Julgamento das contas de Dilma é confirmado para amanhã

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

“A sessão está mantida”, anunciou o próprio ministro Augusto Nardes, deferindo também sobre a análise de seu próprio afastamento
 
Jornal GGN – Apesar da expectativa de se adiar o julgamento das contas de 2014 da presidente Dilma pelo Tribunal de Contas da União (TCU), a Corte manteve a programação e amanhã (07) decidirá se reprovará as contas.
 
Nesta segunda (05), os ministros se reuniram para definir sobre o pedido de afastamento de Augusto Nardes, relator do processo na Corte, feito pelo governo, que teria se tornado suspeito para julgar, por comentar antecipadamente suas opiniões à imprensa e adiantar o seu voto pela reprovação.
 
Leia mais: 
Governo é bombardeado por reação tardia a Augusto Nardes
Nardes indica reprovação das contas de Dilma na próxima quarta
 
O TCU decidiu que discutirá o afastamento ou não de Nardes por questão preliminar, antes de começar o julgamento sobre o mérito das contas e das pedaladas fiscais. A tendência é de que o plenário rejeite a troca de relator e, conforme informou o GGN, reprove as contas da presidente Dilma.
 
No encontro desta segunda, estavam presentes seis ministros, entre eles o presidente do Tribunal, Aroldo Cedraz, e Nardes. A maioria entendeu que deveriam seguir a tradição da Corte. O ministro Bruno Dantas foi o único que levantou a possibilidade de adiar o julgamento, com a abertura de um prazo de cerca de dez dias para o relator apresentar seus argumentos, como prevê o Código do Processo Civil, mas seu voto foi vencido.
 
Uma situação semelhante já havia ocorrido no TCU. No ano passado, em caso que envolvia a Petrobras, o advogado do ex-diretor Nestor Cerveró pediu o afastamento do então ministro José Jorge, relator do processo sobre a compra da refinaria de Pasadena. No próprio julgamento o pedido foi analisado e José Jorge continuou como relator, transcorrendo normalmente a análise.
 
“A sessão está mantida”, anunciou o próprio ministro Augusto Nardes, deferindo também sobre a análise de seu próprio afastamento no mesmo dia, tendo em vista os precedentes da Corte.
 
O julgamento das contas da presidente Dilma, marcado para às 17 horas, deve iniciar com um pronunciamento de Nardes sobre a ação do governo pedindo o seu afastamento, em seguida, o plenário votará a favor ou contra a suspeição do ministro. Após a decisão, a Corte julgará as contas da presidente.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O faroeste jurídico, esse

    O faroeste jurídico, esse especialmente – com aspectos jurídicos de 3a. classe, já que seus membros são ex-políticos sem muito futuro eleitoral, segue seu roteiro. Ai, eles são o xerife, o promotor,  o juiz e o pastor. Digamos assim, na brincadeira total, são os suspeitos e os mocinhos, tudo ao mesmo tempo. Amanhã é dia de golpe, o que aliás, não é nenhuma novidade. Ultimamente, todo dia é dia de golpe.

  2. A Lei é explícita, ao vedar a

    A Lei é explícita, ao vedar a ministro do TCU a antecipação e declaração do voto à imprensa; nesse aspecto a legislação equipara os ministros do TCU a magistrados. Se os outros ministros do TCU não o consideram impedido, atendendo à interpelação feita pela AGU, resta ao governo recorrer ao STF. Isso já deve estar sendo providenciado. 

  3. Seria bom se o AGU impetrasse

    Seria bom se o AGU impetrasse um Mandado de Segurança preventivo no STF, e, se for o caso, arguir também a suspeição de Gilmar Mendes. 

  4. Não entendo .

    Não entendo o alarde todo sobre o parecer do TCU, afinal quem julgar as contas não é o congresso? Se é o congresso que julga,  pouco importa o parecer do TCU, a Presidenta se curvou ao PMDB para que afinal? Para ficar nisso, impeachment pra cá TCU, impeachment pra lá no TSE…vai passar 4 anos nisso?

    1. É o que eles queriam

      Por eles passariam mesmo 4 anos nessa lenga-lenga golpista já que não tem projetos nem podem usar nenhum dos estados ou municípios que governam ou mesmo governos anteriores deles como vitrine,  tamanho o grau de corrupção e incompetência que demonstram quando no poder.

      A oposição só tem uma estratégia e um modo de ação, o golpismo. São reféns dessa pauta a qual tentam esticar enquanto podem torcendo para que dure até 2018. Só que a socirdade já dá sinais de que está saturada dessa patacoada. A imprensa e a oposição estão cavando suas covas em um verdadeiro abraço de afogados.

      A falta de propostas, a incompetência e a desonestidade deles não poderá ser escondida atrás de mentiras golpistas até 2018, acho que nem ao menos até 2016.

      Estão forçando a barra até o limite do seu poder de encobrir a verdade e a casa vai cair em breve.

  5. Aos que delinquem só interessa a mixórdia

    Infelizmente.

    O povo, Ora?! o Povo!

    Que se exploda!

    Contanto que eu me salve.

    BRASILLLLLLLLLL!!!!!!!!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador