Jungmann: morte de Marielle pode ter motivação em disputa política

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, diz que morte de Marielle Franco por ter motivação em disputa política – Marcelo Camargo/Agência Brasil

da Agência Brasil

Jungmann: morte de Marielle pode ter motivação em disputa política

Ministro não cita nomes, mas fala em políticos e agentes públicos

Por Carolina Gonçalves – Repórter da Agência Brasil  Brasília

Após afirmar que há “agentes públicos” e também “políticos” envolvidos na morte da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ), o ministro de Segurança Pública, Raul Jungmann, disse hoje (10) que o crime pode ter sido motivado por disputas políticas e negociações para indicações a cargos públicos. Ele não citou nomes nem entrou em detalhes.

“Quando você tem o envolvimento daqueles que detêm o poder, [eles] de fato têm uma capacidade de, digamos assim, uma resiliência e uma capacidade de mobilizar defesas ou mobilizar meios de resistir. Mas, não tenho a menor sombra de dúvida de que não há nada que impeça a intervenção e a equipe que lá está de denunciá-los, a todos”, observou o ministro, depois de entrevista à imprensa nesta sexta-feira sobre 12º Anuário de Segurança Pública, divulgado ontem (9) em São Paulo.

Nas últimas horas, vieram à tona informações que três políticos presos no Rio, denunciados pela CPI das Milícias, também são investigados como suspeitos de participação na morte de Marielle Franco e do motorista Anderson Pedro Gomes, em 14 de março deste ano.

A polícia investiga se os eventuais mandantes do assassinato queriam enviar um recado na tentativa de conter o ativismo de Marielle Franco. Jungmann evitou mencionar detalhes sobre as apurações.

“Não vou comentar nomes para não atrapalhar o andamento das investigações. Mas temos envolvimento de agentes públicos e também de políticos”, disse o ministro, reiterando a complexidade das apurações.

“[É um crime] extremamente complexo que tem reflexos tanto dentro dos órgãos públicos, dos agentes públicos, mas também em termos políticos. Isso faz com que a elucidação do crime na sua totalidade, não apenas executores, mas também mandantes, tenha seu elevado grau de complexidade.”

Crime

O ministro reiterou que a morte de Marielle e Anderson foi um “crime bárbaro” e que precisa ser elucidado. Amanhã (11), completa 150 dias dos assassinatos. Ambos foram mortos com tiros disparados contra o carro em que estavam, no bairro de Estácio, no centro do Rio, quando retornavam de um evento político-cultural.

O assassinato de Marielle Franco é tratado por ativistas como execução e teve repercussão internacional. A mãe da vereadora, Marinete Silva, esteve com o papa Francisco no último dia 2. Ela entregou ao pontífice uma camiseta com a fota da filha e ganhou um terço bento.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. MARIELLE QUEM MATOU A PM JULIANE, EM SP?

    E isto importa? Importante para o Fanatismo Fundamentalista não é a Vida. É a correntre política e o fato político. E dizem não entender a Latrina 1964, quero dizer 2018. Não aparece nem nas páginas panfletárias da Imprensa Ideologizada Esquerdopata. Foi Polícia. E Polícia, a gente tem que combater, não é mesmo? 10 a 0 para a Mediocridade Tupiniquim. 100.000 Assassinatos por ano. Estatisticas dizem uns 70.000. Setenta mil não é barbárie. Facção Criminosa? Faz Me Rir. O cara não defeca, sem ter a bunda filmada e vigiada. E é o maior ‘terror’ do país? Importantes Autoridades ligadas ao Crime e à Criminalidade. Pancadões e Bailes Funk’s protegidos por Corrente Política. Vizinhos que se lixem. Menores que se prostituam. Drogas vendidas no meio da rua. Polícia devidamente afastada. E o ‘terror’ é Facção Criminosa?! E agora é que Jungmann descobriu o que até as pedras já sabem?  Não vai dar para repetir o Caso Juíza Patricia Aciolly? Dois ou três Soldados Rasos sob o comando de algum Oficial de baixa patente? Isto não cola mais? Então o negócio é esperar passar as Eleições !!!! E EU NÃO SABIA DISTO?!!!! Facções Criminosa, Saci-Pererê, Lobisomen… QUE MEDA!!! “Cuidado com a Cuca, que a Cuca te pega. Te pega daqui, te pega de lá” Diz aí Monteiro Lobato:  – O problema é Facção Criminosa. Fecham IBIÚNA / SP para explodir bancos. 1 hora de terror dentro da cidade na grande São Paulo, comecinho do interior. SP tem mais PM’s que o Brasil tem Soldados. Tem 95.000 Soldados. IBIÚNA tem duas saídas. Uma para São Roque, outra para Piedade. Os caras fazem a festa na cidade e fogem sem qualquer intervenção estatal ou das forças de segurança. E o problema da violência e criminalidade neste país, e no estado em especial, é o Monstro do Lago Ness. Ou Facção Criminosa. 40 Anos nos enterrando na Latrina da História, de volta a 1964. Parabéns. Excelente Projeto de Nação. Indústria da Pobreza e do QuintoMundismo. Pasto farto para Caudilhismos e DonSebastianismos. O Brasil é de muito fácil explicação.    

  2. E querem …

    E querem que um Estado em um crime recente cheio de evidências , gravações , rotas de celular etc , não consegue concluir , vá investigar um caso ocorrido em 1975 e concluir !?

  3. E daí? 
    A sociedade espera

    E daí? 

    A sociedade espera que suas “instituições” apurem e encaminhem para o judiciário os que cometeram os delitos investigados. ponto.

    Estranho país em que “autoridades” vão para “instituições televisivas franquedas” e para demosntrarem-se “atuantes e operadis” elevem a audiência dessas com 

    “Não vou comentar nomes para não atrapalhar o andamento das investigações. Mas temos envolvimento de agentes públicos e também de políticos”, disse o ministro, reiterando a complexidade das apurações.

    “[É um crime] extremamente complexo que tem reflexos tanto dentro dos órgãos públicos, dos agentes públicos, mas também em termos políticos. Isso faz com que a elucidação do crime na sua totalidade, não apenas executores, mas também mandantes, tenha seu elevado grau de complexidade.”

    ou, de repente, é aviso pra deixar geral com a orelha na mão ….

     

  4. Sobre essas coisas

           Ontem na rua uma blitz da policia civil atrapalhava o ir e vir em nome da segurança  publica enquanto isso, pensava no acidente aereo que nao pode ser investigado por um gravador de dados nao funcionou e  a vereadora assassinada porque envove gente poderosa e influente (ou o seja la que for quer que o ministro queira dizer) outro  dado me vem a mente de que menos de 5% dos crimes cometidos em SP sao esclarecidos , talvez sequer investigados .

         Essas coiss na minha cabeça e o policial civil de camisetinha colada estilo Rambo de oculos escuros com a metralhadora ou Fuzil na mao (nao conheço armas) me olhando fixamente para decidir se me para ou nao , tudo pra que o cidadao de bem veja a policia trabalhando. . .

  5. motivação

    Realmente para ficar sempre motivado eu assito palestras motivacionais!  Com isso minha equipe de vendas está sempre motivada e apta a tomar as melhores decisões de vendas!
    Isso faz toda diferença para ter uma equipe de vendas motivada. Palestra Motivacional para vendas!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador