Justiça não considera os Perrella autores ou co-autores da cocaína no helicóptero

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Atualizado no dia 29/01/2014

Jornal GGN – A Justiça do Espírito Santo determinou que o deputado estadual Gustavo Henrique Perrella e o senador José Perrella não têm direito a foro especial por prerrogativa de função e que os casos de investigação dos parlamentares não serão desmembrados em novo inquérito, como havia solicitado a Procuradoria da República no Espírito Santo.

Isso porque o juiz federal Marcus Vinicius Figueiredo de Oliveira Costa considerou que os parlamentares não são alvos do confisco do helicóptero. “Tal requerimento apenas faria sentido se tivesse vindo prova da participação das autoridades mencionadas”.

De acordo com o juiz, os Perrella estão presentes nas investigações da Polícia Federal, mas não foram acusados de autores ou co-autores dos crimes. A Procuradoria-Geral da República havia questionado, ao contrário, que o caso do deputado deveria ser analisado pela Procuradoria Regional da República da Segunda Região.

O juiz Marcus Vinicius Costa acatou a observação, mas informou que isso não justifica levar a denúncia a foro especial por prerrogativa. E que a Procuradoria Regional poderá requisitar cópia integral do inquérito policial.

“A mera constatação de serem a Procuradoria-Geral ou a Procuradoria Regional detentoras da atribuição para formular opinio delicti em face de pessoas jamais indicadas como partícipes ou co-autoras mas que, em tese, poderiam ostentar algum envolvimento nos fatos em apuração, justifica que se lhe dê conhecimento da investigação; não, porém, que se a desmembre”, notificou o juiz.

Denúncia Ministério Público

O Ministério Público Federal enviou solicitação, na última sexta-feira (24), de denúncia a cinco pessoas envolvidas no transporte de 445 quilos de cocaína, pelo helicóptero da Limeira Agropecuária, empresa do deputado estadual por Minas Gerais, Gustavo Perrella. O helicóptero foi apreendido em novembro do ano passado, na fazenda do senador Zezé Perrella, em Afonso Cláudio, Sul de Minas.

A denúncia por associação e tráfico de drogas foi para o piloto da aeronave, Rogério Almeida Antunes; o co-piloto, Alexandre José de Oliveira Júnior; os responsáveis por descarregar o helicóptero, Robson Ferreira Dias e Everaldo Lopes de Souza; e para o dono de uma propriedade que servia de base para a organização, Elio Rodrigues.

Com as investigações da Polícia Federal, o MPF/ES alegou que “não resta dúvidas de que os denunciados Alexandre, Everaldo, Robson e Elio, atuando de forma dolosa e com plena ciência de que o que faziam era ilegal, se associaram para importar de forma rotineira cocaína do Paraguai para o Brasil”.

Alexandre teria convidado o piloto Rogério a participar do esquema, recebendo R$ 50 mil para fazer o translado, saindo de Belo Horizonte, às 7h, e retornando às 18h.

A condenação dos cinco pode gerar 15 anos de prisão por tráfico, 3 a 10 anos por associação ao crime, e ainda ter um aumento em até dois terços por tráfico internacional, já que a droga foi trazida do Paraguai.

Sobre esse pedido do MPF, o juiz Marcus Vunicius Costa determinou, ontem (27), a notificação dos acusados, que terão até 10 dias para oferecer defesa prévia.

Entretanto, os Perrella ainda estão fora das acusações.

Veja o processo completo abaixo.

Deu no Estadão

Uma reportagem divulgada na edição de hoje (29) do Estado de S. Paulo, com o título “Justiça aceita denúncia por droga no helicóptero”, do caderno Política, apresenta a denúncia feita pelo Ministério Público, sem o cuidado de olhar o que o juiz achou disso.

As determinações feitas pelo juiz federal Marcus Vinícius Figueiredo de Oliveira Costa, da 1ª Vara Federal em Vitória (ES), efetivamente foram direcionadas para a acusação dos 5 envolvidos com o tráfico de cocaína, apreendida em um helicóptero da família do senador Zezé Perrella. Nesse quesito, o Estadão descreveu detalhadamente.

Entretanto, uma informação importante foi omitida. Justamente o trecho grifado em negrito pela nossa reportagem de ontem (28), acima. As aspas do juiz foram retiradas do processo atualizado na Justiça Federal, de número 0012299-92.2013.4.02.5001, que não foi observado pelo repórter Marcelo Portela.

No item, a Justiça não considera os Perrella autores ou co-autores da cocaína no helicóptero. O repórter só mencionou a denúncia desatualizada, do dia 24 de janeiro, do Ministério Público Federal.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

54 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. aquela teoria

    Aquela teoria dos gurgel/joaquim/gilmar e outros menos votados do stf do domínio do fato, não pode ser aplicada? Tudo depende do estado do aparelho digestivo do meretrissimo?

  2. Amnésia cínica

    O PIG tão pródigo em investigar e perseguir políticos do PT,é atacado de amnésia cínica  seletiva e não pergunta e muito menos  mostra quem comprou,quem pagou e pra quem.

  3. Empresto meu automóvel para a

    Empresto meu automóvel para a prática de delito e não sou sequer investigado na suposição de uma co-autoria? É isso mesmo que li? 

    1. A pasta base apreendida está

      A pasta base apreendida está avaliada em mais de 20 milhões de reais. Será que é do piloto?

      Esse caso vai terminar com os Pórrelas recebendo indenização do Estado.

      1. Ministra Rosa Weber julgando o motorista:

        É plausível. Considerando que o senador Álvaro Dias conseguiu juntar, a partir de seu salário, 16 milhões, por que o motorista economico também não conseguiria juntar 20 milhões com suas economias ? CONDENO.

    2. Pior, Oswaldo, no caso você

      Pior, Oswaldo, no caso você nem sequer teria emprestado o carro a ninguém: era o SEU próprio empregado/motorista, trabalhando o tempo todo a SEU serviço, que foi pego no SEU carro, conduzindo uma caríssima droga DELE, comprada com o dinheiro _____.

  4. Perrella

    Pergunta: Alguém em sã consciência acreditava que estes políticos seriam indiciados? Não adianta, os 3 poderes neste país em qualquer esfera de governo estão mancomunados e blindados. Acabou a independência entre eles.

  5. 400 kg de pasta de coca custa

    400 kg de pasta de coca custa no mercado 50 milhões, o piloto ganhava  1500,00 por mes, pousou em fazenda comprada pelo triplo do valor  por um laranja sendo que nesta fazenda nada é produzido. Policia conhece a rota que helicóptero fez para ser abastecido. Essa história que só os miudinhos estão envolvido é para convecer idiotas.

    1. Amém!

      Nassif: ia até dizer umas tantas sobre a matéria. Mas vendo os comentários, especialmente este, de uma genialidade incrível, resolvi somente aderir, com um “amém!”.

  6. Boa medida, neste momento

    Eu acho prudente não desmembrar a investigação ainda nem mandar aos Perrella para instâncias superiores, de foro privilegiado. A investigação de base poderá ser mais isenta e, quando esteja o pacote pronto, poderão eles ser chamados a conversar, com as provas bem fundamentadas. As possibilidades de eles serem realmente culpados passam por esta decisão inteligente da PF, de achá-los inocentes, por enquanto. Caso contrário, eles vão para foro privilegiado e entram numa esfera de interesses políticos e econômicos que não dão confiança a ninguém.

  7.  o deputado estadual Gustavo

     o deputado estadual Gustavo Henrique Perrella SSD e o senador José Perrella PDT.

    Pq não prende de uma vez sem julgamento já foram condenados mesmo pela patrulha.

    1. Em primeiro lugar é

      Em primeiro lugar é importante observar que o troll está defendendo os Perrella e acusando todos os que querem a apuração e o julgamento do caso de fazer “patrulha”.

      Patrulha é do que trollagem acusa todos os que eles querem calar. Fazem isso porque não tem argumentos, então quem coloca seus argumentos é acusado de “patrulehiro” e a conversa acaba. Afinal essa escumalha não quer debater, só quer trollar.

      Se qualquer um dos leitores tiver seu carro apreendido com cocaína escondida, será imediatamente arrolado como suspeito e será necessário uma prova muito forte de que não tinha conhecimento da presença do pacote escondido no carro. Somente a definição de quem, como e porque colocou a droga no carro sem o conhecimento do dono pode inocentar o proprietário do veículo.

      Masa polícia fez o raciocínio oposto no caso dos Perrella. Não ligaram que o volume de drogas era grande. Não ligaram que a viagem era longa, não ligaram que o piloto é íntimo da família, não ligaram para o fato de que um helicóptero é um veículo muito valioso e o compbustível muito caro, para que o seu proprietário deixe o aparelho nas mãos dos outros sem saber o que está sendo feito com ele. NADA. Contrariamente ao que fazem quando os envolvidos são pessoas comuns. Político de oposição, amiguinho do aécio Neves, pode tudo até traficar grandes quantidades de cocaína impunemente.

       

      1. Ruy, o liberal de plantão

        Ruy, o liberal de plantão daqui não foi muito explícito. Vejamos explicações dessa corrente dos mais radicais, que não têm papas na língua, é mais ou menos assim: É que a petralhada corrupta mensaleira, orientada pelo molusco barbudo 9 dedos canceroso dedo-duro e a vaca terrorista bolivariana gorda dentuça, juntamente com os outros corruptos fanáticos da seita, querem ganhar as eleições na marra. Embora não tenham votos e com mínimas chances eleitorais, persistem mentindo sobre tudo, fazendo seus dossiês, aplicando golpes como este e outros sobre o imbatível partido adversário, que estigmatizam como inimigo, e perseguem implacavelmente com técnicas goebbelianas. Impõem à sua midia chapa branca e ao seu STF, ambos comprados com dinheiro público de nossos altos impostos, esse pré-jugamento e execração pública inadmissíveis no Estado de Direito, e na Democracia pela qual tanto lutamos. Trata-se apenas de mais um golpe, após teriam sido mal-sucedidos no que intentaram contra políticos acima de qualquer suspeitas que são os impolutos tucanos paulistas.

        1. A argumentação dos

          A argumentação dos governistas é esta:

          Existe no Brasil um complô envolvendo o STf, congresso, midia, oposição direitista- esquerdista, empresáriado, trabalhadores, classe média, burguesia, sindicatos, rentistas, banqueiros, Estados Unidos, Paraguai, sociedade civil organizada, católicos, protestante, evangélicos, funcionários dos correios, fiesp, médicos, e ate membros do partido dos trabalhadores entre outros.

          Todos sabotanto o governo do PT.

          Eu tô com peninha do mimimi,  todo mundo nos odeia.

          [video:http://www.youtube.com/watch?v=xpcUxwpOQ_A%5D.

      2. Ruy vc esta confirmando vc já

        Ruy vc esta confirmando vc já condenou os politicos do PDTsem processo e julgamento devido ,e diga se são de esquerda, o PDT ate faz parte da internacional socialista, e por uma manobra retórica chega se a Aécio Neves que vcs usando sempre a baixaria acusam de ser um drogado cheirador de cocaina, lembrando o mesmo que faziam com Collor.

        Observe que toda a oposição pelo seu ponto de vista cometeu crimes antes mesmo de serem julgados, mas os condenados do mensalão são inocentes.

        Mais ou menos assim a justiça esta no  partido, e as instituições da republica não tem credibilidade do seu ponto de vista.

        Vc mesmo terá que concordar que é dificil aceitar a sua argumentação..

         

         

  8. Não adianta . . .

    A justiça brasileira (que é o poder mais podre desse país) só pega os 4 Ps (pobre, preto, prostituta e petista. Toma cuidado Presidenta Dilma com o possível golpe e mesmo se a senhora ganhar esse ano. Coitada da Dilma que acredita que só  o controle remoto vai resolver.

     

  9. A justiça só pune “P”: preto,

    A justiça só pune “P”: preto, pobre, puta, petista e portuguesa, agora se for “T”: tucano, traficante, trensalão, pode tudo…

  10. Caro Nassif e

    Caro Nassif e demais

    Indubitavelmente a pasta de coca é a responsável.

    Ela entrou no helicóptero, conforme tinha aprendido com suas colegas, convenceu o piloto e demais coleguinhas, que seria um mero passeio, que para isso ganhariam uma graninha extra, e desceriam em lugar já conhecido, ainda de acordo com as primas pastas.

    Todos os demais, são atores secundários, que estavam na hora errada, em lugar errado.

    Prenda-se a pasta e parem com isso.

    Saudações

    1. Pode até ser responsabilidade

      Pode até ser responsabilidade da cocaína, mas sem ouvir o depoimento do helicóptero acho prematuro tirar conclusões. Afinal, é o único que estava presente desde o começo. Aguardemos com serenidade.

  11. Esse caso é daqueles que não

    Esse caso é daqueles que não importa o que “justiça” diga, o povo já fez sua apuração. Só queria saber desses que estão sendo acusados, quanto estão ganhando para não rasgarem a verdade para todos. De graça ninguém assume a parte dos outros, nem morto!

  12. Um minuto de descuido do

    Um minuto de descuido do piloto e co-piloto foi o bastante para que a dona Cocaína que chegou toda apressada entrasse escondida no helicóptero que, este, sim, cúmplice dela, abriu as portas para que dona Cocaína entrasse e esparramasse seu trazeiro gordo dentro da aeronave. Muito feio dona Cocaína, descolar um vôo sem que o dono nem os responsáveis pela aeronave tivessem a menor idéia do que estava ocorrendo. Essa artimanha dessa senhora obesa, quase 500 quilos, com o helicóptero delinquente ainda vão trazer muitos aborrecimentos para os donos e os responsáveis pela aeronave, pobres inocentes, enganados por esses marginais.

  13. Hà 10 anos eu tenho um

    Hà 10 anos eu tenho um funcionário que se chama Claudomiro. Ele dirige o carro da empresa e as vezes o mesmo fica na sua casa. Se ele transportar meia tonelada de drogas no carro da empresa e for pego será que a Polícia Federal vai aceitar a desculpa de que não sabia de nada?

    Tem dois detalhes nesta história: primeiro o carro é só abastecer e andar. Avião precisa de plano de voo e foi para fora do país. O segundo detalhe é que  sou eu que pago o salário do Claudomiro. O piloto dos Perrela recebia salário da Assembléia Legislativa de Minas portanto era cargo de confiança dos Perrela. Me engana que eu gosto.

    E é o PT que aparelha o Estado.

  14. Pois é, aí vem os coxinhas

    Pois é, aí vem os coxinhas defender o fim das UPP’s, alegando que os moradores das comunidades amam conviver com os empregados dessa turma aí e que, em última análise, como todo empregado, respondem pelos crimes dos patrões… O Midiciário acoberta o tráfico internacional de drogas mas ao mesmo tempo adora crucificar os gerentes das bocas no noticiário. Daí qdo fica escancarado para o país inteiro o que Brizola já dizia há 30 anos, fica todo mundo com cara de paisagem… O Judiciário jamais vai assumir que acoberta os grandes traficantes, até pq o tráfico de drogas e armas financia uma das maiores diversões do povo brasileiro. Esse negócio de passe de jogador de futebol girando milhões de doláres pelo mundo inteiro é só pra quem esquece que o Perrella é ou era “dono” de um time, né? Essa cocaína aí vai rodar mais um pouco e acabar caindo na conta do PT. Aí a gente vai ver o helipóptero no STF.

    1. aí vem os coxinhas defender o

      aí vem os coxinhas defender o fim das UPP’s, alegando que os moradores das comunidades … em última análise, como todo empregado, respondem pelos crimes dos patrões… Pois é, Cristiana, sp a mm coisa, os a-políticos se metem em assuntos nada a-políticos em certos momentos estratégicos, e se omitem em outros prá lá de estratégicos: agora que pode-se identificar os patrões, e começar a resolver o problema, se omitem contundentemente. Quais conteúdos de esquerda estão implícitos em seus atos afinal ? Não lhes interessa afrontar esses capitalistas, os grandes traficantes, que sabemos constituirem um grande poder acima dos Estados Nacionais, com suas imensas reservas de riquezas nos paraísos fiscais ? Dos mais poderosos do mundo ? Por que ? Eles seriam idealistas como os jovens camponeses fundadores das FARCs ?

    1. Desculpe a sinceridade: Você,

      Desculpe a sinceridade: Você, depois de colocar esse comentário ordinário e imbecil, ainda tem coragem de olhar nos olhos dos seus familiares?

  15. Infelizmente o argumento pode

    Infelizmente o argumento pode não ter nenhum cabimento em termos de indícios ou uma suposta “boa vontade” dos orgãos de investigação para com os investigados tendo em vista serem parlamentares ligados a um dos candidatos à presidência da República. 

    Acho até não ser ético se fazer, por enquanto, qualquer ilação envolvendo a família Perrela e o senador Aécio Neves. Temos que ter em mente que a polícia não pode indiciar apenas por suposições, deduções. Tem que existir algo bem concreto. Porque  é ela, a polícia judiciária(PF) que lá na frente vai ficar frente à frente com mo MP e com o Poder Judiciário para sustentar suas posições. 

    É claro que a PF, entrementes, deve estar á busca desses indícios inquestionáveis para que possa arrolar os políticos citados. 

    O que se deve proclamar aos quatro ventos é o tratamento dado pela mídia. 

    E se fosse alguém do PT? Envolvesse o helicóptero de um deputado do PT, filho de um senador do PT amigão do peito do Lula? O mundo simplesmente viria abaixo. 

    O Lula de cachaceiro e ladrão, como é vezo ser insultado nesses termos, passaria a ser traficante de drogas.As pressões para acima dos orgãos dos investigação seria inaudita e certamente chegariam num ponto tal que a PF e o MP, mesmos sem indícios concretos, ou seja, à revelia das suas próprias convicções, arrolariam os políticos do PT.

    O script, sem nenhum paixão política, nos últimos anos tem sido este. 

     

    1. Okay, ams quando há suspeita

      Okay, ams quando há suspeita de qualquer coisa, simplesmente chama-se o cidadão para responder perguntas?

      Responderam alguma pergunta?

      Se não responderam é pq a PF não tem nada para perguntar.

      A questao é, PQ a PF não tem nada para perguntar quando TODO o quadro aponta para os deputados. Pelo menos para quem tem um mínimo de inteligência, ou seja, para aqueles que não são advogados.

  16. É como dizem, o julgamento do

    É como dizem, o julgamento do mensalão mudou a justiça e o País, agora os poderosos são investigados, condenados e punidos.

    Os responsáveis pela corrupção, lavagem de dinheiro, nepotismo, tráfico de influência, tráfico de drogas e prostituição no País estão presos na Papuda e podemos respirar aliviados.

  17. Gilmar Mendes deu 2 habeas

    Gilmar Mendes deu 2 habeas corpus em menos de 48 horas para o banqueiro Dantas condenado a 10 anos de prisão. O processo do Mares Guias no mensalão do psdb prescreveu, o do Azeredo falta pouco.

    Os tucanos de SP há 20 anos recebem propinas da Siemens, são denunciados e o MP “esquece” o processo numa gaveta qualquer.

    A goebbels sonega 600 milhões em impostos, é autuada pela receita, paga uma funcionária para roubar o processo e tudo fica por isso mesmo.

     Demóstenes Torres, Carlinhos Cachoeira, praticam todos os tipos de crimes, alguns em coluio com a revista Oia, e estão por aí, livres, leves e soltos.

    Os Pórrellas têm um helicóptero apreendido, abastecido com combustível pago pela ALEMG, com 500 kg de cocaína, guiado por um piloto funcionário seu, funcionário fantasma da ALEMG e são inocentados sem nenhuma investigação, em poucos dias.

    O que tem de comum em todos esses casos? Nenhum dos envolvidos é do PT.

  18. Limão x limonada.

    Pretendendo fazer do limão uma limonada, considero até bom não haver esclarecimento nenhum. Assim , deixaram escancarada , de forma mais cristalina impossível, não só para o Brasil, mas para o mundo inteiro ver, o que é a justiça no país. O grau de degradação a que chegou no intuito de proteger justamente aqueles que não precisariam de proteção nenhuma, já que são ricos e poderosos Quanto a mim, confesso que já ando perdendo as esperanças e não verei o país justo que tanto sonhei. Ainda tem alguns, a coragem de ousar defender essa gente podre.

  19. Só acredito que o dono do

    Só acredito que o dono do helicóptero pudesse não saber onde o piloto levou a aeronave se a carga tiver sido pega em localidade próxima aos roteiros rotineiros.

    Caso contrário fica difícil admitir que o piloto pudesse voar para localidade estranha e distante sem que o dono da aeronave tivesse conhecimento.

  20. Dá vergonha de ler isto.

    Dá vergonha de ler repetidamente isto e SOMENTE isto em todas reportagens do assunto:

     

    A denúncia por associação e tráfico de drogas foi para o piloto da aeronave, Rogério Almeida Antunes; o co-piloto, Alexandre José de Oliveira Júnior; os responsáveis por descarregar o helicóptero, Robson Ferreira Dias e Everaldo Lopes de Souza; e para o dono de uma propriedade que servia de base para a organização, Elio Rodrigues.

    Com as investigações da Polícia Federal, o MPF/ES alegou que “não resta dúvidas de que os denunciados Alexandre, Everaldo, Robson e Elio, atuando de forma dolosa e com plena ciência de que o que faziam era ilegal, se associaram para importar de forma rotineira cocaína do Paraguai para o Brasil”.

    E as outras duas pontas ?

    De quem era o pó ? Quem financiou? Para quem se destinava?

    Ninguem da imprensa, da polícia não vai falar não?

  21. E o PT, fica caladinho como

    E o PT, fica caladinho como sempre enquanto o “aspirador”, junto com o PIG, detona uma viagem oficial da presidenta?! E os nobres colegas parlamentares do verdadeiro dono da droga, ficam caladinhos enquanto ele o filho saem de fininho? Não vamos só culpar os bandidos, a justiça e o PIG. Onde as reações de quem pode e devia nos representar? Estou cada vez mais desanimado com tudo….

  22. O PT deve acender a luz

    O PT deve acender a luz vermelha. Os eleitores/cidadãos começam a sentir saudades do ativismo petista quando era oposição , logo  …

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador