Juiz da Zelotes quer saber se procurador fez “conluio com blogs ligados ao PT”

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Após ser acusado de parcial e criticado pela inércia, juiz Ricardo Leite suspeita que procurador se aliou a petista e mídia para afastá-lo da Zelotes

Jornal GGN – O juiz substituto Ricardo Leite, que atua na 10ª Vara Federal, em Brasília, quer apurar se o procurador Frederico Paiva [foto] fez “conluio com blogs ligados ao PT” e com o deputado federal Paulo Pimenta (PT) para “difamá-lo” e afastá-lo da Operação Zelotes.

Segundo informações do Estadão desta sexta (6), Leite pediu à Justiça a quebra do sigilo de mensagens e dados telefônicos de Paiva. A notícia é divulgada um dia após o corpo de procuradores que atua na Zelotes anunciar que entrou com um pedido para que Paiva não retorne aos trabalhos da operação por falta de “imparcialidade”.

No primeiro semestre, quando a Zelotes ainda desbaratava um esquema de pagamento de propina em troca do abatimento de dívidas de grandes grupos econômicos com a Receita Federal, Paiva ocupou páginas de jornais reclamando da postura do juiz Ricardo Leite, que não atendia aos pedidos do Ministérios Público Federal por quebras de sigilo, ações de busca e apreensão, prisões preventivas, entre outras demandas. Paiva era o oposto do juiz Sergio Moro, da Operação Lava Jato e, por isso, na visão do MPF, a Zelotes não ganhava o mesmo destaque na mídia.

Paulo Pimenta, que atua numa subcomissão da Câmara que acompanha a Zelotes, endossou o coro dos procuradores representando contra Ricardo Leite no Conselho Nacional de Justiça. Em agosto, conseguiu a substituição do juiz.

“Numa queixa-crime oferecida ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região, o magistrado [Ricardo Leite] justifica que as medidas [quebra de sigilo contra Paiva] são necessárias para provar que o investigador atuou supostamente ‘em conluio’ com um deputado do PT e blogs ligados ao partido para difamá-lo”, publicou o Estadão.

Apresentada em setembro, a queixa-crime contra Paiva sustentou que, “em ao menos 30 ocasiões”, o procurador usou o deputado Paulo Pimenta e “blogueiros simpáticos ao PT” para “difamar” Ricardo Leite, com a intenção de “afastá-lo da Zelotes”. O juiz também acusa o procurador de ter vazado informações e “combinado a divulgação de notícias sugerindo que ele foi parcial, obstruiu a Justiça e atuou de forma desidiosa (esquivando-se do dever funcional)”. Paiva trabalhou em 2004 como assessor do então ministro do Trabalho, Ricardo Berzoini.

De acordo com o Estadão, não houve decisão sobre a quebra dos sigilos. “A desembargadora Neusa Alves, relatora do caso, mandou intimar o MPF para se pronunciar sobre os pedidos. Procurado ontem, Paiva informou que não se pronunciaria, pois não foi notificado da ação. Pimenta afirmou que a acusação de conluio não tem ‘cabimento’ e que, numa democracia, juízes e outras autoridades devem ser criticados. Leite disse que atuou com independência na Zelotes.” 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

26 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A justiça federal já viveu

    A justiça federal já viveu melhores momentos, juízes candidatos ao estrelato concorrem para ver que é o mais ‘fodão’, o messias salvador da pátria, o altar do juiz moro é disputado como um campeonato.

    Pudera, Gilmar Mendes, ministro do STF e grande inspirador de parte da magistratura que gosta de fazer política por detrás da toga articula o golpe paraguaio pela manhã e à tarde dá expediente na suprema corte sem nunca ter sido incomodado.

  2. Ops…

    Pelo que entendi esse juiz não engolia as ilações desse segmento do MPF para prender pessoas como ocorre na Lava-Jato pelo Sérgio Moro.

  3. muito jogo de cintura, muita embromação…

    e tomar uma decisão para dar melhor seguimento às investigações que é bom, nada

    mas sempre acontece dessa forma mesmo em tudo que não precisa de investigação, vide Cunha

    a bem da verdade, investigar sonegação é piada

    se é como comer e não querer pagar, o que denota a existência de procedimentos prostibulares de montão na Zelotes

    mas é aquela velha história…

    embroma quem pode e continua sonegando quem paga pela embromação

  4. Parcial????
    E a República Tucana do judiciário de Curitiba????
    É todo mundo capenga pro lado direito!!!
    Este cabra é realmente um grande gozador!!!

  5. Isso só mostra o sistema dois

    Isso só mostra o sistema dois pesos e duas medidas tomadas pelo poder judiciario e pela imprensa tradicional. A Operação Lava Jato é marcada por dobradinhas entre o judiciario (MPF, PF e juiz Moro) com a imprensa e a oposição; abusando da parcialidade, abuso de poder e de vazamentos seletivos, mas qualquer reclamação é tida como “choro de PTista”.

  6. Se assim é, por que os

    Se assim é, por que os procuradores Deltan “Messias” Dallagnol, carlinhos hemorróida e outros da lava jato não foram afastados das investigações, pela parcialidade descarada que demonstram há mais de um ano? A parcialidade do juiz sérgio moro é, também evidente; então, por que ele não foi afastado dos julgamentos de processos da lava jato? Policiais e delegados federais foram flagrados treinando tiro ao alvo com uma caricatura da presidente Dilma ou hostilizando a presidente e Lula, além de declararem apoio ao candidadto derrotado Aécio Cunha. Isso não é parcialidade? Por que tais policiais e delegados não foram adfastados das investigações? O ‘estadinho’ saberia responder ou fez essas perguntas aos PFs, aos procuradores e ao juiz? Ou o diário escravocrata só enxeerga parcialidade naqueles que julçga simpáticos ao PT? Quer dizer que a parcialidade pró-direita, pró-PSDB, pró-casa grande não  é objeto de protesto?

    Essa atitude do juiz Ricardo Leite é batom na cueca. Assim como a atuação do ‘estadinho’. Que vergonha!

     

  7. Procuradoria em conluio com o

    Procuradoria em conluio com o PT e blogs ligados ao PT, é pra rir ou pra chorar?

    Agora, Moro, MPF, PF em conluio com com a oposição e imprensa pode né?

  8. Coisa de louco, eu heim
    Deixa eu vê se entendi: O MPF e PF tramam contra o PT inclusive invadem a casa do filho de Lula à meia noite, ao mesmo tempo em que fazem vista grossas para os verdadeiros culpados, no caso inimigos do PT, como a RBS=Globo. Mesmo assim o nobre juiz suspeita de conluio com o PT. E se não tivesse ocorrido o tal conluio, como seria. Coisa de louco, eu heim

    1. coisa de louco,eu eh?

      Jose carlos:Vou explicar para voce entender: A carroça puxa o burro e o rabo balança o cachorro. O congresso sofre uma mutaçao genetica,as ratazanas perseguem, caçam ratazanas. Em Mg o goleiro Kafunga do galo dizia que o “certo é o errado”.

      1. bêbado

        Peraí , Helcio !

        Eu bebi , estou variando , usei baseado , cheirei um pó , tomei um pico !

        Ou isso é um circo de palhaços e bêbados , como essa figura da foto acima !

        E quer saber , Nassif pode até me censurar , mas esse pessoal , para mim (e com toda compaixão que minha saudosa , humilde e sábia mãe me ensinou ) é a pior escória da escória ! (Mamãe ,de onde estiveres , me desculpe , agradeço seus nobres ensinamentos, mas é demais para mim !)

    2. Vou tentar explicar com um

      Vou tentar explicar com um pergunta: um trem vem navegando pelo espaço e fura o pneu. Quantas melancias caíram? Nenhuma porque banana não tem caroço. Simples assim.

    1. Gigolagem ideologica.  E a

      Gigolagem ideologica.  E a puta eh o PT, infelizmente.  (pros gigolas, claro, nao tou chamando ningue mde nada, estou descrevendo o que estou vendo)

  9. Sem entrar no mérito da reportagem…

    É triste ver que a Zelotes não anda.

    Com o pouco que foi investigado deu prá descobrir (ou suspeitar) de envolvimento da RBS, Bradesco, Gerdau, Santander  em bilhões de reais, mas a operação só voltou para a mídia quando conseguiram linkar com o Lula, num valor irrisório dentro do contexto da Zelotes e por uma questão que nada tenha ver com a operação.

    Uma investigação séria teria que apurar uma suposta venda de legislação em inquérito separado e seguir no foco da apuração que era a venda de sentenças no CARF

    Não é a toa que o Brasil é o segundo pais do mundo no ranking da sonegação.

    E também fiquei preocupado lendo o inquérito vazado ao saber que a investigação  começou com uma denuncia anônima. Ora não foi por se basear em denuncia anonima que a Castelo de Areia desmoronou?

    Por favor, não precisa entregar o ouro pros bandidos!

  10. Fogo Cruzado

    Pelo que eu estou sabendo o MPF e a PF jogam duro contra o PT e Lula na operação Zelote, deixando os barões de lado. Agora vem o juiz e diz que o MPF  está em coluio com PT e blogs “sujos”, vai entender. A verdade tanto esse juiz e o MPF tem intesses indivuais de destruir a imagem de Lula, mas por vaidades de ambos estão se galfinhando para ver quem aparece mais na TV, que exemplo o Moro deu aos dois, até parecem demônios brigando por suas regiões, estão todos divididos com o mesmo objetivo: caçar o Lula, safados, devem sair é todos os dois.

  11. Tratar sonegador

    Tratar sonegador com a gravidade do crime praticado, o da sonegação, isso ele não quer né ?  É tudo a mesma sopa, assim foi Banestado, Castelo de Areia,Satiagraha, Zelotes, nosso judiciário (minúsculo mesmo) tem o maior respeito por sonegadores.   

  12. A QUE PONTO CHEGOU A NOSSA POR ASSIM DIZER JUSTIÇA.

    O teatro de horrores mudou de endereço, agora habita os palácios e tribunais. Agora juizes e MP se degladiam para se imporem como que mais malha o PT, e qualquer dúvida sobre qualquer assunto ou qualquer delito a de haver alguma forma de CULPAR O PT, já tem até post do acidente na Mineradora com a barragem já insinuando que a culpa e do PT. Se um juiz manda prender o filho do LULA o outro está com dor de cotovelo por não ter sido ele. Será que a mídia está pagando comissão para prender PETISTAS E AMIGOS, será? UM PAÍS DEIXA DE SER PAÍS O DIA QUE A JUSTIÇA DEIXA DE FAXER JUSTIÇA PARA FAZER POLÍTICA. 

  13. eu nem posso achar ser grupo

    eu nem posso achar ser grupo minimamente organizado quando nem se sabe  que era proibido pagar gastos eleitorais como recursos não contabilizados e ainda de conta de paraíso fiscal. Pior ainda: com banco em tudo quando é esquina, o sujeita em pleno risco de diáreia, enche cueca de dólares  e a dita chega de fininha antes do sujeito embarcar. Além de cagar quase todo o aeroporto , revela o conteúdo secreto da cueca. Sem falar nos idiotas que se encontravam escondidos em quarto de hotel e a oposição encheu sua cama de dinheiro, como se fosse coisa para  pagar dossiê.

  14. Se este deputado Paulo

    Se este deputado Paulo Pimenta (PT) realmente trabalhou no CNJ para afastar o Juiz Leite, cometeu mais uma, entre tantas trapalhadas, pois a Juiza que o substituiu, Célia Bernardes, foi quem autorizou a devassa nas empresas do filho do Lula.O PT está atordoado e sem rumo. 

    1. deputado paulo pimenta

      O deputado Paulo Pimenta é um dos deputados do Pt mais atuante e o mais votado do Rio Grande do Sul por duas eleições consecutivas. Se o juiz não deve não tem o que temer. Acho estranho quando vemos autoridades brigando por protagonismo.

  15. O primeiro entrevero entre

    O primeiro entrevero entre colegas do judiciário que lembro foi quando a juíza Eliana Calmon afirmou que havia muita coisa errada naquela instituição. Depois foi o neo-pré-pós-famoserrimo Joaquim Barbosa brigando com Lewandovisky em público. E a mídia que incensa, também dá corda para as intrigas. Enfim, o judiciário está se transformando do Congresso do B, com seus interesses, suas artimanhas e seus golpes de cada dia. Afinal, todos são humanos, né mesmo?

  16. Como diria Jack o estripador, vamos por parte…

    Realmente um juiz garantista que estava garantindo a boa vida dos que lesaram o Brasil em bilhões de dólares, não estava agradando. Até parecia que este juiz estava livrando a cara dos bacanas, e só havia bacana na história.  Era normal que o PT e qualquer reclamasse, principalmente pelo fato de que em outra operação havia vários petistas presos, sem culpa formada e provada.  Era normal que se fizesse pressão para que este juiz não fosse tão garantista assim.  Dito e feito.  A pressão funcionou e eles trocaram o juiz garantista por uma juiza tucana, que logo se deua ao luxo de ir fuçar na vida da família do Lula.  Enfim, é tudo ou nada.  Ou se garante a boa vida dos bacanas ou se fode com os do PT.  Será que não há meio termo nesta justiça?  Pois se é para foder o chico que se foda também o francisco.

  17. Na realidade, a operaçao

    Na realidade, a operaçao Zelotes investiga compra de pareceres, com envolvimento de conselheiros do CARF, mas estão desvirtuando o objeto deste processo, que atingiria os poderosos, partindo para outro rumo de investigações, relativas a compras de medidas prvisórias. Com esta confusão, estão deixando de investigar os poderosos do esquemão do CARF e direcionando a artilharia para suspeitas de compra de medidas provisórias, visando, obviamente, atingir a figura do Lula. Esta questão das medidas provisórias, se ralmente houver indícios, deveriam ser objeto de outro processo, ao cargo do STF, por envolver parlamentares e ministros. Agora, quem vai requerer tal desmembramento? 

  18. Há dois erros nessa

    Há dois erros nessa reportagem. Onde está escritro: “Paiva era o oposto do juiz Sergio Moro, da Operação Lava Jato e, por isso, na visão do MPF, a Zelotes não ganhava o mesmo destaque na mídia.” Tinha que ser “Leite era o oposto do juiz Sérgio Moro…” E, também, ” …que entrou com um pedido para que Paiva não retorne aos trabalhos da operação por falta de “imparcialidade”. Mais uma vez, não é Paiva e sim Leite.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador