Barbosa elogia indicação de Barroso para o Supremo Tribunal Federal

Jornal GGN – O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Joaquim Barbosa, elogiou nesta quinta-feira (23) a indicação do advogado constitucionalista Luís Roberto Barroso para a 11ª vaga da Corte, antes ocupada pelo ministro Carlos Ayres Britto, aposentado desde novembro do ano passado.

Luís Roberto Barroso é indicado para o Supremo Tribunal Federal

“Não só pelas qualidades técnicas, como pessoa, mas também pelo fato de que somos colegas da Universidade do Rio de Janeiro”, disse Barbosa.

De acordo com a Agência Brasil, além do presidente da Corte, outros colegas elogiaram a escolha da presidente Dilma Rousseff, que foi confirmada nesta tarde pelo Palácio do Planalto.

Para o ministro Marco Aurélio Mello, segundo mais antigo do STF, Barroso “será recebido de braços abertos como um grande estudioso do direito, um profissional digno de elogios”. Barroso ainda será sabatinado no Senado antes de ter o nome confirmado para o cargo.

Barroso também foi elogiado pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel. “É um jurista consagrado e que certamente trará ao Supremo uma preciosa e valiosa contribuição”.

Ele disse que Barroso poderá participar do julgamento dos recursos da Ação Penal 470, o processo do mensalão, caso ele se considere preparado. “Na verdade o julgamento dos embargos é um novo julgamento. A princípio não há dificuldade”.

Reconhecimento

À reportagem da Agência Brasil, o advogado se declarou “honrado” com a indicação da presidente.

“Recebi muito honrado a indicação da presidenta Dilma Rousseff para o Supremo Tribunal Federal. Fico feliz com a perspectiva de servir ao país e de retribuir o muito que recebi. Aguardo, com serenidade, a próxima etapa, que é a apreciação do meu nome pelo Senado Federal”, disse o constitucionalista.

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome