Juiz que retirou direitos de Lula falou mal do ex-presidente e do PT em cartas ao Estadão

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O juiz Haroldo Nader, da 6ª Vara em Campinas (SP), já enviou várias cartas ao Estado de S. Paulo falando mal do PT e comentando sobre a situação da Lula na Lava Jato (geralmente, ironizando as defesas do petista ou parabenizando delator que “alvejou” o ex-presidente). Quem revelou parte das cartas foi a reportagem da BBC Brasil nesta sexta (18).

Nesta semana, Nader atendeu um pedido do MBL e suspendeu o direito de Lula a assessores, seguranças e motoristas, benefícios cedidos a todo ex-presidente. Segundo a BBC, foi por acaso que a ação caiu na mão do juiz, pois o caso passou por sorteio eletrônico entra oito varas cíveis da região.

Na matéria, BBC mostra mensagens em que Nader demonstrou apoiar o impeachment de Dilma Rousseff e tirar sarro da prisão de tesoureiros do partido. Em outras, ele diz que o povo está cansado de ouvir Lula falar do sítio e do triplex. O portal ainda informa que o juiz parabenizou Bernardo Cerveró por seguir os passos do pai delator, Nestor Cerveró, e fazer uma delação que ajudou a instaurar mais uma ação penal contra Lula em Brasília – esta, inclusive, aguarda julgamento na 10ª Vara Federal, com a Procuradoria tendo pedido a absolvição do petista.

BBC entrevistou um especialista que disse que casos de suspeição devem ser analisados um a um porque esse argumento não pode ser “banalizado”. “O Código de Processo Civil (CPC) brasileiro menciona duas situações nas quais os juízes devem se afastar de um caso: quando estiverem diretamente relacionados ao tema que será julgado (impedimento); ou quando tiverem uma relação subjetiva (suspeição)”, acrescentou o veículo.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nobre douto já fazia campanha pelo quanto pior, melhor

    E ingênuo, não sabia que a internet tem olhos e memória. Veja em seu breve discurso nas páginas do atrasado periódico dos Mesquitas quantas palavras negativistas usou: (julgam, encenam, contrariedade, impeachment, ônus, desastre, morder a isca, impopular). Como alguém que tem previamente uma opinião manchada sobre alguém pode ser seu “cego” juiz? Como é que o partido judiciário-tucano (narigudo igual pinóquio) crê que a injustiça leviana prevalecerá por muito mais tempo, incolume? Os males dos hipócritas são dois: ingenuidade cega e se acreditar separado do que acontece no entorno, por isto se acreditam tolamente sere os tais-bestas “homens de bem”

  2. Sorteio
     

    Como eu já disse outra vez, a sorte na justiça, pra Lula, sempre lhe sorrirá com os dentes cariados.

    No mais,

    achar que o juiz que condenou Lula pudesse falar bem dele é o mesmo que achar que deus beija satanás na boca quando ninguém está vendo.

  3. ou seja…

    julgou segundo a sua finalidade política que deveria ser nenhuma

    mas foi bom

    pouco a pouco vão revelando a origem da visão deturpada da máquina judiciária sobre governos petistas

    deturpada e muito particular, contrariando completamente a Constituição

  4. Que vergonha!
    Eles próprios estão desmoralizando a justiça! Cada vez mais, despudoradamente, vão demonstrando o obscurantismo que os cerca. É estarrecedor o que nos chega ao conhecimento sobre o comportamento desses senhores! Ha’ mais dignidade aparente no gari que varre a rua onde resido. A que ponto chegamos!!!

  5. Primeiro os juízes enfiaram

    Primeiro os juízes enfiaram os princípios constitucionais e internacionais do Direito Penal no rabo, depois eles limparam as bundas sujas com a Lei Orgânica da Magistratura. O que os juízes farão agora? Listas de pessoas que devem ser mortas e torturadas à moda dos ditadores Ernesto Geisel e João Figueiredo?

  6. Mais um juíz, do alto da

    Mais um juíz, do alto da autonomia e poder que lhe concedeu a Constituição de 88, a exibir sua profunda ignorância, preconceito e insensatez sobre qualquer coisa para além de seu espelho. 

  7. Os cegos do castelo

    Eu vejo a grande parte do judiciário, que aderiu e ao golpe contra Dilma, se corporativar cada vez mais para sustentar e intensificar a resistência que fazem em defesa de regalias supérfluas e indecentes e morais benefícios. Não é preciso dizer que: essa covarde parcialidade além de ser vista como uma hipocrisia sem tamanho é também vista como uma das principais causas responsáveis pela baderna geral que assolou o Brasil. Inacreditavelmente, em dois anos o Brasil deixou de ser, para o mundo, um exemplo de competência, de seriedade, de credibilidade e de ser considerado uma das mais promissoras economias do planeta, para se tornar um motivo de chacota internacional. Vejo todos esses irresponsáveis como os co-responsáveis de terem jogado o país no colo do desmando, da baderna e da criminosa agressão que fizeram a constituição. Porém, eu imagino que ao mesmo tempo em que precisam do apoio e proteção da Casa Grande, para manterem e usufruírem de seus mundos de ilusões, também precisam fazer vistas grossas à estratégia destrutiva que está colocada em prática para fazer o desmonte de nossa soberania e disponibilizar, de mãos beijadas, as relíquias e riquezas do solo, do espaço, das conquistas sociais e da nossa liberdade.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador