Lava Jato pode atrasar entrega da usina nuclear de Angra 3

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – Depois de a presidente Dilma Rousseff confirmar que as investigações da Operação Lava Jato causariam efeito negativo na economia brasileira, com a derrubada de um ponto percentual no PIB de 2015, a nova etapa deflagrada nesta terça-feira (28) também pode atrasar, ainda mais, a conclusão das obras da usina nuclear de Angra 3. 
 
Na reunião com os ministros, nesta segunda-feira, para discutir nova estratégia de articulação da presidente dentro do Congresso, a equipe econômica admitiu um recuo de 1,5% do PIB registrado neste ano. Dilma mostrou preocupação com a paralisação de obras das empreiteiras réus do processo e a isso justificou parte da queda na economia. 
 
Leia mais: Lava Jato derrubará um ponto do PIB, diz Dilma
 
Com o foco das ações da Polícia Federal e do Ministério Público Federal voltado para a Eletronuclear, empresa sediada no Rio responsável pela construção e pelo gerenciamento das usinas nucleares brasileiras, nova preocupação no atraso do ritmo das obras de Angra 3. 
 
Iniciadas em 1984, as obras civis da terceira planta nuclear brasileria ficaram paradas por 25 anos e foram retomadas somente em 2009. Na época, a previsão era um custo de R$ 7 bilhões, mas teve três anos de atraso em relação ao cronograma anterior (agora, a entrega prevista é para 2018) e mais que o dobro do custeio: R$ 15 bilhões. Os desdobramentos da Lava Jato podem ocasionar uma nova revisão do cronograma.
 
Á Folha de S. Paulo, o vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Construção Civil de Angra dos Reis e Paraty, Carlos Silva, afirmou que não acredita na entrega para daqui três anos da Usina de Angra 3. “Trabalhei por 32 anos na central nuclear e não acredito que essa obra fique pronta em 2018”, disse, lembrando que há 2,3 mil pessoas trabalhando nas obras, sendo que a previsão inicial era de 5 mil.
 
Na fase da Lava Jato deflagrada nesta terça-feira, denominada de Radioatividade, o presidente licenciado da Eletronuclear, Othon Luiz Pinheiro da Silva, foi preso. Considerado o “pai” da energia nuclear brasileira, o almirante reformado foi responsável pelo programa nuclear da Marinha e pelo desenvolvimento da tecnologia de ultracentrifugação de urânio, um marco de sucesso na história tecnológica do Brasil. 
 
Leia também: 
Nova fase da Operação Lava Jato atinge Eletronuclear
A prisão do pai do programa nuclear brasileiro
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

41 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. para onde quer que as

    para onde quer que as esperanças de desenvolvimento do brasil se voltam está a lava jato para destruir o sonho.

    a coisa é pior do que eu pensava porque parece que há fanáticos religiosos metidos na condução da lava jato afirmando em púlpitos de igrejas evangélicas que foram ungidos por deus todo poderoso para acabar com a corrupção no brasil.

    Por estas e outras, acho que o dinheiro foi a melhor idéia que satanás teve para corromper a “pureza divina” dos humanos.

  2. É  sério  isso??????
    O blog

    É  sério  isso??????

    O blog repete sem nenhuma vergonha o que reclama da imprensa. 

    A lava jato vai atrasar a obra de Angra 3. Os desavisados ou os que não leram a postagem até o final ficam a entender que a Dilma tem razão em jogar nas costas de um processo judicial a perda do PIB,  afinal vai atrasar uma obra importante em tempos de energia alta.

    E só no final informa que essa obra começou em 84 e ficou parada mais de 20 anos. E quando retomada os orçamentos mais que dobraram.

     

      1. Me curvo a sua pergunta
        Me curvo a sua pergunta lógica. Que orçamento?
        De fato não se pode chamar de orçamento peças de ficção científica denominadas planilhas de custos que alteram os mesmos de 7 para 15 bilhões como diz a reportagem

          1. Ele foi ministro do collor e

            Ele foi ministro do collor e secretário até 2006 ,em SP da pasta dedicada ao meio ambiente. Como presidente do cpe propôs em 2011 uma auditoria independente e essa auditoria resultou o em novo projeto 

            Restaria ao colega indicar como essa ação tem relação com a eletrobras em 2014 passar o valor a ser investido de 10 para 16 bilhões.  

            O que tem a ver sendo ele tucano com isso? Se ele fosse petista, o valor da obra seria muito menor? 

            A culpa, se pé que podemos assim chamar ora e do governo Figueiredo ora do tucano, ora da empreiteira malvada. Governo mesmo,  é um organismo formado de ingênuos petistas e patrióticos pmdebistas engolidos por uma malévola teoria conspiratoria criada pela forte oposição e pela elite branca Paulista que deseja ver de volta a política do café com leite da primeira república. 

            Só rindo mesmo

          2. O orçamento de angra quem fez

            O orçamento de angra quem fez foi o PSDB!

             

            Tem a ver que ele sabota toda a iniciativa tecnológica do Brasil.

            O fez com nosso programa espacial e deve ter feito em Angra enquanto pode.

             

            No que puder atrapalhar, ele atrapalha. E sim, coincidentemente ele é do PSDB.

    1. Engraçadinho voce…E pensa

      Engraçadinho voce…E pensa que o preço das coisas não aumenta, é isso ?

      O TCU, a PF, a LAVA JATO é que deveriam fazer as obras do País, não é mesmo, eles sabem certinho quanto custam, por que eles não fazem ?

      Ah esqueci é bem mais fácil receber o salário tranquilo, auxilio moradia, tirar 2 férias por ano, recesso, etc, etc, etc….

      Fazer obra da muito trabalho….

       

      1. Voce não é burro,  parece ser

        Voce não é burro,  parece ser uma pessoa que argumenta muito bem. A reportagem reclama que a lava jato vai atrasar a obra e só no fim da reportagem explica que essa obra estava parada a mais de 20 anos e retomada já reescreveu orçamentos e prazos. Então não se pode jogar nas costas de um processo judicial algo já costumeiro na obra em questão

        Sobre o tema e cerne da reportagem você silencia, mas resolve contra argumentar o pedaço final, como se o tema fosse o valor das obras públicas.  Só rindo mesmo. 

        Quanto a preços,  sou empresário e já tive de negociar aditamentos de valores e temporais em contratos, mas nunca vi um orçamento duplicar de valor na casa dos bilhões e estender ao futuro incerto a conclusão das obras salvo se o objetivo não é concluí las mas criar sorvedouro de dinheiro público. E assim é  com ferrovias, canais, usinas, etc.

        Em uma licitação, os contratos possuem cláusulas de ajuste prevendo impacto inflacionario, reequilíbrio econômico financeiro diante de fatores externos, mas impressiona ocorrer um reequilíbrio que mais que dobre os valores.

        Óbvio,  se você desconhece a lei 8666, o direito público e como funciona uma empresa de engenharia, uma como direi empreiteira , você pode acreditar no que a turminha fala, mas se você vive esse dia a dia, tende a ser mais realista e menos como direi governista.

         

        1. As obras do COMPERJ

          estão paradas meu caro e a mando do seu ídolo Sérgio Moro, que agora deve estar se achando um além-Deus, uma vez que pode paralizar boa parte de todo um processo produtivo de uma nação a seu bel prazer tucano.

          Não venha aqui dar uma de bobinho, somos bem vacinados viu.

  3.  
    Do Tijolaço
     
    Quem mira no

     

    Do Tijolaço

     

    Quem mira no Almirante, por Nílson Lage

    29 de julho de 2015 | 09:42 Autor: Nilson Lage, colaboração para o Tijolaço

    alm

    A farsa se ergue contra um homem que é uma lenda.

    Soube dele – e dos projetos tecnológicos da Marinha -na década de 1970.

    Eu editava política e nacional no Globo e recebi ordem da direção para não publicar uma entrevista sobre o assunto com um oficial da Armada. Disseram-me que era ordem da censura.

    No entanto, quem recebia comunicados da censura – pelo telefone ou em tiras de papel fino – era eu. Desconfiei da história.

    Quando o censor de verdade me telefonou – era frequentemente a fonte das notícias “que eu não podia publicar” – fiz-me de desentendido:

    – Quem recebe sempre instruções de vocês sou eu. Por que diabos resolveram proibir por via da direção do jornal a publicação da matéria tal, sobre pesquisa nuclear da Marinha?

    – Não mandamos. Há um erro.

    Dois dias depois, a matéria saiu, ocupando quase a página toda, com uma estranha foto em três colunas do entrevistado – tratamento digno dos mais nobres “recomendados do nosso companheiro” (Roberto Marinho).

    Voltei a ter contato com o assunto, anos depois, já no ocaso do regime militar, quando me encomendaram – eu trabalhava na Universidade Federal do Rio de Janeiro – um estudo sobre a implantação de uma rede nacional de televisão regionalizada mais inspirada no modelo da antiga Rádio Nacional, que operava comercialmente.

    Meu interlocutor na Subsecretaria de Assuntos Estratégicos do Conselho de Segurança Nacional era um doutor em Física, oficial de Marinha.

    Finalmente, no início da década de 2000, na última etapa de minha vida profissional, dirigindo um órgão público, tive a honra de conviver com cientistas da Marinha brasileira, responsáveis pelo desenvolvimento das pesquisas nucleares desde que Álvaro Alberto – que atingiu o almirantado por decisão do Congresso Nacional – trouxe ao Brasil, no segundo governo Getúlio Vargas, as primeiras instalações nucleares.

    A conspiração atinge a mais alta patente da carreira científica naval, exatamente no núcleo pensante que mais compromissos tem com a Pátria e que se empenha, no momento, em construir as bases para a defesa da Amazônia Azul, onde mora a esperança de um futuro independente para o Brasil.

    Obviamente, não é um juiz de primeira instância do Oeste do Paraná, um procurador movido pela ira do deus enfezado dos evangélicos radicais ou meia dúzia de covers do FBI que têm tal motivação e poder.

  4. terra arrasada é o que os canalhas querem!

    Angra 3, Belo Monte, Estaleiros, Submarino nuclear, Pré-Sal…

    temos que reconhecer: quem engendrou este GOLPE contra o Estado/Gov de coalizão petista via Operação Lava Jato foi muito esperto.

    Claro que contou com a anomia do governo federal (aqui também chamada por seus membros de “republicanismo”, sic) e também com a omissão de órgãos controladores do descalabro que se tornou a “justiça”.

     

    Enfim… o que FHC nos fodeu ativamente por desinteresse no país e seu povo, a Republica Fascista das Araucarárias obrigará o governo Dilma a fazer, o colocando de 4… na marra!

     

    Triste, muito triste.

    Pára o mundo que eu quero descer (vomito) !

  5. Radioatividade… Bem, o que

    Radioatividade… Bem, o que andam merecendo os entreguistas, os PFs, os MPFs, contrários ao País e ao interesse nacional é ser colocados num tanque com substâncias radioativas.

  6. Da arte de manipular informações

    Da arte de manipular informações

     QUI, 23/07/2015 – 19:04  

    Um dos fenômenos menos estudados no século 20 foi o do enorme poder conferido aos grupos de mídia e como dele se prevaleceram negociantes pouco escrupulosos, usando os conceitos de liberdade de imprensa como biombo para suas jogadas.

    A melhor descrição desse método “empresarial” na mídia apareceu no Estadão, em uma crítica de Luiz Zanin Oricchio ao livro “Número Zero”  de Umberto Eco (http://goo.gl/gV5ZqV).

    O livro é uma ficção sobre um jornal montado em 1992 na Itália – no ano em que foi deflagrada a operação mãos limpas, que liquidou com o mundo político italiano, em nome da moralização de costumes, e abriu espaço para que o  parceiro Silvio Berlusconi, magnata da mídia, aparecesse “como salvador de uma Itália falida”.

    ***

    Eco monta um “um sarcástico anticompêndio jornalístico, descrevendo práticas que bem podem servir de carapuça para parte da imprensa contemporânea”, diz Oricchio.

    Algumas das lições:

    * Como produzir acusações vagas, e sem provas, de modo que certas pessoas se sintam intimidadas, mas não consigam processar o jornal por difamação. (Ou, como) distorcer a realidade apenas relatando verdades.

    * Como inserir declarações de testemunhas em meio ao texto, colocando o ponto de vista do jornal na boca do entrevistados.

    * O uso de teorias da conspiração e da ameaça comunista contra o “mundo livre e cristão”.

    ***

    Ontem, no mesmo Estadão, o experiente correspondente do jornal em Genebra escreve matéria “EUA monitoram obras da Odebrecht no exterior e apontam sinais de corrupção” (http://goo.gl/x0OjEr). A reportagem se baseia em telegramas do serviço diplomático americano reproduzidos no site Wikileaks.

    Uma jovem repórter do jornal GGN fez uma leitura cuidadosa dos documentos (http://goo.gl/bbKAxI) e constatou:

    O documento intitulado “Uma visita produtiva de Lula”, é um relatório da visita do ex-presidente ao país, nos dias 17 e 18 de outubro de 2007. O encontro resultou em sete acordos de assistência técnica, a duplicação para US$ 2,3 bilhões da linha de crédito do Brasil para a Angola e o anúncio de um acordo de negociação para construir uma usina de etanol com a produção de cana.  O relatório diz:  “Apesar de não ser um acordo de governo-governo, a visita de [Lula] Silva ajudou a concluir um acordo entre a brasileira gigante da construção Odebrecht, a estatal petrolífera angolana Sonangal, e Damer, uma empresa angolana até então desconhecida”.

    Continua o relatório: “A Angola vê o Brasil como um parceiro natural, e muitos dos principais homens de negócios de Angola, incluindo membros do clã do Santos [presidente angolano], supostamente têm interesses comerciais substanciais no Brasil. As grandes construtoras brasileiras também estão se beneficiado do crescimento da construção na Angola. (…) Os brasileiros também enxergam investimento na infra-estrutura angolana, especialmente para vinculá-la para o resto da SADC, como um sábio investimento e uma entrada potencial para eles e para o resto do mercado da África do Sul”.

    O segundo documento em que Lula é citado é o apoio do ex-presidente à candidatura à reeleição de Hugo Chavez.  “Poderia parecer um passo diplomático errado, mas realmente foi simplesmente um bom negócio”, diz a embaixada.

  7. Se Dilma não intervir em uma

    Se Dilma não intervir em uma área crucial para o Páis o Governo dela pode começar a balançar.

    Uma solução com Temer assumindo e com o compromisso de acabar com a lava jato já seria algo bem razoável.

    Quem não age quando tem que agir mostra que deve dar lugar a outro.

     

    1. Solução mais estúpida da história da humanidade

      Na verdade a proposta é que Dilma faça um golpe de estado contra si própria. Não há rigorosamente nada mais absurdo e estúpido, nada mais do que isto. 

       

      Qualquer solução que proponha o afastamento da presidenta reeleita, Dilma Rousseff, não é nem mais e nem menos do que um golpe de estado. 

       

      O sr. Daniel Quireza, lamentavelmente, está ao lado dos golpistas e do golpe de estado. As crises tem o lado bom que é o de retirar as máscaras das pessoas.

       

      Voltando, de onde o missivista tirou essa estúpida e estapafúrdia ideia de que Dilma pode intervir na ação de uma juiz de primeira instância? Nem o presidente do STF pode. Nem o presidente da Câmara ou do Senado pode e nem a presidência da república pode. 

       

      O que se deve fazer é envidar esforços para realizar os acordos de leniência com as empresas envolvidas, para que as mesmas sigam trabalhando nas obras enquanto respondem nas outras instâncias da justiça brasileira (são 04 instâncias e estamos apenas na primeira, desse tal de Moro). 

       

      O resto é pura e simplesmente uma ode ao golpe de estado, algo inaceitável. .

      1. Estupido é o Governo que não

        Estupido é o Governo que não está agindo para o interesse do País pelo qual foi eleito.

        E seu comentário também, tergiversando do assunto principal com evidente intenção de disfarçar e fugir da discussão em questão.

        1. Assuma a defesa do golpe de estado!

          Tu defende que Dilma caia (golpe de estado). Não sou eu que defendo um golpe de estado, mas sim vossa senhoria. 

           

          E mais, na tua tacanha visão de mundo, Dilma deveria mandar prender esse tal de juiz Moro, algo absolutamente absurdo e sem sentido, além de flagrantemente ilegal. 

           

          Nem Dilma, menos ainda Lewandowski, menos ainda Renan Calheiros ou Eduardo Cunha tem o poder de mandar prender o juiz Moro. E sequer tem poder para impedir que ele exerça a sua função de juiz concursado, de primeira instância, da maneira que ele achar melhor. 

           

          O que pode ser feito, e que os mil e um advogados dos envolvidos já estão fazendo, é reclamar para as instâncias superiores (Tribunais de Justiça, STJ, STF, e mais o CNJ e até instâncias internacionais) em defesa de seus clientes. 

           

          Ao governo federal cabe, através da Advocacia-Geral da União, fechar os acordos de leniência com as empresas envolvidas, para que as mesmas sigam operando. 

           

          Assuma, tu agora defende que o Brasil sofra um golpe de estado. Lamento muito, mas é isso que tu está defendendo. Só falta começar a defender também o golpe de 64…

          1. Diego, esse é 100% brasileiro!
            É isso aí Diego.
            A solução é Dilma ir para sua fazenda no RS até as coisas se normalizarem naturalmente.
            Ou uma bala na cabeça, pois, afinal de contas, quem conseguiria mirar em forças ocultas? Se são ocultas, não nominadas, como mirar? Então, o tiro na cabeça seria a solução novamente natural.

            Estou com vc Diogo, pela normalidade e a ordem natural das coisas.
            A tradição brasileira de esperar golpe sentado TEM que prevalecer !
            Estou com vc e não abro!

    2. Piadista e DITATORIAL…Triste Fim…

      Os seus comentários estão deixando transparecer o tamanho do seu desespero Daniel. Desde quando o chefe “do poder EXECUTIVO” pode determinar a extinção de um processo judiciário….É DE FAZER RIR…e CHORAR…

      Vai tomar um calmante Daniel….Resultado de imagem para brahma

    1. .

      Tu queria que Dilma fizesse um pronunciamento em cadeia nacional, na defesa de um Almirante que está APOSENTADO do serviço público há 21 anos? O cidadão nem da ativa é mais. 

       

      E o que é esse negócio de ”gente de Estado”? O juiz Nicolau dos Santos Neves (Lalau) também era parte integrante dessa tal de ”gente de Estado”, não é mesmo?

       

      O governo federal não tem que se manifestar sobre a prisão provisória do Almirante reformado, e nem sobre a prisão de quem quer que seja.

       

      O que o governo deve fazer é trabalhar intensamente para que as empresas supostamente envolvidas consigam selar acordos de leniência, e que desta forma consigam tocar as obras para as quais estão contratadas. 

       

      Se a cada vez que um juiz de primeira instância decretar a prisão provisória, preventiva ou em flagrante de alguém neste país, seja ele ou não alguém que pertence a esse tal de ”gente de Estado”, o governo federal fizer um pronunciamento à nação, não fará outra coisa além disso. 

      1. E já melhorou. Hoje só cobram

        E já melhorou. Hoje só cobram pronunciamento do governo. Ontem alguém aqui no blog queria que a Dilma fosse pessoalmente libertar o vice-almirante reformado.

  8. Inversão de causa e efeito é

    Inversão de causa e efeito é uma falácia.

    A corrupção em Angra 3 investigada pela lava jato pode atrasar (mais ainda) a entrega da usina.

    A causa primária e a corrupção o efeito e a investigação a consequência e o atraso. 

  9. Inversão de causa e efeito é

    Inversão de causa e efeito é uma falácia.

    A corrupção em Angra 3 investigada pela lava jato pode atrasar (mais ainda) a entrega da usina.

    A causa primária e a corrupção o efeito e a investigação a consequência e o atraso. 

  10. BUUUUMMMM!!!!!

    Eita CIA, MORO, DELLAGNOL & CIA LTDA!!!

    Tão que tão!!!

    Nessa FISSURA NUCLEAR, até DEUS entra na parada!!!

    Só não entra o ZÉ CAGÃO.

     

  11. Só uma coisa, os números

    Só uma coisa, os números estão sim bem acima do esperado. 15 bi está BEM acima! Se for isso…Mas não acredito mais no que sai na imprensa. Este é o problema… Desconfio que seja o problema de sempre…. http://odia.ig.com.br/noticia/economia/2014-01-18/angra-3-tem-meio-bilhao-de-reais-em-projetos-sociais.html

     

    EDITADO:

    Bom, dei uma  pesquisada sobre o PREÇO e descobri que é este mesmo e está bem acima.

    Mas SIM, é PEGADINHA. Sabe porque? Porque não TE disseram que dos R$15 bilhões,  parte foi gasta no Governo João Figueiredo. Passou a fazer sentido para vc? É apenas a atualização dos custos totais.

    E o custo de uma OBRA parada de 35 anos é este mesmo, é elevado e FORA da curva.

    O custo está correto MESMO estando ACIMA do que seria se fosse uma obra comum, ou seja, tocada sem interrupções.

    Custo acima NESTE CASO não é indício de corrupção!

     

    Sobre o custo de angra 3, há fonte externa comparando a custos de outras usinas em construção nu mundo. Que tal darmos uma olhada:

    http://www.world-nuclear.org/info/Economic-Aspects/Economics-of-Nuclear-Power/

    PS. Foi atualizado ONTEM!

    1. Voce não está correto. 
      O

      Voce não está correto. 

      O site da eletrobras eletronuclear informa ao menos como versão oficial, os valores e nada nela fala sobre governo Figueiredo 

      Declara que o custo de manutenção da obra parada foi de 20 milhões de dólares anuais, dinheiro que saiu do orçamento estatal como custo e não investimento.

      Informa que até março de 2015 foram alocados 4,65 bilhões na obra de um total de 14,8 que serão investidos. Atente para o verbo no futuro.

      O acréscimo financeiro foi para 16,4 bilhões,  sendo custo direto 14,88, já citado  e indireto 1,76 bilhões. Data base junho de 2014.

      Os valores iniciais que eram de .2010, repito, de 2010, eram 10,49 bilhões.  A variação de 6,16 bilhões é 58,7%. No mesmo período 2010 a 2014, segundo a eletrobras, o ipca que serve para atualizar contratos foi de 27,25% e o igd di que atualiza contrato de aquisição de equipamentos foi de 29,02%.

      A diferença a eletrobras aponta para a variação cambial no período que foi de 36% e informa que o aumento real foi de 12,2%.

      O investimento é  bancado  pelo bndes, cef, e eletrobras.

      portanto o custo é altíssimo porque são valores atuais a serem investidos e não que já foram investidos.

       

      1. Sua conta está maluca. O

        Sua conta está maluca. O Orçamento total é de cerca de 15 bi dos quais quase 5 já gastos. Mas vc citou 16 bi não sei de onde? Ta maluco? O acréscimo de 1.6 e não 1.76 bilhão está no total de 13.9 bilhão que era o orçamento de julho de 2014. Hoje o DÓLAR subiu mais e o orçamento JUNTO.

        Quando o DÓLAR SUBIR mais ainda, o orçamento, ADVINHE O QUE VAI ACONTECER….

        US$20 milhões de 1985 valem quanto HOJE? O dólar fortaleceu neste período? Era isso por ano? Faça as contas aí por favor. atualize a merreca de US$20 milhões POR ANO e coloque em valores de hoje em reais.

        Vc vai ver que EM DÓLAR e sem atualização custa quase US$500 milhões. Quando é isso em reais?

         

        Vc sabe que custo de usinas nucleares é em dólar, não sabe? E em dólar, está exatamente o mesmo preço de outras construídas no mundo.

        Se está no MESMO PREÇO, do que é mesmo que vc está falando?

        A sim, do IPCA e da LEI, hehehe. Preço é preço, não interessa lei, índice ou seja o que for. Vem tudo de fora! Tudo em dólar!

        Quando vc resolve FAZER, vc atualiza o preço para CONTRATAR. Isso é o que foi feito e está no preço de mercado e POR ISSO é estranho o estranhamento de procuradores que não sabem nada do assunto.

        E não, o investimento não é bancado por ninguém além da Eletronuclear que é quem vai pagar o FINANCIAMENTO junto a CEF e a seja quem for. Banca quem paga! O negócio se paga!

         

        Sobre o acréscimo de preço, porque vc chama de corrupção SE não sabe SEQUER justificativa? Vc não acha que deveria, antes, perguntar o PORQUE?

        1. Não perca tempo discutindo

          Não perca tempo discutindo comigo. Apenas repliquei dados da eletronuclear em seu próprio site.va discutir com eles.

          Ah sim, e esse custo não é de 1985 mas de 2010 re isa do em 2014. 

          Reclame com o site da eletronuclear 

  12. De tanto ler alguns

    De tanto ler alguns comentários, comecei a lembrar do Ademar de Barros. Bom, tem o Maluf também, claro, com sua capacidade de “realizador “. Bons patronos.

  13. ANGRA 3
    O motivo do meu contato é simples e meio histórico:

    É que essas noticias sobre Angra 3, me fizeram relembrar uma reunião que aconteceu a mais de 20 anos numa cidade chamada Angra dos Reis, no Fórum para ser mais exato, estavam presentes nomes “que virariam celebridades” como: FERNANDO GABEIRA, CARLOS MINC, LUIS INACIO LULA DA SILVA, entre vários eco-representantes dos principais movimentos da Sociedade Civil, Vale citar o biólogo: Mário Moscatelli.

    Bom, voltando a questão da Angra 3. Na ocasião os petistas demonstram para a aflita população local a vialidade técnica de desistir da Energia Nuclear e aproveitar a estrutura para trabalhar com o gás natural, com o aval do então especialista Doutor Pinguelli Rosa, seguido do discurso de Lula que conformou tal mudança do sistema, caso ele se tornase presidente do Brasil. É o que vemos hoje? Não cumpriu a promessa do gás e nem da Nuclear.
    [email protected]

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador