Gravação revela procuradores tentando induzir depoimento na Lava Jato

Enviado por Webster Franklin

Do Conjur

Gravação mostra procuradores da “lava jato” tentando induzir depoimento

por Marcos de Vasconcellos

Ameaçar testemunhas com o intuito de influenciar o resultado de uma investigação criminal configura crime de coação no curso do processo, previsto no artigo 344 do Código Penal, já decidiu o Supremo Tribunal Federal. No entanto, é difícil imaginar qual é o possível desfecho quando a atitude é do próprio Ministério Público Federal.

Ameaças veladas, como “se o senhor disser isso, eu apresento documentos, e aí vai ficar ruim pro senhor”, que poderiam estar em um filme policial, foram feitas em plena operação “lava jato”. E em procedimento informal, fora dos autos.

O cenário é uma casa humilde no interior de São Paulo. Quatro procuradores batem à porta e, atendidos pelo morador — que presta serviços de eletricista, pintor e jardinagem em casas e sítios—, começam a questionar se ele trabalhou no sítio usado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e se conhece um dos donos do imóvel, o empresário Jonas Suassuna. Ao ouvirem que o homem não conhecia o empresário nem havia trabalhado no local, começam o jogo de pressões e ameaças:

Procurador: Quero deixar o senhor bem tranquilo, mas, por exemplo, se a gente chamar o senhor oficialmente pra depor daqui a alguns dias, e você chegar lá pra mim e falar uma coisa dessas…
Interrogado: Dessas… Sobre o quê? 
Procurador: Sobre, por exemplo, o senhor já trabalhou no sítio Santa Barbara?
Interrogado: Não trabalho. 
Procurador: O senhor já conheceu o senhor Jonas Suassuna? 
Interrogado: Nunca… Nunca vi.
Procurador: O senhor já fez algum pedido pra ele em algum lugar?
Interrogado: Nem conheço.
Procurador: Então, por exemplo, aí eu te apresento uma série de documentações. Aí fica ruim pro senhor, entendeu?

A conversa foi gravada pelo filho do interrogado, um trabalhador da região de Atibaia. Os visitantes inesperados eram os procuradores do Ministério Público Federal Athayde Ribeiro Costa, Roberson Henrique Pozzobon, Januário Paludo e Júlio Noronha.

Nas duas gravações, obtidas pela ConJur, os membros do MPF chegam na casa do “faz tudo” Edivaldo Pereira Vieira. Sutilmente, tentam induzi-lo, ultrapassando com desenvoltura a fronteira entre argumentação e intimidação, dando a entender que dizer certas coisas é bom e dizer outras é ruim.

Na insistência de que o investigado dissesse o que os procuradores esperavam ouvir, fazem outra ameaça velada a Vieira, de que ele poderia ser convocado a depor e dizer a verdade.

Procurador: É a primeira vez, o senhor nos conheceu agora, e eventualmente talvez a gente chame o senhor pra depor oficialmente, tá? Aí, é, dependendo da circunstância nós vamos tomar o compromisso do senhor, né, de dizer a verdade, aí o senhor que sabe…
Interrogado: A verdade?
Procurador: É.
Interrogado: Vou sim, vou sim.
Procurador: Se o senhor disser a verdade, sem, sem problema nenhum.
Interrogado: Nenhum. Isso é a verdade, tô falando pra vocês.
Procurador: Então seu Edivaldo, quero deixar o senhor bem tranquilo, mas, por exemplo, se a gente chamar o senhor oficialmente pra depor daqui a alguns dias, e você chegar lá pra mim e falar uma coisa dessas…

 

 

Investigado ou testemunha
Ao baterem à porta de Vieira, um dos procuradores diz: “Ninguém aqui tá querendo te processar nem nada, não”.

No entanto, o nome de Pereira Vieira aparece na longa lista de acusados constantes do mandado de busca e apreensão da 24ª etapa da operação “lava jato”, que investiga se o ex-presidente Lula é o dono de sítio em Atibaia, assinado pelo juiz Sergio Fernando Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba.

Ao se despedirem, deixando seus nomes e o telefone escritos a lápis numa folha de caderno, os membros do MPF insistem que o investigado escondia algo e poderia “mudar de ideia” e decidir falar:

Procurador: Se o senhor mudar de ideia e quiser conversar com a gente, o senhor pode ligar pra gente? 
Interrogado: Mudar de ideia? Ideia do quê? 
Procurador: Se souber de algum fato. 
Interrogado: Não… 
Procurador: Se você resolver conversar com a gente você liga pra gente, qualquer assunto?
Interrogado: Tá.

Ouça trechos da gravação:

 

Redação

21 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O que vocês estão esperando

    O que vocês estão esperando para afastar e prender estes procuradores? Ou vão deixar por isso mesmo mais este passo rumo a outra ditadura?

    1. Cara, vê se se manca

      Vocês quem, cara pálida? Acha que algum de nós aqui tem poder para fazer isso? Fica dando pitaco e nos desmerecendo, sentado nessa sua posiçao “superior” de originário de país “desenvolvido” (qual, os EUA? Onde existe o Patriot Act? E que prende e torturam pessoas que fazem denúncias como Manning? por que vc nao impede essas coisas em vez de ficar nos aborrecendo a paciência?). Ora vá catar coquinhos.  

  2. Falou e disse: Judiciario o
    Falou e disse: Judiciario o poder mais corrupto da nação.
    A tempos digo isso, o mais corrupto, mas patrimonialista, mais elitista e mais incompetente.

    E quando aparece um justiceiro, o Robespierre do Paraná, faz mais do mesmo, sob a desculpa de estar inaugurando um novo período contra a injustiça e os ricos blindados, joga pra platéia com foco político, prejudicando um país inteiro através da paralizia, protegendo a classe política dominante da Elite ( PSDB) e nos brindando com o.PMDB assumindo o poder através de um golpe Branco subsidiado desde o início com as acoes coordenadas do Robespierre, o palhaço Janot e o vergonhoso STF. Aecio e os assaltantes neoliberais agradecem (daqui e de fora). Obs: o STF também agradece ao Cunha por dar celeridade ao aumento do JUDASciario

  3. Caro Nassif
    De longa data,

    Caro Nassif

    De longa data, desde a ocupação do território chamado Brasil até os dias de hoje, os procuradores defendem a casa grande, e não a lei, já que a lei é a da casa grande.

    Fazem parte da quadrilha quinhentista.

    Saudações

     

  4. Penso que Lula será

    Penso que Lula será beneficiado por esse episódio cafona desses procuradores. Eles só mostraram como agem sobre as tais delações. Quem duvidou que era à base da coerção, ainda que disimulada, agora não tem mais dúvida.

    Imagine a situação de quem gravou esse papo, e o divulgou. 

    Como agirá o STF. STJ diante de fato tão grave e criminoso? Não é pouca coisa. Os caras entram como um PM qualquer na casa de um incauto, por certo sem muita instrução, faz dele uma presa com tortura psíquica, deixando no ar um rastro de pólvora, pra, ao final quererem o quê? O que todos sabemos: obrigar qualquer pessoa a dizer algo que a eles interessa, e não a verdade.

    O interesse dos camaradas tem sido o de prender Lula. 

    Caberia, então, nesse caso, os advogados do Ex-Presidente ir aos Foros Internacionais? Essa situação pode permacer e prosperar dessa forma, ilegal, criminosa, contra um inocente?

  5. Operação Política

    Todos sabem que operação Abafa-Jato está totalmente politizada por um bando de servidores públicos declaradamente aecistas e anti-petistas. Tornou-se uma perseguição política. São omissos, cúmplices ou coniventes com os crimes de seus aliados demotucanos, enquanto perseguem seus adversários políticos. Estamos rendidos na mão desse grupo político, a máfia demotucana. Os gângsteres criminosos Aético e Cunha já eram para ter tido seus sigilos quebrados, a investigação teria que chegar em sua origem, os governos FHC, os delegados teriam que ter se aprofundado em Furnas e o juiz e outros participantes teriam que ter a isenção necessária. Já há denúncia de adulteração de provas e coação. Um grande circo armado e divulgado pela a mídia suja, uma grande vergonha para o nosso judiciário!

  6. Resultado

    A denúncia não deve dar em nada, porque o CNMP é corporativista e porque o crime dos procuradores foi para pegar Lula. Se fosse o contrário, eles estariam em maus lençóis. No caso, deverão agora, provavelmente, perseguir o filho da testemunha achacada, por ter gravado o achaque. Com o apoio ativo ou omisso dos superiores. A ver.

    1. O registro e a documentao é a

      O registro e a documentao é a arma da historia. As pessoas morrem o tempo passa, os registros e os documentos ficam.

  7. caiu mais uma máscara da farsa a jato

    A cada dia que passa mais uma máscara da farsa a jato vai para o ralo. O que restará dessa justiça depois de tudo isso?

  8. isso só comprova oo método de


    isso só comprova oo método de execeção criado pelo mpf

    da guantanamorocracia curitibana

    e que caracteriza a infamia que é essa operação kava-jato,

    destrutiva,

    imoral,

    percecutória,

    partidarizada,

    um poço inquisitorial de armações e falácias….

  9. O triplex judiciário

    Lula foi presidente por 8 anos. Pra tirá-lo de cena, usam um sítio com dois pedalinhos, um bote de lata, uma torre de telefonia celular,  ameaçam pessoas humildes…E nada mais, nada mais . 

    É assim o triplex judiciário brasileiro – polícia, mp e justiça – , cômico se não fosse trágico.

    Enquanto isso… aptos em NY, Paris, Barcelona, higienópolis, fazenda, sorveteria, aeroporto,helipóptero, jatinho sem dono…

    A direita brasieira me lembra a piada do cara que desconfiava que era traído e resolveu seguir a mulher.

    Quando ela entrou no motel e fechou a porta da suite, ele  disse: Oh, dúvida cruel !

    Não sei se o corno pagou o motel, mas aqui quem paga o salário do triplex  judiciário é o povo. O mesmo povo de quem eles tiram o direito até de trabalhar.

  10. REALMENTE  QUE HORROR! QUANTO

    REALMENTE  QUE HORROR! QUANTO DISSO TEM ACONTECIDO POR AÍ? ISSO É MAIS SUJO ATÉ DO QUE A ROUBALHEIRA GENERALIZADA. QUE PAÍS PATÉTICO NÓS TEMOS!!!!!!! 

  11. Condenado

    São essas as instituições que “estão funcionando”? Que não investigam pessoas, mas fatos?

    Comentei ontem e repito:

    Lula já está condenado. Até o mundo mineral sabe disso.

    Sinceramente, Lula, busque o quanto antes uma embaixada como refugiado político. A repressão de agora em diante só irá recrudescer. E não haverá glória em ser preso por esse movimento de exceção, importado, contra o Estado Democrático de Direito, que é a Lava Jato.

    Esse republicanismo utópico do PT, em que o Presidente abre mão de um instrumento importante (e republicano) de poder, que é indicar gente de confiança para a PGR e o STF,  só levou os seus dirigentes à criminalização. O Brasil ainda não estava maduro o suficiente para um estadista como Lula.

     

  12. Esses procuradores enorjam o

    Esses procuradores enorjam o ministério público. Essas pragas tem que ser afastadas de uma instituição séria. Vamos publicar esse áudio nos quatro cantos do mundo e mostrar que é apenas uma parte do ministério público que age assim, e não a instituição na sua essência.

  13. Quando um golpe esta em

    Quando um golpe esta em andamento leis e procedimentos tem que ser quebrados, é da natureza do golpe violar direitos e garantias, tanto faz se for uma tropa fardada com armas na mão ou engravatados com ternos Armani e “licença para matar” baseadas em seu sentimento de onipotência e garantia de impunidade. Essas denuncias só servem para consubstanciar o fato de que o Brasil foi mais uma vitima do golpe hoduroparaguaio, somos definitivamente mais uma republica de bananas da América Latina.

  14. Isso aí é o que mesmo?

    04 Doutores, caríssimos para os cofres público, na humilde residência de um trabalhor,

    atrás para encontrar cabelo em ovo,  para incriminar o melhor presidente e mais honesto

    que esse país já teve.

    Enquanto isso, sentado na cara de todo mundo, roubando e tirando onda com contas milionárias no 

    exterior, o senhor Eduardo Cunha.

    Não vou xingar não. Fica por sua conta.

  15. A Operação Quinta Coluna do Golpe

    A Operação Quinta Coluna do Golpe que deseja condenar o Lula é constituída pela Polícia Federal da Casa Grande, pelo Ministério Público Federal do 1% e pelo Judiciário da Plutocracia. O Golpe contra a Democracia tem dois objetivos principais: desrespeitar o resultado  das urnas de 2014 e tirar o Lula da disputa de 2018. Os burocratas do Estado,  a serviço da Plutocracia, pautam suas ações tendo em mente os dois objetivos. A Plutocracia quer o governo agora para aplicar integralmete o receituário neoliberal e deseja vencer por W.O em 2018. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador