Inquérito sobre propina da JBS a Aécio está nas mãos de Marco Aurélio Mello

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Dorivan Marinho/STF
 
 
Jornal GGN – O ministro Marco Aurélio Mello é o novo relator do inquérito que investiga se Aécio Neves (PSDB) recebeu propina da JBS no valor de R$ 2 milhões. O caso estava nas mãos do relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, que decidiu separar os trechos sobre Aécio e continuar tocando apenas a apuração envolvendo Michel Temer e Rodrigo Rocha Loures.
 
Segundon informações do G1, Marco Aurélio disse que deverá levar aos demais ministros o recurso de Aécio para derrubar a decisão de Fachin, pelo afastamento do tucano do Senado. “É claro que se é ato de um colega, ombreando o colega, jamais reconsideraria decisão do colega. E não reconsiderando, não atuando nesse campo individualmente, trarei ao colegiado”, disse Mello.
 
Em grampo da JBS que está em posse da Lava Jato, Aécio apareceu pedindo R$ 2 milhões para pagar advogados. O montante, segundo o tucano, era um empréstimo pessoal. Já Joesley Batista nega o favor, afirmando que pagou Aécio para evitar problemas para a JBS no Congresso.
 
Leia mais: Fachin separa inquérito de Temer e entrega Aécio a novo relator
 
Aécio disse que ofereceu a Joesley um imóvel da família em troca do dinheiro, mas a proposta foi recusada. O senador não explicou, contudo, porque o dinheiro foi entregue por seu primo, Frederico Pacheco, a um assessor parlamentar que ajudou a depositar o montante em uma das empresas do senador Zezé Perrella.
 
 
No mesmo inquérito sobre Aécio estão ainda a jornalista Andrea Neves – irmã do tucano, o primo Frederico Pacheco, e o ex-assessor parlamentar de Perrella, Mendherson Souza Lima. Andrea e Frederico estão presos desde o último dia 18.
 
Assine
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Bem, tudo como dantes no

    Bem, tudo como dantes no quartel de abrantes: até o final da semana estarão soltos e o aético de volta ao senado. O fato de haver descumprido ordem judicial de não se encontrar com outros investigados, para ele, tanto faz, tanto fez. O deboche é total e irrestrito. Pobre de nosotros que – até – acreditamos…

  2. A diferença entre o Nassif e o PIG

    Fosse Marco Aurélio desafeto de Nassif e fosse Nassif o PIG, a notícia teria uma chamada mais sintética: “Propina da JBS a Aécio está nas mãos de Marco Aurélio Mello”.

  3. Poder

    “Os Donos do Poder” sabem que a prisão do Aécio é uma espécie de suicídio da elite, tanto a tradicional quanto a novorica. Será que o Luciano Huk, o Neymar, o Fenômeno e aquele neto do Garnero que atacou o Chico irão visitá-lo. 

  4. O cara.

    “O cara é um narcotraficante com mania de grandeza, que tentou ser presidente e se irritou porque não conseguiu, derrubou um avião, contraiu um aeroporto ilegal numa fazenda, escapou por pouco de uma prisão, comprou apoio de todo mundo até de um judiciário, enfiou a família toda nos seus negócios e adquiriu o hábito de matar pessoas antes de abrir o bico

     

     

     

    Pablo Escobar é mesmo um personagem interessante.

     

     

     

     

    Achou que era outra pessoa, né?”

     

  5. ” “É claro que se é ato de um

    ” “É claro que se é ato de um colega, ombreando o colega, jamais reconsideraria decisão do colega. E não reconsiderando, não atuando nesse campo individualmente, trarei ao colegiado”, disse Mello.”

    É isso aí!

  6. E se o Marco Aurélio decidir se vingar do $TF?

    Quando o Marco Aurélio determinou o afastamento do Renan Calheiros da Presidência , o Renan cagou potes para a decisão do Ministo e o plenário do $TF ficou do lado do Renan e desmoralizou o Marco Aurélio. Já pensou se agora ele decide se vingar e, em vez de prender o Aécio, determina a sua volta ao $enado?

     

    1. Rui, eu creio que essa

      Rui, eu creio que essa vingança pode ser , de fato, uma tentação. Porém, Min. MAM é cascudo, o suficiente, pra evitá-la. O jogo tá pesado e é bem perigoso. O melhor é, jogar a decisão pro plenário, mesmo. Aí quem é da quadrilha, presta contas ao chefe e, quem não é faz o que achar melhor. É claro que o destino de Aécio já está traçado e esse julgamento é só teatro. Mesmo assim, vale para ouvirmos posicionamentos da cúpula do Poder que deu o golpe.

      O “sorteio ” para um ministro fora da quadrilha já foi muito estranho. Qdo é que vimos uma única distribuição sem treta na Corte? Parece que a Corte tá querendo posar de instituição séria ou simulando um julgamento imparcial para liberar aécio. Vamos ver o que rola.

      1. Cristina, você sabe que crime de rico a lei encobre

        enquanto o estado esmaga o oprimido

        Não há direito para o pobre

        ao rico tudo é permitido.

         

        Pode até não ser por vingança, mas começo a char que esses criminosos da Casa Grande ficarão impunes, como de costume.

  7. Nosso país virou um

    Nosso país virou um gigantesca festa junina, enquanto uma quadrilha dança alegremente direitos trabalhistas, aposentadoria, pré-sal, base de Alcantara, Amazônia, reservas indigenas, Petrobras e todo patrimônio nacional que interesse ao Tio Sam são queimados na fogueira de São Serapíão.

  8.  
    Tá certo que o fdp do aécio

     

    Tá certo que o fdp do aécio encontra-se em vias de voltar ao pó. Pois como se sabe, do barro em que foi esculpido nem carrapicho viceja.

    Por falar em pó, onde diabos a  Polícia Federal meteu a 1/2 t. de pasta base da cocaína   apreendidida, quando transportada no helicóptero do senador Perrela? Eh!… Daquele que, assim como Fernandinho Beira Mar, é também pecuarista.

    Sendo o mineiro Perrela, além de criador de boi, amigo íntimo, unha com carne do neto do Tancredo. E, pra completar… o homi é correligionário partidário, ideológico, e de traquinagens outras, do senador Aécio da Cunha Neves.

    Esses cabras, são quase tutti buona gente!

    Orlando

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador