Lava Jato prende operador financeiro em Portugal

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – A Operação Lava Jato deflagrou a sua 25ª fase e prendeu, em Portugal, o operador financeiro Raul Schmidt Felippe Júnior. Investigado pela equipe da força-tarefa, Schmidt foi apontado como o sócio do ex-diretor da Petrobras Jorge Zelada e estava foragido desde julho de 2015.
 
Delegados da Polícia Federal e do Ministério Público Federal do Paraná (MPF-PR) acompanharam as autoridades portuguesas – a Polícia Judiciária e o MP português – no cumprimento da prisão e do mandado de busca em sua residência, na cidade de Lisboa.
 
É a primeira prisão no exterior do esquema investigado de corrupção na Petrobras. De acordo com os investigadores, Raul Schmidt Felippe Júnior teria pago propina aos ex-diretores da estatal Renato Duque, Jorge Zelada e Nestor Cerveró. 
 
Em nota oficial, o Ministério Público português informou que as buscas foram acompanhadas de uma equipe do MPF brasileiro, sob “abrigo dos instrumentos legais da cooperação”.
 
A iniciativa de contar com a colaboração internacional foi destacada pela equipe de investigadores brasileiros. “O compartilhamento de provas colhidas hoje auxiliarão nos trabalhos desenvolvidos pela equipe Lava Jato no Brasil”, disse a PF, em nota.
 
Felipe Junior também é apontado pelo MPF como “preposto de empresas internacionais na obtenção de contratos de exploração de plataformas da Petrobras”. Desde a deflagração da Operação Lava Jato, o operador que tinha dupla nacionalidade se mudou para o país.
 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O escândalo dessa prisão de

    O escândalo dessa prisão de alguém do PMDB não nos deve impressionar. Isso pode ser mais uma de Moro, que pode, segundo se anuncia, prender Lula, pra amnhã dizer que não é seletivo.

    Tudo que venha desse juiz precisa ser observado com lentes de lince.

  2. A estratégia é tentar ganhar

    A estratégia é tentar ganhar simpatia da opinião pública internacional que justifique um possível golpe. As peças continuam a se movimentar no tabuleiro.

     

    1. Pois é…

      Muito provavelmente um recado para Temer e PMDB: “Ou vocês tocam esse impeachment de vez, ou a gente (PF, MPF & Cia, com trocadilho por favor) vai começar a liberar umas delaçõezinhas contra vocês também…”

  3. Na verdade a lavajato

    Na verdade a lavajato funciona com chantagem. Todos têm “esqueletos no armário”, sabe o trecho da música “se gritar pega ladrão”? Os cabeças do golpe sabem tudo de todos, ou pelo menos alguma coisinha que pode ser trabalhada pela mídia para ser uma ecatombe moral na vida pessoal de cada um. Cia grampeou a República, não achou nada de Dilma e de Lula, então resolveu acionar o plano B. Quando o cabra acena com a possibilidade de se negar a fazer o que eles querem, fugir do scripit, a lavajato abre uma fresta do armário e o golpe continua. Por isso a covardia das instituições, ou melhor dos que representam as instituições. Ou se escancara esse armário de vez e se faz uma catarse geral e irrestrita, ou perdemos de vez a democracia e tornar-nos-emos uma republiqueta de 5ª. O que precisamos é de nacionalismo. Criticamos a lavajato quando pega um dos nossos, quando pega um do lado de lá nós divulgamos e isso faz com que referendemos essa operação que está aí para acabar com qualquer proposta de tornar o Brasil uma nação.

  4. A CAIXA FECHADA COM RATOS.

    Escrevi em outro comentário em outro blog sobre um filme que assistir do 007, o filme é sobre um membro do Mi6 serviço de espionagem do governo inglês que depois de ser abandonado vira terrorista e acaba prendendo 007, então o terrorista e o 007 dialogam sobre suas maldades, ai o agente terroristas fala de uma experiência que havia feito e discorre, que colocou numa caixa fechada vários ratos e que os mais fortes foram comendo os mais fracos eté que só ficou o mais forte, e que esse passou a comer a própria carne até que não existissem mais ratos na caixa. A caixa da lava jato começou a fechar e uns já começam a comer o outro, quem será o mais forte que irá comer a própria carne? Todos são pais dos filhos bonitos da lava jato, mas os filhos feios uns jogam para cima dos outros e ninguém quer ser o pai, principalmente os filhos foras da lei os ilegais, os da tormenta sobrenatural da divindade. Os que segundo eles mesmos numa obra messiânica Deus lhes vestiu as togas divinas, e para eles os impios corruptos pagarão com o xadrez e a desonra publica ou publicada e eles os da toga divina serão salvos na arca de Noé. E ganharão o prêmio FAZ A DIFERENÇA e farão voltas olímpicas em torno das penitenciárias exibindo tão portentoso troféu da REDE GOLPE DE TELEVISÃO.  

  5. Era esperado

    A Operação Marquês, que levou Zé Sócrates à cadeia, e a  Lava-Jato, em algum momento irão se encontrar numa agência do Banco Espírito Santo.

  6. O Brasil já não tem acordos

    O Brasil já não tem acordos suficientes para expedir mandato de prisão para autoridades na Europa? Então, para que gastar dinheiro público para financiar turismo federal à Europa e esse showzinho de Eliot Ness? Ou foram se encontrar com o Chefe Janot para dar os  novos relatórios e novas ordens?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador