Janot autoriza ida de procuradores aos EUA para ajudar na investigação da Petrobras

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Em discurso sobre combate à corrupção, procurador-geral da República critica a gestão da Petrobras e sugere a troca imediata da diretoria da estatal

Jornal GGN – Nesta terça-feira (9), durante a abertuda da Conferência Internacional de Combate à Corrupção, o procurador-geral da República Rodrigo Janot afirmou que, em janeiro de 2015, um grupo de procuradores da República será enviado aos Estados Unidos para cooperar com a SEC (Securities and Exchange Commission) e com o Departamento de Justiça norte-americano no que tange as investigações do caso Petrobras.

Durante o discurso, Janot reafirmou a independência do Ministério Público Federal na Operação Lava Jato, e lembrou que procuradores foram enviados à Suiça e Holanda para atuar tanto no caso Petrobras quanto SBM.

O chefe do MPF ainda lamentou que mal tenha acabado o julgamento da Ação Penal 470 (mais conhecida como mensalão) e outro escândalo envolvendo desvio de dinheiro, agora na estatal de petróleo, já assola o País, colocando em xeque a credibilidade dos gestores públicos e dos empresários. 

“Nem bem se encerrou a ação penal 470, proposta com êxito pela Procuradoria-Geral da República, resultando na condenação de diversas pessoas, uma vigorosa resposta das Instituições, revela-se ao país outro grande esquema de corrupção em investigação profunda a cargo do Ministério Público Federal”, disse ele.

Em seguida, sugeriu que seria o caso de reforçar os mecanismos de fiscalização interna na Petrobras e reformular sua diretoria imediatamente.

“Diante de um cenário tão desastroso na gestão da Companhia, o que a sociedade brasileira espera é a mais completa e profunda apuração dos ilícitos, com a punição de todos os envolvidos. Urge, também, um olhar detido sobre a Petrobras, em especial sobre os procedimentos de controle a que está submetida. Em se tratando de uma sociedade de economia mista, é necessário maior rigor e transparência na sua forma de atuar. Esperam-se as reformulações cabíveis, inclusive, sem expiar ou imputar previamente culpa, a eventual substituição de sua diretoria”, pontuou.

Segundo Janot, o país “não tolera mais a corrupção e a desfaçatez de alguns maus agentes públicos e maus empresários. É evidente que não podemos e não devemos generalizar. É importante separar o joio do trigo, reconhecendo que, em qualquer segmento da vida pública e também assim no mercado, há pessoas bem e mal intencionadas.”

Mas, para ele, “não haverá descanso. O Procurador-Geral da República não tergiversa nem renuncia ao dever de fazer valer o interesse maior da Nação. A PGR age.”

No último sábado (6), Janot disparou uma mensagem na rede de membros do MPF, afirmando que vem sofrendo ataques da grande mídia. Dias antes, a imprensa tradicionou iniciou a publicação de uma série de reportagens sugerindo que o PGR tenta um acordo com os empresários presos na Operação Lava Jato para, na prática, livrar o governo Dilma Rousseff (PT) de culpa pelos crimes cometidos na Petrobras.

Em tese, os executivos assumiriam o crime de formação de cartel para vencer as concorrências superfaturadas na estatal e, assim, delegaria ao Planalto e à Petrobras a possibilidade de dizer que foram vítimas de um esquema empresarial.

Confira a íntegra do discurso feito por Janot nesta terça (9) clicando aqui.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Mais um que não teve um voto

    Mais um que não teve um voto sequer, nem exerceu qualquer função executiva, querendo determinar  como a presidenta deve exercer a função para qual foi eleita. Janot, te coloca no teu lugar, paspalho.

    1. Como assim Sema ?
      Ele é o

      Como assim Sema ?

      Ele é o Procurador Geral da Republica 

      Trata-se de dever funcional

      Salvo se você acreditar que não há corrupção alguma na Petrobras e que tudo se trata de uma golpe rsss

      1. “Ele é o Procurador Geral da

        “Ele é o Procurador Geral da Republica 

        Trata-se de dever funcional”:

        Dever de procurador geral da republica eh ditar o que deve e nao deve ser feito a respeito de DIRETORIA DE COMPANIA DE CAMPO DO QUAL ELE NAO ENTENDE MERDA NENHUMA?

        1. Quando se trata de orgão

          Quando se trata de orgão público envolvido em extrema corrupção, é evidente que sim.

          Em vez de constranger o Governo com a propositura de ação civil pública visando a celebração de um Termo de Ajustamento de Conduta para dissolução da Diretoria, ele deu a indicação sem submeter à tanto.

          Graça Foster  mentiu na CPI ao afirmar que desconhecia as investigações na Holanda e nos EUA, logo, dentro da extrema imoralidade que a companhia foi exposta, a simples omissão deve ser o bastante para a demissão. 

          1. “Quando se trata de orgão

            “Quando se trata de orgão público envolvido em extrema corrupção, é evidente que sim”:

            Depois de uma tolice dessas nao da nem pra continuar…

  2. Isto não basta, o PGR tem que
    Isto não basta, o PGR tem que processar no Brasil as empresas de comunicação que deliberadamente forçaram a baixa das ações da Petrobrás culpando a empresa por atos de alguns de seus empregados. Quem causa prejuízo tem que indenizar. O que é valido para a Petrobrás é também válido para os jornais, revistas e redes de TV que usam o escândalo para destruir a companhia.

  3. Pau que bate em chico….

    Ora, ora por que a PGF não vai pra cima dessa imprensa criminosa?….O procurador geral deveria explicar!…Outra coisa, essa abordagem do mesmo é anti-histórica, pois como sabemos a corrupção nesse páis já foi muito mais desenfreada, não era divulgada e muito menos combatida. Combate mesmo, pra valer, foi após a chegada do PT, com Lula, ao governo da União. Por isso, hoje, temos conhecimento e os órgão de contrôle, ficalização e investigação têm autonomia para agir. A questão é que a oposição derrotada, junto com o chamado PIG, querem transferir ao PT a conta política dessas falcatruas, tentado fazer parecer ao povo brasileiro que são coisas inéditas no país, esse é o jogo. O sr. Janot deveria qualificar melhor, historicamente, o debate.

    Outra coisa, não há comparação entre o processo da AP 470 com o processo da Lava Jato. No primeiro, os réus foram condenados, sem provas materiais e sem direito a apelação. Um farsa montada, com apoio da maiaoria do seus pares, pelo “joga a toalha” Joaquim Barbosa (por que? se era o dono da razão?)…A Lava Jato está trazendo provas materiais, embora altamente politizada em detrimento do PT e aliados; mas, os fatos reais prevalecerão!…

  4. De escândalos ele pode fazer uma lista

    Foi so a velha imprensa golpista apertar que o procurador ja esta mostrando serviço. Muito bem, mas dai a dizer que depois do “escândalo do mensalão” vem agora o escândalo da Petrobras, quanta hipocrisia. Procurador, e o escândalo do trensalão em SP? Enrolaram, enrolaram e so sobrou para os empresarios e para o assessor do assessor. Com um Judiciario desses, podem mandar des mil policiais até a lua, que não muda em nada, so querem acabar com o PT. Eh isso. 

  5. O que Janot disse

     

    O que Janot, ao ser espremido pela mídia amiga, disse:

    ”  Esperam-se as reformulações cabíveis, inclusive, sem expiar ou imputar previamente culpa, a eventual substituição de sua diretoria, e trabalho colaborativo com o Ministério Público e demais órgãos de controle ”

    Resposta:

    “Ok, obrigado pela sugestão, mas quem manda nessa bagaça sou eu.” Ass.: Presidenta Dilma.

  6. Coitado!!!!!! Não foi avisado….

    …eheheheheheheheheheheheheh…Parece que alguem esqueceu de avisar ao douto procurador que alguns vagabundos acham que o famigerado MENSALÃO não existiu…eheheheheheheheheheh…a cada dia que passa o par de algemas aproxima-se de Foster e Gabrielle.

    E, como eu já tinha dito por aqui, gente que acabou de sair da “cana” vai voltar para lá rapidinho. Réu primário não é mais…

    Quando Duque e Vaccari abrirem o bico, a casa vai cair…

  7. O “mensalão” foi inventado

    O “mensalão” foi inventado pela velha imprensa, a roubalheira na Petrobras já existiam desde priscas eras mas a PF e um juiz tucanos resolveram que o melhor momento para acontecer era em cima da eleição com vazamentos seletivos, poderia ter acontecido agora, após a eleição, que teria o mesmo resultado pois os fatos ainda estariam lá esperando para serem revelados. Quanto à sugestão do Janot para trocar o comando da Petrobras, está se metendo em seara alheia, pois é um assunto que diz respeito apenas à Presidência da República.

  8. Janot  esta cheio  de boas

    Janot  esta cheio  de boas intençoes  mais  trocar toda  a diretoria  sem que  se prove que  ela  estar envolvida  em algum ilicito  nao é bom,  Pode-se com isso   tirar  grandes  gestores dedicados  anos a  fio  ao crescimento da  estatal, a Petrobras como  tem  gente  muito séria  no seu quadro  e  podemos  provar  isso  com  o sigilo e guarda  que  ate  hoje  existe  na Petrobras   sobre  as prospecção   que muita  gente quer  ter o controle.  

    Se colocar novos  diretores  na Petrobras sem que eles  tenham alguma culpa  no caso  nao é correto, Todos  sabem por  exemplo que  fizeram de tudo para   envolver  Renato Duque, mais  quem  ler  os depoimentos de  Youssef  ver  que  ele mentia  e como mentia. Depois  temos que  ver  que  um sujeito  como ele  que  fez  de tudo  para salvar  sua amante  na  outra delaçao premiada  que  ele acabou sendo liberado  nao tem moral para  denunciar  essa ou aquela  pessoa  porque  se ele mentiu  para  salvar sua  amante  o que nao faria  para   culpar  pessoas que nada tem a ver  com o  caso  dos roubos na Petrobras. 

    A  soluçao  Janot  nao é  essa  é   investigaçao  rigorosa,  que  va  ao fundo do poço  mais que   alcance  a todos  sem distinçao.  Ha  uma rigorosa  seletividade   para  proteger  gente do PSDB  E  PMDB,  e  culpar  gente do PT, Neste caso fica  facil.  e nao custa lembrar  ao  janot  que  o caso do mensalao  onde  ele  pór  descencia  procura  salvar o nome  do MPF  foi  conivente,com o relator  do processo,  do mensalao  e ele  embora nao queira entrar  no merito da questao  porffque os  reus  estao todos condenados, mesmo sem  apresentarem  uma prova  sequer   contra eles. mais  estao e para ele  isso é o bastante. 

    Tambem nao  pódemos deixar de salientar  que  ol escandalo da Petrobras nao estourou muito anters do mensalao por  falta justamente de invesrtigaçao do proprio  MPF   pois  desde  1998  e  1996  ja  havia gente   gritando  sobre a corrupçao nao petrobras.  

    Entao  sr  procurador  Janot.  o  MPF  foi  conivente   e so  passou  a  investigar porque  os  governos  LULA E DILMA nunca pediu  aos  senhores que   engavetasse  nenhum processo. e  tambem nao  custa lembrar que  a indepéndencia  dol MPF  ia  de  acordo  as  conveniencias  de  FHC   que  muitas  vezes  sozinho mandou   engavetar  varioas  processos  contra a Petrobras. 

    1. Os diretores são dos quadros da Petrobrás

      Os diretores são dos quadros da Petrobrás. Funcionário corrrupto tem em tudo quanto é empresa, ainda mais numa do porte da Petrobrás, com mais de 400 mil funcionários. Os justos não podem pagar pelos pecadores, simples assim.

  9. Declaração de Janot suscita algo estranho.

    O PGR afirma que não se intimidará em favor dos altos interesses da nação.

    Mas, o que se tem visto até então é uma salvaguarda muito estranha, em relação aos crimes praticados pelo PSDB.

    Não creio que Janot seja uma cópia de Roberto Gurgel.

    Entretanto, citar a AP470 como referência é o mesmo que não reconhcer ter sido essa AP algo extremamente fora da ordem jurídica. 

    Ou será que ele não sabe ?

    ================================

     

     

     

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador