Governo Bolsonaro não irá decepcionar, por Janio de Freitas

“Por esses primeiros passos de governante, já se vê que Bolsonaro tem uma qualidade: não decepciona. Faz o que se pode esperar dele”
 
Foto: José Cruz/Agencia Brasil
 
Jornal GGN – Antes de dar início ao seu mandato presidencial, Jair Bolsonaro mostra que não irá contrariar a expectativa de analistas quanto à forma e administração de governo, é isso que destaca Janio de Freitas, na sua coluna deste domingo (18), na Folha de S.Paulo.
 
Suas falas de hostilidade contra o mundo muçulmano, contra o acordo com Cuba e com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), no programa Mais Médicos, geraram seus efeitos. Primeiro, o cancelamento da visita de um ministro brasileiro ao Egito e, mais recentemente, a saída dos médicos cubanos do programa para atender em cidades onde médicos brasileiros jamais chegaram. 
 
“Por esses primeiros passos de governante, já se vê que Bolsonaro tem uma qualidade: não decepciona. Faz o que se pode esperar dele”. Janio lembra que a saúde pública não foi tema de debate na campanha do militar da reserva, e nem chegou a ser citada por alguém da equipe do seu governo e, disso, surge a dúvida de como o governo Bolsonaro irá ocupar a vaga dos médicos cubanos que hoje trabalham em municípios que, antes do Mais Médicos, sequer se dispuseram de um.
 
“Se há em torno de 2.000 vagas no Mais Médicos, que jamais conseguiu contratar o esperado número de brasileiros, é vazio o anúncio de concurso para 9.000 substitutos dos médicos cubanos. A única possibilidade estaria em aumento substancial dos quase R$ 12 mil de salário, o que não entra no orçamento de 2019 nem na cabeça de Paulo Guedes”.
 
Nessa mesma lógica de não decepcionar, Janio lembra que outro fator irá ocupar o tema do orçamento em 2019, o aumento substancial do salário dos juízes em 16%. Temer, ainda como presidente, foi colocado para escolher se derruba o auxílio-moradia ou aprova o aumento do judiciário. “Se as aparências não traem, há uma imoralidade imortal nesse dá cá, toma lá. Outra vez, sem que se possa falar em decepção”. 
 
Outro personagem que promete não decepcionar, lembra o articulista, é Sérgio Moro, hoje beneficiário do auxílio-aluguel, mesmo tendo moradia própria. O juiz, decidiu antecipar para esta segunda-feira (20) a troca de poderes, para fugir da crítica de, mesmo estando em férias como juiz, participar do planejamento de ações do futuro governo.
 
“A suscetibilidade a uma crítica fica mais interessante se lembrado que Moro estava sob avaliação do Conselho Nacional de Justiça, pela divulgação, seis dias antes das eleições, de um velho depoimento de Antonio Palloci prejudicial a Fernando Haddad”, lembra Janio, arrematando que a expectativa é que Moro tenha, como Ministro da Justiça, o mesmo papel que adotou na Lava Jato, e um tema de grande importância política e nacional, é o uso empresarial das redes sociais na campanha, que favoreceu Bolsonaro, agora sob análise do ministro do Supremo e do Superior Eleitoral, Luís Roberto Barroso.
 
“Se o ministro do Supremo e do Superior Eleitoral der ao caso a importância comprovada nos EUA, é provável que a Polícia Federal entre nas investigações. Sob a orientação ministerial de Moro. O risco de decepção poderia ser apenas com Barroso”, clique aqui para ler a coluna de Janio de Freitas na íntegra. 
 
Redação

18 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Depois da escolha do novo

    Depois da escolha do novo chanceler, eu diria que Bolsonaro não apenas não decepciona, como até mesmo supera as expectativas.

    Aguardando ansiosamente para ver a promessa da embaixada em Jerusalem ser cumprida. Os exportadores de aves de meu estado (SC) vão aplaudir de pé.

    1. ..de suino e bovino tb
      Aliás

      ..de suino e bovino tb

      Aliás a CHINA tb aguarda pelas ultimas pra ver como vai agir ..

      ..quem “não deve estar feliz” são os produtores da australia, EUA, Argentina, RUSSIA (isso mesmo) que já estão preocupados com o aumento de trabalho que deverão ter  ..ôh dó

  2. Poucos entenderam o que o

    Poucos entenderam o que o jingle de campanha do defenestrado do exército queria dizer com muda de verdade.

    Agora,com o tempo passando,entenderão que ele não mentiu. A mudança de verdade,que tem um sentido ambíguo,enganou muitos que acreditavam em mudança.

    A mudança de verdade,que já está ficando clara,é a mudança da verdade.

  3. A Folha de São Paulo quer isolar Lula

    A Folha de São Paulo de Josias de Souza está preocupada com as constantes visitas que Lula recebe. Dentro da lei. Mais eles acham que são muitas visitas. Quero ver no dia que algum deles for preso se vão recusar receberem visitas. A  Folha não tem jeito mesmo. A Folha poderia ter completado mostrando qual seria o número de visitas que eles acham justas. Jornalzinho vagabundo!

  4. O que será ?

    Que será ? que andam murmurando no breu das tocas ….  ou das TOGAS , que andam chantageando o atual e o futuro presidente ?

    É caroço demais para um angu só !

  5. O fato do Bolsonaro ter

    O fato do Bolsonaro ter visitado Taiwan em março deste ano não é um bom sinal. Ainda mais levando em consideração que o próximo chanceler é um seguidor do fundamentalismo anticomunista Olavo de Carvalho.

  6. A DEMOCRACIA INCOMODA

    Bolsonaro irá entregar o que foi eleito para isto. Ou pelo menos tentará fazer isto, estando no Cargo para que foi eleito. Páginas e páginas criticam o Estado Brasileiro. Estado não é Governo. Nossas Figuras Redemocraticas, Socializantes, Progressistas continuaram com este Estado Absolutista. Estrutura projetada numa Ditadura Civil-Militar Fascista que fez emergir uma Elite Esquerdopata. Cleptocracia protegendo a Bandidolatria. É histórico. Comando Vermelho se fez surgir juntamente aos Presos Polítcos da Ilha Grande/RJ. O estado do RJ tornou-se o Laboratório de anos de Política Fascista, baseadas na Capital da República. Esperar outro resultado? O Estado Brasileiro tornou-se uma Elite Público-Política drenando e parasitando Recursos da Sociedade Brasileira, enquanto criminalizavam e criticavam qualquer iniciativa liberal desta Sociedade. Nosso famoso AntiCapitalismo de Estao Absolutista. Sindicalismo Pelego e Corporativista de uma Elite Pública, que finge não ser Elite. O Poder Judiciário, em pleno 2018, esta aí para que não esqueçamos qual a mão que segura a chibata. 88 anos da Indústria da Pobreza e do Analfabetismo começam a desmoronar. Aqueles que vivem no alto da piramide se revoltam. Mesmo sabendo que desmoronando, ainda cairão sobre a sua base, que continuará a sustentar este peso morto. Preferiam a continuidade. O Brasil é de muito fácil explicação. (P.S. Constituição Cidadã de 1988 nos presenteou com este Estado. Cidadã?! Mas o problema deve ser Bolsonaro)         

  7. DESSA VEZ JANIO ERROU

    Ou melhor, apenas QUASE acertou completamente.   Pois se a nós, seus opositores, ele não decepcionará porque fará um governo com a mesma BOÇALIDADE como se portou em campanha e agora no período de transição, convenhamos que, excluindo seu eleitorado com menor grau de boçalidade, gente do tipo dos atingidos pela situação de menos médicos ou sem médicos, ou gente do tipo exportadora do agronegócio, ou pessoas que se ferrarão de verde e amarelo na reforma da previdência, os quais estão se decepcionando na prática, vendo a cagada que fizeram em eleger um boçal-presidente, os demais, ou seja, os devidamente imbecilizados pela midia golpista, por pastores evangélicos ou pelos grupinhos de watzap, esses se decepcionarão sim, quando perceberem (se é que um dia perceberão) que a corrupção continuará a mesma, que terão que continuar “engolindo” a China, os palestinos e até mesmo venezuelanos e cubanos porque se brigar com esses povos a balança comercial brasileira aumentará deficits, causará mais desemprego, etc, etc…   Motivos para decepcionarem-se, seguramente muitos terão, isto se um impeachement não mandar o boçal pra casa mais cedo, dando lugar a outro asno na presidência (de verde oliva).

  8. Eu modestamente discordo de

    Eu modestamente discordo de Jânio de Freitas.

    Bolsonaro vai sim decepcionar seus eleitores. Os que são pobres ficarão sem assistência médica, sem previdência e sem emprego, pois a nova política externa (e extraterrestre, risos) ideologizada vai destruir o que resta da economia brasileira. Os brasileiros nricos ficarão mais pobres em relação aos seus iguais europeus e norte-americanos, portanto, eles também serão desapontados.

    1. bol

      Já passa bem de 400 anos que Shakespeare escreveu em Hamlet;”antes de tudo sê fiel à essência de teu ser”.

      Por obrigatória coincidência o coice sempre será o quê é e isso é bom porque assim aprendemos a combatê-lo.

  9. Pena que nem todos os pontos são exclarecidos
    Vale lembrar que falta médicos no Brasil por conta do próprio conselho de medicina impedir a criação de novas vagas para cursos de medicina com a justificativa de mentar a qualidade, no entanto é bem claro o interesse de manter os altos salários. A lei a oferta e procura se aplica na saúde, pode se dizer que não mas ela sempre será um produto/serviço. Mais médicos formados aumentará a concorrência e com isso muitos procurarão outros lugares com menos médicos. Sem contar que o exame de validação é anual (para médicos formados no exterior), não tem justificativa para se opor a um exame mensal e com isso baratear o serviço saúde no Brasil.

  10. UMA DÚVIDA, NASSIF

    OS COMENTÁRIOS SÃO PUBLICADOS PELA ORDEM DE CHEGADA AÍ OU NÃO?    FAZ TEMPO QUE MANDEI O MEU QUE, POR SINAL CONCORDA COM O FÁBIO…..MAS SÓ SAIU O DELE.

    1. Comentários

      Os comentários que caem na moderação são liberados de tempos em tempos. Hoje é domingo, meio de feriado, não estamos trabalhando com equipe completa. Por isso a liberação demora mais. Comentários que não entram na moderação são publicados de outra forma. 

  11. Quanto ao mais médicos, estou
    Quanto ao mais médicos, estou de acordo com a exigência em prestar o revalida pois os brasileiros formados no exterior têm como obrigatória a convalidação de diploma expedido por instituição estrangeira para exercer a profissão no Brasil. Isso é uma exigência em qualquer país. Estou estudando na Argentina e tive que convalidar lá minha graduação para trabalhar e seguir com meu doutorado. Porquê os médicos estrangeiros podem exercer automaticamente no Brasil? Quanto aos salários, acham justo trabalhar seja qual for sua área de atuação e só usufruir de 30% de seu salário e o seu governo ficar com os 70% restantes? Já pago alíquota de 27% de imposto de renda anualmente e me sinto lesado. Imagino os médicos cubanos que perdem 70%. E pior ainda, porque não podem trazer as famílias? Se Cuba fosse um lugar tão bom, não os cubanos não viveriam tentando sair de lá em balsas improvisadas rumo aos EUA arriscando as próprias vidas.

    1. cheiro e cara de troll

      Apresento-me como medico doutorando (uma mentirinha!) estou habilitado a discutir contestar e duvidar que:

      Os médicos cubanos vieram com contratos assinados entre governos e instituições internacionais, todos eles livremente ao que consta, que uma ínfima minoria optou para tentar o caminho da terra do tio sam onde o medico cubano pode aspirar somente cargo de enfermeiro.

      Cuidado tio Macri não gosta de “mais médicos brasileiros” tiram o trabalho dos nativos!

  12. Entre o amor e o ódio

    Vamos nos tornar cobaias de experimentos entre amor e ódio!

    Que tipo de sociedade sobreviverá a isso?

    Se for negativa, quando tempo para se normalizar?

    Já existem testes sendo feitos com arroz, com água…

    Somos mais ousados!

    Vamos de cara tentar com gente e mais!

    Com um país!

    Quem quiser ver outros experimentos mais simples…

    Assista aqui…

    [video: https://www.youtube.com/watch?v=tAvzsjcBtx8&feature=youtu.be%5D

    [video: https://www.youtube.com/watch?v=zvShgttIq7I%5D

    [video: https://www.youtube.com/watch?v=pvBlSFVmoaw%5D

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador