Haddad pretende rastrear contas de acusados do ISS no exterior

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Enviado por Gão

da BBC Brasil

Em Paris, Haddad promete rastrear contas no exterior de acusados de desviar ISS

Daniela Fernandes

De Paris para a BBC Brasil

Haddad disse que rastreamento de contas pode representar ressarcimento à população de São Paulo

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, declarou nesta terça-feira em Paris que estão sendo rastreadas atualmente contas bancárias da máfia do ISS (Imposto sobre Serviços) no exterior.

“Estamos indo atrás de outras contas bancárias, inclusive no exterior e estamos rastreando outras propriedades”, disse o prefeito. “Isso pode aumentar para além dos R$ 80 milhões já apurados (e bloqueados pela Justiça) e pode representar ressarcimento à população de São Paulo”, afirmou Haddad em uma coletiva na embaixada brasileira em Paris.

A prefeitura de São Paulo desmantelou, em outubro, uma quadrilha de servidores públicos que desviou, segundo estimativas, cerca de R$ 500 milhões dos cofres públicos municipais.

O desvio foi feito por meio de um esquema em que o valor do ISS que deveria ser pago por construtoras era reduzido mediante o pagamento de propina. Haddad ressaltou que a divulgação de dados sobre essas eventuais contas no exterior pertencentes à máfia do ISS só ocorrerá “após elas terem sido bloqueadas”.

“Qualquer antecipação antes do bloqueio pode ensejar saques”, afirmou o prefeito.

Expo 2020

O prefeito está na capital francesa para acompanhar a escolha da cidade que irá sediar a Exposição Universal de 2020.
São Paulo está na disputa com mais três candidatas: Dubai, nos Emirados Árabes, Izmir, na Turquia, consideradas favoritas, e Ekaterimburgo, na Rússia.

O que é a Expo

A Exposição Universal (Expo) acontece a cada cinco anos, em uma cidade diferente e pode durar até seis meses. O evento reúne governos de diversos países, organizações e empresas nacionais, internacionais.

O objetivo é discutir temas de relevância global como tecnologia, sustentabilidade, inovação, urbanismo e economia, sempre de olho no futuro das populações.

A primeira edição do evento aconteceu em Londres, em 1851. A cidade de Paris já organizou seis Expos – a edição de 1889 deixou como legado a Torre Eiffel.

A realização da Expo gera investimentos equiparáveis ou até mais altos a de eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas – e podem impulsionar projetos urbanísticos e sociais na cidade sede.

Xangai, por exemplo, recebeu 73 milhões de visitantes na última Expo, em 2010. A próxima edição da Exposição Universal será em Milão, em 2015.

Fonte: www.saopauloexpo2020.com.br/

A escolha será feita pelo Bureau Internacional de Exposições (BIE) na tarde de quarta-feira, em uma votação com três turnos, que eliminará, a cada vez, o nome de uma cidade.

Haddad preferiu não fazer prognósticos e afirmou que as quatro cidades “são fortes candidatas”. Segundo ele, a candidatura de Izmir, na Turquia, se aproxima da proposta brasileira.

“Tudo dependerá muito do que vai acontecer no primeiro turno da votação e qual será a primeira cidade eliminada”, disse o prefeito, sugerindo que isso pode mudar os resultados, já que os votos obtidos pela cidade eliminada serão transferidos a outros candidatos no turno seguinte.

Mas há sinais de que as autoridades brasileiras não estariam achando possível a vitória da capital paulista.

Diferentemente de apresentações anteriores das candidaturas, em Paris, que tiveram também a presença do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e do vice-presidente brasileiro, Michel Temer, nenhuma autoridade estadual ou federal estará presente no dia da escolha da cidade vencedora.

Competitividade

Haddad afirmou que a escolha do Brasil como país sede da Copa do Mundo e dos Jogos Olímplicos foi um argumento utilizado pelas cidades rivais para tentar reduzir os votos de São Paulo.

Embora tenha ressaltado que a expectativa é de “vitória”, Haddad lembrou a “dificuldade da disputa” e afirmou que já é importante ter apresentado “uma candidatura consistente”.

“Foi a primeira vez que o Brasil apresentou uma candidatura para a realização de uma Exposição Universal”, declarou Haddad, ressaltando, com certo tom de conformismo em relação ao possível resultado, que o Brasil não venceu todas as disputas em que participou para sediar Copas do Mundo ou Olimpíadas.

“Em uma disputa dessa natureza não há derrota. Vamos eventualmente repensar o que fazer”, afirmou Haddad. Mas o prefeito preferiu não dizer se o projeto apresentado atualmente poderia ser reutilizado no futuro caso a capital paulista não seja escolhida.

“Vamos torcer e utilizar os últimos minutos para angariar mais apoio”, afirmou o prefeito.

A Exposição Universal é considerada o terceiro evento mais importante em termos de impacto econômico e cultural, atrás da Copa do Mundo e das Olimpíadas.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Graças a Deus, SP perdeu a Exposição Universal,

    mais uma invenção do Kassab para gastar $$$$, e deve ter tido o aviso do Lula que já deve ter percebido que não foi tão inteligente emprestar sua popularidade para promover estes negócios de Copa e Jogos Olímpicos, sobretudo que todos os que cuidam disto, FIFA, COI e demais tem mais a ver com máfias que outra coisa.

  2. Tudo bem! Mas a Prefeitura

    Tudo bem! Mas a Prefeitura deve exigir que as empresas recolham aqueles valores que deixaram de recolher à Prefeitura e entregaram aos fiscais.

    1. Resgatar o dinheiro sonegado

      Resgatar o dinheiro sonegado talvez não seja a melhor alternativa para a cidade no momento. Uma possibilidade é que Haddad utilize este escândalo para forçar as construtoras a aderirem a um planejamento urbano mais coletivo e social e menos especulativo. É certo que as construtoras se opõem a qualquer concessão nos seus empreendimentos que visem o bem comum. Elas preferem formentar o pânico social e investir na criação de quetos, porque é mais fácil de propagandear e vender. O que o prefeito pode tentar é buscar uma troca com as construtoras: a prefeitura estabelece exigências sociais aos novos empreendimentos e as construtoras aderem às exigências sem reclamar.

      Um exemplo de exigência que a prefeitura poderia forçar às construtoras é a prioridade ao transporte público em shoppings centers em vez de ao transporte individual. Os shoppings poderiam ter paradas de ônibus cobertas junto à uma de suas entradas. Acredito que os técnicos da prefeitura devem ter milhares de ótimas ideias de cunho social para propor às construtoras em troca do mal-estar gerado pelo escândalo.

  3. haddad

    Se Haddad for tão hábil no rastreamento de contas quanto era na aplicação das provinhas do ENEM, os meliantes podem dormir tranquilos e serenos.

    “Em uma disputa dessa natureza não há derrota. Vamos eventualmente repensar o que fazer”

     

    …Traduzindo pro futebolês da galera; “Bem, você sabe, nosso time lutou até o último, mas não fomos felizes. Agora é trabalhar duro pra próxima partida.”

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador