Gilmar pergunta quando vão mudar nome do Espírito Santo para “espírito de porco”

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Ueslei Marcelino/Reuters
 
 
Por Severino Motta
 
No BuzzFeed
 
O ministro do STF Gilmar Mendes ironizou, na tarde desta quinta-feira, uma ação do Ministério Público Federal que questiona o ensino religioso confessional nas escolas.
 
Segundo ele, a onda de questionamentos pode desaguar em pedidos para se retirar o Cristo Redentor do Morro do Corcovado, no Rio de Janeiro, e até mesmo a mudança do nome de Estados, como o Espírito Santo que, de acordo com o ministro, poderia se chamar “Espírito de Porco”.
 
Disse Gilmar:
 
“Em algum momento [vamos] chegar ao ponto de discutir a retirada da estátua do Cristo Redentor do morro do Corcovado, por simbolizar a influência cristã em nosso país?
Ou a extinção do feriado nacional de Nossa Senhora da Padroeira, Nossa Senhora Aparecida?
A alteração dos nomes dos Estados? São Paulo passaria a chamar Paulo?
Santa Catarina passaria a chamar Catarina?
Espírito Santo… poderia se pensar num Espírito de Porco?”
 

 
No julgamento, Gilmar foi favorável à aplicação do ensino religioso dito confessional nas escolas, quando uma determinada religião é ensinada.
 
De acordo com ele, o fato de uma determinada religião, em especial a cristã, ser ensinada nas escolas, não representa um doutrinamento das crianças, uma vez que a disciplina não é obrigatória.
 
Até agora, o placar no STF está em 4 a 3 pela permissão do ensino confessional.
 
Junto de Gilmar estão os ministros Alexandre de Moraes, Dias Toffoli e Edson Fachin.
 
Por outro lado, os ministros Luís Roberto Barroso, Rosa Weber e Luiz Fux acreditam que o ensino religioso deve ser ministrado não por religiosos, mas sim por professores, que farão uma abordagem histórica sobre as diversas religiões.
 
Veja as reações na internet ao comentário de Gilmar no BuzzFeed.
 
https://www.buzzfeed.com/severinomotta/gilmar-espirito-santo-espirito-de-porco?origin=shp&utm_term=.sepr8DOjB#.sfqVqJgYZ
 
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A chance de nos livrarmos do

    A chance de nos livrarmos do estrupício é agora! Mandem ele para o Espírito Santo (ou porco, como queiram) e o coloquem no meio da praça central de Vitória. Os capixabas saberão o que fazer com tal figura. 

  2. Sinceramente, não  sei qual

    Sinceramente, não  sei qual desgraça é mais nefasta ao Brasil: Gilmar ou Temer. E o pior  é que para nos livrar delas só a terceira desgraça: general Mourão. 

  3. ACERTOU

    Nesse aspecto isolado,  comungo do mesmo entendimento de gilmar mendes, acredito neste juízo de convicção no tocante ao ensino religioso ……que saudades tenho eu, de forma análoga à essa, das aulas de educação moral e cívica……que em nada atrapalhou em minha vida e formação, ao contrário,   tempo pretérito,  que imaginável era, como infelizmente ocorre hoje, professores recebendo  murros de alunos ……e a mídia perdendo tempo em discutir fatos de novela acerca  “se a ivana, que quer ser ivan, ou seja, ela com nome de ele, tá grávido daquele” ….desculpa, …. é o fim !!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador