Gilmar e Lewandowski batem boca em sessão no STF

Da Agência Brasil

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Ricardo Lewandowski, e o ministro Gilmar Mendes bateram boca hoje (2) durante sessão da Corte, quando Lewandowski discordou do voto de Mendes, que determinava ao conselho medidas para fiscalizar o monitoramento de presos.

O STF discute se condenados em regime semiaberto podem passar a cumprir prisão domiciliar no caso de falta de vagas nos presídios. O bate-boca aconteceu após Lewandowski afirmar que a Corte não pode determinar ao CNJ a adoção de determinadas políticas públicas e o Programa Começar de Novo, criado quando Mendes presidiu o conselho, “pode estar ou não superado em função de outros programas que estão em andamento”.

Gilmar Mendes retrucou que “A questão do trabalho do preso, tenha o nome que tiver, se não vamos ficar naquela disputa do Bolsa Família com a Bolsa Escola, com os estelionatos eleitorais que se fazem.

Ricardo Lewandowski respondeu que “O CNJ não faz nenhum estelionato”.

A discussão prosseguiu com acusações de parte a parte:

Gilmar Mendes: “Eu chamei de programa Começar de Novo o programa que faça as vezes dele, porque senão fica muito engraçado. Vamos tratar as pessoas com a devida seriedade.

Ricardo Lewandowski: “Vossa Excelência está dizendo que eu não o estou tratando com a devida seriedade?”

Gilmar Mendes: “Vossa Excelência não me está tratando com a devida seriedade”.

Ricardo Lewandowski: “Não, não absolutamente, peço que vossa excelência retire isso”.

Gilmar Mendes: “Porque eu não sou de São Bernardo, e não faço fraude eleitoral”.

Ricardo Lewandowski: Eu não sou de Mato Grosso, Vossa Excelência me desculpe. Vossa excelência está fazendo ilações incompatíveis com a seriedade do Supremo Tribunal Federal.

Após a discussão, a sessão foi encerrada e será retomada amanhã, quando os ministros voltarão a discutir se presos condenados em regime semiaberto podem passar a cumprir prisão domiciliar no caso de falta de vagas nos presídios.

Redação

75 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Esse Gimar Mendes é uma

    Esse Gimar Mendes é uma erva-daninha plantada no STF por Fernando Henrique Cardoso. Não vale  um tostão furado. 

    Um reles promotor que só está no Supremo porque era amigo e serviçal do rei. 

        1. Promotor de vendas… de sentenças

          Pro Daniel Dantas 2 vezes, pro Abdelmassih fugir pro Paraguai, pra ladra da Receita que sumiu com o processo de sonegação da Globo$onega, pro De Pequenis que guardou por 3 anos a denúncia da Suiça sobre o Transalão…

    1. Retificação: o Gilmar Mendes

      Retificação: o Gilmar Mendes não foi Promotor de Justiça, cargo da estrutura do Poder Judiciário ESTADUAL, mas sim Procurador da República e posteriormente nomeado no governo do “príncipe” FHC Advogado Geral da União(AGU).

      Ratificação: nem por isso deixou de ser erva daninha nem de não valer um  derréis. 

  2. Eu não sou de Mato Grosso,

    Nesta o Lewandoski quase que perdeu a serenidade, mas puxou o freio na hora certa.  Não fosse isto teria falado o mesmo que o Barbosa falou sobre não ser de Mato Grosso e   não ter jagunços.

  3. Sujeito tão baixo nível

    Sujeito tão baixo nível quanto o Cunha. O babaca do Gilmar sempre poltiza qualquer assunto. E poltização tipo discussão de boteco. Nem o tal “vossa excelência” muda alguma coisa.

    Espero ansiosamente pelo dia que o Brasil não aceitará ter um presidente da camara como o Cunha e um ministro do Supremo como o Gilmar.

  4. Capangas do Mato Grosso

    Faltou dizer ao militante togado da oposição que ele não estava falando com os capangas do Mato Grosso. Só mesmo um Judiciário que é uma tragédia pode abrigar um ministro que faz politica partidária o tempo na mais alta Corte do país. 

  5. Impedimento e ética

    O Gilmar devia ser impedido de participar em votações que envolvam políticos ou partidos onde ele, antecipadamente, já proferiu a sua sentença. É o mínimo!

  6. E essa foto já diz tudo. O

    E essa foto já diz tudo. O Lewandowski lendo a matéria concentrado mostrando respeito pelo tema e pela corte. Já o valentão com olhar de malandrão arquitetando um jeito de provocar o colega. Eita bicho ruim

  7. O presidente do Supremo

    O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) poderia ter usado o instituto da “reciprocidade diplomática” e ter complementado a resposta ao colega agastado com a suposta falta de “devida seriedade” no tratamento dado a ele:

    – “Eu não sou de Mato Grosso, Vossa Excelência me desculpe. E, tampouco, sou eu quem foi acusado por ex-presidente deste Supremo Tribunal de manter “capangas” naquele estado.

    1. Podres Poderes

      A imprensa golpista noticiou que Gilmar tomou um café da manhã na casa do Eduardo Cunha, em companhia do Paulinho da Força, para discutir o impeachment da Presidente.

      Gilmar, Eduardo Cunha, Paulinho da Força, Aécio Cunha… podridão moral !!!

      1. Na década de 90 falava-se em

        Na década de 90 falava-se em “de Fernando em Fernando o Brasil vai se acabando”.

        Agora é “de CUnha em CUnha ……..”

         

         

      2. Na década de 90 falava-se em

        Na década de 90 falava-se em “de Fernando em Fernando o Brasil vai se acabando”.

        Agora é “de CUnha em CUnha ……..”

         

         

  8. o pais da chacota
    Definivamente, estamos no pais da chacota!

    A imagem do país está seriamente arranhada, vai levar anos para recuperar a imagem.

    Enquanto isso, paises tratam de investir milhões para ter um boa imagem perante o publico internacional e investidores etc.

    Tristes tempos!!!!

    1. E o que você esperava de

      E o que você esperava de alguém que chamava a lei da Ficha Limpa de “barbárie da barbárie”, equiparada ao nazifascismo, e lutou com todas as forças para impedir que ela tivesse validade?

      E que defendeu com unhas e dentes a doação de empresas para campanhas políticas?

    1. Outra vez o troll tucano CORRE para defender um tucano no blog

      Outra vez o troll tucano CORRE para defender um tucano no blog.

      Desta vez é o tucaníssimo Gilmar Mendes que merece a atenção e a defesa apaixonada do dedicado troll bicudo.

      Isso sim é fanatismo e dedicação partidária à toda prova!

  9. Infelizmente temo o Gilmar no

    Infelizmente temo o Gilmar no STF envergonhando toda a instituição. Não compreendo a passividade dos seus pares à atuação política, indecorosa, dele. Como esperar dele a imparcialidade imprescendível a um juiz. Vergonha!

    1. Saída que preenche lacuna

      Evito dizer o que direi, mas Gilmar Mendes, se desaparecer do cenário, qualquer que seja a razão, fará bem ao país. Dallari tinha inteira razão.

  10. Outro dia tivemos aqui um

    Outro dia tivemos aqui um post que gerou alguma discussão. Não me lembro do autor, mas num determinado momento se falava numa “ditadura benigna”, um regime de exceção temporário onde se faria uma faxina no estado. A situação chegou a um tal ponto que dá até vontade de imaginar isto. Porque não está dando pra cre que se eliminarão do estado de certas pessoas e grupos pela via institucional. Vejam o cunha, por exemplo: por que tanta morosidade da justiça em prende-lo? O precedente já foi aberto com a prisão de Delcídio Amaral e este representava menos perigo para o Brasil do que estão representando cunha e outros golpistas.

    1. ditadura benigna

      O golpe de 64 pretendeu, segundo alguns dos golpistas, ser uma “ditadura benigna”, no princípio… Logo, os benignos foram afastados e assumiu a turma da dureza….

  11. Enquanto o Gilmar Mendes e

    Enquanto o Gilmar Mendes e outros com o mesmo (mal) caráter  pertencerem ao Judiciário, este contuará sendo esta esbórnia corporativista que temos hoje.

  12. Gilmar Mendes falou merda…

    Gilmar Mendes falou merda no STF… de novo. Isto nem chega a ser novidade.

    Quando GM falar algo razoável ficarei preocupado. 

  13. Juiz ele nunca foi, mas foi

    Juiz ele nunca foi, mas foi aprovado num concurso para juiz uma vez. Isso é o que consta em seu curriculum disponível no site do STF. Foi Procurador da República (que não é o MPF), e advogadogeral da União, como Tóffoli. O que fez muito foi assessoria parlamentar ao PMDB/PSDB, por isso tem um perfil tão politizado.

     

  14. Com a câmara limpa, se Deus

    Com a câmara limpa, se Deus quiser, fica faltando este Egrégio para limpar o STF, que além de sujar a imagem do mesmo, corrompe jovens ministros, como o Tófolli (que ainda não percebeu onde está colocando sua história (?) )

  15. A perniciosidade de Mendes

    Caro Ministro Ricardo Lewandoswki,

    o senhor sabe, mas vamos falar novamente. Gilmar Mendes faz esse tipo de agressão gratuita em cima de pessoas como o senhor, de insinuação perniciosa, para provoca-lo e para que o senhor se sinta coagido em outras situações. Tudo o que ele diz é reflexo do que ele mesmo é. Suas acusações aos outros refletem seus proprios atos. Lembre-se disso sempre que for provocado por essa pessoa.

    Saudações.

    1. Gilmar e seu discurso aos capangas

      Como já disse um presidente do próprio STF, Gilmar acha que sempre está falando com seus capangas.

      Por isso vive vociferando adoidado como se fosse o coroné do pedaço.

      Lewandowski, muito educadamente reage à esbórnia. Deveria chutar logo o balde pois é a linguagem que o coroné entende.

  16.    “Porque eu não sou de São

       “Porque eu não sou de São Bernardo, e não faço fraude eleitoral”.

    Mas é um canalha mesmo! Fique sabendo, GM que São Bernardo conta com  o apoio de 54 milhões de “fraudadores”. Gilmar Mendes, assim como Cunha, não consegue entender que o Brasil luta para sair da fase em que o mau caratismo dita as regras. Vamos lutar até o fim por um país livre da mediocridade  de vcs.

    Já disse no FB e no TT que as mulheres é que tem que ir ao Congresso e ao STF pra arrancar esses lixos, das nossas Instituições, de uma vez. É cercar e só sair de lá com os dois escoltados pela polícia.

     

      1. decoro

          Não, mauro silva1. Não é falta de decoro. É falta de vergonha na cara, deste jagunço, travestido de juíz e, também, falta de que alguém lhe imponha os devidos limites. Infelizmente, faltou apetite aos governantes do PT  para o necessário enfrentamento a estes canalhas.

  17. GM é um tresloucado, não

    GM é um tresloucado, não resta a menor dúvida, mas o verdadeiro culpado é o tucano-mor FHC que o criou, embalou, amamentou e lhe deu de presente o assento no supremo.

  18. Recado a gilmar mentes:  seu

    Recado a gilmar mentes:  seu complexo ta mostrando.  E se comecar a caminhar “apoiado aos ombros de gigantes” eu te digo que seu cu ta sujo tambem.

  19. Depois de Cunha será vez de Gilmar.

    A sociedade brasileira começa a reagir, não está deixando mais meia dúzia de agentes da Grande Imprensa falar por eles, a indignação aumenta. Cunha está claramente no ponto de viragem e depois vem Gilmar.

    1. na @radioitatiaia e na CBN…

      já especulam sobre o governo de coaliXão que sairá do conluio entre tucanos demos ppssistas e pmdbistas do mal, sob o comando dos CunhaS.

       

      O mercado financeiro bate palminhas…

      NOJO de tudo isto 

      🙁

  20. a insegurança típica de todo incompetente

    Já aconteceu várias vezes.

    Gilmar Mendes não tem preparo nem conhecimento técnico para ocupar o cargo que ocupa e sente-se intimidado pela superioridade de conhecimento e de inteligência dos seus pares. Daí o comportamento agressivo e a prda frequente de compostura.

    É a insegurança típica de todo incompetente.

    1. Mas uma vez se falando da

      Mas uma vez se falando da influencia dele sobre o novato disseram que era justamente por que ele era uma sumidade em conhecimentos juridicos, se nem isso ele realmente tem o que está fazendo lá? tem uns quatro ou cinco que nem deveriam estar ali.

  21. Muito além da geografia…

    Nassif: razão assiste ao ministro, quando ele afirma não ser de São Bernardo (SP). E ao mesmo tempo fico preocupado com esse carioca, deslocado forçosamente para solo paulista. É que a questão extrapola fronteira meramente geográfica. Não podemos esquecer, como dizia o Barbosão, seu opositor é de Diamantino (MT), onde os latifundiários têm muitos jagunços como serviçais, homens intérpidos, prestativos, de labuta ampla e leal aos comandos, para qualquer tarefa do seu mister…

  22. Impeachment de Gilmar

    A CF prevê afastamento de ministro do STF por atuação política-partidária.

    Ao final da discussão, Lewandowski acusa GM exatamente disso ao que ele responde “pouco importa”

    Um deboche à CF.

    1. Gilmar Mendes não passar por cima da CF

      “A CF prevê afastamento de ministro do STF por atuação política-partidária.

      Ao final da discussão, Lewandowski acusa GM exatamente disso ao que ele responde “pouco importa”

      Um deboche à CF.”

      Gilmar Mendes é um perigo para a democracia brasileira. Ameaça a justiça no Brasil dessa forma. Prova que está do lado dos Ricos e poderosos endinheirados. Mas por trás dessas intenções deixa claro que está a serviço de alguém que paga para ele fazer esse trabalho sujo. A Justiça dele é tendenciosa. Quer dizer existe uma nuvem de arrogância simpatizante do poder do dinheiro. Parece que ele quer dizer que o poder econômico quer falar mais alto do que a CF. Para quem Gilmar Mendes trabalha? Para o Governo que paga o salário dele ou para as propinas tentadoras do Senhor Mercado?

  23. cargo público é assim

    Embora cada um com os seus méritos, às vezes, no calor da discussão, metemos o pau em Gilmar ou no Lewandowsky, dentro de certos limites. Eles conhecem o jogo e sabem disso.

    Mas, acho muito pior Juízes ou autoridades em geral que parecem achar-se intocáveis, com aparência de bonzinhos, mas, que ninguém pode falar nada deles pois já entram com a “carteirada”.

    Acredito que isso tenha acontecido dentro do âmbito deste mesmo post, poucos minutos atrás, com alguém intocável.

    1. Mas você acha que, no caso,
      Mas você acha que, no caso, quem poderia dar carteirada em quem? Gilmar Mendes “carteraria” o presidente do Supremo? O coronel de toga do Mato Grosso se acha, sim, intocável e inacessível. Ele costuma ser acessível apenas por gente como o Roger Abdelmassih, Daniel Dantas, Carlinho Cachoeira e o Arruda, do DF. Ah! E pelo que Delcídio do Amaral falou, por Michel Temer e Renan Calheiros.

  24.  
    O cavernoso Gilmar Mendes é

     

    O cavernoso Gilmar Mendes é capaz de desqualificar com sua infamante presença  a Suprema Corte de Justiça do Brasil. O STF é uma casa, por natureza, conservadora. Entretanto, não há necessidade de arcar com o prejuízo que representa  à instituição, manter um sujeito despreparado para uma atividade que exige urbanidade* e compostura de seus membros.

    Muitos acreditam que este indivíduo adquiriu escolaridade e educação suficiente para exercer tal função. Em pouco tempo de atuação neste emprego, o gajo transformou em pó, ou melhor, em mistificação tal assertiva.  Ao que parece, sua vocação e se algum talento este senhor tem demonstrado, seria  para labutar como magarefe ou chefe de jagunço. Sem que isso, represente qualquer desdouro aos açougueiros profissionais e aos jagunços.

    É uma pena, um Senado composto por tantos “clones,” deste nefasto ser. O que torna inócuo qualquer tentativa de livrar o poder judiciário do País de tamanho desdouro.

    Orlando  

    PS: Vejamos o que diz o Prof. Elias Farah :

    Urbanidade na advocacia e no judiciário – um dever de todos  – Elias Farah

    O Estatuto da OAB traz um princípio que é uma das colunas mestras da advocacia forense: ”Art. 6º – Não há hierarquia nem subordinação entre advogados, magistrados e membros do Ministério Público, devendo todos tratar-se com consideração e respeito recíprocos”. Complementa o parágrafo único: “As autoridades, os servidores públicos e os serventuários da Justiça devem dispensar ao advogado, no exercício da profissão, tratamento compatível com a dignidade e condições adequadas a seu desempenho”. O art. 31, do capítulo VIII, do Estatuto da OAB, “Da Ética do Advogado”, adverte que “O advogado deve proceder de forma que o torne merecedor de respeito e que contribua para o prestígio da classe e da advocacia”. Aduz o Código de Ética e Disciplina – CED – no art. 33, III, que o advogado deve abster-se de “abordar tema de modo a comprometer a dignidade da profissão e da instituição que o congrega”

    3. Recomendações do CPC, na LOM e no MP

    A Exposição de Motivos do CPC (n. 17) adverte que é “reprovável que as partes se sirvam dele, faltem ao dever de verdade, agindo com deslealdade e empregando artifícios fraudulentos: porque tal conduta não se compadece com a dignidade de um instrumento que o Estado põe à disposição dos contendores para avaliação do Direito e realização da Justiça”.

    A Lei Orgânica da Magistratura – LOM – dispõe (art. 35) que são deveres do magistrado: “IV – tratar com urbanidade as partes, os membros do Ministério Público, os advogados, as testemunhas, os funcionários e auxiliares da Justiça, e atender aos que o procurarem, a qualquer momento, quando se trate de providência que reclame e possibilite solução de urgência”.

    Normas gerais, adotadas na organização do Ministério Público, têm recomendações (art. 22, VIII) sobre “tratar que urbanidade as partes, as testemunhas, funcionários e auxiliares da Justiça”; “a atender aos que o procurarem a qualquer momento, quando se trate de providência que reclame e possibilite solução de urgência”.

  25. UM CASO RARO PARA ESTUDO HISTÓRICO

    Candidato ao Guinness Book ?

    Gilmar Mendes conseguiu demorar mais tempo para se decidir sobre o financiamento privado nas campanhas eleitorais do que defender sua tese de doutorado. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador