Força tarefa da Lava Jato afirma que denúncia prejudicou trabalho

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – O juiz federal Sergio Moro e integrantes da força tarefa da Operação Lava Jato estariam indignados com o pedido de prisão contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, protocolado por promotores do Ministério Público de São Paulo, nesta quinta (10). A informação é da revista Época.
 
A condução da Lava Jato pelo Sergio Moro e sua equipe de procuradores do MPF e delegados da Polícia Federal é alvo constante de críticas de juristas, constitucionalistas, advogados, magistrados, ministros e professores de Direito. A reação após o pedido de condução coercitiva contra Lula, na última sexta, foi expressiva e visível. 
 
Entretanto, ainda assim, os investigadores e o próprio magistrado acreditam que a peça de Cassio Conserino, José Carlos Blat e Fernando Henrique Araújo atrapalham o “trabalho desenvolvido na Lava Jato, guiado com cautela e esmero”, teria defendido, segundo a reportagem. Moro e a força tarefa teriam afirmado que a denúncia “não tem fundamentação e foi feita de forma apressada”.
 
As citações teriam ocorrido ao mesmo tempo em que Moro tenta recuperar credibilidade da opinião pública para a sua tomada de decisões. Na noite desta quinta (10), durante a segunda palestra que concedeu somente nesta semana, Sergio Moro disse que as afirmações de que a Lava Jato têm viés político são falsas e “não são feitas por pessoas destituídas de interesse em obstruir essas investigações”.
 
Ainda, apelou ao público de quase 2 mil pessoas, na palestra na Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), para que os protestos, favoráveis ou contrários ao governo ocorram “sem violência, radicalismo, com muita calma e serenidade”. “Penso que nesse momento de certa turbulência e radicalismo, são compreensíveis as angústias e reclamações diante do contexto econômico e político, mas ainda assim é importante que [o protesto] seja desenvolvido sem discurso de ódio ou violência contra ninguém”, defendeu.
 
Críticas pela oposição
 
A crítica de Moro à denúncia do MPSP foi consenso, também, entre líderes da oposição. O líder do PSDB no Senado, Cássio Cunha Lima (PB), disse que é preciso ter prudência.
 
“Não estão presentes os fundamentos que autorizam o pedido de prisão preventiva, até porque  o Ministério Público Federal e a Polícia Federal fizeram buscas e apreensões muito recentemente, à procura de provas. Vivemos um momento incomum na vida nacional. É preciso ter prudência”, disse o líder tucano, em nota à imprensa.
 
O presidente do DEM, José Agripino Maia (RN), também afirmou que o momento é de agir com sensatez e prestigiar as instituições. “É um momento de grande tensão. Trata-se da decretação de prisão preventiva de um ex-presidente da República que leva a que o país todo veja com muito equilíbrio os fatos que vão se suceder”, disse Agripino, receoso.
 
“Com os elementos que eu detenho até agora, não havia razão para o pedido de prisão junto com a denúncia”, também defendeu o vice-presidente do PSDB na Câmara e coordenador jurídico do partido, deputado Carlos Sampaio (SP). Para ele, os promotores foram precipitados e que a justificativa não se mostrou factível. “Os elementos não me levam a crer que ele [Lula] está conturbando a instrução criminal, que ele está interferindo no processo penal”, acrescentou.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

48 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. OPOSIÇÃO QUER IMPEDIR QUE PROCESSO FIQUE EM SP

    OPOSIÇÃO QUER IMPEDIR QUE PROCESSO FIQUE EM SP

    Vou tentar explicar, pela minha ótica (não sou dono da razão) porque a oposição está tão “raivosa” com o promotor Conserino do MP de SP. Deve ter causado espécie para muitos, ver tantos caciques da oposição esbravejando que o pedido de prisão temporária do Lula pelo MP de SP não tem consistência jurídica (inclusive medalhões da grande mídia – como o “Pit Bull” Reinaldo de Azevedo), como se tomados por um súbito respeito a legalidade e aos princípios do devido processo lugarl e direito a ampla defesa que devem ser respeitados numa democracia. Não tem nada de respeito às normas ou respeito ao devido processo legal e, muito menos de súbito ato de bom senso e apego a Democracia por parte deste pessoal.

     

    Tudo é apenas para pressionar para que a competência não seja fixada em SP, mas que continue com MPF (Ministério Público Federal) em outras palavras, que fique nas mãos do Moro e da Lava Jato.

     

    Porque o conflito de competência se o caso tem que ficar com o MPF o MP de SP, tem aspectos muito subjetivos e outros bem claros e objetivos. Por exemplo os tipos penais que querem imputar ao Lula são praticamente idênticos, ocultação de patrimônio e lavagem de dinheiro, já o objeto da investigação em nível de competência territorial é bem objetivo e sem dúvidas, os imóveis ficam em SP e ainda tem o domicílio do investigado ou denunciado que também não suporta dúvidas, também é em SP. Restando para tentar empurrar a competência para o MPF (federal) a HIPÓTESE de que o dinheiro para comprar os imóveis tenha saído dos cofres da Petrobrás (mas isso é mera especulação, ainda mais em fase de cognição sumária), não podendo se dizer que essa mera hipótese seria suficiente para fazer incidir a Súmula 122 do STJ que fixaria a competência na Justiça Federal (ou seja, no colo do Moro).

     

    Na corrida para os holofotes entre Conserino e Moro, Conserino tentou adiantar as peças para ver se protocolando a denuncia primeiro, consegue fixar a competência para ele por PREVENÇÃO. E é isso que está assustando os, agora, aparentemente, “legalistas da oposição”. Pois eles não querem que a competência fique com o MP e Justiça de São Paulo.

     

    E porque essa oposição repentinamente “legalista”, não quer que a competência fique com SP. Porque desde o início tudo foi trabalhado junto com a Lava Jato para que as engrenagens fiquem todas a disposição de Moro e sigam o roteiro, onde Moro, ao contrário do que muita gente pensa, é apenas um marionete e não artífice disso tudo. Então bateu o desespero na oposição porque todas as peças que eles haviam conseguido deslocar para a esfera do Moro todos os recursos, todas as pessoas em polos chaves, tudo para destruir Lula e, em consequência o PT, pode parar nas mãos de um promotor que já tomou umas três repreensões severas da Justiça por suas peças ineptas e ainda que responde um processo disciplinar no CNMP justamente por ter adiantado a denúncia na Veja, antes de ouvir as partes.

     

    Então, tudo que a oposição não quer é que a competência fique em SP e atrapalhe a imensa engenharia que foi montada para dar sustentação ao Moro e suas decisões, reajustar tudo para SP, inclusive com a nova recomposição de peças em pontos chaves seria muito demorado e perigoso, agora que sabem que o “outro lado” (esquerda) está mais atento as movimentações. Além do que, o fato de ficar em SP, ainda traria para a o operação um mácula de estar sendo feita num estado dominado pelo PSDB há décadas.

     

    Assim, não tem nada de “boas intenções” e nenhum apego ao “legalismo e devido processo legal” dessa turminha que grita pelo Golpe há tanto tempo, existe apenas o desespero ante a possibilidade de que o caso (Lula) saia das mãos do Moro e de toda parafernália que montaram para dar sustentação às decisões do Juiz do Paraná, inclusive, aposto, em Tribunais Superiores.

    Bem, com essa manifestação da Lava Jato, fiquei mais convicto ainda do meu ponto de vista.

    1. Sem dúvida é isso.

      Porém, a preocupação é vã. Porque eu aposto com quem quiser q não há nenhuma possibilidade do STF interferir nessa história. Lula está jogado aos leões e assim continuará.

      A decisão da Rosa Weber será referendada pelos frouxos e pelos canalhas do tribunal.

      1. Pois eu acho que nesse caso o
        Pois eu acho que nesse caso o stf vai intervir dando a jurisdição à lava a jato como querem os empresários de mídia e a oposição, não vai ter mudança no padrão de conduta dos ministros, todos seguirão o triunfante gilmar.

        1. Não importa a quem o STF

          Não importa a quem o STF declarar ser o condutor da ação, se a leva-jato ou MP-SP. Os fatos investigados são os mesmos e as acusações as mesmas. E a ação do MP-SP mostrou o que é e a que objetivos serve este ataque a Lula. Resumindo, os 3 papetas do MP-SP escracharam o golpe. Uma vez atirada ao rio não há mais como reparar as águas. A leva-jato e o MP-SP são siameses no golpe.

    2. É por aí, mesmo

      Os aloprados do MP-SP detonaram a estratégia de Moro, que como vc bem disse é apenas artíficie e não autor. Quando muito um Adolf Eichmann. Um burocrata medíocre.

      A agenda do Golpe de Estado sofreu duas importantes derrotas na última semana: um contra-golpe militar em Congonhas (segundo alguns relatos) e agora essa ejaculação precoce dos promotores patetas, que deve micar a manifestação de domingo.

      Teve hoje tb o Noblat defendendo corruptos no Twitter e o povão descendo o cacete no Habbibs, mas acho que não conta muito.

      O xadrez está complicado. Amanhã tem convenção do PMDB, que vai rachado. Picciane (o traíra) e Renan contra o governo; Requião e Kátia Abreu (que não apita muita coisa) a favor.

    3. Fixação da competência

      O companheiro Eduardo Pereira da Silva foi perfeito na sua análise. Também penso assim. Sem falar no fato de que lá no Paraná há uma tabelinha com o Tribunal onde eventtual recurso seria dirigido, que, como se sabe, tem confirmado todas as sentença de Moro, ainda que carente de provas concretas e recheadas de deduções…Uma vez condenados ou confirmadass condenações pelo Tribunal só seria possível STJ e STF onde os recursos tem como parâmetro violações de leis infraconstitucionais ou da Constituição. Não analisam provas ou sua ausências. Então condenado na primeira instância, danou-se, pq, na segunda, confirma. Tchau e bença..É por isso que eles querem o Paraná.

  2. Sensacionalista de novo?

    Senti um lance meio sensacionalista na matéria.

    Uma manchete cairia bem: “Somos ruins, mas os aloprados de São Paulo conseguem ser piores, afirma Moro”.

    Lembrei de minha saudosa mãe aos filhos reclamando um do outro: é o sujo falando do mal-lavado.

  3. O Moro será obrigado detornar

    O Moro será obrigado detornar caciques da oposição, se quiser ter novamente aparente credibilidade, caso contrário, já era.

    Denunciar o Lula novamente com base em triplex, sítio de atibaia, não cola mais. Nem coxinha acredita.

  4. “Prejudicou o trabalho”…

    “Prejudicou o trabalho da Lava Jato”… Ué, mas o MPF e o MP/SP não investigavam objetos diferentes, conforme sustentou o MPF à Min. Rosa Weber, ao dizer que não havia conlito de atribuição (embora se tratasse da mesmíssima investigação)? É brincadeira essa nossa “justiça”.

     

     

  5. Como disse o Paulo Nogueira;

    Como disse o Paulo Nogueira; “Quem deveria ir preso eram esses promotores do MPE-SP, que em total desacordo com a Lei e de forma oportunista, canalha e criminosa, pedem a prisão preventiva do ex-presidente Lula”. Vou além; sérgio moro também deveria ser preso; pelo deboche, escárnio com os suspeitos, investigados, acusados e os que se tornaram réus na Lava Jato. e pelo desrespeito à Lei, à Constituição Federal e aos direitos individuais do cidadão, ao negar aos acusados o direito a ampla defesa. A História há de colocar sérgio moro ao lado de Joaquim Siléro dos Reis, onde outro Joaquim, o barbosa, já consegui assento definitivo.

  6. O promotor tucano de SP

    O promotor tucano de SP atrapalha os planos golpistas do juiz de Curitiba. Existe um cronograma seguido pela mídia, Globo à frente, e pelo estado paralelo de Curitiba (juiz Moro e seus delegados e procuradores, todos eles assessorados pela CIA). Não que a oposição esteja contra a prisão de Lula. O que ela percebe é que a peça acusatória da promotoria tucana de SP é muito fraquinha e seria facilmente desmoralizada. O que eles querem é que o juiz da CIA Moro continue sangrando o governo, Lula, PT, Petrobras, com total assessoramento de comunicação dos Marinhos, Frias e Cia. e seus comentaristas de aluguel, que vendem a pena e a voz para servir aos donos da Casa Grande. Grandes canalhas! Vão todos eles acertar as contas com a História e com povo brasileiro.

  7. E O ZELOTES, COMO ANDA?

    O tal de Zelotes está , cada vez mais, esquecido e deletado, principalmente da opinião pública.

    Nela, há indícios suficientes para denúncia da prática de sonegação e corrupção, em torno de mais de 20 bilhões de reais.

    E entre os tais sonegadores estariam importantes segmentos e empresas de nosso País.

    Mas, porém, todavia, contudo e todas as demais conjunções coordenativas adversativas existentes em nossa Língua, todos buscam investigar o Lula.

    Outro dia, fiquei sabendo que, além do MP de São Paulo, e do Lava-jato, também o MP está investigando um eventual caixa-dois na campanha de Lula, em 2002, buscando encontrar também algum fato que possa incriminá-lo.

    É a caça às bruxas, diria o ditado popular.

    Mas aí, e o ZELOTES como anda?

    Ninguém mais o comenta.

    Todos só falam do triplex, do sítio de Atibaia e ainda caixa, etc. sempre ligando fatos suspeitos.

    Parece que o único suspeito de corrupção neste País é o Lula.

    O ZELOTES que começou a desvendar sonegações bilionárias, de repente é esquecida pelo uivar e berrar que o Lula é ladrão, embora seja candidato ao Nobel da Paz.

    Com isto, tiraram, é claro, o foco da Zelotes, jogaram as fichas todas sobre o Lula.

    Nesta hora, lembro de Chico Buarque, quando diz nas letras de sua música, Geni e o Zepelin, ” joga pedra na Geni, joga bosta na Geni, ela é feita pra apanhar, ela é boa de cuspir, maldita Geni”.

    E Lula está aí sendo o saco de pancadas preferidos daqueles que querem se safar de acusações de sonegação e  corrupção. Ora, até Noblat, está dizendo que “os politicos devem derrubar rapidamente a presidente Dilma, para tentarem se safar da Lava Jato e outras investigações “

    Virou bagunça. Imaginem se a moda pega e começarem a abrir inquéritos em todo os estados para ” pegar o Lula”

    Mas e a ZELOTES?

    Como está a Zelotes?

    Isto não vem ao caso, o que importa mesmo é derrubar o Lula e tentar cassar o mandato de Dilma.

    E depois disto, é  claro, a paz reinará.

     

  8. Chamem um psiquiatra

        Era só o que faltava, os excelsos mestres do direito, varões impolutos da ética, nossos nobres defensores, membros da infalivel carreira dos Procuradores Publicos, agora degladiam-se para ver quem mais aparece nos veiculos de midia, quem é mais infalivel que o outro, competem descaradamente, até se criticam abertamente.

         Proponho o seguinte aos nobres vestais : As 2as/4as/6as o JN apoia os “federais”, 3as/5as/ sabados os do MP/SP, Domingos eles descansam, o Fantastico fica exclusivo para quem Gilmar Mendes decidir.

  9. Lava Jato

    Circulou bastante nas redes que Moro e toda sua família seria filiados ao PSDB. Ele assegurou que isto é inverdade. O pai é acadêmico sem nenhuma relação com partidos, explicou. Entendi da sua fala que trabalha dentro de uma linha investigativa que se não for interrompida por intereses feridos poderá servir para a redução da criminalidade na política, o assalto histórico aos cofres públicos, onde a bandalheira corre solta e por onde habita os altos escalões da bandidagem do pais. 

  10. Moro vai denunciar o MP de

    Moro vai denunciar o MP de São Paulo ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva – STJD, por conduta antiesportiva ao terem queimado a largada na corrida para prender Lula.

    1. direto do sensacionalista!

      http://sensacionalista.uol.com.br/2016/03/10/moro-manda-prender-promotor-de-sao-paulo-que-pediu-prisao-de-lula-antes-dele/

      Moro manda prender promotor de São Paulo que pediu prisão de Lula antes dele

        

      Sérgio Moro acaba de pedir a prisão preventiva do promotor público Cássio Conserino, do Ministério Público Estadual de São Paulo, para evitar que Conserino prenda Lula antes dele. “Joguei o jogo inteiro e na fase final alguém vem e derrota o chefão antes de mim, de jeito nenhum”, teria declarado Moro ao saber do pedido de prisão preventiva que o MP emitiu para Lula.

      O japonês da PF foi visto polindo as algemas e pegando um avião em direção à São Paulo para fazer uma visita amanhã logo pela manhã à casa de Cássio Conserino. “Não prendo ninguém há dias, já estava ficando nervoso”, disse o agente ao embarcar.

       

  11. kkkkkk Orra, tudo prejudica o

    kkkkkk Orra, tudo prejudica o trabalho dessa Força-tarefa. Melhoe é trancar a população em casa por 10 dias, proibir o tráfego , cortar as comunicações e deixar o pessoal trabalhar

    1. Os caras (Vaza-Jato e MP-SP)

      Os caras (Vaza-Jato e MP-SP) são tão incompetentes que esqueceram até mesmo de combinar entre si quem deve prender Lula. Assim dar golpe fica difícil mesmo. Tem que combinar antes: “Olha MP-SP, a gente da Leva-Jato prende o Lula e vcs dão apoio inventando que Lula tem apartamento (que não é dele). Beleza? Assim 2018 fica pra nóis que perdemos 4 vezes” kkkkkkkk

  12. Com essa discussao da prisai
    Com essa discussao da prisai e engels/hegel deixou-se de lado a conduçao da sexta… enquanto a galera ri doa memes apaga-se da memória outros fatos….

  13. O pai do vestal Moro apoiou a

    O pai do vestal Moro apoiou a ditadura e ajudou a fundar a Arena ou PFL .

    Essa   Rosa Weber  parece ministra de porta de cadeia .

    Proponho ao Nassif ou outro jornalista imparcial convidar o camisa parda/preta para uma palestra e que o mesmo terá que responder aa todas as perguntas. Assim saberemos se é tucano ou não .

  14. É engraçado, quantos o juiz
    É engraçado, quantos o juiz Moro mandou buscar e prender, até quem já estava preso, e agora crítica o MPSP. Talvez ele pense, estes caras de SP não sabem prender ninguém.

  15. perseguição politica

    Essa perseguiçao politica pela qual o pessoal do PT e de parte da base aliada está passando é coisa da época do imperiialismo, 1.823/1890, quando ao Rei e aos seus capangas, hoje PSDB e a grande midia, tudo podia e agora pode. Aos escravos, minoria governista,  restava e ainda resta a chibata com o intuito unico de fazer com que permaneça nas senzalas, de onde alias nunca deveria ter saido. A Globo e a Veja alem de puxa saco atua como se fosse um poder moderador, a serviço dos manganos do PSDB e aliados, que enquanto esteve no governo, 1.995/2.002 roubou muito mais do que o pessoal da lava logo teria roubado. So o rombo do Banestado foi duas vezes superior ao alegado rombo investigado pela Lava logo.  

  16. o moro ficou brabo porque a

    o moro ficou brabo porque a rede social detonou o ridículo 

    texto de acusação do mp paulista, degradando a tese da

    morocracia da guantanamo de curitiba..

    agora, qualquer menção a isso será ridicularizada novamente,,,

    por isso, moro já está justificando….. 

    sentiram tb, ele e o conluio, que não adianta prender lula…

    lula, solto, vivo ou morto, já  é mito…

    e mito dura séculos, como se sabe…

    1. adendo:
      achei curiosa a

      adendo:

      achei curiosa a insistencia do moro em dizer ainda que os

      críticos da  operação lava-jato seriam, digamos, lenientes com a corrupção.

      ledo engano dele….

      todo mundo é contra a corrupção, por obviedade,

      inclusive por defesa própria, claro…

      o que pelo menos alguns mais  lúcidos são contra é a desmesura

      com que a corrupção é combatida, como no caso da lava-jato,

      que virou uma república infame, um estado de exceção….

      uma república dos juízes, como disse felipe gonzález.

  17. É claro. Pelos seus 15
    É claro. Pelos seus 15 minutos de holofotes os tres patetas de SP botaram o bonde na linha de moro e seus cavaleiros cruzados. A tentatva de arrastar Lula preso para curitiba foi a primeira escorregada dos probos curitibanos e essa patacoada dos probos paulistas coloca a operação ” Lula em cana” sob risco. Não foi por amor a justiça que o Noblat desceu a lenha nos três patetas, foi para tirá-los do caminho. Como se diz popularmente, os moços formam um grande time de empata fodas. Nesse caso literalmente..

  18. Esta turma de vagabundos da

    Esta turma de vagabundos da guantânamo do Paraná tenta sequestrar um ex-presidente em plena luz do dia e ainda vem falar em indignação?

    Quando aqueles que deveriam defender a lei se prestam a cometer crimes, este país já esfarelou e o caos se aproxima a passos largos.

    Vocês da lava jato não passam de bandidos golpistas e o caos que se aproxima é da responsabilidade de vocês.

    Moro, você e seus capangas do MPF e PF não vão ficar bem nos livros de história, pode crer. 

  19. Justo quando moro e seus
    Justo quando moro e seus inquisidores estavam chegando ao clímax orgástica aparecem esses paulistas querendo gozar também. Sai prá la seus bofes que essa foda é só nossa.

  20. é só deslocar a linha de chegada…

    que eles se desmascaram:

    quando promotores não não me acompanham direito, coisas ruins acontecem

    reparem como se revela a invasão de competências, tipo recruta dar uma de general

    investigações, justiça de verdade? que nada! apenas uma fila pra ser herói da mídia e dos coxinhas

    e fila, pasmem, na linha de chegada, não na de partida, o que mostra claramente que é politicagem barata

  21. Medo do desmembramento do processo de execeção

    Quando Teori desmembrou o processo da Lava Jato, enviando alguns casos para outros Estados, os “intocáveis” da Lava Jato entraram em pânico. O título deste post deveria ser: Oposição quer impedir que processo da Lava Jato seja desmembrado 

  22. Alguém já viu na TV uma

    Alguém já viu na TV uma caçada de leões? A leoa vai caçar e atrás seguem os filhos adolescentes. Quando ela está preparando o bote, um ou dois jovens se precipitam e correm atrás da presa antes da hora, fazendo com ela fuja. Com o Moro e os procuradores paulistas aconteceu isso. O sentido a que eles estão a obedecer e representar é o sentido da caçada. Os paulistas precipitados botaram a grande caça no mato. Mas não significa que a caçada esteja perdida. Ele, como a leoa, vai pacientemente armar outro bote, dentro de uma nova perspectiva. É o que se dá claramente a entender, sem qualquer subterfúgio. Uma platéia da qual foi subtraída a capacidade de se relacionar integralmente com a realidade, observa as cenas e só vê o espetáculo em sí, que lhe desperta o desejo primitivo e apaixonado de torcer pelo leão. Ou pela leoa. Parece louco, mas isso é real.

  23. Prejudicou em que……

    Moro parece que tem um senso crítico peculiar. Ele fala do trabalho de procuradores de Sao Paulo, de forma bem pejorativa, acusando-os de açodamenteo e falhas técnicas.  Entretanto a peça lida pelo procurador de Curitiba, era tão rísivel quanto. E mais do que isto apresentava entre outras coisas um plágio da peça apresentada  contra Dirceu. Nas duas peças, o que mais se tem são ilações e julgamentos  de valor, e uma total falta de provas e de foco.  Ao acusar Lula de como presidente ser responsável pela indicação de diretores da Petrobrás, é como acusar o presidente do  Conselho Nacional de Justiça de ter indicado Conserino, ou o presidente do STF de ter feito a prova de admissão em que Conserino , Blatt e o outro passaram. È acusar o presidente do STF de ser responsável pela prisão coercitiva , indevida e ilegal de Lula.   A pressa em culpabilizar Lula, inocenta Dirceu, pois segundo a peça de Curitiba,:  depois de deixar a Casa Civil, era necessário substituir Dirceu, por alguem do mesmo escalão ou superior Esta frase deveria dar a liberdade a Dirceu, pois afinal, esta frase afirma com todas as letras que depois de sair da casa civil, Dirceu perdeu o poder e não mandava em mais nada.. Isto inocenta Dirceu  e elimina o argumento para mante-lo preso.Esta peça  jurídica curitivana com  insinuaçoes,ilações e julgamentos de valor, tem o mesmo valor jurídico da peça Paulistana, embora literariamente não seja tão rica em floreios filosóficos.   

    Observem que a rísivel  peça Paulistana, inicialmente  mereceu da imprensa, um tratamento vip, e so depois dos risos provocados em várias autoridades judiciárias, ela começou a receber algumas críticas. Mas não me venham agora dizer que as peças de Curitiba são um primor, pois não o são.  O que está explicito é que tecnicamente nenhuma delas se sustenta. A sustentação é meramente midiática. Os procuradores de São Paulo em sua ignorância filosófica terminaram por colocar em evidência a natureza grosseira , impossibilitando o apoio da mídia. Já as peças de Curitiba, continuarão tendo suporte da mídia.

  24. Me parece que tem ocorrido
    Me parece que tem ocorrido uma tabelinha entre MP SP e Lava Jato. Como o Moro se desmoralizou demais com a tentativa frustrada de levar o Lula pra Curitiba, o MP de SP comete cagadas monunentais, a ponto de serem achincalhados imediatamente nas redes sociais. Dentro do quadro de estupidez apresentada a Lava Jato fica até parecendo uma operação séria.

    Não concordo. Isso não pode redimir os absurdos da Lava Jato

  25. “trabalho desenvolvido na

    “trabalho desenvolvido na Lava Jato, guiado com cautela e esmero”,

    E era feita com muito esmero,

    na rua dos bobos, número zero…

     

  26. Assessoria de marqueteiro

    Os marqueteiros do Moro vieram a público, no estilo “estariam indignados”,  tentar consertar alguns arranhões na imagem. O certo é que há muito espetáculo e pouco resultado.

    Nenhum esquema de corrupção, por mais poderoso que seja, pode prescindir do ‘apoio’ dos órgãos de acompanhamento e  gestão. E não faltam órgãos que fiscalizam na aplicação das quase 65 mil leis do país, só no governo federal são mais de 20 distribuidos em secretarias e ministérios. Nenhum membro destes mais de 20 órgãos foi sequer citado. Sem falar nos ministérios públicos, a quem cabe apresentar a denúncia, ou da, midiática, polícia federal com os seus super poderes. Sem mencionar é claro o judiciário.

    Portanto, temos huma operação deste porte sem a participação de qualquer um dos órgãos de controle do estado. Isto significa dizer que  não conseguem desempenhar suas atribuições e deveriam ser extintos. Ou então temos gigantescas omissões, por pressão política ou não, que são o esteio por onde opera a corrupção e que permanece intocado. São estes detalhes que fazem a diferença entre fazer política com a justiça e buscar a justiça.

    Horacio Duarte

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador