucional.

    As togas não são para que os ministros se escondam!

  13. Covardes

    Esses juzinhos e suas pretensas indignações.

    Se não fossem covardes iriam direto na jugular do moro e suas ilegalidades gritantes.

    Ao invés disso indignam-se com opiniões.

  14. E agora juntam-se os

    E agora juntam-se os oligarcas plutocratas (o Judiciário é composto em sua esmagadora maioria por essa classe descendente dos escravocratas), em uníssono, para esquartejar Lula  e lançar os pedaços do cadáver à turba nazifascista hàbilmente cevada pela mídia golpista. A divulgação da conversa particular entre Lula e outras pessoas (resultado de grampo telefônico) teve exatamente o objetivo de unificar as corporações da burocracia estatal (PF, MP e PF). Lula falou estritamente a verdade: o PJ se acovarda diante do tribunal da mídia; esses togados falam grosso e agora partem para cima de Lula, mas ficam pianinhos quando o PIG lhes aponta as armas da chantagem e da bisbilhotagem. Eu mesmo já havia dito o que disse Lula, em comentários que posto neste blog.

    Enganam-se os togados se pensam que os brasileiros mais atentos e esclarecidos, que não foram aliciados pelo ódio nazifascista, lhes apóiam. O Judiciário, além de podre e corrupto como os demais poderes, representa um mal ainda maior: porque é oligárquico, plutocrata, corporativista, elitista e antidemocrático por natureza.

    Entre essa turba do MP, da PF e do PJ não fico com nenhum. Fico com Lula, mesmo sabendo das imperfeições que esse líder popular, humano que é, carrega consigo. Sou trabalhador assalariado, democrata e defensor da inclusão social dos secularmente excluídos.

  15. Patrocínio

    “… de juízes íntegros, que não recebem doações de empreiteiras ”.

      – contente saber Vs.Exas. não recebem mais patrocínios , e pela afirmação creio , nem os 30% acordados por Vs.Exas. do Judiciário.

    1. Marajás são corruptos

      Collor era um corrupto que a Globo promoveu como sendo “caçador de marajás”. MOROssolini é um marajá que a Globo promove como “caçador de corruptos”.

      Os juízes não recebem doações de empreiteiras. Eles assaltam os cofre públicos com salários milionários, mordomias injustificáveis, luxo nababesto e ajudas de custo indecentes.

      Marajás são corruptos, são ladrões do dinheiro público tanto quanto o governador que rouba a merenda das crianças. Só que roubam o erário através de subterfúgios, escondendo esse roubo atrás da burocracia estatal.

      Repito, esses juízes são marajás do serviço público e marajás são corruptos tanto quanto aqueles que dizem investigar ou aqueles que protegem atrás da impunidade da gaveta (aécio, para de fungar, estou falando de você).

  16. A toga da moralidade.

    Primeiro, respeito a opinião do Ministro João Otávio de Noronha, mas ele não  é o Presidente do STJ, portanto, não o representa, não pode falar em nome da Corte.

    Segundo, o Poder Judiciário não pode esconder-se sob a toga da moralidade para ocultar a corrupção que o abala.

    De fato, a corrupção não afeta apenas o Poder Legislativo e o Executivo. Ela também está corroendo os pilares do Poder Judiciário.

    Ora, quem não ouviu falar em venda de sentença, de habeas corpus, obras superfaturadas de prédios suntuosos, partes privilegiadas na relação processual, nepotismo camuflado, etc

    Com efeito, não seria necessário um Ministro “Moro” para combater a corrupção no Poder Judiciário mediante uma operação da Polícia Federal denominada, quem sabe: “TIRURARIA CHINESA”?

  17. Só Bafo!..

    Falou o que não corresponde aos fatos, desse modo, tratou os bem informados de idiotas. Ora, o Poder Judicário no Brasil é absolutamente incofiável.

    Esse ministro, por exemplo, tem sob sua jurisdição dezenas de processos contra corruptos comprovados, do Amapá, e nada acontece!…

  18. Constituição

    Que tal pesquisar no Portal da Transparência o salário de CADA UM os ministros do STF e STJ?

    Quantos dos magistrados que criticam Lula e as empreiteiras recebem acima do teto constitucional?

    Qual o salário do juiz Moro? E dos juízes que ontem tentaram impedir a posse de Lula?

    Quantos desses togados respeitam a Constituição, dando exemplo no próprio salário?

  19. Ministro e judiciário lembram os das piores republiquetas

    O fato em resumo: um juiz de primeira instância grampeia por meio de terceiros uma presidenta da república e registra conversa privada ilegalmente. Ato contínuo, publica, por meio de terceiros, o teor da conversa privada. Lula, que há anos vem sendo perseguido por segmento do Judiciário e MPF, na conversa PARTICULAR, externou contrariedade e emitiu julgamento de valor sobre o Judiciário.

    Reação ao fato pelo ministro do STF:  criticar Lula e instâncias superiores do Judiciário por não fazerem coro com sua crítica.

    Ou todos nós somos imbecis, e o ministro do STF um gênio invulgar; ou somos pessoas com razoável entendimento e o ministro se enganou redondamente na avaliação dos acontecimentos. Para mim, o ministro está totalmente equivocado.

    Lula tem o direito de expor privadamente suas opiniões sobre o Judiciário, bem como qualquer um de nós. Tem o direito a sigilo telefônico, exceto quando por ordem judicial esse sigilo for quebrado. A conversa grampeada se deu sem cobertura de qualquer mandado judicial. A conversa não interessava à Lava Jato e o registro indevidamente feito teria de ser destruído. A conversa envolveu a presidenta da república, por isto, o juiz que autorizou o grampo não tinha poderes para tanto e, muito menos, para divulgá-la.

    Diante de tantos crimes em tese cometidos por membro do Judiciário, Noronha vem com a conversa de defesa do Judiciário. Ora, Noronha, acima do Judiciário mais caro, mais ineficiente, mais ineficaz e mais incompetente do mundo, está a Sociedade, e a sociedade está sendo agredida por pessoas como você. A prova? A prova é o desrespeito inacreditável a um cidadão notável que sinaliza o desrespeito do Judiciário a qualquer cidadão, que sinaliza o desrespeito absoluto do Judiciário mais caro do mundo a Sociedade Brasileira: se fazem isso com Lula, um cidadão notável, farão pior com cidadãos comuns.

    O Judiciário, além de ser o mais caro, o mais ineficiente, o mais ineficaz e o mais incompetente do mundo é, além disso tudo, o mais corporativo do mundo. O Judiciário Brasileiro é uma vergonha que está a rivalizar com judiciários das piores republiquetas.

  20. Se tem coragem defenda a

    Se tem coragem defenda a Justiça e o Estado Democratico de Direito constemente vilipendiado pelo moro, seu ministro! Coragem teve o Sr. procurador que falou a verdade que muitos querem dizer mas poucos tem coragem diante desse clima de perseguição política e linxamento midiatico/judicial.

  21. Esse aúdio é embaraçoso ao

    Esse aúdio é embaraçoso ao extremo. O Ministro Noronha proferiu um discurso duro, porém extremamente lúcido e justificado diante dos comentários pouco lisonjeiros do ex-presidente Lula sobre a Corte que ele preside. O Sub-Procurador Geral da República gritou, cuspiu e saiu da sessão batendo a porta de forma deselegante ao extremo. Ao contrário do que diz a chamada do tópico, não houve bate-boca entre os dois. Um discursou para a plateia, o outro se envergonhou sozinho.

    É lamentável que o Sub-Procurador Geral tenha desperdiçado a oportunidade que lhe foi dada para explicar, com serenidade e clareza, porque considerava inadequado o discurso do Ministro Noronha, limitando-se a reagir como toda pequena autoridade pública contrariada numa situação vexatória: berrando “o senhor me respeite, eu sou um procurador da República!” Sim, todos sabemos agora de suas “qualidade”s para o cargo.

    1. Comentário pomposo, mas

      lamentável, já que parte do principio que grampos são fatos absolutamente normais, mesmo se envolvem Presidente e ex-Presidente da República.

  22. Nassif;
    Repito mias uma vez o

    Nassif;

    Repito mias uma vez o mantra:

    O “poder” judiciário do Brasil, dos três poderes é certamento o mais corrupto, o mais parcial, o mais hipócrita, o mais perdulário (gasta 1,3% do PIB), o mais ineficiente (lerdo), o mais corporativo e o de menor compromisso com o povo brasileiro.

    Ele é o único dos poderes que não emana do povo e certamente ao longo da história é a causa maior dos males do Brasil.

    O povo Brasileiro paga muito caro para ser injustiçado.

    Precisamos refundar o referido “poder” fazendo uma assepcia completa.

     

    Genaro

     

    1. 1,3% do PIB, mas 6% do

      1,3% do PIB, mas 6% do orçamento da União, que é tudo o que ela tem para gastar. Isso apenas para o judiciário federal!
      Cada estado também gasta 6% do seu orçamento com os seus mamutes, digo TJs, estaduais.

      E o judiciário declara guerra a Lula. Arranjaram um pretexto para condená-lo.
      A menos que hoje a marcha seja gigantesca, acho que já era. Todos os que detêm poder estão do lado golpista, e a classe média está dando um banho nos movimentos sociais no quesito mobilização.

  23. Ao malfeitor João Otavio de

    Ao malfeitor João Otavio de Noronha.

    Primeiramente, recuso-me a tratá-lo por Excelencia,  visto que de excelente em seus argumentos e em seu tom de voz só existe a canastrice de maus atores dos piores dramalhões.

    Suportei, o termo exato é esse mesmo, suportei todo o seu palavreado vazio e conspiratório, para ver até onde pode ir a canalhice de um ser humano. Minha duvida é se esse é o seu gênero. Nero e Hitler também pertenceram, bem como Pilatos, o exemplo maior de omissão e oportunismo da história.

    Como cidadão brasileiro, sinto medo de cair nas garras de um cumplice dos senhores. A constituição não me garante mais.

    Estou, e estamos todos os cidadãos brasileiros, sujeitos aos humores de um juiz qualquer.po

    Malfeitor, por misericordia, antes de me aplicar o golpe final, tortura leve, pode ser?

     

     

  24. Este cara pensa ganhar a Presidencia do STF

    So a voz teatral deste ator  de tipo do seculos do Imperio Portugues da para sacar que ele esta aproveitando da

    situaçao para sim. Deve-se guardar como uma peça prima do golpe e para os futuros alunos de Direito.

  25. Gostaria de ver coragem, se

    Gostaria de ver coragem, se eles condenassem os grandes sem prendê-los. Soltos mesmo, por que afinal havendo a condenação ao final do processo o réu terá que cumprir a prisão. Usar a prisão preventiva como argumento de “coragem”, acho no mínimo um sofisma.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador