Janot fará “apuração preliminar” na delação que cita Temer, Aécio e acordão contra Dilma

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, o ministro Teori Zavascki autorizou um pedido feito pelo procurador-geral da República Rodrigo Janot para fazer uma “apuração preliminar” sobre os fatos narrados pela delação premiada do ex-presidente da Transpetro, Sergio Machado. Entre as revelações feitas nessa delação está o acordão do PMDB para barrar a Lava Jato e tirar Dilma Rousseff da presidência da República.  

Em conversa vazada antes da conclusão do impeachment, Machado e Romero Jucá (PMDB), senador e ministro oculto do governo Temer, aparecem debatendo uma espécie de acordo, com aval do “Supremo e tudo”, para “estancar a sangria” da Lava Jato. O plano incluia trocar Dilma por Michel Temer o mais rápido possível.

Temer, substituto de Dilma em função do impeachment, também foi citado na delação de Machado. Ele teria conversado com Machado, em setembro de 2012, numa base aérea em Brasília, ocasião em que pediu dinheiro para a campanha de Gabriel Chalita (ex-PMDB)à prefeitura de São Paulo. Segundo Machado, o valor de R$ 1,5 milhão, repassado pela Queiroz Galvão, teria sido fruto de contratos superfaturados da Transpetro.

Machado, que confessou propina a mais de 20 políticos de seis partidos, também citou Aécio Neves e esquema do PSDB durante o governo FHC. O senador tucano, segundo Machado, teria recebido cerca de R$ 1 milhão em 1998 para vencer a eleição da presidência da Câmara. 

Na prática, Teori fatiou a delação e enviou a parcela dos que estão sem foro privilegiado para as mãos do juiz federal Sergio Moro.

Somente após essa apuração preliminar é que Janot vai decidir se pedirá abertura de inquérito sobre os casos narrados ou se eles serão arquivados.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

25 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “Em conversa vazada antes da

    “Em conversa vazada antes da conclusão do impeachment, Machado e Romero Jucá (PMDB), senador e ministro oculto do governo Temer, aparecem debatendo uma espécie de acordo, com aval do “Supremo e tudo”, para “estancar a sangria” da Lava Jato. O plano incluia trocar Dilma por Michel Temer o mais rápido possível.”

    A prova cabal deste parágrafo é o FATO de que Dilma foi derrubada. O MPF e o STF tem papel fundamental neste golpe que jogou o Brasil às traças, digo, aos ratos.

  2. sei

    Já sei.

    Agora Janot e o STF vão devolver o mandato da Dilma!

    E vai dar no JN o pedido de desculpas da globobo por ter dado o golpe. (sem ter que esperar por trinta anos!)

    E ainda vão devolver o pré sal para o Brasil. 

  3. Pura enrolação, só para dar

    Pura enrolação, só para dar ares de isonomia à perseguição que empreendem sem tréguas ao Lula, Dilma e PT. Logo estará mofando no arquivo. Não dá para acreditar em mais nada que venha de parte do judiciário.

  4. parafraseando …

    se não me engano, o Millôr …..

    “esses caras são mesmo eficiêntes, eles mesmo roubam, julgam, e se absolvem….”  … posso ter errado uma palavra ou outra, … mas o sentido é esse…

     

    pura encenação ….

  5. Janot fará “apuração preliminar” sobre

    Teori pediu para a raposa verificar se estão comendo galinhas . . .

    A resposta já está pronta: o pato, o carneiro e o peru de natal todos estão envolvidos. Já as raposas, em especial a envolvida no helicoca e seus 450 kg de pasta de coca, “não vem ao caso”, são inocentes até com provas em contrário.

    É o Brazil , zil, zil e sua “República dos Estados Unidos de Curitiba”.

  6. Futuro próximo…

    Vou lembrar do janot quando houver uma greve dos procuradores e policiais federais por melhores salários!

    Incomodar politicos, que têm amigos dentro da globo?

  7. Os homens e mulheres da lei

    Os homens e mulheres da lei não fizeram nada até que Dilma fosse retirada da Presidência e agora não farão nada até que os limpinhos e cheirosos entreguem e quebrem nosso país e o motivo, segundo o Deltan é que fomos colonizados por criminosos, “tá serto” !

  8. sempre “atrasado” o teori

    em relação ao temer, o teori (a meu ver, mergulhado no golpe até o pescoço) esperou o tempo certo pra tomar esta decisão, ou seja, aguardou 4 meses.

    o temer não pode ser processado por atos anteriores ao mandato, já que tem exclusão processual temporária.

  9. Operação Paralela

    Não entendo uma coisa, havendo tantos procuradores, juízes indignados com a condução da Lava Jato. Não seria possível organizar uma operação paralela a ela? com juiz de primeira instância, procuradores comprometidos com a democracia e policias federais? Seria tão dificil? Para investigar o que a Lava Jato não tem interesse?

     

  10. Pois é. Agora vamos aguardar

    Pois é. Agora vamos aguardar o “conterraneo” analisar. Mas, acho melhor aguardarmos sentados, talvez lá prá 2,038, quem sabe.

    1. Discordo. O janot vai

      Discordo. O janot vai analisar rapidinho e chegar à conclusão que as acusações não procedem e encerrar o processo. Começou a fase limpa as cacas do Néscio, primeiro com o aeroporto do titio. Até o fim do ano o Néscio estará com a ficha do “limpa”. Só não sei o que o janot fará com as denúncias de Furnas e das contas em Liechtenstein.  Mas tudo será varrido definitivamente para baixo do tapete, assim o mensaleiro de Furnas estará livre para voar a partir do ano que vem, ruminando cobras e lagartos contra a corrupção do PT. E haja óleo de peroba.

  11. Prova do fato

    Não é nesta mesma delação que esta incluida a conversa onde se resolvia o caso do caixa 2 com uma anistia geral? E não foi isso que tentaram na calada da noite? Onde estão os militares, já que os outros poderes estão envolvidos até o pescoço?

  12. Jogando para a platéia

    Vai dar em nada, será tudo arquivado porquê inclui tucanos. Logo Teori e Janot dois proeminentes atores que tornaram o Golpe midiático-institucional! É só pra dar uma leve impressão de que são imparciais. Acham que somos idiotas.

  13. Nãoaogolpe foi dado com ajuda
    Nãoaogolpe foi dado com ajuda de todos, Parte do Supremo ?
    Não, se houvesse um só Ministro honesto,decente,que tivesse vergonha na csãoa, que não tivesse alguma sujeira em seu histórico,
    Este denunciarié so, e os outros urubus togados teriam receio de dar sequencia aos crimes praticados pelo Colegiado.

    Nós, os brasileiros, estamos nas mãos de uma Casta de privilégiados
    Não há quem os fiscalize. São os nobres de sangue azul.So ainda não transferem o feudo ( vaga no supremo) de pais para filho. Mas, são vitalicios. A outra casta, tem mandato de oito anos. A outra casta é só quatro anos, mas com os concha vês, podem roubar a vontade que se protegem entre si, e sairem ilezos.
    Conseguem retirar do seu meio até a nobre maior.Aqueles que não fazem seu jogo , estão condenados, não servem pra viver na Côrte, dão sorte quando não inventam uma maneira de por o desajustado na cadeia.

  14. “…Janot vai decidir se
    “…Janot vai decidir se pedirá abertura de inquérito sobre os casos narrados ou se eles serão arquivados.”

    Nossa… qual será a decisão de Janot?

    Palpite: deve ser a mesma que ele tomou quando solicitou arquivamento da denúncia contra Aécio ano passado.

    Lembrei daquele filme “Sleepers”, onde o promotor interpretado por Brad Pitt, pega um caso em que ele pretende perder propositalmente.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador