Janot envia 54 nomes da Lava Jato ao STF

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Patricia Faermann
 
Teori Zavascki decidirá se os processos permanecem em sigilo. Os presidentes da Câmara, Eduardo Cunha, do Senado, Renan Calheiros, o deputado Cândido Vaccarezza e o senador Fernando Collor devem integrar a lista
 
 
Jornal GGN – O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, entregou a lista de políticos que serão investigados por envolvimento com a Operação Lava Jato. São 54 nomes, em 28 pedidos de abertura de inquérito. Teori Zavascki, o ministro relator do processo no Supremo Tribunal Federal, decidirá se os processos permanecerão em sigilo ou se os autos estarão disponíveis para a consulta.
 
A informação é que os nomes chegaram ao gabinete de Zavascki por volta das 20 horas desta terça-feira (03). 
 
Ainda que em segredo de Justiça, alguns dos políticos já são esperados de serem alvos da investigação, como o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). A suspeita é que a notícia tenha ocasionado a tensão de hoje no Congresso.
 
Saiba mais: Se o operador Cunha não estiver na Lava Jato, desmoraliza-se
 
Irritado, Renan Calheiros recusou, no final do dia, a Medida Provisória da presidente Dilma Rousseff, que revia desonerações de folha de pagamento para vários setores da economia. O texto do Executivo foi anunciado na última semana pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, para ajuste da economia, com vistas a atingir o superávit de 1,2% do PIB.
 
Nesta segunda-feira (02), o presidente do Senado não compareceu a um jantar marcado com Dilma. Havia alegado motivações “institucionais”. Além da suspeita de seu nome integrar a lista de Janot, Renan Calheiros mostrava-se insatisfeito com o pouco espaço no governo: seu indicado Sérgio Machado foi afastado do comando da Transpetro, sob suspeita de envolvimento nos desvios da Petrobras, e o deputado federal Henrique Alves (PMDB-RN) pode assumir o lugar de outro apadrinhado, Vinicius Lage, no Ministério do Turismo. 
 
Com a possibilidade de ter os dois presidentes das Casas Legislativas na lista de envolvidos na Operação Lava Jato, que investiga o esquema de corrupção na Petrobras, além de outros parlamentares, o Congresso mostrava tensão.
 
A oposição da Câmara e do Senado anunciaram a obstrução da sessão desta noite, marcada para apreciar os vetos presidenciais a projetos de lei. O motivo alegado seria uma forma de pressionar pela votação do veto ao reajuste de  6,5% da tabela do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF).
 
“Vamos obstruir porque houve claramente manobra do governo para impedir a votação dessa proposta”, disse o líder do DEM na Câmara, Mendonça Filho (PE). A partir desta quarta-feira (04), o veto passará a trancar a pauta legislativa. Por conta disso, sequer o Orçamento Feral da União deste ano foi votado pelo Congresso.
 
Os 54 nomes, entre eles de políticos, que serão investigados ultrapassaram todas as estimativas feitas até hoje. Esperava-se a inclusão de somente nomes citados nas delações premiadas, sobretudo de Paulo Roberto Costa e Alberto Youssef, mas excluindo indicações laterais e daqueles mencionados como “ouviram dizer”.
 
Como esperado, não foi enviada nenhuma denúncia direta para a Suprema Corte. Para todos suspeitos, pedidos de inquéritos serão submetidos. O motivo para adotar a investigação antes da denúncia, em todos os casos, foi evitar a implicação de tratamento desigual.
 
Outros dois nomes possivelmente incluídos na lista são o do senador Fernando Collor (PTB-AL) e do deputado federal Cândido Vaccarezza (PT). Comprovantes encontrados pelos policiais no escritório do doleiro registram que Alberto Youssef depositou R$ 50 mil a Collor, em 2014. As transações foram realizadas em dinheiro vivo em maio de 2013. Ainda assim, o senador negou manter relação com Youssef. Mas com as indicações, deve ser um dos nomes da lista de Janot.
 
Leia mais: O que emperra o envio da lista de políticos por Janot
 
Vaccarezza foi mencionado pelos ministros do STF quando o primeiro protocolo sobre a Lava Jato chegou à Corte, em maio de 2014, por meio da Ação Penal 871 e 878, em que os ministros discutiram o desmembramento das investigações e o caso acabou retornando à Justiça Federal do Paraná (ler decisões aqui e aqui). No período o deputado André Vargas, hoje cassado, foi um dos primeiros nomes levantados de envolvimento (acompanhe aqui a petição de André Vargas em Segredo de Justiça).
 
“No material selecionado pelo próprio Juízo reclamado [juiz Sergio Moro, que conduz as investigações na Justiça Federal do Paraná] para remessa a esta Corte, acha-se o “Relatório de monitoramento telemático nº 07/2014”, datado ainda de 17 de abril, em que são relacionadas inúmeras trocas de mensagens entre Alberto Youssef e André Vargas, ao longo de largo período de tempo. Outros congressistas são relacionados abertamente como suspeitos, a ponto de solicitar-se expressamente, ao Juízo ora reclamado, diligências complementares às já produzidas, tendo alvo outro Deputado Federal (Cândido Vaccarezza)”, mencionou Teori Zavaski.
 
A pressão para que os autos dos inquéritos sejam abertos para consulta parte de todos os lados. O próprio procurador-geral da República, Rodrigo Janot, já manifestou essa vontade. Da mesma forma, o juiz que conduz o caso na primeira instância, Sergio Moro, tem mantido essa postura de divulgação das informações que tramitam sobre a Lava Jato. Hoje (03), outro ministro do STF, Marco Aurélio Mello, também defendeu o fim do sigilo de inquéritos criminais.
 
A decisão, contudo, é de Teori Zavascki, que deve tomar uma decisão até o fim dessa semana.
 
Leia também: Janot quer a abertura, sem sigilo, da lista de políticos
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

41 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Deixa ver se entendi, o Janot

    Deixa ver se entendi, o Janot envia a lista para o Teori e o Renan fica com raiva da Dilma? Dá para alguém explicar?

    1.   Sim.
        Renan está se

        Sim.

        Renan está se preparando para, eventualmente, adotar o papel de Roberto Jefferson: o canalha “arrependido”.

  2. Congestionado o Trânsito em Julgado

    “Teori Zavascki (…) decidirá (…) se os autos estarão disponíveis para a consulta.”

    Pronto! O juz aquele que foi suspenso lê essa frase e já fica com água na boca.

     

     

  3. A gaveta do Ministro

    O processo chegou ao STF. Amanhã, logo após o Ministro Gilmar Mendes bisbilhotar a gaveta do Ministro relator Teori Zavascki, a lista com os nomes estará nas mãos do 12º “ministro” Merval Pereira e será divulgada em parte, com os nomes dos políticos da base aliada e, principalmente, do PT. 

  4. O PIG fez o jogo, na nota em

    O PIG fez o jogo, na nota do globo que diz: “Confirmado pelo Planalto!”

    O que que o planlto deveria confirmar?

    O planalto tambem faz fofoca?

    O Renan devolveu por que tinha que devolver e o reenvio foi IMEDIATO por que tinha que ser imediato!

    Menos crise, pig, menos…

  5. Renan “magoou” porque seu

    Renan “magoou” porque seu nome está na lista? E desconta na Dilma? O tempo em que a presidência dizia quem o Procurador Geral da República deveria processar e quem deveria ser deixado em paz, já passou. Isso é coisa daquele sociólogo, que diz não ter existido corrupção em seu governo.

  6. Que é qué isso! Primeiro foi

    Que é qué isso! Primeiro foi a lista do swissleaks, que repousa escondida nos intestinos do frodrigues, funcionário do unhol. Agora essa! 54 nomes a serem investigados! Não pode ser! Estamos entrando no tempo da não-informação.

  7. “Esqueceram” de informar os

    “Esqueceram” de informar os políticos do PSDB, PP e PSB que foram citados pelo doleiro. Nenhuma supresa quanto a isso. 

    Sobre a indicação de Renam Calheiros como suspeito: se  for denunciado e por acaso souber de qualquer coisa que incrimine o PT ou qualquer de seus líderes, em especial Lula, Dilma ou José Dirceu ele abrirá o bico sem pestanejar se isso aliviar para cima do seu lombo. Antes, muita chantagem.

    Pior que um inimigo aberto e declarado é um amigo falso, interesseiro, e no caso, preste a se lascar, como o Renam. Lembram do deputado Roberto Jefferson?

    1. Ligando a tradução simultânea

      Ligando a tradução simultânea de um militante petista:

      Amigo verdadeiro é aquele que sabe algo que incrime o PT,  ou um de seus líderes, e fica de bico fechado.

      Amigo verdadeiro é aqule que sabe de algo que incrime alguém da oposição e fica de bico bem aberto.

      Amigos falsos fazem o contrário do afirmado acima.

      Tudo isso vale para a mídia.

      O Bob Jefferson,amigo falso,  sabia de algo que incriminava a quadrilha! O Delúbio é o amigo verdadeiro!

      O mensalão não foi golpe do judiciário e da mídia, foi traição do Judas Bob?

      Aprendam! Certo ou errado, depende do lado do balcão.

      Jesus nos proteja da moral petista…

       

       

       

          1. DEVIDO PROCESSO LEGAL

            Fui levado pela grande imprensa e a “onda” que se formou contra Paulo Maluf e votei contra e cheguei até a votar no zé serra (se arrependimento matasse….).  Mas era muito jovem.

            Interessante que todos os amigos/aliados eram santos só não prestava os inimigos do momento. 

            Depois de 08 anos de fhc na presidencia que “surfou no plano real e nada fez.  Vendeu as jóias da família e ficou devendo mais ainda (Delfim Neto), revelando-se um entreguista, traidor da pátria e período no qual a corrupção comeu solta, com o apio do engavetador geral e tendo como cúmplices a grande imprensa (principalmente rede globo). 

            DEPOIS de 20 anos de Tucanos no Estado de São Paulo com corrupção comendo solta no metro, rodoanel, SABESP e sempre protegidos pela Justiça e grande imprensa,  é  de suma importância a ação da Polícia Federal e Justiça que somente tiveram intenso início a partir do Governo Lula.

    1.  
      Acho um risco

       

      Acho um risco desnecessário, estes dois terem escolhido para curtir as férias, justamente aquele país, cujo governo é tão radical. Pela cara e o olhar mareado que apresentam na foto, percebe-se que os moços deveriam buscar paisagem mais liberal e tolerante. Aliás, buscar um lugar mais condizente com suas posições políticas, e hábitos de consumo.

      São muito corajosos os dois rapazes. Tanto o Perrelinha como o garotáo do Baixo Leblon. O Aécio do aeroporto clandestino, assim como o dono do helipóptero flagrado com quase 1/2 ton. de pasta base de cocaina, cujo dono, até o momento em que escrevo essas garatujas a Polícia Federal não o achou. Quiça, possam até encontrá-lo lá em Jacarta, quem sabe, né? Uma PF tão eficiente na vaza a jato, por certo, haverá um dia, de encontrá-lo.

      O diabo é que o governo, lá deles, os idonésios. Seja tão intrasigente e refratário ao diálogo com os jovens bon vivant, aqueles que podem, e adoram curtir uma balada regada a som, belas mulheres, bebidas, e outros babados.

      Orlando

  8. Ás

    Boto a maior fé que sua excelência o Dr.Teori vai liberar os nomes todos.

    Ninguém pense que ele age tai qual Joaquim Barbosa ou Gilmar Mendes. Com o Dr. Teori a prátic é outr.

    (desculpaí, foi pėssimo, sorry, num pude evitar)

  9. A raiva do Renan é por não

    A raiva do Renan é por não ter sido protegido pela Dilma.  Os tempos mudaram,  só o Renan não percebeu. Ficou feito a Carolina do Chico, o tempo passou na janela só o Renan não viu. Ele queria a proteção que desfrutavam no tempo do Sarney e do FHC. Quando o Lula disse que quem não quisesse ser investigado que não fizesse nada errado, ele não acreditou. Este país mudou e quem promoveu a mudança foi o PT, goste a oposição ou não. 

  10. Coerência nessa hora é importante

    Antes de saírem jogando pedras no senador Renan Calheiros, até aqui, um importante aliado dos Governos Lula e Dilma, os dilmistas, lulistas e governistas de todas as matizes, que vociferaram, com razão, quando o tesoureiro do PT, João Vaccari, após ser acusado por Pedro Barusco de receber parte das propinas pagas no esquema de corrupção da Petrobras apurado pela Operação Lava Jato, foi coercitivamente levado a prestar depoimento nos autos do inquérito, deveriam, por uma questão de coerência, pelo menos esperar saber qual o teor da acusação que levou o nome dele ser incluído por Janot na lista dos investigados.

    Investigado por investigado, João Vaccari também é. Mas eu não me lembro dos governistas, petistas, lulistas e dilmistas que ficam de plantão neste blog, todos os dias e, por vezes, o dia todo, terem a certeza de que ele era culpado, como a certeza manifestada aqui em muitos comentários contra Renan Calheiros. É o famigerado dois pesos e duas medidas. João Vaccari é citado como recebedor de propina em nome do PT e todos vocês o defendem, dizem corretamente que não há provas contra ele etc. E agora, bastou o nome de Renan Calheiros ser citado e ele já é culpado? Que ridículo!

    A mesma estratégia da acusação que atinge João Vaccari atinge também Renan Calheiros! Quem não é capaz de perceber isso e fica feito Poliana querendo separar as duas situações dá apenas demonstrações de ingenuidade. Ou então é um desonesto mesmo, sem solução.

    Em suma, antes de apenas se basear, para fins de taxar alguém de culpado sem direito de defesa, no anúncio do Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, de que o nome de Renan Calheiros está na lista dos investigados na Operação Lava Jato, o mais importante é esperar pelo teor da acusação, quais são os fatos em que se baseia a acusação, e conceder a Renan Calheiros o direito fundamental de se defender das acusações.

    Outra coisa importante é começar a constatar que o mero fato de qualquer um dos investigados ter feito doações de campanha eleitoral ou a qualquer outro título a qualquer um dos políticos ligados ao Governo Dilma, como Renan Calheiros ou Fernando Collor, a exemplo do que se diz sobre Youssef ter depositado dinheiro em favor de Collor em maio de 2013 (R$ 50 mil reais), isso não significa, necessariamente, que os políticos em questão estejam envolvidos com a corrupção ocorrida nos contratos da Petrobras. Depósitos como esse podem ser feitos por inúmeros e diversos motivos. Os depósitos feito por Yousseff nas contas de Collor, em maio de 2013, não se constituem num fato que, por si só, coloque o político beneficiário do depósito como envolvido com o esquema de corrupção na Petrobras. No máximo, seria um indício, um tanto fragilizado pela descontinuidade dos depósitos, além da quantia não ser representativa diante do volume de recursos que o esquema movimentou. Pode ter relações com outros fatos e não com a Petrobras, é o que eu quero dizer. O teor jurídico desses depósitos é o de se configurarem como indícios, no máximo.

    Caso contrário, bastará qualquer investigado ter comprovadamente depositado dinheiro na conta de alguém, como na conta de campanha de Aécio Neves, e isso servirá para considerá-lo também envolvido no esquema de corrupção. Esse argumento atinge inclusive Dilma e até mesmo Lula. Percebam os efeitos do que a investigação está pretendendo com a premissa (recebeu depósito, é culpado) e não sejam ingênuos para ficarem acusando Renan Calheiros apenas com base na inclusão do nome dele na lista dos investigados na operação Lava Jato. Está se desenhando uma estratégia de acusação que poderá atingir todo mundo do PT, inclusive Dilma e Lula. E o caminho passa necessariamente por também enquadrar os aliados, tais como Renan Calheiros e Fernando Collor. É um amplo processo de ataque e desmonte do Governo, minando qualquer chance de defesa, principalmente no âmbito político. Esse é o cenário para o qual aponta a investigação e as bases em que, aparentemente, está fundada.

    1. Eu penso que deve ser dada

      Eu penso que deve ser dada publicidade aos autos do processo e caso tenha consistencia mínima a acusação contra ele e Cunha, os dois devem ser afastados da presidencias das duas casas.

      Se continuarem vão tender a atrapalhar cada vez mais o país com o intuito de se salvarem.

  11. Por enquando só vazou nome do

    Por enquando só vazou nome do PT e da base “aliada”

    Quer dizer … base mais ou menos aliada, que já virou oposição.

    Cadê os tucanos ?

    Quero ver os tucanos gordos, graúdos.

    Não me venha para cá com tucaninho magrinho e o que já morreu.

  12. Partidos políticos

    Vejo com muita tristeza e revolta a proteção que alguns cidadões dão aos integrantes de seu partido. Defendem os seus atacando os integrantes do partido adversário. Dai reside a força dessa quadrilha multipartidária em continuar se apropriando dos bens de todos. Seria como: “o político do seu partido rouba mais que o do meu”.

    Vamos esquecer o rótulo partidário e exigir a punição desses tradicionais picaretas. Independente de qual partido o ladrão pertença, aqulio que ele rouba afeta a todos nós.

    Está na hora de fazermos uma limpeza nesses poderes constituidos, livrarmos definitivamente o país dessa doença chamada corrupção. Temos o direito de saber quem roubou, quanto roubou e exigir a punição imediata: cadeia, tomada de todos os bens que possuem, mesmo aqueles em nomes de familiares e amigos, para ressarcir os cofres públicos.

    Não podemos ser tolerantes, o momento é este para agirmos em defesa do nosso país. É nosso dever acompanhar o andamento desses processos em curso e não deixar que caiam no esquecimento.

    1. Vai dizer isto para a imprensa

      e os paus mandados desta corja. Não esquece da oposição ao governo Federal. Ah! tem o povo de SP também.

    2. Sabe Atila…

      Pega esse teu comentári0 e coloca lá na Veja, Uol-Folha, Globo e Estadão; garanto que eles vão te dar 1000 estrelinhas (os censores e os leitores); você fala tudo que 11 entre 9 membros do PIG adora ouvir e propalar: todos são criminosos, corruptos, malfeitores  e ladrões… todos… incluindo os de “outros  partidos” (nunca dizem ou lembram quais são esses “outros”, o que chamo de “amnésia seletiva”)… mas… mágica: a sigla diabólica PT sempre é lembrada.

      Muito interessante, não é mesmo?

      1. Interesse

        Respeito a sua opinião, João Maria. Não sou leitor de nenhum desses manipuladores. O que me deixa irritado é que as pessoas, cidadãos que com os seus impostos sustentam todo esse sistema corrupto, criando uma classe de privilegiados que se consideram acima de tudo e de todos, ainda procuram defender os malfeitores de seu partido. Seria como dizer: fulano de meu partido rouba menos que o do seu. Ambos roubam e merecem ser punidos no rigor da lei. Não julgo partidos, julgo políticos.

        Agradeço o seu comentário, desculpe se passei essa idéia para você, não foi essa intenção. Vamos somar forças e acabar com essa pouca vergonha atual.

  13. Como esperado…

    na tal lista que vai “sacudir a república” somente o nome de quem for ligado ao PT (direta ou indiretamente) e ao Governo Federal… Merval e cia farão a festa. O PIG que estava tenso e cauteloso, voltará com toda carga.

    Engraçado mesmo é ver o Bonner citar nominalmente o PT quando se trata, por ex., do porteiro do prédio onde mora o primo em segundo grau do avô de alguém ligado ao ao partido mas, em se tratando de alguém do PSDB ou DEM ele fala em “outros partidos”.

  14. A verdade é essa

    “É um amplo processo de ataque e desmonte do Governo, minando qualquer chance de defesa, principalmente no âmbito político.”

    Alessandre Argolo disse tudo. Criminalizar qualquer tipo de depósito ou contribuição e assumir imediatamente que está ligado à Petrobrás. Nessa linha, as contribuições legais e declaradas às campanhas passam a ser suspeitas? É o Golpe das contas de campanha se concretizando, finalmente?

  15. A foto é de fazer chorar ao

    A foto é de fazer chorar ao se ver um grupelho de vedetes do teatro rebolado.

    Cadê vez que vejo o Fux, o Celso, Gilmar e Carmen, tenho a certeza do conformismo e passividade dos brasileiros.

    No Brasil não existem terroristas. Uma pena!

  16. Os bandidos da imprensa

    Os bandidos da imprensa escondem seus aliados do psdb como escondem o diabo da cruz. Nunca vi tamanha prostituição entre um partido(psdb) e imprensa. Por isso querem tomar o poder, para poderem pagar quem os defendeu totalmente. mas, claro, não é de graça. No poder, esse partidinho pobre e corrupto, vai doar os cofres públicos, como em sp e paraná de sp, já o fazem. Por isso os dois esatdos estão falidos, não tem dinheiro suficiente para a imprensa sempre poupá-los, ela vai pedir a ‘alma” desses senhores do psdb se um dia voltarem ao poder. E adeus dinheiro público para Prouni, pronatec. minha csa minha vida, etc., todo o dinheiro vai para pagar a imprensa sempre salvá-los. Isso é a miséria humana, não são homens, são ratos.

  17. Bem sei eu…

    Uma lista proveniente de uma investigação que contou com um juiz amigo do PSDB, que colheu depoimentos coercitivamente, que impediu que nomes do PSDB fossem mencionados, que teve um doleiro com envolvimento profundo com gente graúda do PSDB, com a cobertura de uma imprensa que nunca mencionou o envolvimento dos bicudos, mesmo com várias evidências apontando para isso.

    Sim, eu acredito que esta lista é imparcial, não tem nenhum cunho político oposicionista (ao PT) e que caciques tucanos estarão figurando nela.

    Sim eu acredito…

  18. Conforme previsto

    Conforme previsto em comentários anteriores, já tem vazamento de depoimento do Youssef dizendo que pagou dívida de campanha do Haddad em 2012. Opositores dizendo que “não há embasamento jurídico para o impeachment” começarão a “mudar de opinião”. Me parece ser a próxima etapa.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador