Lava Jato pressiona STF contra indulto e Jungmann sai em defesa da Operação

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]


Foto: Divulgação
 
Jornal GGN – Após os procuradores da Lava Jato de Curitiba pressionarem, diretamente, pelas redes sociais, que o Supremo Tribunal Federal (STF) mantenha o veto ao indulto natalino, o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, pediu que a Corte mantenha a defesa da Lava Jato no julgamento da medida tomada pelo presidente Michel Temer no último ano. 
 
Entre os membros da força-tarefa da Lava Jato, já envolvidos em outras polêmicas, o procurador Deltan Dallagnol participou de um “tuitaço” com a hashtag #indultonão, afirmando que o indulto seria “a ruína da Lava Jato” porque poderia prejudicar novas delações premiadas.
 
Dallagnol chegou a divulgar um vídeo:
A manifestação de Dallagnol ressalta a metologia de trabalho dos procuradores da República, que utilizam de uma espécie de coerção para que investigados passem a colaborar com a Justiça. O temor de ser preso, por exemplo, foi uma das táticas mais utilizadas pelos procuradores para negociarem os acordos, oferecendo, em troca, a diminuição da pena.
 
Acontece que o indulto é o perdão concedido pelo presidente da República a quem cumpriu um quinto da pena por condenações de crimes sem violência ou grave ameaça, o que inclui os crimes contra a administração pública e lavagem de dinheiro.
 
“Se Marcelo Odebrecht e outros delatores soubessem que ganhariam esse presente de Natal, dificilmente teriam feito acordo de colaboração. Depois desse novo paradigma de indultos natalinos, será difícil obter a colaboração e a responsabilização efetiva de qualquer corrupto no país”, escreveu Dallagnol nas redes sociais.
 
“No julgamento o Supremo terá uma ótima oportunidade de passar a todos a mensagem de que o crime de #corrupção é levado a sério no Brasil!”, pressionou seu colega, Roberson Pozzobon.
Além dele, a procuradora Thaméa Danelon, que coordena a Lava Jato no MPF de São Paulo, também concordou que o indulto é um “insulto”: “Esperamos que hoje o STF julgue inconstitucional o indulto, ou melhor, insulto de Natal do presidente Temer do final de 2017. O retrocesso ao combate à corrupção deve ser evitado”, escreveu em suas redes.
“Indulto foi muito favorável a criminosos, em especial os de colarinho branco. Se STF entender válido indulto de 2017, Presidente poderá ainda editar novo indulto neste Natal, ainda mais leniente”, escreveu outro procurador da Lava Jato, Alan Mansur.
Após os comentários e pressões do julgamento que ocorre neste momento, foi a vez do ministro Raul Jungmann manifestar sua opinião. Sem esclarecer se o recado guardava relação para que o Supremo negue o indulto ou aprove, apenas disse que a Corte “encontrará um caminho”. 
 
“Acredito que o Supremo vai encontrar uma solução que não prejudique a Lava Jato”, afirmou durante um evento que discutia justamente alternativas legais à prisão. “O Supremo tem responsabilidade suficiente para encontrar um caminho que preserve a Lava Jato e mantenha o preceito constitucional”, completou.
 
 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Prezados camaradas
    O que é

    Prezados camaradas

    O que é ruinoso, vergonhoso, indecente

    Uma corrupção que clama castigo aos Céus

     

    São estes procuradores picaretas que embolsam auxílio moradia, auxílio paletó, auxílio supositório e outras indecências

    Faltam palavras para descrever crituras tão amorais e desprovidas de um pingo de vergonha

  2. SE DALAGNOL TIVESSE VERGONHA NA CARA

    se Dalagnol tivesse vergonha na cara:  1) teria escrito um monte de mensagens contra a Câmara de Deputados (onde estava o Boçal…naro) quando vergonhosamente livraram a cara de Temer, 2 vezes, para não ser processado pelo STF…e daí o ladrão temer não estaria dando indulto que provoca as hemorroidas dalagnoidianas….e 2) teria feito muito barulho contra o STF por sua cafajestice de se fingir de morto para não julgar políticos do PSDB cujas contas na Suiça estão gordas e incomodando a justiça de lá…….ou seja, se Dalagnol tivesse vergonha na cara ele mostraria as provas das convicções que ele disse ter contra Lula e até hoje não mostrou……e não mostrará mesmo até um tribunal da ONU o desmascare publicamente por ser uma farsa todo seu trabalho de malandro a jato.

  3. Affffff………A Lava a Jato

    Affffff………A Lava a Jato é intocável, inexpugnável, um tótem sagrado. NInguém ouse ir contra ela. 

    Só que tem uma coisinha: nada, nada a ver com combate a corrupção, moralidade, ética…..nada! Tudo ideologia! 

     

  4. Herdeiros do corporativismo

    Autoridade, jogo duplo, abuso, infidelidade, ambição, hipocrisia, traição, oportunismo, ganância, parcialidade, seletividade, injustiça… 

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador