Fux cala e consente

Da Folha

Acusado por Dirceu, Fux diz que ‘não polemiza com réu’

Ministro evita confronto após ser acusado de prometer absolvição no STF

Colegas no tribunal não se manifestam sobre acusações de petista, mas lamentam desgaste sofrido pela corte

DE BRASÍLIA

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luiz Fux evitou ontem o confronto com o ex-ministro José Dirceu, dizendo que não responderia às suas acusações porque não “polemiza com réu”.

Em entrevista à Folha e ao UOL publicada ontem, Dirceu afirmou que Fux o “assediou moralmente” quando estava em campanha para ocupar uma vaga no STF e disse que ele prometeu sua absolvição no julgamento do mensalão.

Indicado para o Supremo pela presidente Dilma Rousseff no início de 2011, Fux era considerado pelos petistas voto certo a favor dos réus, mas foi um dos mais rigorosos no julgamento e votou pela condenação de Dirceu.

“Ministro do STF não polemiza com réu”, disse Fux ontem. Ele não quis fazer nenhum outro comentário sobre a entrevista de Dirceu.

Antes de ser nomeado por Dilma, Fux era ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça). Em entrevista concedida à Folha no fim do ano passado, ele havia admitido que procurara Dirceu quando buscava apoio para realizar o “sonho” de ir para o STF.

“Fui a várias pessoas de São Paulo, à Fiesp. Alguém me levou ao Zé Dirceu porque ele era influente no governo Lula”, afirmou. Fux disse também que na época não se lembrou de que Dirceu era réu no mensalão, afirmação que o petista classificou como “tragicômica” e “ridícula”.

Dirceu foi condenado a 10 anos e 10 meses de prisão pelos crimes de corrupção ativa e formação de quadrilha. A maioria dos ministros do STF concluiu que ele comandou a organização do mensalão para comprar apoio político no Congresso no início do governo do ex-presidente Lula.

O julgamento do mensalão foi concluído no ano passado. O acórdão que resumirá suas decisões e os votos dos ministros deve ser publicados em breve, o que permitirá que réus como Dirceu apresentem recursos para tentar reverter suas condenações.

As acusações de Dirceu causaram constrangimento no tribunal. Colegas de Fux preferiram não falar sobre o caso, alegando não ter lido a entrevista. O único a se manifestar foi Marco Aurélio Mello.

“Desgasta o Supremo”, afirmou. “Mas não fragiliza o julgamento, porque não se trata de um argumento jurídico. Pelo contrário. Ele [Fux] foi um dos mais rigorosos.”

Não houve referência ao tema na sessão de ontem do STF e ministros ouvidos pela Folha afirmaram não ter conversado com Fux sobre ele.

Nos bastidores, no entanto, os ministros lamentaram o ocorrido, dizendo se tratar de um desgaste desnecessário, que amplia o embaraço criado pela entrevista do próprio Fux no ano passado.

(FELIPE SELIGMAN)

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador