José Dirceu tem até 17h para se entregar à Polícia Federal

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Foto Lula Marques

da Agência Brasil

José Dirceu tem até 17h para se entregar à Polícia Federal

Ele foi condenado a 30 anos e nove meses de prisão

Morando em Brasília desde maio de 2017, o ex-ministro José Dirceu deve se entregar até as 17h de hoje (18) na sede da Polícia Federal (PF) na capital. A ordem é da  juíza substituta da 13ª Vara Federal Gabriela Hardt, que substitui Sérgio Moro, titular, que está fora do país. A juíza determinou a execução provisória da condenação de Dirceu a 30 anos e nove meses de prisão pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e participação em organização criminosa, no âmbito da Operação Lava Jato.

José Dirceu mora no bairro do Sudoeste, de classe média alta em Brasília, e no ano passado foi alvo de vários protestos de moradores por sua presença no local. Na ocasião, o juiz Sérgio Moro determinou que o ex-ministro permanecesse em liberdade, com tornozeleira eletrônica, e que não poderia deixar o país. A determinação para Dirceu ficar em Brasília incluía ainda a proibição de deixar a cidade, não se comunicar, por qualquer meio ou por interpostas pessoas, com os coacusados ou testemunhas de três ações penais da Lava Jato e entregar em juízo de passaportes brasileiros e estrangeiros.

Decisão

A prisão do ex-ministro foi decidida após o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) rejeitar, no início da tarde dessa quinta-feira (17), o último recurso de Dirceu contra a condenação na segunda instância da Justiça. Ainda cabe recurso às instâncias superiores.

Além de negar o recurso, a Quarta Seção do TRF4 determinou a imediata comunicação à 13ª Vara Federal para que fosse determinada a prisão, com base no entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) que autoriza a execução da pena após o fim dos recursos na segunda instância.

Condenação

Dirceu foi condenado por Moro a 20 anos e 10 meses de prisão em maio de 2016. Em setembro do ano passado, o TRF4 aumentou a pena para 30 anos e nove meses. A pena foi agravada devido ao fato de o ex-ministro já ter sido condenado por corrupção na Ação Penal 470, o processo do mensalão.

Segundo a denúncia do Ministério Público Federal (MPF), Dirceu teve participação em um esquema montado pela Engevix, uma das empreiteiras que formaram cartel para fraudar licitações da Petrobras a partir de 2005.

De acordo com a acusação, a empresa pagou propina a agentes públicos para garantir contratos com a Unidade de Tratamento de Gás de Cacimbas e as refinarias Presidente Bernardes, Presidente Getúlio Vargas e Landulpho Alves.

O TRF4 negou os últimos embargos e autorizou a prisão também de Gerson Almada, ex-vice-presidente da Engevix, e do lobista Fernando Moura, antigo aliado de Dirceu.

*Com informações de André Richter

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

18 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. asilo político

      Eu concordo com a sua posição.Aliás, algo que não é recorrente neste golpe são os pedidos de asilo.

      Nassif e comentaristas: alguma razão pra isto? porque desta entrega à esses golpistas pacificamente?

      1. No caso de Zé Dirceu é
        No caso de Zé Dirceu é lealdade.
        Ele declarou que enquando Lula estiver preso ele não poderia sair do Brasil.

        No caso de Lula, era isso que os golpistas esperavam e queriam que fizesse. Este ato comprovaria que Lula é ladrão e chefe da ORCRIM.
        Algo do tipo: se fugiu é porque tem culpa no cartório.
        Foi oferecido ao Lula embaixadas para ele se refugiar, mas não quis.
        Alegou que era inocente e não precisava fugir

    2. Dirceu é um “Animal Político”

      Como o Lassange?

      Dirceu é Dirceu, estrategista político nato: “Eu só vou mudar de trincheira.”

  1. Dirceu precisa de indulto

     Espero que Lula ou quem quer venha a ganhar as eleições no nome da Esquerda, não deixe de fazer justiça dando o indulto a José Dirceu, Esse Brasileiro, e João Vaccari Neto.

  2. Eu preciso ser sincero, mesmo

    Eu preciso ser sincero, mesmo que duro, ao comentar isso: Vocês são idiotas de se entregarem sem resistência para criminosos que fingem serem juízes em uma justiça que só existe no papel.

    1. Entendendo-se…

      Entende Dirceu, tanto quanto entendo Kevin Duran, entende o atual momento político brasileiro, como entendo o atual momento político no Gabão. 

  3. José….

    E os Processos viajam de avião contra Petistas, enquanto trafegam de ‘carroça’ contra Tucanos, PFL e Coronéis. É a nossa Justiça de 1.a Instância, que só serve para calar pobre e botar cabresto na miséria,  mas que tem peso Supremo em certa Comarca de Curitiba. Este Brasil que ninguém decifra ou explica. Mas como as Elites sabem muito bem como funciona. Mostra também como nossa Esquerdopatia, em especial Petista, se enrola na arapuca que criou para si. Não crendo nesta Justiça Liberal e Democrática, não pede para outros o que atinge somente à ela. Não consegue ir contra seu discurso dúbio e desqualificado. Então o eterno indiciado Azeredo, fichinha tucana, não vai para a cadeia de jeito nenhum. E se for, o que é um Azeredo para PSDB, perto de um Lula ou Dirceu , para o PT? E continuamos nas mãos deste gente, mesmo após 40 lamentáveis anos. O Brasil é de muito fácil explicação. 

  4. A soberania do povo virá…

    Vai Zé,…os capitães e capitãs do mato já estão salivando….afinal de contas não és um Paulo Preto….não és filiados ao PSDB…..pelo contrário, desafiastes o Império e os Marinho….é disso que se trata….mas o povo um dia tomará as rédeas do seu próprio destino e exercerá sua soberania sobre as empresas e Instituições em cada uma das cidades deste pais….a soberania do povo virá e resgatará tua história destruida por estes abutres de plantão…

    http://spinimperil.blogspot.com.br

  5. O PT, os bovinos e a historiografia daqui a 50 anos

    Daqui a 50 anos, a historiografia referir-se-á aos membros do extinto Partido dos Trabalhadores como Os Bovinos, porque todos, sem exceção, caminharam para o matadouro assim como os bovinos caminham, talvez um tipo assim de determinismo. 

    A historiografia também há de registrar, para espanto e incredulidade dos estudantes brasileiros de 2068, que a militância do extinto Partido dos Trabalhadores acreditava piamente que iria eleger o presidente na insólita e conturbada eleição daquele ano de 2018, a última que o extinto partido participou.

    Gleisinha e Lindinho, voces estão na fila, preparem-se. Pimentel, não faça cara de paisagem, você também, junto com o Haddad. 

    1. Tá…mas?

      O que você sugere amigo?

      Porque a situação está muito difícil e a impressão que dá é que você está tacando pedra nas vítimas. É pra ajudar?

      1. Fraga,

        Tinha feito uma longa resposta em atenção a vc, de 3 parágrafos, salvei, levantei e fui fazer outra coisa sem conferir se tinha ou não se completado o salvamento. Fui procurar agora, e não achei. Lamento, mas não vou conseguir reproduzir o que tinha escrito. 

  6. As injustiças que estão sendo feitas contra o Lula, Dirceu, Vacc

    As injustiças que estão sendo feitas contra o Lula, Dirceu, Vaccari e outros petistas é o nazismo em estado bruto. Ninguém mais pode contar com o judiciário brasileiro, pois age como instrumento de perseguição ideológica contra quem pensa diferente das oligarquias brasileira. 

     

  7. O único caminho que vejo no
    O único caminho que vejo no momento para reverter essas injustiças e perseguição apenas a um partido, é fazer um afago nesses juízes. Nada demais. Apenas uns tapinhas na bunda. Como os pais fazem para advertir seus filhos. Parafraseando Bolsonaro.

  8. Setor de Embaixadas
    José Dirceu, pelo menos você não precisa fazer como o Lula.

    O escarcel bomba-midiática, a liberdade e a justiça têm o endereço de alguma embaixada situada no Setor de Embaixadas de Brasília.

    A da Rússia, por exemplo, é bem ampla e esse país não costuma abdicar de sua soberania por nada.

    Crie esse fato político, dê visibilidade internacional ao seu caso, obrigue a “justiça” brasileira a sair da área de conforto. Você não tem nada a perder e o Brasil terá a ganhar com a discussão que irá advir.

    Ou isso ou morrer sem razão e sem voz nas masmorras da burguesia tupinambá.

    Fica a dica e boa sorte!

    1. Onde Dirceu Ajuda Mais a Causa: Na Prisão ou Na Embaixada?

      A política maior, caso da prática de Dirceu, é feita por ações de individuos em relação a causas e não por causa do indivíduo, em si. Não à toa o respeito por ele só faz aumentar até entre os contrários e inimigos, que possuem neurônios de também observar, pensando, o que lhe contradita.

      Elize Matsunaga, hoje com 36 anos, por matar e esquartejar o marido em 2012, foi condenada em 2016 a 19 anos e onze meses de prisão.

      José Dirceu de Oliveira e Silva, hoje com 72 anos, por lobby, mesmo estando há anos afastado de cargos públicos e do poder, foi condenado em 2016 a 20 anos e 10 meses de prisão, aumentados em 2017, para 30 anos e 11 meses, pelo ‘jogral do TRF-4’, aquele afinadinho no julgamento em segunda instância do processo da “atribuição do ‘tripléquis’ a Lula”.

      Essa equação não fecha juridicamente e politicamente é tremenda e imensurável bomba de efeito retardado, que já está a minar e continuará minando, todo o discurso zelosamente construído pelo monopólio familiar da mídia, em parceria golpista com o judiciário seletivo, para vende-lo como criminoso, quando no máximo chegaria a lobista, por sinal atividade permitida no país que os subsidia com informações na operação lavajateira.

      Não a toa nas pesquisas, Justiça e Moro descem a ladeira da aprovação, enquanto a rejeição sobe e Lula empata com sua candidatura e liderança, a possibilidade de legalizarem o golpe via eleição.  

      Pense se, justo o Zé, não pensou nisso e mais, o discurso do monopólio da desinformação, enquanto na embaixada?  

       

       

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador