Ignorância de Carmem Lúcia é linguistica e social, por Weden

A ministra Carmem Lúcia representa aquele tipo de magistrado que, ao entender razoavelmente de Direito, dispensou-se de se preparar melhor intelectualmente para compreender a complexidade histórica e social dos novos tempos. Aliás, se é que isso serve de atenuante, esta parece ser uma marca não muito exclusiva dela no nosso STF.

Dada a frases de efeito, com o intuito de aparecer bem em manchetes, Carmem Lúcia saiu-se, recentemente, com um sofisma envolvendo as palavras “esperança” e “medo”. Regina Duarte, na sua alienação interessada, fez melhor. A ministra foi esperta. Sabia que o destempero contra o PT seria contemplado com boas citações na mídia. Foi o que aconteceu. Mas Carmem não se deu por satisfeita.

Esta dependência da mídia, própria de alguns juízes, é típica de uma sociedade da exposição, mas no Brasil esta patologia institucional se alça a níveis compulsivos. O prêmio Faz a Diferença, do Globo, do qual Carmem Lúcia foi “merecedora”, é o seu emblema.

Logo depois de ser confirmada para o cargo de presidenta do STF, Carmem Lúcia nos presenteou com sua maior pérola. Dizendo-se conhecedora da língua mátria, respondeu a uma repórter que preferia ser tratada como “presidente” – e não “presidenta” – por “ter estudado a língua portuguesa”.

Em alguns anos, Carmem Lúcia vai entender que cometeu, com isso, ao menos três deslizes. O primeiro contra a própria língua, que prevê o uso há mais de um século; o segundo, linguístico, porque, mesmo que nunca tivesse sido utilizada, ainda assim “presidenta” seria morfologicamente possível, além do que a neologização é um fenômeno – constitutivo – próprio das línguas; e o terceiro, possivelmente o pior deles, a demonstração de profundo desconhecimento em relação às lutas sociais de gênero.

A compulsão de aparecer bem na vitrine midiática das grandes corporações, lançando mão de provocação comezinha contra Dilma, prova de enorme desrespeito e desonestidade sofística, fez Carmem Lúcia não somente não admitir os dois usos – “presidente” e “presidenta” – mas simplesmente sugerir que Dilma não conhecia da língua. Enganou-se. Comparativamente, Dilma tem mais conhecimento vocabular, mais expertise linguística, e, principalmente, mais sensibilidade social.

Na composição do seu ministério, as mulheres foram contempladas – um avanço civilizacional importante para um país tradicionalmente machista – e tiveram papel condutor das políticas de gênero. Por tudo isso, Dilma foi uma integrante – ainda rara – da política nacional sensível à causa feminina e feminista. Trunfo que passa longe dos talentos de Carmem Lúcia.

Antes de assumir um cargo de tal importância, simplesmente, o de maior relevância jurídica no país, a ministra – ou ela preferiria ser chamado de “ministro” e ser bem prestigiada pelo chefe do Executivo que deplora as mulheres? –  poderia passar por uma reciclagem em língua portuguesa, em conhecimento linguístico, e, talvez o mais importante, por um preparatório para entender os novos tempos, com ênfase em causas sociais que não podem mais ser ignoradas.

Tristes tempos estes que fazem coincidir sujeitos de discursos machistas à frente dos três poderes. É muita coincidência. Ou sintoma.

 

 

Redação

59 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Asno

    A juiza cometeu uma grosseria que não lhe trouxe qualquer benefício.

    Expôs gratuitamente o seu pensamento retrógado, se indispôs contra uma grande parcela da população e rebaixou inutilmente o seu status.

    Agiu como um burro.

    Ou burra, se V. Exia assim o preferir. 

  2. Ela devia ler Guimarães Rosa
    Ela devia ler Guimarães Rosa que ela diz ter em sua prateleira, ajuda muito a entender a dimensão da língua. A verdade é que em relação a ela o medo venceu a esperança.

  3. Só mais uma Mariposa do STF

    Nosso sistema judiciário, salvo raríssimas exceções, é formado por “MARIPOSAS”, que não podem ver a luz de uma câmera de TV, que perdem todos os “pudores” (palavra usada apenas para ser educado).

    “A arrogância, a hipocrisia e comportamento interesseiro também são, sem dúvidas, sinais de falta de caráter.” 
     

  4. Pobre senhora…
    Ainda por

    Pobre senhora…

    Ainda por cima colocaram uma foto que não lhe favorece, lembrando muito o Bento Carneiro, o vampiro brasileiro do Chico Anísio…

  5. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK. Mais uma que “(se) acha” que o conhecimento acadêmico (se tanto) é suficiente para suprir sua desinteligência. Vamos de mal a pior: mas, pelo menos, confio em que ela dará guarida à corregedoria do CNJ e não exigirá que todos os presentes se levantem quando o arauto do dia anunciar a sua “excelência” chegada, como exige o ainda na presidência. E que a ministra corregedora, por sua vez, encare os desMoronados em suas irregularidades e ilegalidades no (des)exercício das funções. Sou até capaz de rezar por isso.

  6. “O cala boca já morreu, quem

    “O cala boca já morreu, quem manda na minha boca sou eu” esta é uma das citações lapidares que esta senhora recentemente nos contemplou.

    Por esta citação usada em brincadeiras de crianças, nota-se o grau de erudição desta senhora.

    Vamos esperar que a gestão da referida não seja como as do barbosa e do corajosíssimo lewandowski.

    Sem contar que no futuro ainda teremos grandes nomes para presidir o “supremo”, nomes como fux, weber, baboso, fachin, toffoli (o totó do gilmar), teori. Um triste futuro nos espera.

    A solução é fazermos uma reforma no judiciário jàááá!!!!!

    Genaro

  7. Definitivamente esta ministra

    Definitivamente esta ministra só consegue se escarnecer com os erros da esquerda. Aquela fala dela em que citava medo e esperança fazendo críticas não tão veladas ao PT foi ridícula, como foi ridícula essa treta de presidenta e presidenta. Nunca li ou ouvi dela alguma escarnecimento em relação ao cunha, temer, aécio, serra, vazamentos … Mas como já li em algum lugar, o judidiário é o único poder que não é republicano, pois não aceita criticas, só elogios. E fazendo o que está fazendo atualmente ele, o judidiário, é só elogios da globo. Será por que? Eu acho que essa ministra vai enterrar de vez qualquer rasquício de esperança de STF como aplicador de justiça e não de perseguição política.

  8. “Bovinianismo”

    Sempre achei esse Weden um suspeito de “maius placere”! Ignorância “linguistica” é dele ou do (sempre distraído) dono do blog em termos de linguística?

    1. “Presidenta” em Português é mais antigo que “a presidente”

      A palavra “presidenta” é feminino correto para “presidente“, aceito por todas as gramáticas, presente em dicionários portugueses há séculos e constante em todos os dicionários brasileiros e portugueses atuais. Hoje, “a presidente” é também considerado correto, mas a verdade é que “a presidenta” é forma muito mais antiga e tradicional na língua portuguesa do que “a presidente”.

      DICIONÁRIIO E GRAMÁTICA . COM:

      https://dicionarioegramatica.com.br/2016/05/02/presidenta-e-mais-antigo-e-tradicional-em-portugues-do-que-a-presidente/comment-page-1/

      “Ignorância “linguistica” é dele ou do (sempre distraído) dono do blog em termos de linguística?”

      A ignorância linguística é sua.

  9. Acho que vou dar luz a cego!

    Acho que vou dar luz a cego! Mas… vá lá!

    Min. Carmem, não fique preocupada, não! A senhora não vai precisar de estudar a Língua Portuguesa, não. Basta dar uma olhadela… só uma olhadelazinha nesse vocábulo em qualquer dicionário de nossa Língua Portuguesa (qualquer um, por mais vagabundo que seja) que a senhora vai encontrar a resposta.

    A senhora vai ver que ele é um “Pai” para a senhora. 

  10. Trocaram a melancia pelo logo global.
    Até o professor Pasquale falou que, apesar de não estar errado o uso do “presidente”, para o gênero feminino, o mais adequado seria “presidenta”!

  11. Desengasguei…

    Resolvi comentar esse texto para agradecer ao autor.

    Primeiro agradecer a sensibilidade e leveza na escolha das palavras utilizadas em solidariedade a  Ex presidenta  Dilma.

    Acredito que demonstrou cabalmente  a pequenez da MInistra. 

    E também ( ohhh alívio!!) por ter  tirado  uma pedra alojada na minha garganta desde o dia em que assistir o fatídico episódio.

    Grata.

     

     

  12.  Agentes Públicos, desde um

     Agentes Públicos, desde um simples barnabé lotado nos grotões até um ministro do Supremo, deveriam, por uma questão de ética, serem proibidos de aceitarem homenagens de qualquer espécie. Afinal, são pagos para isso. 

    Essas premiações são um tipo de corrupção, ou no mínimo cooptação, dado que geralmente são ofertadas por entidades suspeitas e sem nenhuma razão aparente. Uma espécie de “aplicação no mercado futuro” das relações espúrias entre agentes privados e públicos. Está aí o exemplo dessa ministra que só pela perspectiva de passar a presidir o STF foi agraciada com a prebenda intitulada “Faz diferença”. Afinal, o que foi mesmo que o Bento Carneiro, digo, a ministra fez de diferente? 

     

    1. ÉE a ética?

      Achei muito estranha, eticamente, a aceitação do prêmio por parte da juíza.

      Mas depois me lembrei de sua necessidade de holofotes (desde a primeira e lamentável entrevista à FSP) e cheguei à conclusão de que sua louvável transgressão à indumentária da Corte, ao assumir o cargo, deve ter-se pautado pelo mesmo objetivo,

      Da mesma forma, as posteriores declarações públicas com consequência política, no vai da valsa midiático..

      É lamentável a degradação ética e cultural nas principais insituições deste país.

      Triste e desanimador…

  13. A reação da reação

    Tristes tempos estes que fazem coincidir sujeitos de discursos machistas à frente dos três poderes. É muita coincidência. Ou sintoma.

    Coincidência não é. Nem seria. Nem vai ser.

  14. Esses prêmios e eventos
    Esses prêmios e eventos criados pela plutocracia com claro propósito de cooptar, aliciar pessoas influentes, ofendem e afrontam porque todos os envolvidos sabem exatamente porque estão ali.

  15. O golpe foi assinado pelo STF
    O golpe foi assinado pelo STF como o mais importante participante. Falhou em sua principal função de proteção à constituição.
    E na reunião do G20 ficou claro o desprezo ao Brasil como pode-se ver na foto dos participantes.
    Até a Argentina foi mais considerada.

  16. No beabá da Aula de Linguística

    No beabá da Aula de Linguística, deste aluno relapso da matéria existia um quadrinho clássico que dividia a Língua em três partes:

    Sistema

    Norma

    Fala. 

    Imaginemos que o termo Presidenta nunca tivesse sido utilizado por nenhum falante da Língua Portuguesa. 

    Lá no sistema ele seria possível. Presidente (no masculino) – Presidenta (no feminino), apenas não estaria dicionarizado, podemos dizer, normatizado. 

    Porém, a fala Presidenta, estaria em concordância com as possibilidades do sistema da Língua Portuguesa. 

    Se existe Governante – Governanta, existe Presidente – Presidenta. 

     

    Este fato para lembrar de quando o Ministro do Trabalho de Collor, lembram do Magri? Criou o vocábulo Imexível e deu o maior bafafá por ele não ser um “homem culto”. 

    E Magri como falante da Língua Portuguesa foi correto no uso da Língua. Imexível estava contido no sistema, apenas não havia sido dicionarizado (normatizado). mexível (existia) – imexível em oposição a mexível. 

    Memorial – imemorial; medicável – imedicável; mexível – imexível.

    Hoje imexível está presente em qualquer dicionário da Língua Portuguesa. 

     

  17. Eis um novo movimento

    Nos três poderes emerge um movimento para “renovar” a América Latina: o BOVINARISMO.

    Que tal se os doutos se propusessem, em suas práticas de rasgar a CF, mudar o nome de nossa República. Poderia ser República Bovinariana do Brazil. Com Z, claro.

    Mas, enfim, o que se esperar de onde não vem nada. Eu não me surpreendo com a não sociabilidade explícita de uns, o pavonismo de outros, e a necessidade de holofotes de quase todos… 

    1. Gostei,

      Aterrorizada com a possibilidade de que o Brasil se transformasse numa “República Bolivariana”, a imprensa canalha e golpista o transformou numa “Republiqueta Bovinariana”!

      Bela sacada. Parabéns.

  18. Alem de desonestidade na

    Alem de desonestidade na busca de se “dar bem com a crítica ao já muito criticado” nos colocaria BEM JUNTO COM O QUE PENSAMOS SER A MAIORIA…

    Estamos cercados de CINISMO.

  19. Receber prêmio da rede golpe

    Receber prêmio da rede golpe é muito tosco. O pior é que ela nem percebe isso. Acha normal e ainda fica lisonjeada. E o pior é pensar que a grande maioria dos magistrados recebriam o prêmio de bom grado. Deprimente.

  20. Artigo providencial.
    Conheço

    Artigo providencial.

    Conheço muitas pessoas que tem excelente conhecimento técnico e acham que por isso entendem alguma coisa de outras áreas. Ledo engano. Como Carmen Lúcia podem entender um pouco do que fazem, mas não tem a menor noção do país em que vivem: ignoram sua história, sua política, sua economia e sua sociologia, mas se dão o desplante de dar opiniões que consideram corretas e bem embasadas. E insistem nela sem conhecer absolutamente nada. É a certeza dos ignorantes de que tanto se fala… Para piorar embasam seu “conhecimento” naquilo que ouvem na TV e leem na Veja. É de chorar….

    Como já disse a Marilena Chauí: nossa classe média quer o diploma. O conhecimento é dispensável. Serve para a esmagadora maioria dos “bacharéis”. Tem diploma, mas conhecem o que mesmo?

  21. Nassif
    Bom dia
    Que tal

    Nassif

    Bom dia

    Que tal avaliarmos a gestão da presidente (a) do stf no bienio?

    Tinhamos, (eu não), enorme esperança com o presidente que por ora sai, no meu entendimento, deveria deixar a corte!

    Nesse Olimpo, nunca saberemos o que esses “deuses” podem nos reservar!

    Abração

  22. “A ministra Carmem Lúcia

    “A ministra Carmem Lúcia representa aquele tipo de magistrado que, ao entender razoavelmente de Direito, dispensou-se de se preparar melhor intelectualmente para compreender a complexidade histórica e social dos novos tempos””

    Naaaaoooo.  As “frases de efeito” (coff coff) dela o provam:  ela eh burra mesmo.  Nao ha como se preparar.

  23. Preocupação

    A nova Presidenta do STF, Carmen Lucia, deve nos deixar a todos preocupados, principalmente no momento de anormalidade que vive o país. Vivemos tempos em que o bom senso e a maturidade devem ir à frente da legislação, como alguém com “machete” entrando no mato, ainda más tendo visto que a legislação é torcida na sua interpretação, quando os que têm o poder de decidir assim requerem.

    Carmem Lucia poderia ser a melhor aluna, sem ter faltado nem sequer um único dia ao seu trabalho no STF, poderia não ter casa em Miami, poderia até decorar a constituição, o conjunto de leis dos últimos 40 anos, e até a jurisprudência histórica sobre qualquer matéria, mas, a nova Presidenta, a meu ver, carece um pouco da experiência de vida, de convívio social e maturidade para aplicar o bom senso nas medidas ou ações que tem exercido (como temos acompanhado) e que agora irá exercer com maior propriedade e importância.

    Existe um termo que chamamos de “esportiva”, que simboliza experiência de vida e uma atitude flexível para aceitar críticas, rir de piadas mesmo sem gostar, relevar aspectos secundários, levar conversas em duplo sentido sem cair em armadilhas, discordar em forma elegante, não guardar mágoa, e etc. Carmen Lucia parece alguém desprovido deste conceito, que se aprende na vida cotidiana (espero estar errado).

    O que aqui me parece preocupante é um assunto que Freud e a história da humanidade poderiam explicar, ao colocar num cargo relevante uma pessoa relativamente frágil e de pouca experiência de vida, pois estas pessoas convertem-se nos maiores tiranos.

    Já vimos casos de procuradores ou novos juízes imberbes, que confundem rigidez e inflexibilidade com justiça. A necessidade de autoafirmação, de querer passar segurança da boca para fora, quando esta não existe da boca para dentro.

    Tenho preocupação, sim, não da eventual parcialidade ou incompetência jurídica da nossa nova Presidenta do STF, mas sim pelo que me parece ser pouca experiência de vida cotidiana, e que hoje é obrigada a mostrar força, como uma pessoa tímida que e é obrigada a subir ao palco a cantar uma ópera. Já não é mais apenas o que a literatura jurídica lhe permita, quando emite apenas um voto isolado. Espero estar equivocado, mas, levanto aqui a minha preocupação.

  24. A ministro parece um membro da familia Adams

    E’ feia, sem apelo. Segundo o Weden, o ministro apenas entende razoavelmente de direito. O cinza dos seus cabelos alude ao significado de fascismo: ”o fascismo é cinza, monótono mas deve ser levado a sério, pois, além de nublar a percepção da realidade, produz efeitos concretos contrários ao projeto constitucional de vida digna para todos”.

    O vestido branco recorda o golpe, o golpe branco, que um leitor da blogosfera denunciava antecipadamente em 2013:
    […] ”entre 1995 e 2002: governo do PSDB / DEM / PPS – praticou 47 escândalos, para reeleger FHC em 1998, comprou votos de senadores a C$200.000,00. Vendeu 70% do nosso patrimônio e quase um trilhão de reais foram depositados em paraísos fiscais. Não se trata de falácias, há um ano foi publicado o livro “A PRIVATARIA TUCANA”,  um documentário de 340 páginas, onde 140 delas é só de documentos extraídos de cartórios e tribunais. O primeiro mensalão registrado foi em 1998, envolvendo o PSDB de Minas. O judiciário aceitou seu desmembramento para depois engavetá-lo. O mensalão do PT foi denunciado em 2005 […] ”.  Chegamos em 2016. Foi golpe branco, sim!

  25. É burrice, mesmo!

    Concordo com o Ivan: é burrice. A ignorância e a arrogância estão associados à baixa capacidade cognitiva, que impede aprender as coisas e compreender as pessoas e as situações, daí a ignorância e a arrogância! Parece um círculo vicioso.

    Acho que essas pessoas conseguem resolver sua vida financeira, com um excelente salário vitalício, e passam a desdenhar das demais coisas, inclusive do dever. Tristes exemplos temos na magistratura, uma nobre e delicada profissão, que tem a vida e o futuro de pessoas em suas análises para as decisões que vão gerar sentenças judiciais.

    O nosso sistema judicial está repleto de carmens e de gilmares, que destroçam as nossas instituições. 

  26. Mais  vale a sensibilidade

    Mais  vale a sensibilidade social ….

    Tanto faz se é ministro, juiz, presidente, deputado, senador, prefeito, vereador e o raio que o parta. 

    Para mim, o que importa é pessoas que ocupam estes cargos terem mais sensibilidade social e de justiça e defesa do estado democrático.

    Falar bonito, empolado, com exatidão linguistica e blá, blá, blá é bem vindo, porém sem sensibilidade social e de justiça não faz a menor diferença a não ser aos hipócritas que louvam pessoas que falam direito mas de carater e moral duvidosas, e esculhambam quem fala errado mas tem o carater e a moral ilibadas.

    Carmem Lúcia já começa mostrando como ela é pequena e despreparada para assumir cargo de tal relevância. De boca fechada seria uma poeta.

    Se nem a lingua portuguesa ela domina, apesar de pensar ao contrário de si mesma, será que entende de justiça pelo menos? Pelas declarações dela, certamente que não.

    O ódio da elite contra Lula e contra Dilma é exatamente este: Como pode pessoas que falam errado podem ter tido tanto sucesso em fazer realmente a diferença. Não um prémio meia-boca de uma rede de comunicação que apoio a ditadura (e realmente fez a diferença para o pior para o Brasil) e foi, é e sempre será golpista. Uma pessoa que tiver um pouquinho de moral recusaria de imediato ser contemplado com um prémio de uma rede golpista.

    Carmem Lúcia pode ser chamada de anta, que a lingua portuguesa aceita muito bem tanto para homens como para mulheres.

  27. Para quem conhece a formação

    Para quem conhece a formação dos advogados da PUC/BH nenhuma novidade, péssima faculdade de direito, com boa vontade a terceira de Bh. 

  28. Recorro aos ceus.Porque até

    Recorro aos ceus.Porque até hoje um só grande comentarista da blogosfera suja,mal lavada ou limpa,não se dignaram a elaborar um unico texto,sobre a forma infantil,pueril,tola,de como se davam as indicações dos Ministros da Suprema Corte na era lulopetista?Inclusive vale para Nassif e Weden,que é um bom comentarista.Preferem essa cantilena ridicula,pobre e rasa de atirar depois que ave voou.De fecharem as postas depois de roubados.De atribuiram ao se fosse isso,se não aquilo,se não fosse aquiloutro.Recorrem a ingratidões,desvios de carater,quintas colunas,ou quem sai aos seus,não degenera.Tragico se não fosse comico,tragicomico.Entenderam e entenderam errado,que feita a  indicação garantiriam ao Governo o salvo conduto.Não acertaram uma.Nessa eu canto de galo.Aliás,para reforçar a minha tese,detalhe importantissimo.A Presidenta Dilma agia da mesma forma em relação ao Legislativo.Entendia que era só mandar a papelada,que os senhores e senhoras Deputados e Deputadas,senhores e senhoras Senadoras e Senadores, aprovariam o que quer que fosse.Nesse assunto,o aluno impressou o professor.Falo de mim,e de Luis Nassif.Me façam uma garapa de limão balão, para enfiar guela abaixo e esconder tanta incompetencia e amadorismo politico.Politica aqui,em alhures,sempre foi,sempre será, assunto para profissionais.Amadores e amadoras,se ocupam de outra coisa,menos politica.

    1. Mais um texto meu que tende a

      Mais um texto meu que tende a ficar sem estrelinhas.Sabem por que?Busco no poeta Belchior a minha resposta em uma de suas musicas,um hino da minha juventude transviada:”sons,palavras,são navalhas e eu não posso cantar como convém sem querer ferir ninguem”.Uma conjectura.Tenho na senhora Lourdes Nassif,honra o sobrenome que tem(por curiosidade,se puder,que grau de parentesco tem com Luis),uma admiradora comedida.

  29. Dna. Carmen Lúcia, a Sra. não

    Dna. Carmen Lúcia, a Sra. não será nem amada e tampouco ouvirá sim senhora. Para isso precisa ter respetabilidade e o judiciário e seus anexos no Brasil estão definidos sem recuo e historicamente como golpistas. FORA TEMER. ROUBARAM OS MEUS DIREITOS EU ROUBO A SUA PAZ.

  30. Relembrando Joel.Lendo tantos

    Relembrando Joel.Lendo tantos comentarios sobre essa Ministra Carmen Lucia,vem a lembrança o Prefeito de Chico City,Valfrido Canavieira,personagem imortal de Chico Anisio “palavras,são palavras,nada mais que palavras”.Nada mais atual.

  31. Presunçoso e mal educada.
    Presunçosa e mal educada. Presidenta é regular, está até nos livros de concurseiros, bem como no Vocabulário ortográfico da Língua Portuguesa, junto com almiranta, generala, marechala, coronela, capitã, sargenta, aspiranta, soldada, infanta, alfaiata, hóspeda e marinheira.

  32. Relembrando Joel.Se o

    Relembrando Joel.Se o criterio para a nomeação de Carmen Lucia,alem do pitaco de Sepulvida Pertence,foi ter estudado em Colegio de Freiras,eu indicaria a Irmã Dulce,que viva era.

  33. Acho que o Ministro Carmem

    Acho que o Ministro Carmem Lúcia foi deselegante e mal educado. Grosso mesmo. Ele tem todo o direito de ser chamado como quiser. Assim como nossa (ex) Presidenta Dilma também tem o direito de escolha. A crítica do Sr. Ministro para com nossa Presidenta mostram um triste discurso machista. Como mulher fico chateada com sua falta de sensibilidade para as causas sociais e a luta de muitas mulheres. 

    1. Carmem Lúcia

      Peço mais respeito pelos colégios de freiras, em que pese a tradição religiosa conservadora, aprendia-se nessas escolas o melhor da nossa lígua. Eu, particularmente aprendi num colégio Salesiano de Petrolina a interpretar o melhor da música brasileira, como por exemplo “Pedro Pedreiro”, de Chico Buarque. Estudávamos História, através da interpretação de notícias de jornais; assim como Sociologia, Religião, Psicologia e etc.

      Portanto, o absurdo de ministro presidente fica por conta de seu conservadorismo reacionário.

  34. É esta que estudou em..

    Colégio de Freiras ? Mas que colégio será esse, que não passou nada sobre educação, respeito e humanidades a seus alunos  ? Será que só ensinavam a rezar o terço ?

    Tudo tem limite e essa senhora já chegou ultrapassando os seus . A Senhora foi eleita ? Não , então cala a boca, frase que mostra um pouco seu currículo.

    Mas, que PRAGA caiu s/ nosso país ? para termos os mais cínicos, os bajuladores dos americanos, os falsos ministros, presidentes, Senadores, deputados e justiça – compreendendo desde os delegados, procuradores, PGRs, STF, ao mesmo tempo.

    Ou sempre foi assim e nós pobres não sabíamos ? Parece que sim, infelizmente. Já que o país não passa de um gigante adormecido.

  35. ministro Carmen Lucia.

    Parece ter se deixado picar pela mosca azul. Ao assumir o desacreditado “supremo” (equiparado ao da ditadura), discursou muito para a platéia.

    Nós, o povo, esperamos que ela deixe as palavras e comece as ações. Por exemplo: deixando de reivindicar aumentos e fazendo uma faxina nos intermináveis processos de políticos que dormem lá nas gavetas e prateleiras.

    Mais ação e menos discurso.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador