Gilmar decide se enviará inquérito contra Serra à primeira instância


Foto: Gil Ferreira/STF
 
Jornal GGN – O inquérito que investiga o senador José Serra (PSDB-SP) por repasses ilícitos da Odebrecht a campanhas do parlamentar tucano enquanto era governador de São Paulo pode ser remetido à primeira instância de São Paulo. 
 
A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, solicitou a retirada deste processo do Supremo Tribunal Federal (STF) para a Justiça Federal de São Paulo. O pedido está nas mãos do ministro Gilmar Mendes.
 
O tucano é acusado de ter recebido ou solicitado para o PSDB R$ 52,4 milhões entre os anos de 2002 e 2012 da Odebrecht. A afirmação foi dada pelo ex-presidente da empreiteira Odebrecht e delator da Lava Jato, Pedro Novis.
 
A justificativa de Dodge é que o crime investigado teria sido cometido quando Serra não era parlamentar e, por isso, de acordo com as novas regras definidas para o foro privilegiado pelo Supremo, seu caso precisaria ir para a primeira instância.
 
O Supremo decidiu, no mês passado, que crimes cometidos fora do mandato que ocupa o político investigado não serão abrangidos mais pelo chamado foro privilegiado, ou seja, não devem ser mais competência do Supremo investigar. 
 
“Requeiro o reconhecimento da incompetência superveniente do Supremo Tribunal Federal para processar e julgar os fatos ilícitos investigados neste Inquérito e a consequente remessa dos autos a uma das Varas Federais Criminais da Subseção Judiciária da Justiça Federal de são Paulo”, pediu Dodge a Gilmar.
 

11 comentários

  1. Está estudando a melhor forma
    Está estudando a melhor forma de porteger seu amigo do peito. Se no STF ou na 1a instância.

    Na boa, caso envolvendo Gilmar Mendes e PSDB, não era nem para ser notícia, de tão trivial que ficou.

  2. Esse morde assopra da PF, MP,

    Esse morde assopra da PF, MP, justiça e pig com os tucanos só tem uma explicação: extorsão. Tem muita grana rolando por aí, assim a tucanalha vai acabar ficando pobre. Já os concurseiros … 

  3. photo

    Na foto ÇERRA45 faz a sua cara de “mamãe, peidei”

    Gilmau transparece o “eu sei que foi você”

    Já no Brasil a globo segue chamando o vice golpista de presidente.

    O povo, distraido, acredita.

    -Bora ligar a tv que hoje tem jogo da seleção kanarinho!

  4. Julgamento do Serra em primeira instância
    É fria. Aquela bolinha gelada dos sorteios de antigamente sempre dava o resultado favorável ao maior interessado do sorteio. O mesmo se dá nós julgamentos dos tucanos: sempre cai para o Gilmar Mendes. É muita coincidência, vocês não acham?

  5. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome