Investigadores franceses levantam provas para Lava Jato investigar Olimpíadas do Rio

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]


O presidente do Comitê Organizador Rio-2016 e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman – Foto: Reuters
 
Jornal GGN – A Polícia Federal cumpre na manhã desta terça-feira (05) dois mandados de prisão preventiva e outros 11 de busca e apreensão. O caso é uma nova fase da Lava Jato no Rio de Janeiro, denominada Operação “Unfair Play”, mas tem como base a investigação internacional do Ministério Público das Finanças francês sobre corrupção envolvendo campeonatos de futebol.
 
A frente investiga esquema de corrupção envolvendo a compra de votos para a eleição da cidade sede da Olimpíadas de 2016 e ainda o pagamento de subornos para a contratação de empresas terceirizadas pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, a vencedora.
 
Uma das miras já conhecidas é o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, que teve a sua casa alvo de buscas e apreensões ainda por volta das 6h desta terça. Ele também será intimado a depor e a sede da COB, no Rio, também foi ocupada pelos agentes na manhã de hoje.
 
Os mandados de prisão preventiva foram emitidos contra o ex-dono do Grupo Facility, Arthur César de Menezes Soares Filho e sua ex-sócia Eliane Pereira Cavalcante. Conhecido como Rei Arthur, o empresário foi o grande operador das terceirizações e licitações no Rio durante o governo de Sergio Cabral.
 
Reportagem da Tribuna da Imprensa de 2011 mostrava que o “Rei Arthur” recebeu 23,5%, o equivalente à época à R$ 357,2 milhões, de tudo o que o governo estadual pagou em 2008. Iniciando no rol de licitações durante a gestão de Anthony Garotinho, o empresário teve maior êxito nas liberações de Cabral no Rio.
 
As diligências foram realizadas na capital francesa, Paris, e no Rio, entre os bairros do Leblon, Ipanema, Lagoa, Centro, São Conrado, Barra da Tijuca e Jacaré, além do município de Nova Iguaçu, no estado fluminense.
 
O Ministério Público Francês foi quem começou as apurações, sobre a compra de votos para nomeações e cidades que sediaram campeonatos de futebol. O caso foi remetido ao MPF brasileiro e tramitava em sigilo. Os mandatos foram emitidos pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro.
 
A cooperação, segundo a Polícia Federal, se extendeu também às autoridades norte-americanas. Há nove meses o caso era investigado no Brasil, sem informações divulgadas, e apontam pagamentos em dinheiro vivo, contratos de prestação de serviços fictícios e por meio de pagamentos de despesas pessoais. Por meio do MP francês, soube-se que parte dos pagamentos também foram enviados a contas de doleiros no exterior.
 
As acusações são de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

18 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Investiga todas as

      Investiga todas as iniciativas dos Governos Lula e Dilma e todas as pessoas com alguma ligação pessoal ou política com o Lula .

  1. O douto Bretas é outro juiz

    O douto Bretas é outro juiz “desnaturado”? O cnjotazinho da dona carmencita acabou com o juiz natural em nosso (in)judiciário? Pobre país de merrecas.

  2. As decisões de sediar a Copa

    As decisões de sediar a Copa do Mundo e as Olimpíadas foram dois erros estratégicos de nosso país. Desperdiçamos um período de bonança despejando dinheiro em coisas inúteis. Hoje temos estádios deficitários da copa  abandonados pelo país. E o tal do legado das olimpíadas virou lenda, tá tudo abandonado também, pegando fogo ou o mato comendo.

     

    Triste…

  3. Começou…

    Num país em que um ex-presidente é condenado sem provas o resto do mundo vai deitar e rolar!

    Em poucos anos vão provar que o Brasil usurpou a Amazônia!

    É isso que dá confiar nestes judiciário, Ministério Público e policia federal Brasileiros!

    Em breve vão colocar o Brasil de joelhos!

    A mídia de lá é muito mais poderosa que a de cá que já não vale nada em termos de nacionalismo!

    Como os blogs sujos vão lutar contra uma mídia destas?

    Agora é hora das gavetas do judiciário funcionarem, mas a possibilidade de sujar o LULA talvez seja maior que a compreensão do momento de movimentação hegemônica do mundo….

    Está parecendo os fatos que antecederam a 2ª Guerra mundial, só que usando ferramentas tipo “Primaveras árabes!”

  4. Próximas investigações à

    Próximas investigações à cargo da Lava a Jato: 

    -Assassinato de Caim por Abel. Foi passional ou teve alguma relação com a Petrobras?

    -Morte suspeita de Tutankamon: afinal, foi morte natural ou não? Lula sabia ou não sabia?

    -Suicidio de Sócrates: foi induzido por alguém do PT? Qual a relação do filósofo com José Dirceu?

     

  5. Essa operação não tem nada a

    Essa operação não tem nada a ver com a Lava Jato. Colocam o termo “Lava Jato” nas manchetes apenas para chamar mais a atenção.

  6. Podia destacar

    Nassif, podia destacar que é mais um escândalo envolvendo bilhões de reais em recursos públicos desviados. Propina pra compra de voto pra eleger a sede, superfaturamento nas licitações, e claro o share dos dirigentes e de representantes do Poder Público. Podia destacar que esses eventos, que poderiam ser usados para coroar um processo de grandes mudanças (quando esses de fato acontecessem) no país, e mostrar isso ao Mundo, só serviu pra mais roubos e enriquecimento ilícito, mais desperdícios, elefantes brancos, e pra piorar a situação fiscal do país. Dois cartuchos de marketing(Copa e Olímpiada) que o país tinha pra mudar a visão que o Mundo tinha da gente, que foram desperdiçados, não mudaram em nada nossa imagem, pra não dizer que pioraram. Podia destacar o quanto Lula se empenhou pra trazer Copa e Olimpiadas ao Brasil, e o quanto era próximo dessas pessoas (Nuzman, Cabral, Facility, etc…) envolvidos diretos do esquema. Podia destacar que Lula novamente foi feito de bobo. Não sabia de nada… Mas o site só está preocupado se a investigação vai pra Lavajato ou não.

    1. Mais sensatez e menos Dallagnagens …

      Se você acompanhasse COM ATENÇÃO este blog, constataria diversos artigos de Nassif e de ilustres colaboradores (Ex; André Araújo) dissecando que a corrupção nas administrações públicas não é exclusividade do Brasil (especialmente nas administrações do PT) .

      Ou você acredita que não ocorreu pesadas corrupções para que os norte-americanos sediassem vários jogos olímpicos e a Copa do Mundo de Futebol em 1994 ? 

       

       

      1. Não amigo, não estou dizendo

        Não amigo, não estou dizendo que é exclusividade do país ou do PT, ou dessa Copa. Estou dizendo que a “merda” foi feita, e foi grande. E agora, como ficamos, quem vai limpar? Segundo você tá tudo certo, já que ninguém dá descarga mesmo…

        Obs. Desculpe a analogia escatológica.

        1. “…Podia destacar que Lula

          “…Podia destacar que Lula novamente foi feito de bobo. Não sabia de nada…”

          Já li e ouvi frases idênticas a essa expelidas por Augusto Nunes, Catanhede, Demóstenes Torres, Merval Pereira , Aecio Neves, Agripino Maia, Dória, Bolsonazi e outros isentões …

          Resultado de imagem para tô entendendo

          Lula fez melhor, ele aparelhou tecnicamente e deu total liberdade para os orgãos fiscalizadores (PF/MPF) combaterem os corruptos que há décadas estão incrustadas na administração pública .

    2. Quando começou a lava-jato os

      Quando começou a lava-jato os coxinhas diziam que tinham que acabar com o PT e que o Aécio era o presidente certo para o Brasil…

      Eram de uma convicção absoluta!

      Depois de 2 anos o aécio é o que ele é e nossa economia está caminhando para uma depressão – se já não estiver – e o grupo que tomou conta do Brasil vai torrar tudo alem de sugar recursos via PEC 55 e reforma trabalhista!

      O rombo fiscal só terá jeito se o Brasil se afundar numa hiper-inflação que na realidade significa financiar os gastos públicos jogando aqueles que não têm como se proteger nos juros a empobrecer…

      É ataque hegemônico igual ao que tentaram conta a Rússia!

      E o pior, seremos fatiados pelo G5 – a China entrou nos jogos dos EUA, faltam a França, Inglaterra e Rússia…

      Seremos o primeiro país a ser loteado pelo G5!

       

  7. Esperem um minuto.Quer dizer

    Esperem um minuto.

    Quer dizer que o ESTADO BRASILEIRO está investigando se o próprio Estado Brasileiro comprou votos para disputar uma olimpiada e possivielmente uma copa  ?

    É isso mesmo ?

    Qual a natureza dessas investigações ?

    Quem ganha com isso ?

    Qual o objetivo ?

    Vamos ganhar algum prémio de moralidade internacional e combate a corrupção ?

    Jà houve na HISTÓRIA algum caso em que o Próprio Estado nacional se autoinvestigue-se para saber se ele próprio “comprou votos” para receber alguma competição esportiva internacional ?

    Por Ex, a Copa de 1966, foi normal ?

    A Copa de 1978 foi ? Tudo certo ?

    Ou alguem acredita que isso nunca ocorreu no mundo ?

    Será que o Brasil vai lançar moda ?

    Ou será apenas conhecido como o mais idiota  País do mundo ? Ou da história do universo ?

    Depois de todas essas ações desastrosas viraremos além de um pária, um leproso, uma piada mundial.

    Se essas ações atabalhoadas, sem nenhuma estratégia não pararem, irão acabar com todo o nosso País.

    O Governo Temer tem uma chance de ouro, se conseguir eliminar todos esses sem-vergonhas que estão destruindo nosso País, poderá vir a fazer história. Ele tem a chance, agora com mais essa trapalhada dos delinquentes da JBS.

     

  8. Qualquer pais pode tirar uma
    Qualquer pais pode tirar uma casquinha da Terra Brasilis
    As forças ocultas se movem nas sombras. Ė o mercado, estupido

  9. Esfrega e esfrega

    Onde isso vai parar?

    Que tragédia para todos nós essa tal lava jato.

    Um pedacinho para a França, outro para a Noruega, outro tanto para a China e outro maior ainda para os ianques…

    Liquida-se um País (de passagem, o mais pródigo do planeta), um povo e uma nação.

    Que Jeová, Allah, Deus, Nhanderu, o Tao, Brahma, Zambi, todos tenham piedade de nós.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador