Juiz Federal da Bahia impede entrega de título a Lula

Jornal GGN – Por decisão do juiz Evandro Reimão dos Reis, da 10ª Vara Federal Cível de Salvador deferiu liminar para cancelar a entrega do título de Doutor Honoris Causa ao ex-presidente Lula, na Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB). O recurso foi do vereador Alexandre Aleluia (DEM).

Lula receberia o título neste dia 18, sexta, dentro da programação da caravana ‘Lula pelo Brasil’, que inicia hoje e percorre nove estados nordestinos. E o juiz determinou, além do cancelamento, que a Polícia Federal assegure que o evento não aconteça. A PF deverá estar de prontidão no dia e local anunciados pela Universidade, e “adote as medidas cabíveis” em caso de descumprimento.

Segundo o Justificando, a decisão causou espanto. O colunista do site e pesquisador na Universidade Estadual de Feira de Santana (BA), Felipe Freitas, afirmou que a decisão “viola o princípio da autonomia universitária; desrespeita a noção de causa interna corporis e interfere na liberdade de cátedra dos conselheiros”, e vai mais longe, diz que “o precedente é perigoso e nos remete a lamentáveis momentos históricos nos quais pesquisadores, professores e cientistas não gozam de qualquer espaço de auto-organização e livre pensamento”.

O vereador responsável pela ação, Aleluia, disse em entrevista que “Lula merecia uma sentença e não uma homenagem”. Isso para a rádio local. Ato contínuo entra o Procurador de Justiça da Bahia, Rômulo Andrade Moreira, também articulista do Justificando, perguntando se o vereador, seu aluno, não havia prestado atenção nas aulas: “Pergunte a ele se na faculdade ele não aprendeu o que é princípio da inocência? Ele foi meu aluno na Unifacs. Eu ensinei isso a ele. Lula não foi definitivamente condenado, Lula já foi homenageado por várias universidades no mundo”, disse o procurador.

O vereador Alexandre Aleluia, do DEM, teve um outro episódio digno de nota. Durante uma sessão na Câmara ele manifestou repúdio sobre proposta de sessão solene para celebrar os 50 anos da morte de Che Guevara. O político afirmou que se tratava de “homenagem a um assassino e psicopata, que admitiu em famoso discurso na ONU que fuzilava e continuaria fuzilando seus adversários”. Contra o vereador Hilton Coelho (PSOL) que propôs a homenagem, Aleluia afirmou ser um “claro exemplo do duplipensar da esquerda”. E finaliza ao explicar seu ato: “O que gerou a chamada revolução cubana senão uma ditadura sanguinária, perseguidora das oposições?”

Leia também:  Ministro usa AGU para processar jornalistas e cientistas que discordam de sua gestão

Com Justificando e site Medida Provisória

Assine

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

34 comentários

  1. É claro que é ridiculo, mas

    É claro que é ridiculo, mas acho que tem que fazer o ato na marra. Está na hora da desobediencia civil. Durante a ditadura, milhares de atos de desobediéncia cicil foram feitos, inclusive passeatas.

  2. LULA, desiste dessa campanha

    LULA, desiste dessa campanha a presidente d”ESSA PORRA”. Isso aqui é terra de bandido, e bandido perigoso. Aproveita tua velhice e sai pelo mundo afora fazendo palestras para os povos civilizados. Lembra que os que votarem em ti em 2018, no outro dia te cobrarão milagres econômicos, sociais, políticos, que tu não poderás realizar pois a mundiça, na hora de votar para deputado e senador, capricha em escolher os mais ordinários.

  3. A multiplicação dos chefetes

    Em breve teremos em cada comarca do país  um juiz dizendo o que se pode ou não fazer. Em cada comarca do país haverá  um juiz condenando pelas suas proprias regras morais. Em cada comarca do país haverá   um juiz dizendo o que se deve ou não estudar na escola ou a quem pertence ou não a universidade. Em cada comarca do país haverá  um juiz dizendo que alguém não pode doar a alguém que ele não aprova. Em cada comarca do país existirá  um juiz   se guiando  pela literatura  e desmerecendo a prova e ou a presunção da inocência. Em cada comarca do país a  convicção do juiz valerá mais do que qualquer fato. E ai teremos uma republica de Aiatolás, a quem precisaremos pedir permissão até para se vestir ou saber o que podemos dançar  ou ouvir quiça comer.

  4. Se ridicularizando
    O judiciario brasileiro passou do limite de envergonhar-se ao de ridicularizar-se.Nada mais da para comentar,é tão surreal que parece que qualquer hora acordamos deste pesade-lo.

  5. Nassif se tornando

    Nassif se tornando “pitoniso”? Tem exemplo maior para o post da perca (é assim que se expressa uma “intelectual” minha conhecida) do medo do ridículo e da miséria da intelectualidade ? Por favor, caro “Turco”, escreva logo algo tipo Restauração Democrática, Retorno à Normalidade, Fora Temer, Volta Dilma.

  6. Apêndice da Casa Grande

    A cada dia, mais e mais, o Judiciário brasileiro escancara a sua natureza de apêndice da Casa Grande.

  7. Este título de Doutor Honoris

    Este título de Doutor Honoris Causa, mais um, já é de Lula, queiram ou não Aleluia e seu jagunço justiceiro de plantão e independentemente de que a Cerimônia de entrega ocorra ou não.

    O Judiciário, ou boa parte deste, é saudoso da Ditadura Militar, só que agora vivem como verdadeiros marajás e com salários astronômicos. Assim sendo, é lógico esperar que ajam para impedir que o povo tenha sua representação genuína e que venha ameaçar suas vidas de nababos, parasitasitando a sociedade.

    Salve Lula, o terror das elites e dos coronéis!

  8. IGNOREM a decisão do juíz

    IGNOREM a decisão do juíz Evandro.

    Decisões de juíz criminoso não devem ser cumpridas.

    • Exatamente

      O que este juiz evandro reimão dos reis faz é uma violência total contra a autonomia universitária e contra a liberdade acadêmica. Espero que a comunidade acadêmica ignore a ofensa e conceda o título a Lula, com a devida cerimônia.

  9. Está na hora de Lula

    Está na hora de Lula entregar-se ao povo. O pacto deve ser com o povo, nas praças, nas ruas, nas periferias. Lula precisa colocar a juristocracia contra a parede, testar os limtes do estado de exceção, materializar a perseguição aos olhos do povo e do mundo. 

  10. Como pode um agente do

    Como pode um agente do JUDICIÀRIO, um cara que se diz Juiz, aceitar uma denuncia destas e proferir uma sentença OFENSIVA e tão descabida ?! ..uma medida despropositada, casuística, revanchista, política, persecutória  ..digna dum regime de exceção

    Só mesmo o DOUTOR LUIZ INACIO, um MITO, o MAIOR dos nossos, de TODOS OS TEMPOS, pra aguentar tanta maldade

    meu Deus, que vergonha do BRASIL de hoje

    https://www.youtube.com/watch?v=z6uM7FehywQ

  11. Ultrapassou o limiar do ridículo
    Da maneira ridícula que alguns vêm buscando seus minutos de fama, logo, logo Lula será indicado ao prêmio Nobel.

  12. Como dói dizer isso.
    Olha, a cada dia fica mais evidente que a ditadura militar era mais branda que a judiciária, infelizmente. Os militares eram mais dissimulados na prática do arbitrio. O judiciário não disfarça seu autoritarismo. Os militares tinham um certo comando para cometer o arbitrio, mesmo que nem sempre tais ordens partissem do alto comando. No judiciário, quanto mais baixa a vara maior o arbitrio e mais submetem as altas instancias, sem qualquer hierarquia. É o imperio da raia miuda, que nos remete as cenas do filme de Bertolucci “O Último Imperador” , quando jovens lideres da Revolução Cultural chinesa faziam marchar pelas ruas antigas lideranças fantasiadas de palhaços e chapeu de bico. Ainda veremos esses jovens açoitando juízies de altas cortes pelas ruas e praças públicas. Figurativamente, já estão fazendo, quando Moro açoitou Carmem Lúcia na Jopvem Pan e ela ajelhou no milho ou quando o procurador de Curitiba chamou Dodge na chincha para se explicar. Agora só falta dar concretude ao ato; é um pulo. Viverei para ver.  

  13. Qual lei o juiz utilizou em sua sentença liminar? A do seu ódio?

    Ou foi “só” uma ordem autocrática, pessoal?

    Mas quanta    v    e    r    g    o    n    h    a    de pertencer a uma sociedade com “gente de elite” como essa?

    Juizes que passeiam com veículos de réus, que dão ordem de prisão a agentes da lei no cumprimento do dever, que roubam obras de tribunais, que ganham 500 mil num mês e dizem que “não estão em aí, no mês seguinte serão mais 750 mil”, que protegem filhos traficantes na nossa cara, à luz do dia, que fazem coercitivas sem convite prévio, que cobram para julgar, que divulgam ilegalmente conversas grampeadas bi-ilegalmente, que pedem vistas de processos já decidos, que invertem seu julgamento pré-declarado fora dos autos, que justificam verba para ternos de Miami. E com isso tudo, ganham (bem) acima da lei. Émuita meritocracia para qualquer vã compreensão, não?

    E a cereja: tudo pago por nós!

     

     

  14. Pessoal da blogosfera é bom

    Pessoal da blogosfera é bom de pesquisa, que tal uma geral na vida do distinto, desde a infância até hoje. É merecedor da exposição.

  15. Pessoal da blogosfera é bom

    Pessoal da blogosfera é bom de pesquisa, que tal uma geral na vida do distinto, desde a infância até hoje. É merecedor da exposição.

  16. Pra quem não sabe, informa

    Pra quem não sabe, informa PHA, LULA fundou a UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECONCAVO BAHIANO (junto com outras TREZE)

    pra PHA, LULA não precisa ser doutor ali, ele é O PAI daquilo tudo  ..e os alunos e mestres haverão de saber reconhecer

    Daqui eu me divido na tristeza de ver o meu país afundar em tanta mesquinharia e violencia  ..e na alegria de estar podendo viver nestes tempos do DOUTOR Luiz Inacio, o maior dos nossos mitos

    ..no futuro haverão aqueles que sentirão inveja por não poderem terr sentido parte da sua força e LIDERANÇA

    ..é a história sendo vivida ..vibrante, dura  ..escancarando a gerações inteiras a PODRIDÃO que cerca a mente e a alma de determinados homens que, sem se dedicarem verdadeiramente a causas socias, se dizem “homens públicos” (tal qual os tucanos e demonistas por este país afora)

    SALVE LULA, que Deus te guarde  e proteja

    https://www.youtube.com/watch?v=alJpU-sKMOQ

     

  17. Bota castanha de caju, um bocadinho mais, pimenta malagueta…

    Quanto mais tentam estragar o Vatapá do Lula mais ele melhora no gosto do povo.

    Na pesquisa do Datapoder 360, desta semana, a rejeição ao PT caiu de 56 para 49% e a do PSDB subiu de 51 para 54%

  18. GENTE, será que não esta na

    GENTE, será que não esta na hora do LULA JÀ !!!!  ..porque esperar até 2018 ?

    Que direito tem estes ANIMAIS de estarem nos dominando ?

  19. Segundo o judiciário

    Segundo o judiciário brasileiro, Lula NÃO PODE receber doações, homenagens, ser ministro, ter instituto, ser candidato, visitar apartamentos à venda, ter bensreclamar o sigilo das comunicações suas e de seus familiares, porém, em compensação, PODE ser chamado de “ladrão” e “corrupto” que isso será apenas “exercício da liberdade de imprensa”, e é claro ser conduzido coerticivamente e ter as filmagens usadas em um filme.

    Se os juristas defensores da Democracia que fizeram um livro de 500 páginas sobre a sentença anunciada do moro fizessem outro para cada uma dessas anomalias, teríamos uma biblioteca inteira apenas sobre o assunto.

  20. JF – justiça Fascista ?

    Fascismo togado. A justiça federal está definitivamente  desmoralizada ! Transformou-se em instrumento de perseguição dos Movimentos Populares.

  21. Tal Pai,Tal Filho.Esse
    Tal Pai,Tal Filho.Esse estrume e filho do Deputado Jose Carlos Aleluia,que antes de assumir o mandato de Deputado Federal fez com que a Camara de Eduardo Cunha pagasse R$ 150 mil reais em despesas medicas no exterior.Na planinha da Odebrecht era identificado como Missa.Trata-se de uma competicao para se saber quem e o mais descarado,o Vereador,o Deputado ou Juiz.

  22. Insisto na minha “tese”:

    Insisto na minha “tese”: juízes singulares só agem dessa maneira porque contam com a complacência e a cumplicidade das instâncias superiores e do órgão corregedor, o CNJ. Mesmo que a posteriori, uma eventual censura e/ou penalidade a quem exorbita de suas atribuições decerto inibiria essas ações esdrúxulas e que só buscam os holofotes da mídia. 

    Esse processo de deterioração do Judiciário não é de agora. No que se refere às extrapolações e exibições de Poder o marco foi a Constituição de 1988 e a valorização; aliás, super valorização, concedida ao Judiciário e ao Ministério Público. Como se esse fortalecimento desse causa a um sociedade mais democrática e justa, e não o contrário, ou seja, fosse a consequência. 

    O protagonismo do Judiciário, seja lá de qual maneira se apresente, é um vilipêndio ao Estado Democrático de Direito. Daí porque não incide em exagero quem hoje vaticina que o país atravessa um contexto de excepcionalidade que se materializa em conta gotas e de maneira solerte via desmandos do Judiciário e do Ministério Público. 

     

  23. Na praça, junto ao povo é muito melhor

    Esse título deve ser entregue ao presidente nas ruas.

    Mesmo que não seja o “oficial”, mas entregue com toda a pompa na praça, a do povo, aquela do Castro Alves.

  24. LULA EU TE AMO.
    Em 64 eles usavam verde-oliva…hoje camisas negras…a Senzala desse pais precisa fazer uma coisa que nunca fez: REBELAR-SE….só assim pra desentortar a boca dessa elite zelote que entertou a boca devido a anos e anos de escravidao.

    LULA EU TE AMO

  25. Já não cabe mais coxinha aparecido no palco do golpe

    É muita gente lutando pela luz dos holofotes.

    Todos querem a sua casquinha para tentar aparecer sob os holofotes e marcar presença

    Aquele Juiz está ansioso para chegar o final de semana e brindar com os seus amigos na sauna do clube, recebendo felicitações.

    A elite brasileira perdeu qualquer escrúpulo e senso de ridículo

  26. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome