Gebran abre placar contra Lula aumentando pena para 12 anos

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Reprodução/G1
 
 
Jornal GGN – O desembargador João Gebran Neto ratificou a sentença de Sergio Moro contra Lula e ainda majorou a pena, que antes era de 9 anos e 6 meses, para 12 anos e 1 mês de prisão, em regime fechado. Ele também manteve as decisões de Moro sobre reparação de danos e confisco dos bens do ex-presidente. Já os co-réus Leo Pinheiro e Agenor Medeiros, ex-executivos da OAS que ajudaram a condenar Lula tiveram as penas reduzidas.
 
Gebran entendeu que Lula é culpado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro e sustentou que sua pena merecia ser agravada pelo fato de se tratar de um ex-presidente, ou seja, um político que usou o mais alto cargo da República para articular o esquema de corrupção na Petrobras.
 
“A culpabilidade é o vetor maior da dosimetria da pena”, disse Gebran, acrescentando que  “trata-se de ex-presidente da República que praticou atos no exercício do mandato” e que merece críticas, como todos que praticam ideiais anti-republicanas. Ele disse que o esquema revelado pela Lava Jato era sofisticado e que encontrou provas de que Lula teve “interferencia em alguns episódios”.
 
O relator ainda abraçou a tese de Moro, de que o caso triplex é um processo que revela não apenas um crime acerca do apartamento do Guarujá, pois extrapola “os beneficios pessoais”.
 
Além dos desvios, disse Gebran, o esquema “colocou em xeque a própria estabilidade democrática”, uma vez que o dinheiro da OAS abasteceu o caixa de campanha do PT e “desequilibrou o Estado de Direito” quando permitiu que o partido tivesse mais recursos que outros na eleição. 
 
À pena de 12 anos e 1 mês, Gebran já aplicou um desconto por causa da idade de Lula.
 
“Sobre reparação de danos e confisco de bens, estou mantendo a sentença na íntegra, inclusive com incidencia de juros e correção monetária”, determinou Gebran. Ele também manteve o confisco dos bens.
 
O BENEFÍCIO AOS ACUSADORES
 
Leo Pinheiro e Agenor Medeiros, ex-executivos da OAS, tiveram as penas reduzidas. Agora, eles devem cumprir 3 anos e 8 meses e 1 anos e 10 meses, respectivamente, em regime semiaberto.
 
Gebran disse que eles merecem o benefício porque ajudaram a condenar Lula.
 
A POSSE DO TRIPLEX
 
No seu voto, Gebran sustentou que, a despeito dos documentos apresentados pela defesa, a OAS era laranja de Lula e o triplex, de fato, foi prometido ao ex-presidente como contrapartida ao esquema da Petrobras.
 
“Há prova acima da dúvida razoável de que o triplex foi destinado ao ex-presidente, apesar de nao transferida por causa da prisão de Léo Pinheiro”, disse Gebran, para quem “provas indiretas” têm o mesmo valor que provas diretas.
 
Gebran ainda disse que é “inimaginável esperar que houvesse provas materiais da participação de Lula no esquema.” Mas citou que existem “testemunhos”, delações premiadas e outros depoimentos que merecem “crédito”, como o de Leo Pinheiro.
 
“A transferência da propriedade não é essencial para a caracterização de lavagem, mesmo porque o crime consiste em ocultar a propriedade”, disse. “Se tivesse havido a transferência, não estaria se falando de lavagem, mas de mero aproveitamento do crime de corrupção passiva.”
 
A PENHORA DO TRIPLEX
 
Gebran ainda disse que provas de que o triplex é da OAS, como a decisão judicial que entregou o imóvel a um credor da empreiteira, “nada muda o que aconteceu. Porque o imóvel está mesmo em nome da OAS, e a OAS é laranja do verdadeiro titular.”
 
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Isso não é uma sentença: é um

    Isso não é uma sentença: é um deboche. Os verdadeiros e respeitados juristas do país com certeza estão indignados. Conheço um aqui perto.

    Trata-se do Dr. Cid Saboia de Carvalho, um dos mais respeitados do país. Professor catedrático da Universidade Federal do Ceará há quase meio século, ex-senador constituinte de 1986 onde se destacou como UM DOS CINCO MELHORES pela sapiência no Direito usada redigir a Carta Magna. 

    Pois o doutor Cid, um conservador que nada tem de petista – muito pelo contrário – esbanjou indignação num programa de rádio aqui em Fortaleza. Chegou ao ponto de afirmar que o Judiciário, enfim, passa a se igualar ao Legislativo em termos de perda de dignidade e respeito. 

  2. Mais uma vez, somos o palhaço da estoria.

    O CIRCO ESTÁ ARMADO E, MAIS UMA VEZ, FAZEMOS O PAPEL DO PALHAÇO. Enquanto caçam Lula por ser petista e estar do lado do povo, tentando achar chifre em cabeça de cavalo, a riqueza da máfia demotucana está aí saltando aos nossos olhos. São mansões de Álvaro Dias, apartamento na França de FHC, Helicoca e por aí vai. Esse país realmente não é sério.

     

    P.S.: Com um desembargador desse, com cara de sínico, elitista e prepotente, não poderia ser diferente. Pior que Pilatos.

  3. Depois de tudo o que foi

    Depois de tudo o que foi feito pela lava rato nos últimos três anos como a destruição da economia do país, destruição de milhões de empregos, destruição das maiores empresas do país, destruição de TODOS os projetos nacionais que visavam aumentar a utonomia do país frente ao mundo, destruição da indústria naval, destruição de pré-sal, apoio descarado a um golpe de estado, responsabilidade por levar a maior quadrilha de bandidos ao governo do país em nome de um suposto combate a corrupção em que não conseguiram uma MÍSERA PROVA seque que incrimnasse o ex-presidente Lula,  não resta outra saída para os três patetas de porto alegre que não seja a condenação do ex-Presidente Lula.

    Simplesmente eles não tem outra saída que não seja condenar.

    Se fizesem o contrário sera admitir que em vez atores assalariados da globo são uns tremendos de uns incompetentes e que esta incompetência arruinou o país.

    Além da farsa judicial que vem desde o mensalão há o ódio que não será esquecido em pouco tempo nao. Este ódio estimulado pela mídia e pelas injustiças cometidas pelo judiciário em sa associação não vai ser arrefecido de nenhuma forma e poderá nos causar sérias problemas em futuro próximo.

     

  4. Conforme esperado, e vai se

    Conforme esperado, e vai se confirmando. Placar de 3×0 com aumento da pena para 13 anos para debochar de vez de todos.

  5. LULA esta sendo condenado por

    LULA esta sendo condenado por ter “facilitado” o esquema de roubo  ..numa reedição do domínio de fato

    Sobre o apto NENHUMA prova foi apresentada  ..não é dele, no máximo poderia se admitir que houve interesse sequido de desistência da família, o que não é crime  ..pois nem se saberia como a diferença de valores se saldaria

    Na outra acusação, lembro de LULA dizer em depoimento  que NUNCA foi avisado por ABIM, Ministério da Justiça, Ministério Público, PF, funcionários públicos, auditorias internas e externas, pela imprensa ou por SERGIO MORO, de que haveria um cartel operando pra fraudar LICITAÇÔEs e ainda, distribuindo propina aos funcionários de carreira da Petrobrás 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador