Kennedy Alencar entrevista Lula na prisão para a BBC do Reino Unido

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Da CartaCapital
 
Lula denuncia Moro à BBC em sua primeira entrevista desde a prisão
 
O site britânico de notícias BBC publicou nesta quinta-feira, 6 de dezembro, a primeira entrevista feita pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva desde sua prisão, no dia sete de abril.   
 
Proibido de conceder entrevistas ao vivo ou por telefone, o obstáculo foi contornado pelo jornalista Kennedy Alencar usando uma troca de correspondências. O material será parte de um documentário que será transmitido no Reino Unido em janeiro pela BBC, entitulado What Happened to Brazil? (O Que Aconteceu Com O Brasil?, em tradução livre). 
 
Nas cartas escritas de sua cela na sede da Polícia Federal em Curitiba, Lula denunciou o juiz Sérgio Moro como seu perseguidor, com o objetivo claro de alija-lo da disputa eleitoral desde ano. O ex-presidente disse que Jair Bolsonaro venceu o pleito em outubro “apenas porque não concorreu comigo”. 
 
“Fui condenado por ser o presidente da República mais bem sucedido e o que mais fez pelos pobres. Moro sabia que, se agisse dentro da Lei, teria que me absolver e eu seria eleito presidente. Ele então fez política e não justiça, colhendo agora os benefícios”, escreveu Lula, que ainda disse que os cidadãos brasileiros correm perigo, visto que “isso pode ser feito com um ex-presidente”. 
 
Moro respondeu as acusações afirmando à BBC que Lula foi condenado não apenas por ele, mas também outros tribunais. Ele disse que o ex-presidente seria o chefe do escândalo da Petrobrás, que teria movimentado dois bilhões de reais em propinas.
 
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Moro – um criminoso na Justiça

    Moro – apresente as provas contra Lula.

    “Fatos indeterminados” e “apartamento atribuído” apenas comprovam a falta de provas.

    Moro – para inúmeros juristas, você é que é um criminoso.

  2. 2 Bi em Propinas

    E o chefe ganha um ap no Guarujá e uma reforma em um sítio em Atibaia?!?!?!?! Porra mas que chefe mais pé rapado!!!! A lava jato não encontrou nenhum dinehiro em contas no exterior como no caso do Paulo Preto? Nem um trustizinho que o Lula seja usufrutuário?!?!?! Porra ap no Guarujá ??? Seria melhor um ap em Maua no Rio de Janeiro!!!!

  3. E O AVIÃOZINHO DO TEORI, HEIN MORO?

    Afinal, que foi o grande beneficiado com o “acidente” mal explicado com o avião do Teori: Moro, claro.    Afinal, Teori lhe dera um puxão de orelhas ante o qual você pediu desculpas publicamente (conforme li na imprensa). Ou seja, admitiu sua culpa pelo crime de gravar e vazar conversa da presidenta Dilma com Lula.    Mas daí você tinha que cumprir seu papel de perseguir Lula e condená-lo sem provas.   E ia acabar cometendo outros crimes com seus métodos contestados até pela Interpol.   E daí o avião caiu e Teori morreu…e você estava livre de levar um novo puxão de orelhas que, no caso, seria o afastamento do casoLula…..Que sorte hein, Moro……..alguém mandou dar um jeitinho no avião…..quem será heim Moro?   Bem, tem gente que diz que não tem provas mas tem convicção que foi você, Moro.    Senão como você ia conseguir virar ministro do boçal?   Como ia continuar sonhando com vaga no STF?    Mas será que além de criminoso (conforme os ministros Teori e Marco Aurélio) você é também assassino, Moro?   nuncredito……você tem cara de cafajeste mas será que teria peito pra conseguir que alguém desse um jeito do teori chegar mais rápido no inferno?   Afinal, ministro que não manda criminoso pra cadeia só merece inferno mesmo……..mas também não precisava exagerar, né moro…….pois ele não tava com pressa de ver o capeta…….      Só que fica esperto que já tem jornalismo investigativo fuçando……e amanhã ou depois descobrirão que o acidente não foi acidente…….. E VOCÊ VAI CORRER PRA ONDE, SEO ESTRUME?

  4. Conclusao necessaria
    Pilatos nao foi o unico a condenar Jesus Cristo. Entao argumento nao se sustenta.
    Tambem nao eh por causa de corrupcao em petrobras, nao; se fosse por esse motivo, o fhc teria sido condenado antes do Lula, pois esse roubo foi instituido no seu governo

  5. Este juiz é o maior bandido

    Este juiz é o maior bandido do Brasil. É ladrão e protege ladrões. Para isto foi para o governo bolsonaro.

    Perseguir inimigos e adversários políticos e blindar ladrões.

    E mesmo antes de assumir o cargo já começõa a trabalhar.

    Começõu por aquele da marca de chuveiro agora terá de proteger a própria família do capo.

    Este sujeito (moro)não passa de um ladrão;

  6. Em que ponto nós chegamos
    Em que ponto nós chegamos quando precisamos do auxilio de um orgao de imprensa de outro pais para fazer o que a nossa imprensa deveria por obrigação estar fazendo.

  7. Porque a imprensa não vai fundo nos autos condenatórios

    A condenação de Lula é um escândalo extremamente transparente. Os autos de condenação não são baseados em evidências nem provas mas apenas delações, sendo que a inicial foi uma matéria de jornal. Ser condenado por um apartamento que nunca teve, e que tem documentação de propriedade registrada em nome da construtora, é um absurdo em qualquer lugar do mundo. O próprio juiz confessa nos autos que não tem provas ou evidências claras, mas tem segundo ele convicção.

    Mas a mídia e seus jornalistas não estão apegados a fatos mas sim a narrativas. E assim na matéria da BBC, a dúvida é sempre lançada, e no fundo apenas reforça de maneira mais suave a narrativa golpista.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador