Investigando Pimentel, Polícia entra em agência que fez campanha de Dilma

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Ainda não se sabe exatamente o que motivou a busca e apreensão na sede da agência de publicidade Pepper Interativa, em Brasília, mas o local foi alvo da Polícia Federal nesta quinta-feira (25), em um inquérito que investiga o governador de Minas Gerais Fernando Pimentel. Até agora, a única informação é que a esposa do petista, Carolina Oliveira, já trabalho na Pepper. A agência cuidou das redes sociais do PT e da presidente Dilma Rousseff durante a campanha de 2014.

Da Pepper, segundo o Estadão, a PF levou um computador e mochilas com materiais apreendidos. Os oficiais também fizeram busca e apreensão num hangar em Belo Horizonte e num escritório que era usado por Pimentel (PT), que fica a poucos metros de sua residência. O Superior Tribunal de Justiça, que aceitou o pedido de investigação contra o governador, não permitiu, contudo, que sua casa fosse alvo de diligências da Polícia nesta segunda fase da Operação Acrônimo. O BNDES e a Petrobras também foram objeto do pedido de busca e apreensão.

Há ações também em outros pontos autorizados pelo STF, no Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, além do Distrito Federal. Incluindo um hangar no aeroporto da capital mineira que, segundo “fontes” do Estadão, teria sido usado por Pimentel e sua mulher para a viagem de lua de mel, com destino ao Uruguai.

A empresas OPR, de Otílio Prado, ex-sócio de Pimentel na P-21 Consultoria – empresa que antecedeu a OPR e foi criada pelo governador após 2008, quando ele deixou a prefeitura de Belo Horizonte – também foi alvo da PF.

A Operação Acrônimo foi deflagrada no fim de maio, com buscas na casa de Carolina Oliveira em Minas Gerais. A apuração teve início em 2014, quando a PF apreendeu um avião com R$ 113 mil a bordo. O empresário Benedito Rodrigues, o Bené, que atua no setor gráfico, estava na aeronave, acompanhado de assessores que trabalharam na campanha de Pimentel.

Competição com Lava Jato

Antônio de Almeida Castro, advogado de Pimentel, sugeriu ao Estadão que a Operação Acrônimo tenta competir com a Lava Jato. “As investigações têm de ser feitas e qualquer cidadão apoia, mas parece que está havendo competição de qual investigação é mais importante. Há que se ter uma responsabilidade quando se pede busca e apreensão na cada de um governador como o Pimentel. Felizmente o ministro negou o pedido e não vejo nenhum fundamento para medida tão agressiva e invasiva”, comentou.

A assessoria de imprensa de Pimentel disse que vai emitir uma nota sobre essa operação à tarde.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ministro da Justiça Cardoso tem que explicar.

    Alguma coisa nao esta correta. Ou Dilma demite Cardoso ou ele e Mercadante vao conseguir que ela Dilma e Lula  terminen 2015 na papuda. Luiz Nassif deveria abrir o jogo com seus leitores. Na campanha da presidente em 2010 Cardoso e Falcao agiram para tirar poderes do governador Mineiro. Pimentel entao era tido como homen de confiança de Dilma. Algo esta errado e nos precisamos da verdade Nassif.

  2. Lula modernizou a PF, mas não

    Lula modernizou a PF, mas não modernizou a mentalidade dos que lá trabalham.

    Está cheia de filhotes do SNI da época da ditadura.

  3. A teimosia doentia de Dilma

    A teimosia doentia de Dilma que mantém um ministro que não controla seus subordinados vai esfacelar o país, a polícia federal é um polícia sem nenhum controle.

    Delegados que não escondem sua opções políticas agem com flagrante abuso de autoridade na busca de provas (como se fossem necessárias) para incriminar integrantes do PT.

    Cardozo é motivo de chacota e não tem nenhum comando sobre a polícia que lhe deveria obediência legal.

  4. A contínua desmoralização do

    A contínua desmoralização do Ministro da Justiça por seus subordinados só tem nos mostrado que Dilma parece ter ficado cega de vez para maner esse camarada numa pasta tão importante, porém sem a devida estatura. 

    Até quando?

  5. Já pensaram se todo esse afã,

    Já pensaram se todo esse afã, quase desespero, fosse para investigar outros, se não o PT e os petistas? Hã? Que maravilha seria, não?

    Imaginemos toda essa disposição do aparato repressivo(PF-MP-Justiça) nos governos de antanho, em especial no mais recente o  de FHC? Hã? 

    Fico pasmo dos anti-petistas nem reconhecerem isso nos seus inimigos políticos: criar, manter, prestigiar uma estrutura repressiva  que se voltou contra eles mesmos,  petistas,  enquanto blinda o tudo mais. Assumir o Poder e colocar um sujeito “pulso firme”, “corajoso”, “lépido” e disciplinador” como José Eduardo Cardoso no Ministério da Justiça para comandar a Polícia Federal. 

     

  6. Nassif já que as coisas
    Nassif já que as coisas chegaram a este ponto: Quase invasão da casa de um Governador de Estado do PT( vão tentar de novo, de novo e de novo e vão invadir, dúvida? o objetivo é só este mesmo, todos as grandes figuras do PT algemados e na cadeia), pseudo Habeas Corpus pedido por Lula para não ir preso( que importa que não foi ele que pediu o importante é dar ideia de choque e terror de prisão iminente), total descontrole dos subordinados pelo Ministro da Justiça que pintam e bordam sempre contra o PT e só o PT( os que caem junto apenas estavam no lugar errado e na hora errada, ou seja de alguma forma tiveram relação com o PT), enquanto isto a figura mais inútil da República, O Zé Republicano continua firme e forte no cargo. Acredito que todos nós seus leitores gostariam de saber quem realmente é Dilma Rousseff, grande responsável pelas coisas terem chegado ao ponto que chegou. Quem verdadeiramente é esta mulher que assiste impassível a destruição de pessoas do Partido dos Trabalhadores e do parque produtivo brasileiro, a história a irá julgar com rigor, pois ela é a responsável, por omissão, até mesmo de um plano para recuperar a credibilidade e popularidade junto aos brasileiros.

  7. A incompetência do “Zé da

    A incompetência do “Zé da Justiça” vai levar outro petista para o cadafalso. Quando Dilma perceber que seu ministro é um inepto, a sanha inquisitória (contra o PT!) já a terá subjugado.

    1. maior erro do Lula

      José Luis,

      O que ninguém percebeu ainda é que a Dilma está, estratégicamente, executando uma armadilha para o PT e inclusive para o Lula. Todo PDTista odeia o PT porque Lula derrotou brizola muito tempo atráz, quando todos os PDTistas estavam confiantes na eleição de Brizola. Dilma  veio do PDT e deve também odiar Lula e o PT. Ela está deliberadamente deixando toda a imprensa, a PF, o ministério publico acabar com o PT e livrando o dela. Inteligente não? Porque ela mantém um ministro da justica inépto que deixa tudo isto acontecer com o PT? E porque ela mesma faz nada contra todos os desmandos que vêm acontecendo neste país contra o PT e contra a constituição? Todo PTista tem sangue nas veias para defender o PT e ela não está demonstrando isso.

  8. Vamos ficar aqui criticando quem está morto ou

    vamos perguntar: o que fazer para barrar este golpe jurídico parlamentar?  Ainda temos coragem de juntar nossas tralhas e acampar numa praça pública em defesa da democracia e de  nosssos líderes? 

     

  9. Quem é específicamente o

    Quem é específicamente o diretor ou chefe da pf? Tá na hora de chamar esta pessoa às falas, porque o ministro da justiça está totalmente ausente.

  10. Só gostaria de saber


    Só gostaria de saber quando vão dar início as investigações contra: Cunha, Renam, Anastazia, inclusive saber por que o nome  do Eduardo Campos, também foi citado na Lava Jato, o Fernando Bezerra (psb) e mais um mooonte de parlamentares do pmdb, pp e outros que não me recordo.  Espero que a repercussão seja do mesmo tamanho que sofre o PT. (difícil, eu sei).

  11. Tirante algumas excessões, se

    Tirante algumas excessões, se é que há, nenhum vereador,deputado estadual ou federal, senador,governador , presidência da república deixou de ser financiado pelas empreiteiras.

              O diabo é que tbm INDICAM ministros e dominam o executivo e o legislativo INTEIRO e boa parte do judiciário.

                       Até quando?

                  O PT luta pra regular a mídia—até concordo,mas não é o pior.

                        Qual a diferença de regular a mídia e não regular ”doação de campanha”?

                        Doação de campanha igual a investimento.

                       Ou existe Dilentatista rico no Brasil, na política?

  12. É muito interessante Aécio

    É muito interessante Aécio Neves foi governador por 8 anos com todos os seus desmandos… Anastasia da mesma, forma nunca nem se especulou de tais iniciativas por parte dessa PF política que já usou até foto da presidenta como tiro-ao -alvo… Não, o que estamos vendo no Brasil é um Estado polícial-midiático-judicial… É um absurdo como tem sido deturpado o Estado Democrático de Direito, tudo com o fim de derrubar o PT… Por que só o PT… Não existe Alkcmin, o próprio Aécio com as suas falcatruas, o Anastasia denunciado pelo Careca?

  13. Policia Federal está sem comando

    A coisa urgente a fazer é demitir imediatamente o inoperante Ministro da Justiça, e colocar alguem que tenha peito de afastar uma duzia de delegados aecistas e botar ordem na casa. O que se vê são invasões sem nenhum critério que só atingem pessoas ligados ao PT.  A Dilma está esperando o que? que essa Policia Federal PSDbista e o Ministério Público também PSDbista continuem com essa prática nazista de perseguir o seu governo e seu partido. Aja como uma estadista, e sem medo faça o que tem que ser feito.

  14. Não há mais o que questionar e nem o que lamentar

    Não há mais o que questionar e nem o que lamentar, pois a justiça já provou que ela é a vergonha Nacional muito mais que os corruptos da lava jato, da operação Satiagraha, dessa nova operação Acrônimo… São juízes envolvidos como aquele que pegou o carro e roubou dinheiro do acusado, o outro que esteve na lista da outra operação que não deu em nada e que o Fux abafa, ainda tem o juiz justiceiro e parceiro do PSDB, da Veja, da Folha, do Estadão, do Globo e da rede Globo e etc. Temos uma câmara que é um verdadeiro picadeiro de circo em que o palhaço mor é Cunha. Uma presidente dominada e anestesiada pelas serpentes que vivem ao seu redor… Um Ministro da Justiça figurante que deixa o juiz holofotes fazer o quer apenas com PT, vive com venda nos olhos como a Deusa Themis só com uma diferença os olhos vedados da deusa significa imparcialidade e sabedoria, já a do Ministro é… Estou fingindo que não vejo. Não adianta questionar e nem lamentar mais nada.

  15. maior erro do Lula

    O maior erro do Lula foi escolher a Dilma para sucessão. O que ninguém percebeu ainda é que a Dilma está, estratégicamente, executando uma armadilha para o PT e inclusive para o Lula. Todo PDTista odeia o PT porque Lula derrotou brizola muito tempo atráz, quando todos os PDTistas estavam confiantes na eleição de Brizola. Dilma  veio do PDT e deve também odiar Lula e o PT. Ela está deliberadamente deixando toda a imprensa, a PF, o ministério publico acabar com o PT e livrando o dela. Inteligente não? Porque ela mantém um ministro da justica inépto que deixa tudo isto acontecer com o PT? Porque ela mesma faz nada contra todos os desmandos que vêm acontecendo neste país contra o PT e contra a constituição? Todo PTista tem sangue nas veias para defender o PT e ela não está demonstrando isso.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador