FHC diz que “jogo começa agora” a veículo que dá 2 opções a Lula: ser preso ou exilado

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Agência Brasil
 
 
Jornal GGN – O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse ao Valor que “o jogo começa agora”, numa referência à “composição das forças políticas paras as eleições presidenciais de outubro”, após a condenação de Lula em segunda instância.
 
O jornal ainda escreveu que a condenação por 3 a 0 com agravamento de pena foi “supreendente” e impôs a Lula duas opções: correr o risco de ser preso ou “pedir asilo a algum outro País”.
 
Na análise do veículo ligado ao grupo Globo, sem Lula na disputa presidencial, a candidatura de seu principal antagonita, Jair Bolsonaro, vai provavelmente “murchar”, dando espaço para que o centro se reorganize melhor em torno de Geraldo Alckmin (PSDB) ou outro postulante.
 
FHC teria dito que Luciano Huck ainda não desistiu, mas que o considera “cru” para ser presidente. “Não acho que ele seja a maior possibilidade”. Contudo, o apresentador pode ganhar força se Alckmin “não se firmar”.
 
O que FHC destacou, na entrevista após a condenação de Lula, é que os partidos irão se acomodar à “nova realidade”. Ou seja, o apoio político-partidário ao ex-presidente petista, que tem dividido muitas legendas, deve arrefecer. 
 
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

21 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Falo há tempos

    que Nassif errava em descartar Huck no xadrez. Ta aí posto o candidato do mercado é obvio será Huck com Arminio Fraga(cidadão americano) na fazenda. O projeto? Ora… privatizar todas estatais… nada mais!

     

    Era tão óbvio e o Nassif sempre ignorando.

    1. Huck depende de pesquisas e do telhado de vidro

      Huck é produto, não é candidato. Primeiro, depende de pesquisas de aceitação para sair candidato. Segundo, depende do telhado de vidro. Uma coisa é ele ser apresentador de TV e pouca gente saber que contratou Adriana Ancelmo como advogada e Sérgio Cabral sancionou a Lei Luciano Huck para liberar a mansão em Angra de crime ambiental. Mansão onde Aécio frequentava e Joesley comprou. Outra coisa é isso virar debate nacional e meme nas redes sociais. 

      Outro exemplo: se o iate dele estiver em nome de offshore enrolada, e coisas do genero, mesmo que seja legal, é coisa que não atrapalha durante a campanha. Até a classe média que reclama do valor do IPVA fica puta com Iate ser usado aqui sem pagar imposto e ser registrado como se fosse de paraíso fiscal.

      1. Neotupi
         

        Com essas credenciais  ele está eleito, principalmente se for pelo partido sagrado,  o PSDB, onde todos são intocáveis.

        Lá ele estará entre os seus.

        E sobre candidato-produto, não nos esqueçamos do sucesso do produto dória,

  2. Tudo bem, mera opinião

    Desde antes não era favorável a candidatura do Lula tanto por já desconfiar do vredito como para diminuir a pressão louca do “anti-lulismo”. Por que não aproveitar a oportunidade e lançar um candidato para mostrar que ideais não encarnam em uma única pessoa. Temos aí o Hadadd, o Requião, o Genro. 

    1. Não faça o jogo da direita: vote em Lula 5 vezes

      Não faça o jogo da direita. Não tem nada ver com o “melhor candidato”, “mehor gestor”, “novo”. Isso é pauta da direita.

      Nessa eleição ou é voto pela continuidade de tudo isso que está aí (governo Temer) ou voto em oposição a tudo isso que está aí (lulismo). É voto consciente, é voto de protesto, é voto de rebeldia, de luta.

      Eu ia votar em Lula 1 vez. Agora vou votar 5: Lula para presidente, Lula para senador, Lula para deputado federal, Lula para governador e Lula para Deputado estadual, independentemente do nome ou foto que estiver na urna. Ou seja vou votar exclusivamente nos candidatos do lulismo (no 13 PT, no 65 PCdoB, e onde o PSOL for competitivo também vale votar no 50).

      1. pode contar com 500 – todos

        pode contar com 500 – todos que conheço estão nessa – e estamos concientes que o principal deverá ser votos nos candidatos de PT, PC do B, PSOL para senadores e deputados federais e estaduais – eles podem até levar por WO mas não vão governar. o importante é ficar atento aos candidatos – lembre-se que José Serra e Aloísio Nunes já foram da AP (cabo Anselmo não foi um só)

  3. Uma vez ouvi que o avô do FHC

    Uma vez ouvi que o avô do FHC era um general ou coisa que o valha e que disse que Dom Pedro II tinha duas opções após o advento (um golpe, na verdade) da república = exila-se ou fuzila-se. Enfim, FHC não nega que ser FDP é do DNA da família desse canalha.

     

     

  4. O herói morre jovem ou vive demais para se torna o vilão

    Esse é um ex-presidente que eu respeitava, até o posicionamento dele nos últimos três anos. 

  5. Lula preso convence até indecisos de sua inocência

    FHC entregou o plano dos golpista: querem Lula no exílio. A única coisa que diminui a chance de derrota dos golpistas em 2018.

    Porque os golpistas estão numa sinuca de bico:

    Se não prendem Lula passam recibo de que o julgamento foi político para tirá-lo das urnas e Lula elege quem ele apoiar.

    Se prendem, Lula convence os indecisos de sua inocência, pois se fosse corrupto não enfrentaria o processo e a prisão e já teria refugiado no exílio. Vira mártir do povo, e o lulismo ganha até por margem maior. Lula deixa de ser candidato para virar bandeira de luta.

    Eu não reciminaria Lula se fosse para o exílio, depois de tudo o que já fez pelo povo brasileiro e da perseguição que sofre atingindo sua família. Mas vou admirar mais ainda se ele enfrentar uma prisão injusta, fazendo um sacrifício pessoal para salvar a nação e o povo brasileiro do golpe de lesa-Pátria.

  6. Tudo bem agir como político,

    Tudo bem agir como político, mas considerar Huck como opção é de dar ânsia de vômito.

    Isso quer entrar para história como estadista?

  7. Este senhor do cinismo.

    FHC ajudou a consumar o golpe, mas como sempre deixa o serviço sujo para outros. O grande crítico do populismo, agora tenta alavancar Hulk, com uma proposta eleitoral demagógica, e pretensamente voltada para o povo. Um crítico feroz do Bolsa Família, por dizer se tratar de uma políticas assistencialista, vai tentar colar seu partido e sua proposta política para o país, numa figura televisiva, cujo sucesso se baseia no mais puro assistencialismo.

    Este é o intelectual de quatro costados aquele que se diz ser Social democrata. FHC onde o cinismo só não  é maior do que a cara de pau.

  8. E pensar que Dilma depois da posse fazia questão de agir

    com tanta cortesia para agradar este traidor vagabundo .

    Presidenta Dilma, recém-eleita, apresentando bandidos golpistas da colônia ao golpeador líder do império :

    Presidenta Dilma Rousseff ergue um brinde ao presidente Barack Obama durante almoço

     

     

    1. E na foto

      O olhar lânguido de Temer para FHC, que olha lânguidamente para Obama, sob um riso sarcástico de Sarney e Collor, e obviamente todos sob os olhares vigilantes da NSA. Mas bem escondidos estavam os olhares de cobiça e traição sobre a  Dama de vermelho.

  9. Você também perdeu Fernandinho

    Pobre Fernando Henrique… Provavelmente em sua ulitma participação para as eleições presidenciais quais candidatos seu partido tem para ele apoiar? A marionete Luciano Huck…. Para quem dizia que Lula não tinha cultura, conhecimento para governar… Depois de um menino mimado e drogado agora o PSDB vem com mais um enfeite. E nem poste é: mas sim um boneco de ventriloquo… Que a vida é irornia e tragédia.

  10. Se a opção de exílio saísse

    Se a opção de exílio saísse da boca do próprio Lula e antes do TRF4 seria uma arma dissuasória que poderia ter tido seu efeito. Agora, depois do TRF4 e saindo da boca de FHC será demonstração de capitulação. Agora o que deve sair da boca de Lula é “venham me prender se tem coragem”.

  11. já está no meio do jogo…

    O PIG de SP começa a atacar o Bolsonaro, deixando o caminho livre para Alckimin e Luciano Huck crescerem nas próximas pesquisas. Vamos ver quem o PIG do Rio vai apoiar.

    Se o Lula candidatar será inelegível e os votos recebidos vão pro lixo.

    Esta seria minha estratégia no jogo político.

  12. Comentário.

    FHC é realmente um intelectual… daquele tipo… o cão-de-guarda que aparece pra dizer que as coisas são assim, mas não pq são assim…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador