Ilimar Franco: apenas 2 ministros do TSE devem votar pela cassação de Dilma

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O colunista Ilimar Franco (O Globo) escreveu nesta segunda-feira (13) que para “governistas e opositores”, o Tribunal Superior Eleitoral não vai cassar o diploma da presidente Dilma Rousseff e do vice, Michel Temer, em função de ações envolvendo abuso de poder econômico na última eleição, apresentadas pelo PSDB.

Segundo Ilimar, dos sete ministros que compõem o TSE, apenas dois devem votar contra Dilma: Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, e João Otávio de Noronha, corregedor do TSE e responsável por analisar previamente ações do PSDB contra a reeleição da petista.

Nas contas da Folha de S. Paulo desta segunda-feira (13), entretanto, o jogo está equilibrado e apenas o voto do ministro Luiz Fux deve surpreender e desempatar a votação. O jornal contabilizou que Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Noronha serão a favor da cassação de Dilma. Já os ministros Maria Thereza Rocha de Assis Moura, Henrique Alves e Luciana Lóssio votariam a favor da presidente.

O Jornal GGN publicou há algumas semanas, com base em informações obtidas junto a fontes ligadas ao TSE, que os ministros enxergam as acusações do PSDB contra Dilma como “frágeis”, e que já sinalizaram que a cassação dependerá do acúmulo de provas robustas contra a campanha petista, não apenas de falas de delatores, como a de Ricardo Pessoa.

Réu na Lava Jato e dono da empresa UTC (que também fez doações para o adversário derrotado por Dilma, Aécio Neves), Pessoa disse que doou R$ 7,5 milhões à reeleição da presidente em 2014 por pressão de agentes que supostamente ameaçaram seus negócios com a Petrobras. Os repasses foram registrados e aprovados pelo TSE.

Sem provas documentais de ilegalidades, Fux e Toffoli já teriam dados sinais de que não devem “embarcar” na cassação da chapa Dilma-Temer.

Leia mais: PSDB já fala em nova eleição, mas derrota de Dilma no TSE é incerta

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. João Otávio de Noronha,
    João Otávio de Noronha, aquele escorraçado da Segunda Turma do STJ pela Eliana Calmon.
    Por fazer LOBBY para a OAB tentando reabrir causas bilionárias já resolvidas.
    Não passou só pela Eliana, eles tinham os votos mas NINGUÉM bate de frente com Eliana. É preju certo discutir com quem NÃO tem rabo preso.

    Virou corregedor?
    Essa OAB é boa mesmo!

    Está tudo registrado nas notas taquigraficas. Basta ler o fim da última sessão de julgamento em que JON participou na Segunda Turma. Nunca mais voltou…

  2. circo agora sem lona

    Toffoli é aprendiz de feiticeiro, não possui a menor qualidade para operador desta arte. Está fascinado pelo valentão Gilmar Dantas Mendes onde espera proteção, seguramente foi vitima de bullyng no primário.

  3. A la FHC

    O Brasil 247 fez manchetes dizendo que Veja, Época e outros teriam descido do golpe.

    Depois surgiu essa notícia divulgada por Ilimar Franco.

    Quem quiser vá atrás e baixe a guarda.

    Isso em si já é golpe.

    Conhecem FHC?

    Contra qualquer ato que não esteja de acordo com as normas democráticas, mas “estamos prontos para assumir”.

  4. Gilmar Mendes não sai da

    Gilmar Mendes não sai da mídia. A mídia, falando mal ou bem dele, seu nome está sempre em evidência. Dias Toffoli segue as pegadas de Gilmar Mendes pelas mesmas razões desse ministro tucano, bem como para mostrar que mesmo tendo sido advogado do PT e indicado por Lula, tem independência. Ambos, sendo notícia, adotam o adágio: FALEM , MAL OU BEM, MAS FALEM DE NÓS.

    Pregam por aí que o atual parlamento brasileiro é o pior de todos os tempos, mas se esquecem de que a atual composição do STF, com Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Rosa Weber e Luiz Fux (sem esquecer do Joaquim Barbosa e Aires Brito) é a pior de todos os tempos. 

     

  5. toffoli

    Conheci Toffoli há mais de dez anos atrás, não havia o menor vestígio do venal que, dizem, veio a se tornar.

    Mas eu duvido, e duvido muito que um especialista em direito eleitoral como ele, e, ainda mais, tendo em conta a fundamentação que deu a seus votos no Mensalão, votasse pela cassação do diploma baseado em delação premiada de quem quer que fosse. 

    1. Gente frouxa poe a mãe na

      Gente frouxa poe a mãe na Guilhotina. Venho dizendo que no Supremo tem que colocar Homens Corajosos e Horados, com H maiúsculo. Os outros critérios, se consegue com uma boa assessoria. Esse bando de c….. que Lula  e Dilma colocaram é de dar vergonha, quando veem a Globo borram as calças.  Salvo um ou outro. 

      Agora o ramo de trabalho deles não ajuda, ô área infestada de dissimulados e bandidos. Esse Judiciário é o nosso Estado Islâmico, só serve para fazer terrorismo e destuição. 

  6. O ínclito Noronha é outra

    O ínclito Noronha é outra cria do FHC e PSDB: era o consultor geral do Banco do Brasil durante o atucanado (des)governo, seu prêmio foi menor, apenas o STJ, para tratar de questões infra-constitucionais. Agora, se “agiganta” em bicos por determinação “superior”.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador