Justiça rejeita defesa prévia e transforma Lula e mais seis em réus na Lava Jato

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – A Justiça Federal de Brasília recebeu nesta sexta-feira (29) a denúncia do Ministério Público Federal contra o ex-presidente Lula e mais seis investigados da Lava Jato, incluindo o ex-senador Delcídio do Amaral, e transformou todos em réus.

No despacho assinado pelo juiz substituto da 10ª Vara Federa, Ricardo Augusto Soares Leite, consta que os advogados de Lula fez uma solicitação para apresentar defesa prévia, negada pelo magistrado sob o argumento de que o processo não corre mais em corte destinada ao foro privilegiado.

Ao lado de Delcídio e Lula, constam como réus o assessor do ex-senador, Diogo Ferreira, o banqueiro André Esteves, o advogado de Delcídio, Edson Riberito, o pecuarista José Carlos Bumlai e seu filho, Maurício Bumlai. Todos são acusados de deflagrar um plano para comprar o silêncio de Nestor Cerveró, ex-diretor da Petrobras e um dos principais delatores da Operação.

O caso estava no Supremo enquanto Delcídio detinha foro privilegiado, mas ele perdeu a prerrogativa após ser cassado pelo Senado. Os autos foram remetidos à primeira instância e, antes de serem enviados para apreciação da Justiça Federal, houve um aditamento da denúncia apresentada inicialmente por Rodrigo Janot.

Em função disso, os réus terão 20 dias, o dobro do prazo regular, para ratificar as defesas feitas previamente ou enviar novas alegações.

O juiz também levantou o sigilo dos autos e, admitindo o interesse da mídia no caso, mandou distribuir cópias de sua decisão para que os advogados pudessem ter direito à divulgação da correta informação.

Para encerrar, o juiz também adiantou que após a manifestação dos réus, haverá uma nova rodada de análise por parte do Ministério Público Federal.

A DELAÇÃO

Lula foi denunciado por obstrução da Lava Jato na delação de Delcídio do Amaral. O senador disse que pagou R$ 250 mil à família Cerveró para ajudar nas custas de seu advogado, já que a Petrobras suspendeu o pagamento dos honorários.

À Lava Jato, Delcídio disse que ele e seu assessor, além do advogado, entregaram pessoalmente dinheiro vivo ao filho de Cerveró, Bernardo – que gravou Delcídio oferecendo uma rota de fuga ao delator, o que resultou em prisão em flagrante do ex-petista.

Delcídio disse que os recursos para pagar Cerveró vieram, num primeiro momento, de Maurício Bumlai, que tinha interesse em “calar” o delator para evitar que o Bumlai pai fosse citado na Lava Jato.

Depois, segundo Delcídio, quando Maurício descobriu que Cerveró delatou Bumlai, houve uma tentativa de fazer o banqueiro André Esteves assumir as despesas, mas este não chegou a fazer pagamentos.

Para conseguir benefícios na Lava Jato, Delcídio disse que executou todo o plano a pedido de Lula, que estava preocupado com o avanço das investigações sobre ele e Bumlai.

Nos documentos vazados para a imprensa, não há provas do que Delcídio diz contra Lula. No geral, o senador usou sua agenda parlamentar para provar encontros que teve com os citados. A Procuradoria Geral da República, segundo a Folha, diz que analisou extratos bancários, emails, comprovantes de viagens e de hospedagem em hotéis.

Delcídio tinha motivo para se preocupar com uma delação de Cerveró, pois conhecia o ex-dirigente da Petrobras desde os anos 1990.

Lula, Maurício e Bumlai são acusados de embaraço à investigação (pena de 3 a 8 anos). Delcídio, Diogo e Edson, de obstrução e por exploração de prestigio (pena de 1 a 5 anos) e patrocínio infiel (6 meses a 3 anos). Esteves é acusado de embaraço e exploração de prestígio.

Leia a decisão da Justiça Federal em Brasília aqui.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

34 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Erro gramatical

    Existe um erro na grafia do título do post:  é ” justissa”  e não justiça. Essa só existe em paises sérios e comprometidos com o respeito às leis e direitos dos cidadãos. Nós atualmente vivemos numa republiqueta de quinta categoria onde togados, inclusos os de segunda instâncias, se acham deuses e principalmente  donos da verdade. Onde a vaidade, o narcisismo e a vontade de aparecer na cretina  mídia tupiniquim, é que norteiam seus atos. Fatos e provas? Que se danem.

     

    1. Fascismo ou Democracia

      GERSIER

      O pleno Estado Democrático de Direito está extinto.

      Só uma forte união dos democratas poderá restabelecer a ordem constitucional.

    2. Tem razão.

      Esse mesmo erro já apareceu em matéria aqui no GGN intitulada:

       

      Juízes brasileiros repudiam ação de Lula na ONU para “constranger” a Lava Jato

       

      https://jornalggn.com.br/noticia/juizes-brasileiros-repudiam-acao-de-lula-na-onu-para-constranger-a-lava-jato

       

      Quem seriam esses “…juízes brasileiros…” que estariam repudiando um suposto contrangimento à Vaza a Jato?

       

      Afinal! Existem juízes no Brasil?

  2. Agora Lula está mais

    Agora Lula está mais persegudo do que nunca, por ter levado seu problema à ONU. 

    Ouvindo a CBN, o nome do ex-presidente não sai da boca dos repórteres. Todos estão a dizer que a situação de Lula só piora, e ainda que não foi a justiça de Moro quem saiu desta feita tornado-o réu, mas a justiça de Brasília. Como se a gente fosse idiota pra não entender que a maior parte do judiciário brasileiro sente-se ofendida com a ação de Lula. Tanto faz ser juiz de Brasília como de outro estado da federação. O propósito é o mesmo: prender o ex-presidente.

    Delcídio falou oq ue queria, como achou melhor para si, e não apresentou provas contra Lula. Dizer é fácil.

    1. Maria, você acertou na mosca.

      Maria, você acertou na mosca. qualquer juiz brasileiro quer é ter cinco minutos de fama no jornal nacional e sair como o magistrado que prendeu o Lula. E tem gente que é contra  o golpe e acha que o Lula errou em buscar os direitos humanos na ONU. Tá de brincadeira! só pela reação dos golpistas conprva-se que eles acusaram o golpe. Eatão revoltadíssimos porque enfim o script do golpe pode ser alterado. O Lula não tinha outra saída. A justiça brasileira é um lixo.Só foi o Lula ir a ONU e já vazaram a manjadíssima históra do sítio que não é do Lula e hoje, como não podria deixar por menos, o Janó sai com essa lá de brasilia. palhaçada de sem vergonha !!!

  3. Mais um tomado pela idiotia,

    Mais um tomado pela idiotia, pois, como podedenunciar alguém baseado única e exclusivamente no que disse outra pessoa? Ora, ora e ora, se não mudaram o processo, o caso seria a polícia investigar e, encontrando provas eou evidências (muito além do que alguém disse-que-disse), encaminha sua conclusão ao MPF que, por sua vez, considerando as provas elencadas pela polícia, vai ao juiz oferecendo a denúncia; o magistrado, por sua vez, entendendo consistente as provas eou indícios, faz a pronúncia e, aí, começa o processo, abrindo-se prazo para a defesa dizer sobre a acusação: no caso, frise-se, existe apenas o que disse o delcídio para fugir da cadeia: nenhuma evidência, muito menos qualquer prova; ou seja, o juiz simplesmente “amarelou”  ao aceitar a denúncia sem provas eou evidências. Outro juizite em busca de holofotes (aliás, estaria em caráter probatório?). Afinal, desconhecer a legislação que conforma o processo penal, em si, significa que o processo de escolha dos juízes precisa ser refeito, de imediato, ou, pior, que a (de)formação pessoal do mesmo é caso de demissão sumária. Haja saco.

  4. Que falta fazem uma Sierra

    Que falta fazem uma Sierra Maestra e uma dúzia de barbudinhos para liderar o povo… A nobreza sem título controla a “justissa”  e não existe mecanismo à disposição da nação para apeá-la do poder. Nada dura para sempre, o poder que a direita agora tem uma hora enfraquecerá e o primeiro que mencionar a palavra “conciliação” em vez de “caça às bruxas” e “expurgo” terá que ficar ajoelhado sobre o milho.

  5. Retaliação mesquinha do judiciario

    isso aqui é ridiculo. Vão aplicar a teoria do dominio do fato para condenar Lula? A unica “prova” do MPF é a delação do Delcidio. Se o judiciario seguisse as proprias regras, ou seja, se seguisse a determinação de que delação é apenas um indicio,um ponta pé inicial e não uma prova em si, a justiça não poderia ter aceitado a denuncia.  

    Isso é claro sem mencionar que Delcidio delatou quem queriam que delatasse, ou seja, a delação dele foi induzida, como a maioria das delações da lava jato são. isso não poderia servir de prova. O judiciario obviamente aceitou a denuncia como retaliação ao Lula ter acionado a ONU. Gandhi e Mandela foram presos e apenas sairam maiores. Prisões politicas nunca dão certo. 

  6. “Erros de português” na decisão do juiz

    “Outro ponto importante que saliento é DE que a presente decisão possui interesse midiático em razão da projeção nacional [DE] que gozam os denunciados, [,?] e que, com certeza, será abordada pela imprensa [quem será abordada, a ‘projeção nacional’?]”.

    Selecionamos, da decisão da 10ª Vara da JF, o parágrafo acima e indicamos algumas “incorreções” gramaticais, destacando em maiúsculo (DE) ou sinalizando entre colchetes (acréscimos nossos).

    Seria a pressa ou hoje ninguém mais se preocupa em escrever corretamente, mesmo quando o que se escreve “possui interesse midiático”?

     

  7. “Erros de português” na decisão do juiz

    “Outro ponto importante que saliento é DE que a presente decisão possui interesse midiático em razão da projeção nacional [DE] que gozam os denunciados, [,?] e que, com certeza, será abordada pela imprensa [quem será abordada, a ‘projeção nacional’?]”.

    Selecionamos, da decisão da 10ª Vara da JF, o parágrafo acima e indicamos algumas “incorreções” gramaticais, destacando em maiúsculo (DE) ou sinalizando entre colchetes (acréscimos nossos).

    Seria a pressa ou hoje ninguém mais se preocupa em escrever corretamente, mesmo quando o que se escreve “possui interesse midiático”?

     

    1. muito bem pinçado, parabéns…

      outra é que, aparentemente, juiz acredita que há equilíbrio de força, informativa, entre mídia e advogado

  8. Mais um pau mandado da rede

    Mais um pau mandado da rede globo. E ela mandou outro no lugar do Morojá pra dizer que não é perseguição de seu juiz fuxiqueiro achando que o mundo inteiro é uma grande coxinholândia pra acreditar. 

    Quem tinha que ser denunciado na ONU eram os três irmãos martralhas.

  9. assim como a delação…

    anotação de encontro em uma agenda representa uma ação/prova completamente sem controle presencial

    e muitas vezes até sem a outra parte ter conhecimento ou clareza do assunto a ser tratado

    Se passarem a aceitar, e já começaram a aceitar, qualquer cidadão pode se tornar suspeito

    ou até mesmo réu

     

  10. Como em toda comédia
    Como em toda comédia, o timing é tudo. Lula vira réu 2 dias antes das manifestações dos midiotas.

    Quem será que combinou com o Jabor?

  11. como geralmente indícios levam à investigação…

    e não à aceitação

    nenhum outro melhor indício podemos ter de que o juiz está à deriva nas águas da Globo e não da Justiça

    1. outra dos que trabalham à deriva por lá…

      ou a serviço da informação:

      se tem fumaça ao longe, nossas leis só permitem garantir que há fogo

      jamais um incêndio criminoso

       

      1. tá bom…

        tou fechado no momento

        e já que falei de fumaça, vou delinear um adeus mundo cruel (porque não pedi pra nascer) na de um cigarro

        vamos lá

    2. mor

      Meia dúzia de delatores entregaram o aécio, e a república de Curitiba nem bolas. É importante que a ONU e o mundo saibam como é parcial e tendenciosa essa vaza jato moresca.

  12. Fé Pública

    Tem ficado a cada vez mais claro que, para alguns juizes e setores do Ministério Público, qualquer criminoso, ao inventar acusações contra Lula, passa a ter fé pública. Por outro lado, se delatores isentam o ex-presidente, suas delações não são aceitas ou são colocadas sob suspeita. Tudo isso sob o olhar complacente do CNJ e do CNMP e a colaboração, por omissão ou decisões discutíveis dos tribunais. Depois reclamam quando, com grande atraso, foi feita reclamação à ONU.

  13. Não é luta contra a corrupção e sim luta de classes

    Não é luta contra a corrupção, isso Lula fez ao empoderar as Instituições. Paralelo a isso, Lula concedeu uma série de benefícios aos excluidos, o que  essa elite que é a mais atrasada do mundo, jamais aceitou. Com sua arte de negociar, Lula implementou uma política baseada na conciliação de classes,  agora recusada pelo deus mercado e seus aparelhos: midia, moro, mpf etc caterva. Tá na nossa história esse ciclo que volta como carma, talvez porque a  senzala nunca se rebelou, o que dá força a esta burguesia pilantra, donos dos meios de produção e com seus cães de guarda, assim assediaram tanto Getulio Vargas a ponto de optar pelo suicidio, e quem não suicidou foi sucidado: Jango, JK..,..Mauro Santayana, em 2006, desenhou muito bem…

    http://cartamaior.com.br/?/Coluna/Os-outros-nomes-da-UDN/21590

  14. Endereço da Justiça Brasileira

    Na direita, oitavo andar.

    CEP 007-45 (o primeiro número é a licença para matar e o segundo é a afiliação partidária)

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador