Lava Jato oferece reduzir pena de Odebrecht de 19 anos para menos de 3 anos

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Condenado pelo juiz federal Sergio Moro a 19 anos e quatro meses de prisão por corrupção, lavagem de dinheiro e associação criminosa, Marcelo Odebrecht, presidente da empreiteira, aceitou fazer delação premiada e pode ter sua pena reduzida para quatro anos, sendo que serão descontado o tempo em que está preso pela Lava Jato. Ou seja, o executivo pode ficar dois anos e oito meses sob regime fechado.

De acordo com a Folha, a proposta foi enviada pela Procuradoria Geral da República à defesa de Odebrecht na segunda (3). Os advogados ainda devem solicitar uma pena menor, argumentando que essa “é muito rígida diante do conteúdo apresentando pelo empresário em seu roteiro para fechar a delação premiada.”

“Além de Odebrecht, outros executivos da empreiteira receberam propostas de pena em troca de colaboração. A empresa tenta aprovar acordo de delação para mais de 50 executivos do grupo, entre eles, o ex-presidente”, publicou a Folha nesta sexta (7).

Além do tempo de prisão, a Lava Jato negocia com a Odebrecht uma multa bilionária, superior aos fechados em acordo com a Andrade Gutierrez, de R$ 1 bilhão, e a Camargo Corrêa, de R$ 700 milhões.

Ainda segundo a Folha, a expectativa dos envolvidos é que os acordos de pena e leniência sejam assinados em duas semanas e homologados pela Justiça até o final do mês de novembro.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Curiosidade… Axige silencio?

    Alguem poderia esclarecer…

    ((É sério, nao é piada))

    Este acordo exige total silencio do acusado sobre suas coleboracoes;

    bem como total silencio sobre qualquer outra denuncia que envolva o inquérito direta ou indiretamente?

    /=/=/=/=/=/=/=/=/=/=

    Se sim, fica caracterizado, INTERNACIONALMENTE, uma perseguição e seletividade.

    Talvez este detalhe valha daqui a algumas décadas.

  2. Pra ter a pena reduzida desse

    Pra ter a pena reduzida desse jeito o Marcelo Odebrecht deve ter revelado finalmente que o Santo e o Careca da planilha é o Lula. Convicção é tudo. Se antes JD era José Dirceu e agora que Dirceu esta condenado já não  é,  porque o Lula não pode ser o Careca já que ele teve cancer e perdeu o cabelo com a quimioterapia.. O Santo é porque o Marcelo achava que o Lula ia morrer. Convicção é tudo.

    De nazi fascistas devemos esperar manipulação, perseguição e conivência com a corrupção dos tucanos e dos peemedebistas do governo que eles puseram no poder.

  3. As multas    são o objeto de

    As multas    são o objeto de  desejo  da MPF e do judiciário do Parana´. Definiram em 30% ,sua comissão ( ou propina…)

     

  4. A discrepância entre o tempo

    A discrepância entre o tempo de condenação inicialmente atribuído e a redução proposta agora pela delação não deixa dúvida alguma de que o negócio era somente pressão, fomentação de desespero no preso.

    Em outras palavras, fez-se com o Sistema Penal uma forma aberrante de chicana; utilizando-se a condenação como tramóia, armando-se com a criminalização do judiciário uma forma de extorsão sobre o condenado.

    Isto apenas deixa evidente o verdadeiro valor do magistrado que assim age. Não é dentro da ilegalidade que se faz Justiça.  

    Dentro em pouco, o povo se verá livre do envenamento a que lhe submete a mídia (e também outras forças de convencimento sub-liminares que adentraram o País) e, então, os “heróis” de plantão hoje irão ser lembrados como os tiranos de um período negro de nossa História.

    Não há impunidade e nem acordo para os crimes cometidos em plena consciência e imoralmente em nome da moralidade.

    1. min

      Cidadão na orfandade. No STF :Te condeno pela literatura ainda  que sem provas. No MPF :Não tenho provas, mas convicção.

      No  Moro pra  “jujstificar”  o Estado  de  Excessão:  estamos em tempos excepcionais. Pérolas brasileiras. E agora, José  ???

  5. Os nazistas na Alemanha:

    “Na noite de 27 de fevereiro de 1933, o edifício do Reichstag foi incendiadoMarinus van der Lubbe, um comunista neerlandês, foi considerado culpado de iniciar o incêndio. Hitler então proclamou que o incêndio marcava o início de um levante comunista. Uma violenta repressão aos comunistas pela Sturmabteilung (SA) foi então feita em todo o país, e quatro mil membros do Partido Comunista da Alemanha foram presos. O Decreto do Incêndio do Reichstag, imposto em 28 de fevereiro de 1933, revogou a maioria das liberdades civisdos alemães, incluindo os direitos de reunião e de liberdade de imprensa. O decreto também permitiu que a polícia prendesse pessoas indefinidamente sem acusação ou ordem judicial. A legislação foi acompanhada por uma forte propaganda que levou ao apoio público em relação a medida.” 

    a vaza a jato nem mesmo simula, as intenções deles ficam cristalinas no cotidiano. vera lucia venturini matou a charada:

    1) Lula é o careca… ou já foi careca, a cabeleira atual é um disfarce pra ludibriar o Moro.

    2) Lula é o santo também… no Nordeste, onde ele ainda tem um pouco de credibilidade, algumas pessoa o tratam como uma santidade… logo… ele é o santo que aparece na planilha.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador