Lava Jato: Teori Zavascki vê chances de envolvimento de parlamentares

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – O ministro do Supremo Tribunal Federal, Teori Zavascki, confirmou que há indícios de envolvimento de parlamentares na investigação da Operação Lava Jato. O reconhecimento aumenta a probabilidade de o processo demembrar-se e àquela referente aos políticos envolvidos tramitar em última instância. 
 
“Dos documentos juntados com o pedido é possível constatar que, efetivamente, há elementos indicativos, a partir dos termos do depoimento (de Youssef), de possível envolvimento de várias autoridades detentoras de prerrogativa de foro perante tribunais superiores, inclusive de parlamentares federais, o que atrai a competência do Supremo Tribunal Federal”, disse o ministro, em despacho, do dia 19 de dezembro, que homologou o acordo de delação premiada do doleiro Alberto Youssef.
 
De acordo com a Polícia Federal, os depoimentos do doleiro apontam envolvimento de políticos no esquema de corrupção. Em uma das declarações, de 3 de outubro, Youssef disse que “a presidência da Petrobras” e o “Palácio do Planalto” tinham “conhecimento do esquema”. 
 
Entretanto, o conteúdo das revelações não foi anexado aos autos da Lava Jato porque a responsabilidade para investigar parlamentares é do Supremo. No contrato de delação, Youssef se comprometeu a identificar todos os “autores, coautores, partícipes das diversas organizações criminosas de que tenha ou venha a ter conhecimento”.
 
Com informações de O Estado de S. Paulo.
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Todos do PT, claro. Mas p/

    Todos do PT, claro. Mas p/ não dizer que não falamos de flores, alguns do PMDB, PP e mortos do PSDB, entrarão na história. Veremos !

  2. Dgamos que a mídia considere

    Dgamos que a mídia considere que este coco da Lava Jato já deu o azeite que tinha que dar. Também porque a tragédia paulista da falta de água se aproxima do climax, e será necessário algo mais quente que essa lenga-lenga de doleiro delator, etc., para distrair um pouco a atenção do povo. Então a mídia relegasse o assunto, voltando a cabeça para a recém-fabricada “crise energética”, que promete gordo faturamento em imagens, manchetes e textos furiosos espinafrando o governo dos trabalhadores. Que aconteceria? Sem holofotes, sem mistério, sem as promessas de fama e os parabéns de coxinhas nos aviões, a vida da Lava Jato se reduziria a um abismo sem fundo. Tudo se acabaria em minutos.

  3. Não há  nada que nós,

    Não há  nada que nós, cidadãos trabalhadores, possamos fazer para evitar o golpe que evolui dia a dia?

    Precisamos reagir urgentemente a esta imensa armação enquanto é tempo. O povo  unido  é a única maneira de impedir os golpistas.

    Vamos para a rua.

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador