Inquérito contra Alckmin por propina da Odebrecht começa a andar no STJ

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Agência Brasil
 
 
Jornal GGN – A jornalista Mônica Bergamo informou nesta sexta (15) que o inquérito contra Geraldo Alckmin (PSDB) passou a andar no STJ (Superior Tribunal de Justiça). “A ministra Nancy Andrighi autorizou os advogados de defesa do governador a terem acesso à papelada da investigação. E abriu prazo para o Ministério Público Federal voltar a se pronunciar”, publicou na Folha.
 
O Superior Tribunal de Justiça recebeu, no dia 22 de novembro, o pedido de instauração de inquérito contra o governador de São Paulo por suposto recebimento de propina da Odebrecht. O caso é mantido sob total sigilo, afirmou a jornalista.
 
A denúncia surgiu na Lava Jato após a delação de Odebrecht apontar que Alckmin recebeu propina em sua eleição, no valor total de R$ 10 milhões, duas vezes: em 2010 e 2014. Um cunhado do tucano teria sido responsável para recolher os recursos.

Como Alckmin tem foro privilegiado, foi necessária uma autorização do relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, ministro Edson Fachin, para que o pedido de investigação fosse enviado ao STJ. Lá, ele foi despachado para o gabinete da ministra Nancy Andrighi.

Na última semana de novembro, parlamentares do PT foram à Procuradoria-Geral da República reclamar da demora na investigação contra Alckmin. 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Podemos começar a gargalhar ?

    O inquérito começou a andar… tá legal! Na primeira esquina virará e retornará a antes do inicio. Elçes fingem que investigam a tucanalhada e nós não acreditaremos em uma única palavra dessa ‘ju$ti$$a’.

  2. Vai prescrever !

    Como sempre acontece. Pois nada anda , se as mãos estão “molhadas” ! Fica liso e escorregadio purdimaisdaconta! Sô !

    Cai embaixo da mesa, numa gaveta aberta por distração….

  3. inquérito….

    Finalmente algum Desembargador desengavetou o inquérito esquecido por MP contra Picolé de Chuchu.  A Grande Família do Tucanistão teve que fazer algo. Ainda mais tão convencidos da celeridade do TRF 4 contra Lula. Alguma semelhança entre celeridades? Não é igualzinho a Azereddo, esperando por prescrição, em processos onde já foram condenados e cumpriram penas Genoino e Dirceu? Agora lembraram de Picolé? Ás vésperas de recesso do Judiciário? Coincidência? Justiça virou Opção Política para desqualificar candidato, dando alguma chance aos outros? Isto é o Poder Judiciário em pleno 2017? Caro Judiciário, e Paulo Preto? E Dossiê Cayman (verdadeiro)? E Merendão de Capez do MP? E Trensalão de todas empreiteiras envolvidas no Petrolão? No Metrô Tucano, feito de ouro (ou custando por tal) Alstom, Siemens, Bombardier, Odebrecht, Queiroz Galvão foram honestas…? E Picolé não sabia de nada? O Brasil se explica. 

  4. Se é órgão da “justissa” em SP, é coligado ao PSDB e dá em nada

    É só para sair na imprensa algo que iluda com o “lei é para todos” e depois engavetam novamente. O PSDB já faz coisas graves desde o governo FHC e eu vou achar que agora os querem pegar? Não com os partidos de sua coligação: a PF do PSDB e os TJ do PSDB

  5. Agora vai!

    Tenho fé em Deus que agora vai!

    Vão prender todos os tukanos corruptos. 

    Todos aqueles que encheram seus bolsos no Rodo Anel, no Metrô,etc.

    Todos aqueles que compraram votos de deputados, que passaram a rasteira no Itamar Franco para se elegerem.

    Todos aqueles que se locupletraram com a venda das estatais e com os genárcos.

    Por favor, não me acordem!

  6. Anda, anda, anda e…desanda

    Anda, anda, anda e…desanda ! Até já há o lema para a campanha de presidente, copiado, mas muito bom, já aprovado pelo marqueteiro : “Cunhado não é parente, Santo para presidente”.

  7. começou…

    com a palavra o locutor esportivo português:

    lá vai lá vai lá vai

    lá vem lá vem lá vem

    lá vai lá vai lá vai

    lá vem lá vai lá vem lá vai, sumiu

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador