Juiz diz que Fernanda Young tem “reputação elástica”

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

do Jota

Juiz diz que Fernanda Young tem “reputação elástica”

Afirmação foi feita em processo sobre danos morais; artista diz que ficou “extremamente ofendida”

por Kalleo Coura

A escritora, atriz e roteirista Fernanda Young foi alvo de um ataque de cunho sexual escrito por meio de um perfil falso no Instagram em março de 2015. Ofendida por uma pessoa que a chamou, dentre outros termos chulos, de “vadia lésbica”, resolveu entrar com um processo na Justiça pela primeira vez em sua vida com o objetivo maior de revelar a verdadeira identidade do agressor.

Mais de dois anos depois, finalmente, recebeu uma resposta da Justiça. O juiz Christopher Alexander Roisin, da 11ª Vara Cível de São Paulo, concordou que a intenção do administrador pernambucano Hugo Leonardo de Oliveira Correa, de 37 anos, “era a de insultar a autora” e condenou-o ao pagamento de uma indenização de R$ 5 mil por danos morais.

O valor não tão expressivo, argumentou o juiz, leva em conta “o fato da autora ter artisticamente posado nua, de modo que sua reputação é mais elástica, inclusive porque se sujeitou a publicar fotografia fazendo sinal obsceno, publicou fotografia exibindo os seios e não se limitou a defender-se, afirmando que terceiros seriam “burros”.

Uma mulher com tantos predicados como Fernanda Young “afirma possuir”, escreveu o magistrado, “deveria demonstrar, porque formadora de opinião, uma [sic] pouco mais de respeito. Há valores morais que devem governar a sociedade e que, no mais das vezes, nos dias que correm, são ignorados em prestígio a uma pretensa relatividade aplicada às ciências sociais, geradora do caos atual”.

A artista se diz “extremamente ofendida” com o teor da decisão. “Eu, que sou escritora, fico me indagando o que significa uma reputação elástica. Com um linguajar que parece adequado, ele colocou em questão valores que eu não admito que ninguém coloque”.

“Tenho uma vida familiar discreta, sou casada há 24 anos, tenho quatro filhos. Essa “reputação elástica” não pode ser resultado de uma análise de assédio virtual ou verbal”, argumenta Fernanda.

A atriz é defendida pelo advogado Vinícius Tini Garcia, do Tini e Guimarães Advogados. “A gente vai recorrer”, afirma o profissional. “Fiquei um pouco chocado, um pouco assustado com a decisão. Sabemos que o machismo está presente, que ainda temos uma parcela da sociedade muito conservadora, mas assusta um juiz opinar na sentença com uma conotação machista, um discurso misógino e normativo”.

Fernanda Young conta que chegou a cogitar não seguir adiante com o processo, mas que suas filhas também se indignaram com o teor da argumentação do juiz. “Elas disseram: que horror!”, conta a escritora. “Eu posei nua inúmeras vezes, não só na Playboy, e assim o farei independentemente de como esteja o meu corpo. É o óbvio ululante: essa argumentação é absurda. Fico constrangida, realmente triste com isso”.

Na visão do advogado, foi quase como se o juiz dissesse “vou condenar, mas bem que você merecia. Então, se comporte melhor. Não cabe a ninguém fazer isso, muito menos a um juiz, que deve ser imparcial”.

A atriz concorda com a análise. “Foi como se o juiz dissesse para alguém que assediou uma mulher seja fisicamente ou verbalmente, que ele realmente está errado, mas, por outro lado, a vítima estava de biquíni…”.

Na decisão, o juiz cita, ainda, “as virtudes gregas” que “devem ser efusivamente enaltecidas. O equilíbrio entre o excesso e a escassez é a essência da virtude”.

Também diz que “disciplina, limites, ética, regras de convívio social devem retomar o posto de primazia na sociedade brasileira, relegando o desrespeito, o descaso, o egoísmo aos planos inferiores”.

Procurado pelo JOTA para comentar o caso, o juiz Christopher Alexander Roisin agradeceu a oportunidade, mas afirmou que a Lei Orgânica da Magistratura o impede de se manifestar sobre processos em curso.

“Não penso que isso seja apenas mais um dos deveres do magistrado, mas ao lado da imparcialidade, creio que seja um dos dois principais deveres do Juiz”, afirmou.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

18 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Haja poço!
    E a nossa justiça nos surpreende a cada novo dia…; Negativamente, mesmo quando pensamos que ela chegou ao fundo do poço..

    1. Eu também desconheço quem seja FY…

      …mas conheço bem o órgão genital feminino que tem comportamento ” elástico ”  !!

      Que, inconscientemente o  cabra  acabou escrevendo e  assinando sua própria sentença misoginista !!

      Como diria Lavoisier: Á Toda  ação, corresponde uma  reação !!   Processo nele também !!

  2. Antes de sair descendo o sarrafo no juiz

    …convém saber quem é Fernanda Young. Apesar de não concordar com a maneira como o juiz se referiu à pseudo escritora, certamente o histórico da moça no Saia Justa ajudou. Não endosso o termo “reputação elástica”, mas FY é uma nulidade que só abre a boca para falar bobagem e criar polêmica. Não defendo esse tipo de gente, passar bem.

    Tirem vocês mesmos suas conclusóes (tem muito mais se procurarem no Google):

     

    http://cultura.estadao.com.br/noticias/geral,fernanda-young-e-suas-declaracoes-anormais,20030512p2665

     

    Do alto da ´autoridade´ de seus 32 anos, quatro livros publicados, uma sitcom de sucesso e alguns projetos para cinema, Fernanda Young primeiro faz cara de conteúdo, para em seguida balançar as mãos, numa desmunhecada ostensiva. É o sinal para os telespectadores do Saia Justa, programa do GNT, de que lá vem frase de efeito: “Sou bonita, não preciso ser inteligente”. Diante dessas pérolas, suas colegas de sofá – a atriz Marisa Orth, a cantora Rita Lee e a jornalista Mônica Waldvoguel – primeiro se entreolham, para depois entrar no debate. Em um ano de programa, cada vez mais as bombas de Fernanda têm retumbado, com reflexões do tipo “Felicidade é comprar coisas” ou “tô cagando para a Mesopotâmia”. Mas a polêmica mesmo estourou há alguns dias, quando, em uma discussão sobre a beleza de um sorriso dos velhinhos, Fernanda disparou: “Eu tô cagando pra velho”. E arrematou: “Eu tenho uma teoria que até já escrevi a respeito. Todo velho é um filho da p… que envelheceu. Sabe aquela história de que ´vaso ruim não quebra´? Pois é, pra mim, velho é um vaso ruim.” Só essa declaração abasteceu uma série de discussões na mídia, além de uma série de salas na Internet. Até corrente por emails, sempre de internautas enfurecidos, Fernanda despertou. Procurada para dar explicações, a autora seguiu na sua postura, alegou que a revolta era falta de humor do público e da crítica. E arrematou: “Todos os sorrisos me comovem, desde que tenham afeto.” A tal polêmica dos velhinhos, que fez mais barulho entre os poucos que têm acesso a televisão a cabo, teria até passado logo. Mas acabou despertando a atenção para a autora. Parte do público e da crítica mudaram o foco e começaram a reclamar da terceira temporada de Os Normais, este na televisão aberta, considerado produção categoria cinco estrelas da Globo.

     

     

    1. Fernanda quem mesmo??

      Conheço muito intimamente a figurinha, subproduto da cultura de massa global, a pseudo escritora não só tem elasticidade na reputação como também nos conceitos de moral e na ética.

      seus livros não servem pra embalar o que o gato enterra e sua mini (no sentido menos temporal) série é um punhado de piadas preconceituosas de profundo mal gosto que só satisfazem os instintos mais cruéis dos piores telespectadores globais. Ao contrário do vinho ela não melhorou com a idade, muito pelo contrário, vinagre perde de longe.

      esse é o unico momento em sua carreira onde ela conseguiu atenção de um público que não é completamente imbecilizado pela Vênus platinado. 

       

      1. Objeto do julgamento

        Mesmo que tudo isso seja verdade, o que estava posto a julgamento não era a reputação ou a moral da vítima, mas sim a agressão injusta que ela sofreu.

      2. Considerando as informações
        Considerando as informações que vc traz fico com a impressão que o juiz fez na verdade um elogio à ela. Até afirmou que ela tem uma reputação.

    2. e daí?

      Tento fugir dos canais das organizações Globo, mas sei quem é Fernanda Young. Pelo pouco que a “conheço” não gosto dela, acho-a pedante, não me diz nada. Mas, apesar disto, como todos nós é dona de suas próprias opiniões e idéias e tem toda a liberdade para externa-las e para exercê-las. Se alguém se choca, mude de canal, bloqueie no Facebook, no Instagram ou, simplesmente, vire a página.

      Podemos e devemos criticar. Mas a crítica tem que ter circunstância e modulação. Em primeiro não consigo entender essa relação de ódio pessoal que se estabelece com as pessoas simplesmente por não gostar ou delas discordar. E, também não consigo entender essa necessidade compulsiva de se medir as pessoas pela própria régua.

      A questão aqui não funalizar o assunto, mas defender a liberdade de escolha, comportamento e expressão. Mais ainda, defender que as pessoas não podem e não devem ser desrespeitadas e atacadas por isto. O que me levou a este comentário não foi a matéria, mas a forma como alguns comentários relativisaram um comportamento retrógrado e inadequado. É essa mentalidade que nos leva ao obscurantismo e por vezes nos dá a impressão que pensamos dentro de uma caixa, rodeados de intolerância e ignorância.

      O mundo seria um lugar mundo melhor se soubessemos viver e deixar viver, ou seja, se cada um cuidasse da própria vida e parasse de se intrometer nos assuntos e na vida dos outros, principalmente, com coisas tão comezinhas e supérfluas quanto o que diz e faz alguem que não tem a menor influência sobre as nossas vidas.

       

  3. “se sujeitou a publicar

    “se sujeitou a publicar fotografia fazendo sinal obsceno, publicou fotografia exibindo os seios e não se limitou a defender-se, afirmando que terceiros seriam “burros””.

    Parabéns, Sr. Juiz. Sem ironias.

    Quem quiser respeito, dê-se ao respeito. Quem quer notoriedade a qualquer custo, que aguente o respingo.

    Não é essa aí que eu vou defender.

  4. moralismo jurássico

    Se fosse uma prostituta, segundo o juiz, teria que indenizar o agressor.

    Que o moralismo, sempre falso e hipócrita, fique do lado de lá da cerca.

    Joga pedra na Geny.

    1. nenhuma….

      O fruto nunca cai longe dá árvore. TJ/ SP? Precisa explicar mais o que? Não é o mesmo que numa decisão por ofensas citou contra o requerente que “futebol é coisa pra macho”. Juntamente com “Reputação Elástica” mostra o nível do Poder Judiciário a que aceitamos nos submeter.

  5. Mirem-se no exemplo da Mulher de César

    Será que a reputação da esposa do meretríssimo é inelástica?

    Ele deve gostar de mulheres recatadas e do lar, tal qual o Michel Temer, e que, portanto,  Elas não deve ter gosto ou vontade
    Nem defeito, nem qualidade
    Têm medo apenas
    Não tem sonhos, só tem presságios
    O seu homem, mares, naufrágios
    Lindas sirenas, morenas

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador