Lava Jato agora dá aviso prévio: Lula pode ser preso em “30 ou 60 dias”

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – A Lava Jato, por meio do coordenador da equipe da Polícia Federal na operação, Igor Romário, decidiu desdizer a entrevista do delegado Maurício Moscardi Grillo à Veja, afirmando que o “timing” para prender o ex-presidente Lula já passou. Segundo Romário, o “timing” pode ser criado “daqui a pouco”, em “30 ou 60 dias”, a depender da conclusão de dois inquéritos sobre o sítio de Atibaia e as palestras da empresa LILS.

Com sua fala ao UOL, o delegado Romário inaugura o aviso prévio para pedidos de prisão na Lava Jato, reforçando o argumento daqueles que enxergam que o objetivo das investigações não é outro se não o de criar um motivo para prender e condenar o ex-presidente. A declaração pode gerar ainda mais pressão sobre as decisões que o Judiciário tomam em relação a Lula.

Na mesma entrevista, Romário reconheceu que até aqui nunca houve razões objetivas para prender Lula. “Lá atrás, na fase 24 da Lava Jato, quando houve a representação do Ministério Público [pela condução coercitiva de Lula, em março], não existiam os requisitos para um pedido de prisão do ex-presidente. Não acho que a gente perdeu o timing. Esse timing pode ser daqui a 30 dias, a 60 dias. A investigação que envolve o ex-presidente Lula é muito ampla”, comentou.

“O timing pode ser daqui a pouco. Não vejo nem perda de tempo nem condescendência com o fato de se tratar um ex-presidente. O próprio juiz Sergio Moro já mostrou que ele não leva isso em consideração quando toma suas decisões. Esse timing pode ser mais para frente, pode não ser aqui, pode aparecer nas investigações que acontecem em Brasília”, acrescentou.

Segundo Romário, dois inquéritos da Polícia Federal estão perto da conclusão, o que pode criar a atmosfera ideal para um pedido de prisão. “Um deles falta um laudo pericial para que seja finalizado. E em outro, um detalhe de ordem técnica. Os dois estão sob a incumbência do delegado Márcio Anselmo [integrante da equipe coordenada por Igor Romário]. Eu imagino que, no máximo, em 30 dias esses inquéritos estarão concluídos.”

Marcio Anselmo é um delegado da Lava Jato processado por Lula após ter emitido um parecer dizendo que o ex-presidente está na lista de pagamentos de propina da Odebrecht, sendo que essa investigação sequer corre em suas mãos.

Romário ainda aproveitou a entrevista ao UOL para dizer que Lula disse um “absurdo” ao apontar “convicção” de que a Lava Jato tem dedo estrangeiro. “Dizer que há interesses internacionais é absurdo, não há nenhum fundamento. Dizer que a Lava Jato prejudica a economia brasileira é você botar a culpa na pessoa que encontrou o corpo em uma cena de homicídio. Há um desgaste para o país, claro, mas talvez ao final disso tudo o resultado seja muito mais positivo ao estancar a sangria da corrupção.”

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

40 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Lazarento, desgraçado,

    Lazarento, desgraçado, maldito, ordinário. Alguém aí sabe de mais algum palavrão pra eu xingar esse crápula torturador emocional?

    1. FeDeração Paulista…_

      Sei, crápula é uma delas. Existem outras mas em respeito aos frequentadores desse blog, me abstenho de escreve-las, mas as estou pronuinciando aqui.

      1. Foi esse tipo de esbirro que

        Foi esse tipo de esbirro que causou o AVC em Marisa com a invasão de sua casa e perseguição dos seus filhos. Já não fizeram o suficiente? Que merda de homem é esse que sabendo do sofrimento da família de Lula com a doença de Marisa Letícia vem a público aproveitar-se da tragédia para se promover. De onde saiu um lixo humano desse? Esse homem não é um ser humano, é um traste abjeto.

        A que ponto chegamos! E a imprensa a oferecer palco para esse  infame desprezível chafurda na mesma imundície.

         

        1. “De onde saiu um lixo humano

          “De onde saiu um lixo humano desse? “

          Do Brasil. Nosso povo é isso. cada um é um lixo pior que outro.

          O povo é tão conivente com essa quadrilha que temos no poder que provavelmente é como ela.

           

  2. Por isso acredito no inferno, esse canalha vai arder,,,

    Prezados, 

    sinceramente, não sei se existe e nem me interessa saber se há o céu! Mas acredtio no inferno para ver esse canalha, desgraçado apodrecendo lá. Isso é uma forma de tortura! Quando alguém, não importa se o presidente Lula ou qualquer outra pessoa, tem um ente familiar e querido em coma e uma besta humana fala isto é de desacreditar em tudo. Além disto, a tortura da Folha de São Paulo, por meio do UOL e do PIG. Isso não é medonho é pútrido e fétido, como a baba que escorre da boca desse delegado. Aliás, ao falar isso ele deve ter gozado, sim, gozado, pois doentes como ele e as paneleiras da frente do Hosppital Sírio Libanês, só gozam assim. Com o Gandra Martins (pai e o filho) só gozam na dor alheia. Por isso acredito no inferno, esse canalha vai arder e não é depois da morte, mas é vendo o presidente Lula novamente no governo brasileiro. Isso precisa ser denunciado, não é só lawfare é canalhice, sadismo, mazoquismo, doença psíquica, inveja e incompetência. Se é assim que ele e elas gozam é uma pena! Precisam de tratamento urgente!

  3. Timing

    Volto a repetir o que disse antes, a história do lobo e do cordeiro, primeiro se acha um culpado depois se  diz o  crime, se não tiver na legislação se inventa.

  4. O que dá vontade de dizer e fazer é impublicável.

    Cara Vera Lúcia,

    O que temos vontade de escrever, dizer e fazer com um sujeito desses não pode swer publicado.

  5. O que dá vontade de dizer e fazer é impublicável.

    Cara Vera Lúcia,

    O que temos vontade de escrever, dizer e fazer com um sujeito desses não pode ser publicado.

  6. Esopo explica

    A sabedoria grega clássica serve de fonte para nós até hoje. Essa história pode ser resumida na seguinte fábula de Esopo:

    O Gato e o GaloAutor: Site de Dicas, Esopo
    12 de Janeiro de 2016

    Não existe poder sem Opressão…

    Fábula, O Gato e o Galo
    Quem é Mau por Natureza, por Natureza, Mau jamais deixará de ser…

    Um gato, ao capturar um galo, ficou imaginando como achar uma desculpa, qualquer que fosse, para justificar o seu desejo de devorá-lo.

    Acusou ele então de causar aborrecimentos aos homens, já que cantava à noite e não deixava ninguém dormir.

    O galo se defendeu dizendo que fazia isso em benefício dos homens, e assim eles podiam acordar cedo para não perder a hora do trabalho.

    O gato respondeu: “Apesar de você ter uma boa desculpa, e até ter razão, a verdade é que eu não posso ficar sem jantar.”

    E, dito isso, comeu o galo.

    Moral da História:
    Quem é mau caráter sempre vai achar uma desculpa para tornar legítimas suas más ações…

     

    1. Tão nem aí…

      o  $  deles está garantido todo mês.  Esteja o Brasil falido ou não.  Então……Flodasi a ” Hora do Brasil” !

  7. Esopo explica

    A sabedoria grega clássica ainda serve para compreendermos o mundo de hoje. Essa história toda pode ser resumida na fábula de Esopo “O galo e o gato”:

    Um dia um gato caçou um galo e resolveu transformá-lo em almoço. Só que antes queria achar uma boa desculpa para matar o outro. Primeiro, explicou ao galo que ele era um verdadeiro transtorno para os homens com aquela história de cantar no meio da noite e não deixar as pessoas dormirem.

    – Nada disso – disse o galo. – Eu canto para ajudar os homens!

    E disse que na verdade fazia um favor aos homens porque servia de despertador e avisava a hora de começar o trabalho do dia.

    – Que enorme besteira! – disse o gato. – Você acha que vou desistir do meu almoço só por causa de uma conversa dessas?

    E devorou o galo.

    Moral: O disfarce da justiça não impede uma natureza cruel de praticar suas maldades.

  8. O timing é logo ali

    Esta entrevista é para abafar possíveis comoções com o AVC sofrido pela Marisa Letícia e esquentar o clima para março-abril, momento chave para as reformas reacionárias e para vislumbrar um futuro horizonte eleitoral. Neste mesmo período vão surgir, de modo inequívoco, os índices econômicos que confirmam a inépcia do governo na área e a baixíssima popularidade do traíra e de seu sindicato do crime. Cenário propício, também, para lançar um salvador da pátria.     

  9. Tem mais de três anos que

    Tem mais de três anos que temos que suportar essas coisas do além que vez por outra surge inventando merdas a respeito do presidente Lula. Foi só a dona Marisa passar por uma avc ( e isso tipo de personagem das sombras que foi criado a partir dessa coisa que chamam de operação policial é  a principal causa dessa problema de saúde da primeira dama ) e eles mandam prender o tal do eike para encobrir qualquer sentimento de solidariedade com o presidente e aumento da sua popularidade, consequentemente. E como muitos já disseram , acabou-se a lei nesse país, somo uma nau a deriva esperando afundar com 200 milhoes de pessoas dentro graças a essas figuras macabras da tal república de curitiba.

  10. Aragao tem razao !

    Esse pessoal nao esta nem aí para os desempregados da industria naval, para o desmonte da petrobras, nem para o desmantel amento da Oderbretch

    1. A industria naval e empresas

      A industria naval e empresas satélites estavam quebradas em pleno governo pt, desde 2013..2014..

      O chamado desmonte da petrobrás, ao menos o que foi feito até então, já havia sido planejado pelo próprio governo na era PT, como um plano de revitalização e controle da dívida.

      O desmantelamento da Ode foi gerada pela própria, cresceu às custas de negociatas ilícitas, mas fechou recentemente acordo de leniência para continuar trabalhando com os governos, punindo-se assim os donos da empresa mas permitindo a continuação da empresa. 

      Nem muito ao norte nem tanto ao sul…

  11.   Não esperaria nada

      Não esperaria nada diferente desse amontoado de cafajestes, a não ser mais e novas demonstrações de suas características psicopatas.

      E a Dilma sendo “republicana”… jogou meu voto a ela no vaso e deu descarga. 

  12. feliz na sua estupidez

    Este é o mesmo idiota que convocou o Nassif em Curitiba para se explicar sobre os vazamento na lava jato.

    O Nassif argumentou e pediu explicação da não criminalização dos vazamentos da pf, até agora silencio sepulcral.

    Mais um testa da cazzo semi fardado.

  13. Mas lembre-se que Cunha tinha

    Mas lembre-se que Cunha tinha 10 dias para defesa e 02 dias depois mandaram prendê-lo.

    Pode ser para fazer-se acreditar que há mais tempo até a ação.

    De qualquer forma, o judiciário tá precisando de um puxão de orelha dos grandes. A pronúncia deve ser nos autos, estão agindo como se fossem políticos. E ser político não é coisa boa ultimamente, a reputação não tá lá essas coisas.

  14. Vivemos sob um estado de

    Vivemos sob um estado de excessão .

    Falar o que ?

    Só falta surgirem centros de torturas físicas iguais a tenebrosa “Casa da Morte”, unidade de tortura em Petrópolis co-administrada por um tal coronel Etchegoyen na ditadura anterior a esta .

    1. A tortura hoje é psicológica

      A tortura hoje é psicológica e vai pelo caminho do desinteresse, apatia, depressão, amargura, ira etc.

      Isso não será eterno, mas é importante definir um inimigo comum já, inimigo que o cidadão possa atingir usando o seu poder de consumir ou não.

      Delenda Rede Globo.

      Enquanto ficarmos emocionados com “Somos todos chapecó”, “Somos todos Neymar”, “Somos todos isso e aquilo” o Brasil jamais sairá desse estado letárgico morimbundo.

       

  15. E la nave (loca) va!!! de timing midiatico em timing midiático.

    Aproveitando as gritas do MP e da Lava Jato, de que pode haver uma  paralisação e ações contrária, começam as notícias colocando suspeição sobre Lula ou políticos do PT.

    Embora todos saibamos das declarações de Jucá e outros ministros, a globo fala da isençao de Temer. Embora todos saibamos da lista de Eike com políticos do PSDB, e das ligaçoes do seu pai Eliezer Batista, agora a mídia quer jogar Cabral e Eike na conta do PT. A lista de psdebistas de Eike foi recusada , ao vivo e a cores, em video distribuido pela internet.  Nesta semana, surge a busca espetaculosa por Eike, que segundo o jornal da rbs -de Santa Catarina do grupo globo, era o queridinho de Dilma e Lula.

    O TSE apresentou de novo o caso das gráficas, contra a campanha de Dilma -Temer, mas solicitando é claro separar os processos. O processo de ataque ao PT é acompanhado da chantagem a Temer, que esta a ponto de indicar um novo homem no supremo. Um relator, que segundo a globo é “Tecnico”, como se isto fosse possível.

    A imprensa já está falando da isenção de Temer, mesmo com tantas provas em contrário.  E no congresso, nos estados e prefeituras, vão passando leis  cada vez piores. O Janot, agora arquiva o processo contra Lindbergh, ( insinuando várias suspeitas),  para subliminarmente soltá-lo na mesma epoca das acusações  de parada contra a Lava jato e da morte de Teori.

    Um policial federal vem a público fazer esta declaração sobre a prisão de Lula. As bruxas televisivas, e Camarotti, juntam-se a um balbuciante Merval, para de novo atacar sem pudores. Se contradizem o tempo inteiro e balbuciam, mostrando que não sabem para onde apontar. As vezes apontam contra Temer, mas  provavelmente é apenas uma  forma de pressioná-lo, para conseguir não sabemos o que. ( talvez mais verbas publicitárias ou ganhos no mercado). A especulação corre solta neste meio. ( Quanto maiores as incertezas maiores os ganhos, para quem comanda as incertezas.)

    E no meio disto tudo, se calam enquanto Parente entrega a  Petrobrás e o Pré-sal, mas se esmeram na campanha aberta contra os direitos trabalhistas, contra a previdência e pela destruição do Estado. Acabam de prender um dos maiores empresários do país, mas continuam atacando o estado.

    Enquanto se exibem  em ataques cada vez mais obscenos, o país vai perecendo. Hoje anunciaram com pompa e circunstância que “a bem da população”,  (aspas minhas), ninguém mais poderá parcelar o pagamento de cartão de crédito. Não duvido que  criem mais um ílicito penal,  a quem  deve ao cartão de crédito. Enquanto isto, rolam as dívidas da globo com juros cada vez mais baixos. Também na surdina num pais onde a pena máxima é de 30 anos, condenam Othon Bastos a 43 anos, Othon foi o almirante que contrariou interesses americanos na eletronuclear

    Ouviremos muitas e muitas acusações e ameaças nas próximas semanas.

    E la nave va!!

    1. Como recusada?

      Como recusada se o juiz pediu que protocolasse a lista (formalização) ? Com toda venia a quem pensa diferente, naquele video de audiência achei coerente não permitir que a linha de raciocínio e questionamento não fosse interrompida com outro assunto. Será que Eike protocolou a lista, afinal?

       

      1. Coerente ????!!!

        Não sei se ele protocolou ou não, porém não cabe a ele protocolar. Curioso, pois várias coisas não protocoladas são aceitas contra alguns. Vemos isto em vários vídeos. Existem até coisas como perguntar se o delator acha que é  ou se ele  acha que não  é. Há  até uma insistência quando um inquirido diz que não sabe. Há varias perguntas feitas que sequer são pertinentes à acusação  E agora você me pergunta se  uma lista   com nome de políticos, num papel e com assinatura do declarante,  mostrado a procuradores, foi ou não protocolada. Voce realmente acha que esta lista iria  acabar com a linha de raciocínio.  Voce parece que esta acusando os promotores de terem dificuldades de raciocínio, o que eu não acredito.

  16. e eu pensava que o importante eram as provas!

    mas parece que os atuais investigadores consideram o timing mais importante.

    deve ser devido a falta de provas em um inquérito pífio.

    a investigação é muito ampla, estão investigando umas 10 gerações da familia lula da silva.

  17. O que preocupa não é a

    O que preocupa não é a postura desse delegadorzinho boquirroto à busca de holofotes, mas sim que o arbítrio, a prepotência, a instrumentalização vil das instituição para fins políticos perdeu de vez todo o recato sem que se tenha para quem apelar. Isso sim, é a tragédia das tragédias: a “ditadura” na democracia; o estado de exceção dentro do Estado de Direito; a anarquia institucionalizada.

    É de esperar reações imprevisíveis se por acaso se concretize a ameaça velada desse agente público. Se o aparato judicial se rendeu, se acovardou, se a prevalência é o liberticídio, restará apelar para quem ou o quê? 

    Acho que estão brincando com gasolina à beira de uma fogueira. Estão pagando para ver e……verão. 

    PS: prender a título de quê mesmo? Só se for antecipação de pena, 

     

    1. Gosto muito dos seus posts.

      Gosto muito dos seus posts. Mas penso um pouco diferente. Enquanto Lula não desistir de concorrer vão ameaçar com a prisão e realmente prende-lo. Ele não vai concorrer em 2018 seja por desistencia ou preso.

      E discordo quem ainda acredita que haverá revolta ou qualquer tipo de manifestação significante. Hoje a prisão de Lula não provocaria nada de significante e por isso o lado de lá está tão confiante.

       

      1. Até bem pouco tempo pensava

        Até bem pouco tempo pensava igual, ou seja, a investida do aparato judicial tinha por ânimo impedir uma eventual candidatura. Hoje já penso diferente. Acima, portanto além disso, há o empenho em desmoralizá-lo e humilhá-lo perante ao país e, de roldão, dá como negativa e nociva ao país a experiência petista e por extensão da própria Esquerda no Poder. 

        Onde fica, então, o combate a corrupção, a questão ética e o resgate das boas práticas na área pública? Ora, isso são meros detalhes. Apenas jogo de cena para alcançarem o que realmente interessa: a vitória no conflito distributivo. 

        Acerca da revolta: do mesmo modo, sempre a vi mais como arroubos. Hoje já não tenho tanta certeza. A perseguição é tão violenta e absurda que já penso ser possível, sim, alguma sublevação caso Lula seja preso. 

  18. A PF do Brasil, como policia judiciária

    se transformou em “gestapinha tupiniquim”.

    Será que os camaradas sabem como acabaram os gestapistas em 1945?

  19. Tradução!!!

    Os caras não tem nada de concreto. Conheço este jeito de agir e ameaçar. Vão ficar sentado na carniça até a morte do presidente.

    1. Honestamente? Lula é um poço

      Honestamente? Lula é um poço de paciência… Se um burocrata de terceiro mundo como este delegado viesse tentar a mesma coisa comigo na semana seguinte ele estaria alimentando os peixes.

  20. Só uma pergunta: Esse pessoal

    Só uma pergunta: Esse pessoal da polícia federal, do ministério publico, juízes, promotores, etc, etc, etc.. será que resistiriam a uma investigação em suas vidas de, pelo menos 24hs, uma investigação séria? Ou o mundo viria abaixo? Eu fico mais com a segunda hipótese.

  21. O meliantes que deveriam ser
    O meliantes que deveriam ser processados, estão soltos. E o meliante da PF diz que pode ser até 30 dias. Os canalhas parece que trabalha para Jucá, Sarney, Aécio das Neves, quem paga o salário desses caras deve ser eles, capangas dos corruptos.

  22. Inacreditável

    É inacreditável, foge de qualquer resquício de lucidez, fico pasma, parece que fazem parte de uma seita descontrolada. O cara arrogante, que se acha autoridade, s.m.j., fala em aviso prévio de prisão, “timimng”, diz que não há dedo estrangeiro no golpe (vide o do Lugo no Paraguai, golpe semelhante, mesma embaixatriz dos EEUU falando da importância do Judiciário para o golpe),  fim da corrupção (???!!???, e o MT, e o Aecim, e o Alckmin, e o Serra e o…?) e sei mais lá o quê ou quem. Esses desvairados amantes do poder a qualquer preço, ignorantes perigosos, c complexo de vira-lata, e etc…., s.m.j., se acham donos do Brasil, pensam que podem fazer o que querem, e pelo visto estão podendo, isso é o mais desalentador. Quem vai defender o Brasil da sanha deste povo? E as coisas estão perigosas mesmo, a meu ver. Andar em avião pequeno depois de ameças é um perigo, o avião cai de maduro…. Tempos tenebrosos… Juizinho de 1a. instância e cia. dirigindo o país…. Fico por aqui, não sou comunista, como patriota me sinto enojada, que país meus netos vão herdar?                                       

  23. Junta-se agora à prisão

    Junta-se agora à prisão preventiva uma nova modalidade: a prisão no mercado futuro, qual seja, antecipa-se para P(presente) a prisão futura(30, 60 dias). Façam suas apostas na Bolsa de Mercadorias e Futuros.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador