“Japonês bonzinho” não tem relação com vazamento na Lava Jato, aponta PF

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Inquérito da PF sustenta que o advogado Sergio Rieira teria entregue informações sigilosas ao banqueiro André Esteves

Jornal GGN – O inquérito da Polícia Federal que investiga o vazamento de informações da Lava Jato para o senador Delcídio do Amaral (PT) e o banqueiro André Esteves mira o advogado Sergio Rieira, que já defendeu Nestor Cerveró e, agora, atua em favor de Fernando Baiano, conhecido como operador do PMDB no esquema da Petrobras.

O Estadão publicou que a PF tem Rieira como o principal culpado pelo vazamento de trechos da delação premiada de Cerveró, que teriam sido usados por Baiano quando do acordo de delação premiada com a força-tarefa da Lava Jato. Uma conversa gravada pelo filho de Cerveró mostra que Delcídio temia o vazamento de informações de Cerveró que pudessem implicá-lo na operação.

Nessa mesma gravação, Delcídio, seu ex-chefe de gabinete, o filho de Cerveró e um advogado discutem como Esteves teve acesso à delação premiada. Além de Rieira, eles apontam para a possibilidade de Alessi Brandão, que também defende Cerveró hoje, ter entregue parte do documento ao banqueiro.

Outra hipótese, não explorada nesse inquérito da PF, é denunciada na gravação: o agente federal Newton Ishii, responsável pela Custódia da Polícia Federal em Curitiba – onde Cerveró e o doleiro Alberto Youssef estavam presos – estaria vendendo informações da Lava Jato para revistas. O apelido de Ishii, em função disso, é “japonês bonzinho”.

Segundo a PF, uma troca de e-mail entre a advogada Alessi e o filho de Cerveró indicaria que o vazamento de informações para o banqueiro André Esteves se deu no circulo de defensores, afastando a responsabilidade do agente federal no caso. Não há detalhes sobre o conteúdo da mensagem que isenta Ishii.

De acordo com o Estadão, Rieira não foi localizado para comentar o episódio. A criminalista Alessi Brandão disse que não pode se manifestar.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

21 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pista falsa

    Corrigir a informacao com uma desinformacao!  So faltava mesmo!

    QUAL EH A DATA do arquivo do vazamento?

    Estou apostando que a data eh a mesma na qual Youssef usou um celular na prisao enquanto estava com Cervero.

    EH PISTA FALSA, GENTE.  O advogado sendo acusado por esse vazamento nao tem nada a ver com o caso.  Foi o proprio Youssef.

  2. Nossa! quanta preocupação da

    Nossa! quanta preocupação da mídia tradicional agora com os vazamentos! Durante um ano inteiro os vazamentos ocorriam e eram pertinentes. 

     

    De uma hora pra outra tão muito preocupados com os vazamentos.

  3. Quem vazou não sei, mas
    Quem vazou não sei, mas algumas coisas são certas :

    a) pra essa advogada, que é de Curitiba e acompanha delação (ou seja, trabalha pra forčça tarefa), não vai dar nada,

    b) o japonês de corrupto, virou o braço direito do chefe da pf no Paraná…. (é um dado objetivo, não preciso ir muito longe),

    c) aquele senhor grisalho na foto ao lado do japa é um tal de Silvio, um dos vários pf envolvido no escândalo dos diários secretos na assembléia do Paraná (pois é, tá cheio de coisa esquisita na pf do Paraná..).

    1. RELER PENULTIMO PARAGRAFO

      “Segundo a PF, uma troca de e-mail entre a advogada Alessi e o filho de Cerveró indicaria que o vazamento de informações para o banqueiro André Esteves se deu no circulo de defensores, afastando a responsabilidade do agente federal no caso. Não há detalhes sobre o conteúdo da mensagem que isenta Ishii”:

      Eu tenho zero simpatias por esse “Japa bonzinho”, diga se.  Mas “o filho de” estava na gravacao incentivando (“ah, foi o japa bonzinho mesmo”) o senador bastardo, e depois (depois de que????). uma “troca de email” de advogadx COM ELE indica que o vazamento foi NO CIRCULO DE DEFENSORES.

      Como, pra comeco de conversa, nada explica a motivacao do “filho de” pra fazer a gravacao do senador ainda EXCETO pedido da policia, perdoe me por nao acreditar na policia ainda.  A acusacao aos DEFENSORES eh so um pouco meio muito extremamente conveniente aa policia.

      Notemos MAIS UMA VEZ:  tem varias e varias coisas a respeito do comportamento do “filho de” que nao tem motivacao aparente.  Eu tou dizendo com todas as letras que a policia tem sujeira dele no bolso e o esta chantageando.

      Nada faz sentido ainda a respeito desse cara:  o que ele faz, carrega mais drogas que helipopteros?  Foi pego na cama com uma linda mulher chamada Pedro Silva?  Tem conta na Suissa (por causa do pai) que nao foi revelada?

      Ate agora, tudo que saiu dele eh mentalmente desequilibrado, entao tem que ter alguma coisa ali que nao ta sendo contada pra nos.  Isso eh critiquissimo ESPECIALMENTE porque a PF contou com uma cagada previa do supremo brasileiro pra tentar legalizar a gravacao que “ele” fez do senador.  Terceirisadamente.

      Eu torceria o pescoco do senador se tivesse a chance, e DEFINITIVAMENTE quero ver o filho da puta preso, com fotos em 3D, de preferencia.

      Mas a gravacao foi ilegal, por ser terceirizada:  se uma coisa dessas passar no judiciario brasileiro, pode trancar a porta porque virou hospicio.

      Portanto, a pergunta:  porque voce acharia que A ADVOGADA esta envolvida em qualquer coisa?  Ou a documentacao existe ou nao existe.  Mas ela chegou ao caso DEPOIS de tudo, nao foi?

      Esperando ainda a resposta ao “DEPOIS DO QUE em uma troca de emails???”, quando ela apareceu…

      Por enquanto:  “filho de” eh psicotico ou demente ou chantageado, ou talvez perfeitamente deslumbrado e lisongeado de se ver ao centro de atencao.  A gravacao colocava ate mesmo a vida do senador em perigo e…  ele nao viu.

      Nada bate com nada do que eu sei.

    2. Oh, esqueci de dizer e isso

      Oh, esqueci de dizer e isso eh iimportantissimo:

      “o japonês de corrupto, virou o braço direito do chefe da pf no Paraná…. (é um dado objetivo, não preciso ir muito longe)”:

      Sasbe o que a falta de palavras chave esperadas para a defesa da PF do “Japa” indicam?

      Que eles nao estao complexados a respeito dele.  Foi so uma resposta calmissima aa sociedade.  Dessa vez, honesta.

      Essa eh so mais uma diferenca entre as “defesas” que eles fazem de seus acusados culpados e de seus acusados inocentes.

      Pior, bem pior, eh com a PM…  O palavreado eh tao toscozinho e tao complexado que da ate pena…  da vontade de ir comprar um dicionario pra mandar pra eles.

  4.  Assim como a droga do

     Assim como a droga do helicoca não era do Pórrella. Provavelmente o japa da Yakusa foi preso e expulso da PF em 2003 injustamente, por isso foi reintegrado ano passado no mesmo período que começou a vazajato.  

  5. documentos que não aparecem

    Nassif,

    Pode ser que o filhote do palhaço do ano e companheiro de cela de Cerveró, Alberto Youssef, tenha sido o responsável pelo vazamento do documento, isto se o documento existir.

    Outro papel que está demorando demais prá aparecer é o tal em que fala a respeito de ECunha, 45 milhões e AEsteves, que dizem ter encontrado na casa de um advogado, tá certo. ECunha e AEsteves podem ser tudo, menos estúpidos ao ponto de deixarem uma anotação como aquela solta no ar. E cadê a Grobo, que consegue ter acesso a todos os documentos just in time ? Por qual motivo exatamente ninguém cobrou da PF, STF ou lá quem seja a exibição dos tais documentos ?

    Numa Operação em que tudo é trombeteado pelo JN, se até agora nada foi exibido é porque não existe documento algum, o o tal agente é boi de piranha, pois a farsa é artimanha do andar de cima.

    Só sei que o acúmulo de erros por parte do STF, PGR e PF acabou por tirar de cena o idiota do ano e os tais procuradores que procuram e nunca encontram nada, o que poupa por uns dias os brasileiros das pixotadas grotescas que aquela turma de lunáticos comete a torto e a direito.

     

    1. O documento menciona outras

      O documento menciona outras coisas.  Essa eh a razao que ainda nao pode ser divulgado.

      Vazado pode.  E vai vazar sim -ja falei hoje que estamos lidando com amadores na investigacao?

      A Grande Questao Do Dia eh essa:  vamos ter que esperar a terceira leva janotiana de “procuradores” de merda pros vazamentos acontecerem ou vai vir tudo de delegados de merda mesmo?

      1. neve e moro

        Ivan,

        Tudo em paz nesta neve ?

        Temos que esperar o desenrolar dos acontecimentos. Ao menos o patrão colocou o palhaço do moro e aqueles procuradores do nada no banco de reservas, o que está sendo um alívio para aqueles que procuram acompanhar os fatos mais de perto.

        Um abraço

      1. Divertidissimo!

        KKKKKKKKKK…

        Adorei!  Ainda acho que o cara pode ser podre ate o fim dos tempos mas por OUTRAS razoes:  ele eh pista falsa, a PF simplesmente NAO defende acusados culpados da maneira que falaram a favor dele.  Os acusados culpados da PF nao tem NENHUMA das palavras chave que a PF usou nesse caso.

        Mereceu a gozacao.  Se eu tiver que advinhar, ele vai agradecer a honra tambem, eh muito boa!

        Ele continua pista falsa.

  6. Domíno do Fato, Moro deve ser

    Domíno do Fato, Moro deve ser responsabilizado pelos vazamentos. Ele é o responsável pelo processo. Ele disse alguns dias que era a favor do vazamento. Não tenho dúvidas, a literatura e os fatos permitem condená-lo.

     

     

     

    1. Para A MEDIA BRASILEIRA.  Nao

      Para A MEDIA BRASILEIRA.  Nao eh por acidente que ele aparece centralmente em tantas fotos publicadas.  So que nesse vazamento especifico, minha aposta AINDA eh em Youssef.  A “resposta” da PF eh psicologicamente livre do complexo de inferioridade “normal” deles.

      NAO foi ele.  Foi Youssef.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador