Irmã de Aécio será julgada em foro privilegiado, define Supremo

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Paulo Fonseca/EFE

Jornal GGN – Os ministros da primeira turma do Supremo Tribunal Federal derrubaram nesta terça (14) a decisão individual de Marco Aurélio Melo, que havia enviado para a primeira instância o processo contra Andréa Neves, irmã do senador Aécio Neves, e seu primo Frederico Pacheco. Ambos aparecem no escândalo da JBS, após empresários delatores terem entregados provas de que Aécio pediu R$ 2 milhões a Joesley Batista. A Polícia Federal suspeita que Aécio usou empresa do senador Zezé Perrella para lavar parte dos recursos.

Segundo a Agência Brasil, a turma do STF entendeu que Andréa e Pacheco devem ser julgados na instância que proporciona foro privilegiado a Aécio.

 Por André Richter

STF retira da primeira instância investigação sobre irmã e primo e de Aécio
 
Da Agência Brasil
 
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou hoje (14) a decisão individual do ministro Marco Aurélio, que determinou o desmembramento da investigação aberta contra Andreia Neves e Frederico Pacheco, irmã e primo do senador Aécio Neves (PSDB-MG). O ex-assessor do senador Zezé Perrella (PMDB-MG), Mendherson Sousa Lima, também foi beneficiado pelo entendimento.
 
Com a decisão, tomada por 4 votos a 1, os acusados voltarão a ser investigados pelo Supremo. Durante o julgamento, os ministros Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso e Rosa Weber aceitaram recurso do Ministério Público Federal (MPF) e votaram conta o entendimento do relator, Marco Aurélio. De acordo com os ministros, o caso deve julgado pela Corte por haver conexão entre os crimes investigados.
 
Conforme decisão individual do relator, assinada em junho, os acusados seriam julgados pela primeira instância da Justiça de São Paulo, local onde Frederico e Mendherson foram gravados em ações controladas da Polícia Federal (PF) a partir das delações da JBS. Com base nas acusações, todos foram denunciados pelo crime de corrupção passiva pelo ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot.
 
Em junho, o colegiado também determinou que Andrea Neves, Frederico Pacheco e Mendherson Sousa Lima passem a cumprir prisão domiciliar. Eles estavam presos na Operação Patmos, da Polícia Federal, deflagrada a partir das delações da JBS.
 

 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Estranhei o fato de ela ser

    Estranhei o fato de ela ser julgada em outra instância, como os petistas, se ela era tucana. Felizmente, a justiça reparou o erro, tratando-as como tucana que é.

  2. irmã….

    “Todos iguais perante a lei…” KKKKKKK Na Ilha da Fantasia? Mas nossa Elite já se antecipou aquilo que eles já sabem. Ou a continuidade da farsa a partir de 2018 ou a Cidadania estrabgeira em Paris, NY, Lisboa…..O Brasil se explica. E se lamenta.

  3. TUCANÍSSIMO MORO X TUCANÉRRIMO GILMAR MENDES: QUEM BLINDA MAIS?

    1-ISSO É NORMAL???

    2-OCORREUCOM OUTROS PARENTES DE POLÍTICOS???

    3-ACONTECEU ESPONTANEAMENTE??? OU FOI ANDREA QUE PEDIU???

    4-QUEM IRIA INVESTIGAR ELA??? SERIA O MORO???

     

    JULGAMENTO DE TUCANO É FODA… O JULGAMENTO FICA UMA BRIGA ENTRE O TUCANÍSSIMO GILMAR MENDES E O TUCANÉRRIMO MORO… TRANSMITIDO PELA TUCANOSA GLOBO!!!

    É UMA BRIGA PRA VER QUEM BLINDA MAIS ESSES BANDIDOS!

  4. Qual a surpresa? 
    Irmã e

    Qual a surpresa? 

    Irmã e primo de Aécio, Aécio são.

    Deem-se por felizes por irem a julgamento.

    O Certo, o justo e tucanamente legal era nem serem julgados.

    É mera e desnecessária formalidade. Para que?

  5. Sem novidades na Puterolândia

    Aécio Neves dá um telefonema ao seu personal juiz e articulador jurídico Gilmar Mendes, e tudo se resolve num estalar de dedos.

    Sem novidades na Puterolândia.

  6. Político
    Meu Deus! Ainda tem ignorantes que acreditam que o Lula é errado. Só falam que Lula é dono de triplex, de sítio, cobertura, terreno para o Instituto Lula, etc. Nunca provou nada. Agora Aécio, golpista, foi gravado e pego com mala de dinheiros, helicóptero de sua propriedade, carregado de cocaína, ainda este STF, defende ele em tudo. Eu estou chegando a conclusão que só o exército, irá concertar o nosso país, uma vez que a Suplema Corte(que tem que nos defender, nos livrar dos males, que assola o nosso país). Sinceramente, eu joguei a toalha, depois dessa, que os Ministros do STF, votou, para julgar a irmã e primo de Aécio, com foto privilegiado. Só o exército irá dar jeito em nosso país. Sinceramente, não confio mais na nossa justiça. Estou assustado e decepcionado, com estes absurdos!

    1. Política podre
      Só Intervenção divina pra acabar com tudo isso. Ou o povo reagindo a tudo isso colocando juiz que livra bandido e político bandido na cadeia federal.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador