Moro colocou em risco legitimidade da Lava Jato, diz professor da Oxford

Ao aceitar convite para ser ministro da Justiça, Moro colaborou ‘com narrativa do PT e prejudicou juízes e promotores que vão continuar com as apurações’
 
Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
 
Jornal GGN – Timothy J. Power é diretor da School of Global Area Studies, departamento da Universidade de Oxford dedicado ao estudo de diferentes regiões do mundo, entre elas, a América Latina. Ele estuda o Brasil há mais de 30 anos e, antes de assumir o cargo atual, foi diretor do Programa de Estudos Brasileiros de Oxford. 
 
Em entrevista à BBC News Brasil, Power avaliou que a posição do juiz Sérgio Moro em aceitar ser ministro da Justiça no governo de Jair Bolsonaro (PSL) abala a legitimidade da Operação Lava Jato e prejudica os procuradores do caso.
 
“Não fiquei surpreso com o convite, mas com a aceitação pelo juiz Moro. Acredito que, depois de quatro anos de manchetes e avanços na investigação Lava Jato, ao aceitar esse cargo no Ministério da Justiça, o juiz coloca em risco alguns pontos de legitimidade dessas investigações”, declarou o pesquisador à BBC.
 
Power arrematou que a decisão aumenta os argumentos do PT de que a Lava Jato se transformou em um instrumento de perseguição contra determinados grupos políticos e o partido.
 
“Havia um obstáculo grande à eleição de Bolsonaro que era a figura do ex-presidente Lula. Ele foi preso e foi um obstáculo removido por ação direta do juiz Moro. Se Lula estivesse presente seria uma eleição mais competitiva”, ponderou para filial brasileira do jornal britânico.
 
“Agora, poucos dias após as eleições, Moro aceita um convite para ser ‘superministro’ da Justiça. Isso reforça a narrativa do PT de vitimização pela Lava Jato. Coloca em risco a legitimidade das investigações e prejudica os juízes e promotores que vão continuar com as apurações”, concluiu.
 
Ao mesmo tempo, o pesquisador avaliou que o fato reforça a narrativa de Bolsonaro de combate à corrupção com efeitos positivos sobre o seu eleitorado e em quem votou nulo.
 
“Bolsonaro é um político. Ele diz que não é, mas qualquer político quer chamar para o gabinete, num primeiro momento, os nomes mais aprovados pela população. Poucas personalidades gozam de muita popularidade e é inegável que Moro é um dos nomes mais conhecidos do Judiciário.”
 
Power completou que a vitória do militar da reserva foi possível por “duas clivagens no eleitorado”:
 
“Primeiro, uma rejeição de tudo o que está aí, do establishment, da classe política em geral. Ele se apresentava como outsider, embora seja um deputado. E a segunda clivagem é o antipetismo, a rejeição ao partido e à figura do ex-presidente Lula. Para muitos antipetistas, Moro era um santo, um herói dessa luta contra o PT. Então, Bolsonaro está, de certa forma, consolidando esse laço antipetista.”
 
O efeito da ida de Moro para o Judiciário, entretanto, será mais simbólico do que prático, para o pesquisador da Oxford, mesmo cabendo à Moro a indicação do diretor-geral da Polícia Federal.
 
“A Polícia Federal vinha ganhando muita autonomia nos últimos anos. Não precisa de mais um impulso externo. A indicação do Moro tem um valor maior simbólico do que operacional.” Para ler a matéria na íntegra, na BBC News Brasil, clique aqui. 
 
Superministério
 
O juiz da 13ª Vara da Justiça Federal de Curitiba aceitou o convite do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL) nesta quinta-feira (01). Logo após o resultado do segundo turno, o militar da reserva anunciou o interesse de trazer Moro para o novo Ministério da Justiça, que se fundirá com o Ministério da Segurança Pública e irá englobar as funções da Controladoria-Geral da União e o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).
 
Bolsonaro também ofereceu indicá-lo para o Supremo Tribunal Federal (STF) em uma das vagas que vão abrir em 2020 ou 2021, com a aposentadoria compulsória dos ministros Celso de Mello e Marco Aurélio Mello, respectivamente. O convite para compor o governo do militar da reserva foi feito durante a campanha eleitoral. 
 
A frente do novo Ministério da Justiça, Moro será responsável direto pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Nacional, Secretaria Nacional de Segurança Pública (que controla a Força Nacional), Departamento Penitenciário, Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas, Secretaria Nacional de Justiça (que cuida de refugiados e recuperação de dinheiro desviado para o exterior), Comissão de Anistia (que trata dos crimes de violação dos direitos humanos na ditadura militar), Funai e Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). 
 
Logo após a notícia, Bolsonaro disse à imprensa que concordou com “100%” do pedido de Moro para assumir a pasta da Justiça, entre eles “liberdade total” para combater o crime organizado e a “corrupção”. 
 
“Conversamos por uns 40 minutos e ele [Moro] expôs o que pretende fazer caso seja ministro e eu concordei com 100% do que ele propôs. Ele queria uma liberdade total para combater a corrupção e o crime organizado, e um ministério com poderes para tal”. 
 
Leia também: Bolsonaro quer dar “liberdade total” para Moro na Justiça
 
Redação

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Moro colocou em risco alguns

    Moro colocou em risco alguns pontas da legitimidade da lava jato? Será que eu entendi bem? quando os ditos estudiosos e autoridades vão aceitar, emfim, que este  juiz não é juiz, é político de extrema direita. Estas ressalvas em relação à parcialidade da lava jato, até de gente do Pt, acaba sempre dexando a cr´tica em segundo plano. Isto nunca foi operação de combate à corrupção. Sempre foi um projeto de eliminar o Pt do mapa. Só isso. Paremos com essa demagogia, pelo amor ao que resta desta pátria infeliz.

  2. Será que o “ministro” moro

    Será que o “ministro” moro vai agora querer ouvir o Tacla Duran??  E o DOLEIRO DOS DOLEIROS, que ninguém quer saber do paradeiro, será que agora “vem ao caso”??  E o BANESTADO, hein?? hein?? hein????????

    1. E algum dia a lava jato teve

      E algum dia a lava jato teve legitimidade?

      Desde o início o ÚNICO objetivo era prender o Lula. Conseguiram sucesso graças a covardia do povo brasileiro.

      Quantos tucanos denunciados e delatados na lava jato foram incomodados pela justiça ou mpf?

      Todos os integrantes da lava jato deveriam ser demitidos, processados e presos. Quiça fuzilados, se tiver lei que permita para crimes lesa pátria.

      Também acredito qe não deveriam permitir a entrada de concurseiros no mpf e magistratura. Deveriam exigir uns 8 anos de atividade advocatícia no mínimo.

      Também não deveriam permitir que concursos de ingresso no judiciário fossem realizados pelo próprio judiciário.

      Iam ver como seria reduzido o número de parentes na corporação.

       

    2. Assim é se lhe parece ser

      Tenho um amigo q diz q a sombra é a “prova” q fantasmas existem! Tem gente q acredita em mula-sem-cabeça, fazer o q?

  3. O juiz Sergio Moro que marca

    O juiz Sergio Moro que marca o pênalti(condena o Lula) e comemora o gol(aceita o Ministério da inJustiça). Só aqui mesmo.

    1. Marca o penalti quando a

      Marca o penalti quando a falta foi feita fora da área e ainda retira o goleiro permitindo com que o cobrador chute a 30 cm da linha de gol  ..”tudo dentro das regras”

    1. INFELIZMENTE todos sabemos

      INFELIZMENTE todos sabemos que o GOLPE envolve milhares de servidores, fora o judiciário (de juízes a promotores, advogados, delegados, policiais e até grandes quadros das forças armadas)

      ESTA muito claro que MORO é um agente colocado a força pra impor a quebra do regime democratico (desde qdo fraudou impunemente concurso, ou foi CENSURADO por mais de uma vez pelo STF, ao receber ao auxilio moradia  ..tudo sem consequencia, apesar das ações ILEGAIS, inconsequentes, arbitrárias e persecutórias)

      O PIOR ainda esta por vir 

      ..a CAMARILHA vai condenar LULA num 2o, 3o, 4o processos ou qtos existirem  ..em uma ou mais instancias ..tudo pra “dar provas da isenção e lisura” do torquemada  ..e isso SEM que o STF “tenha tempo” pra decidir VIA OFICIO pela libertação de LULA da SILVA

      é tudo tão injusto, imoral e violento que não encontro palavras pra demonstrar meu desprezo por tudo

       

  4. e tem mais

    Bolsonaro foi eleito não só porque grande parte dos eleitores são anti petistas. Vamos lembrar que o PSDB praticamente se esfacelou e, sua maior vitória foi em SP, com um egocêntrico que mais parece uma biruta de aeroporto que outtra coisa. E o PT foi o segundo colocado nas votações, mesmo com o brutal e diututno e mentiroso ataque da imprensa conservadora. E Bolsonaro foi eleito pelo único motivo que prenderam Lula e o mantiveram incomunicável caso contrário Lula seria eleito no primeiro turno. Uma brutal fraude do Judiciário, pela pessoa desse que ora vai ser o superministro. Acho dificil Moro ter as benesses que consequiu até hoje, porque agora as atitudes dele vão refletir diretamente na populaça. E não creio que a violencia nas ruas vá diminuir porque fizeram cara feia!!!E, como se sabe, ele é autoritário e pouco ilistrado, portanto, vai responder a tudo de modo brusco  e monossilábico, Acho curioso uma pesoa que ganha mais de 50 mil e tenha um emprego estável, sem chefe nem patrão, simplesmente abandone tudo e vá para um luga em que de qualuer forma será um subalterno. e muito mais exposto aos amores  e dissabores de terceiros.

    1. Não seja inocente  ..da onde

      Não seja inocente  ..da onde vem as 63 mil mortes violentas e o descaso com outros milhares de desaparecidos ?

      De onde vem as drogas pesadas e o contrabando de armas ? Quem se beneficia com o roubo de carga ? Como conseguem esconder o trafego dessa grana toda ?  ..amém irmão, amém  ..vamo no cassino por se falar nisso ?

      Por acaso é o pretinho pé rapado da esquina que comanda estes GIGA esquemas e holocausto ?  ..essa lavagem de grana ?

      Porque nem 5% dos crimes, até de Mariele, NUNCA são resolvidos ?  ..e os que são, muitos tem o julgamento e condenação protelados quando os mandantes são figuraços ?

      porque este conluio entre policiias e igrejas de garagem ?

      NÂO HÀ POSSIBILIDADE se não houver envolvimento das forças JUDICIÀRIAS (de juízes a promotores, advogados, delegados, policiais e até das Forças armadas)  ..tudo gente comprometida com esse golpe ..e os mesmos que HAVERÂO de mostrar números positivos pra população  ..e mostrarão !!!! ..mesmo pq eles cuidarão das notícias e das estatísticas também

      Colega, neste país aonde a JUSTIÇA NUNCA funciona nem chega a tempo, ver um LULA ter sido condenado da forma e no tempo como o foi, é prova INCONTESTE da sua inocência

       

       

  5. A nomeação de Sérgio Moro

    A nomeação de Sérgio Moro pelo presidente eleito foi apenas a concretização de uma promessa de campanha como se sabe agora pela voz do general Mourão. Ou seja, um reles ato político-partidário que só tolos e hipócritas sublimam como o inicio de uma odisséia contra a “corrupisão” e o crime organizado.

    Por que o então Juiz desejaria largar a magistratura – na realidade um verdadeiro céu na terra, para assumir um cargo de confiança, ou seja, demissível ad nutum, no qual iria dispor de inúmeros poderes, mas e principalmente, se expor a todo tipo de questionamentos? Só por vaidade e ambição política? 

    Não! Absolutamente não! O ânimo nasce da vontade de terminar o “serviço”, completar a missão. De que “serviço” e de que missão estamos falando? Já não perseguiu, desmoralizou o PT ao ponto de condenar sua liderança máxima e enfraquecê-lo eleitoralmente? 

    Sim, entretanto a meta foi cumprida só parcialmente. Venceu, mas não levou. Com relação ao partido está aí o resultado das eleições para atestar mais ainda a vitalidade de um partido já dado como morto. Não ganhou um quinto mandato em razão da condenação de Lula. Elegeu quatro governadores e a maior bancada na Câmara dos Deputados. De lambuja, o partido de maior preferência e com uma militância fiel e guerreira. 

    Segundo se sabe, o agora ex-juiz comandará um super ministério, portanto com os poderes já inerentes ao de ministro da Justiça e da Segurança Pública, agregado ao de chefe da CGU(Controladoria Geral da União) e do COAF(Conselho de Controle de Atividades Financeiras). Como se vê, um leque de atribuições que vão desde a repressão policial em nível federal(PF, PRF), até outras mais refinadas, como a de contrôle de transações financeiras e de auditoria.

    Empalmados toda essa gama de poderes, incluindo – atenção! – o de polícia, ou seja, de INVESTIGAR, o que não pode, ou poderia para o caso, como juiz, os usará para que mesmo? Sopesadas as premissas acima, as respostas seriam:

    A) Buscar mais provas que embasem de forma inquestionável a condenação de Lula num processo eivado de furos e subjetividades;

    B) Idem para alicerçar os outros processos a desfavor do ex-presidente e demais lideranças petistas;

    C) Proclamar um CQD-Como Queríamos Demonstrar acerca da “organização criminosa” e da culpa definitiva de Lula. 

    D) Destruição de Lula como político e como pessoa e inviabilização política do PT;

    Se exitosa a missão, entrará em rota de colisão com Bolsonaro dada a condição de postulante à presidência da República, seu objetivo final. Mas aí já seria outra história.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador