Lava Jato semeia escândalo sobre cargo no governo Dilma, sem mostrar provas

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Ao Estadão, a Lava Jato vazou uma nova mensagem eletrônica assinada por Marcelo Odebrecht, agora na tentativa de produzir um escândalo no sentido de que o empreiteiro tinha poder de influência junto ao ex-ministro Antonio Palocci a ponto de “pedir cargo” no governo Dilma Rousseff. A operação, porém, não mostrou provas de que o cargo realmente foi solicitado a Palocci.

Na reportagem “Odebrecht pediu cargo na gestão Dilma a Palocci”, publicada nesta segunda (9), o Estadão mostra trechos do e-mail que Odebrecht enviou apenas a diretores da empresa que virou alvo preferencial da Lava Jato nos últimos meses, e acabou ofertando 77 acordos de delação premiada que já estão em análise no Supremo Tribunal Federal.

O único trecho do e-mail divulgado pelo Estadão fala sobre a possibilidade de alojar dentro da máquina pública, durante o primeiro mandato de Dilma, o então secretário executivo da Controladoria Geral da União, Luiz Navarro. Odebrecht não cita um destino específico para Navarro, apenas faz referência ao trabalho dele, “reconhecido” dentro e fora da CGU. O jornal também não diz, mas Navarro era funcionário de carreira da CGU.

“Chefe, (…) não sei se você conhece Luiz Navarro, secretário executivo da Controladoria-Geral da União. A pessoa dele comandou de forma efetiva a CGU, e penso que isso é reconhecido dentro e fora do órgão. Acho que vale a pena você recebê-lo para avaliar como ele poderia se ajustar em espaços do novo governo”, diz a mensagem.

O Estadão só informa nos últimos parágrafos que Navarro não ascendeu a pedido de Odebrecht. Ele foi mantido no mesmo posto que ocupava desde 2006, durante todo o primeiro mandato de Dilma. Em 2015, passou a integrar o Conselho Administrativo da Petrobras, mas licenciou-se em 2016, para ser ministro-chefe da CGU por menos de três meses, até a queda de Dilma.

Hoje, Navarro é conselheiro da Comissão de Ética da Presidência da República, posto em que ele ficará até 2019, sem remuneração.

O ELO COM PALOCCI

O e-mail entregue ao Estadão foi usado para pedir a prisão preventiva de Palocci na Lava Jato. Porém, não há evidências publicadas pelo jornal de que a Odebrecht, de fato, entrou em contato com o ex-ministro sobre o assunto.

Segundo o Estadão, o “e-mail foi encaminhado por Odebrecht a diretores da empresa no dia 20 de dezembro de 2010”, e “dentre os destinatários do e-mail está o ex-diretor de Relações Institucionais da Odebrecht Cláudio Melo Filho, um dos ex-executivos da empresa que fizeram delação premiada na Lava Jato. Em depoimentos, Melo Filho citou repasses para diversos políticos de vários partidos.”

Palocci está preso desde julho passado.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

18 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Com a inelegibilidade do Lula
    Com a inelegibilidade do Lula no forno, a lava jato prepara-se para arranjar uma denúncia sobre a Dilma.
    Vai dar Psdb em 2018 por WO.

    1. Respondo a Adroaldo Lima
      Respondo a Adroaldo Lima Linhares,09/01/2017,as 19:14.Você foi até parcimonioso e econômico nas referências que fez ao Estadão,tal ao vasto conhecimento que me induziu pensar sobre voce,com respeito a política brasileira e outras mumunhas mais.Geralmente quando se dirigem a mim,jogam-me ferraduras e batem em retirada.Achar o Estadão golpista há mais ou menos um século,apenas pelo vazamento de um reles email,não condiz com a sapiência de um comentarista de sua envergadura,ainda mais agora usando aquele chapéu que era marca registrada de Odorico Paraguaçu.

  2. A delação seletiva é Palocci.
    Enquanto existem informações contundentes relacionadas ao PSDB/PMDB, e outros menos famosos, que fazem parte do consórcio golpistas, a mídia “velha” e corcomida, se atém a suposições, que por ventura, possam atingir nomes ligados ao PT.
    É uma guerra insana e sem prazo para terminar, exceto quando alcançada a total destruição do PT.
    Acho improvável que obtenham sucesso, pois a política é dinâmica.
    Podem destruir homens, mas jamais o sonho de sermos um dia uma nação menos excludente.
    Vemos enfim, o estertores de uma casta, que luta abraçada a uma âncora, que a cada dia a leva às profundezas do imponderável.
    O Brasil jamais será o mesmo no pós golpe, a onda de retorno os coloca em pavor.

    1. “Enquanto existem informações

      “Enquanto existem informações contundentes relacionadas ao PSDB/PMDB, e outros menos famosos, que fazem parte do consórcio golpistas, a mídia “velha” e corcomida, se atém a suposições, que por ventura, possam atingir nomes ligados ao PT”:

      Eu tou dizendo com todas as letras que a LavaBunda ta abafando OUTRA delacao contra previamente-delatado tucano.

      Vou continuar dizendo ate prova em contrario.

  3. Um detalhe que para alguns

    Um detalhe que para alguns pode não significar nada, mas que na minha opinião é bem sintomático: TODAS, absolutamente, todas as denúncias e posteriores condenações de líderes petistas, desde o processo apelidado de mensalão, NÃO foram de cunhos inquestionáveis. Nunca o aparato repressivo conseguiu e apresentou provas CONTUNDENTES, INCONTESTÁVEIS, que induzissem à denúncias(MP) e condenações(Judiciário) na mesma dimensão. 

    Isso não quer dizer que só houve ou há inocentes, mas sim que há indícios fortes de que ânimos outros que não os legais e legítimos estiveram e estão por trás desses processos. 

    Outro detalhe: por que essas prisões preventivas tão extensas? Quais as justificativas? 

    1. Na mosca, JB

      JB Costa,

      Neste comentário você sintetizou bem a pratica do lawfare contra o PT e contra os petistas. Há anos cheguie a essa conclusão.

    2. Se me permite JB
      Todas

      Se me permite JB

      Todas cabeças pensantes/estrategistas do governo passado estão no xadrez.Correto?

      Partindo do presuposto de que não ¨se abandona companheiro no campo de batalha¨,como bem sabe a casa grande e o Paulo Preto em seus mais de quinhentos anos de experiência,lhe pergunto:Neste caso do mensalão,que foi o ponta pé inicial de tudo isso que está aí,a omissão em lutar pelos companheiros foi covardia ou inexperiência?

  4. A Dilma e seus ministros

    A Dilma e seus ministros próximos, Mercadante e Zé Cardoso, não batiam palmas pra lavajato. Agora aguentem.

    Dizem que o Mercadante chegou a afirmar pra Dilma que as investigações poderiam até chegar no Lula, mas neles jamais. Tarde demais pra um governo que eu ajudei a eleger, perceber que a LJ é política.

  5. A credibilidade do estadão

    A credibilidade do estadão para mim é próxima de zero…

    Ai coxinha!

    É seu emprego ou o estadão!

    Você decide…

  6. Na moral…

    …enquanto todas as jogatinas, tramoias, sofismas são feitos eu cada vez mais cristalizo minha desistência do magistério. Vou pegar esse tal de PhD, conseguido com grande custo e fazer ele virar 12,5% de aumento em qualquer carreira de auditor federal.

    Continuar sendo professor pra que? Tormar-me pesquisador? fazer pós-doc no exterior, vou aplicar isso aonde? No Brasil, com esses cupins que estão ai? Tõ fora!

  7. Ética sem código

     

    Não sei quem é Luiz Navarro, mas só o fato de ser conselheiro de uma Comissão de Ética da Presidência da República, que eu não lembro, até o momento, de ter feito qualquer crítica e/ou advertência, sobre todas essas irregularidades que tentam aprovar,  contra a população e o país, com o único intuito de aniquilar todas as conquistas trabalhistas, científicas e tecnológicas, já é motivo suficiente pra se desconfiar.. 

    Falando em não criticar e não advertir, eu imagino que a corte do Brasil não viu e não leu o CÓDIGO DE CONDUTA DA ALTA ADMINISTRAÇÃO FEDERAL, no seguinte endereço:

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/codigos/codi_conduta/cod_conduta.htm

     

  8. Em suma: NENHUMA prova contra Palocci e outros petistas.

    Por esse resumo publicado aqui, se o propósito da ‘reporcagem’ era ludibriar e envenar a massa de manobra que lê esses jornais que não servem nem pra embrulhar dejetos animais, o tiro pode sair pela culatra, pois até agora NENHUMA prova contra Palocci foi apresentada.

    É curioso que o chamado ‘sistema de justiça’ não conseguiu reunir NENHUMA prova contra os líderes petistas condenados (José Genoíno, José Dirceu e agora antônio Palocci). O próximo a ser condenado, SEM  PROVA ALGUMA, é o ex-presidente Lula.

  9. Não é verdade

    A Lava Jato não “vazou uma nova mensagem eletrônica” ao Estadão, a Lava Jato contou, informou, fofocou, entregou “uma nova mensagem eletrônica”…

    Vazamento é quando há sigilo. Mas é público e notório, com farta prova, que da Lava Jato para algumas firmas de mídia, entre elas o Estadão, não há o menor segredo. Se os servidores públicos lotados nessa operação ou as firmas que os servem (ou a quem eles servem) querem continuar com mentiras e hipocrisias, eles que continuem, problema deles.

  10. Como muito bem definiu o
    Como muito bem definiu o embaixador Samuel Pinheiro, a Lava Jato é uma Operaçao do PSDB….quando aparecem provas contra tucanos, a måfia midiatico-penalfaz uso de ilaçoes e falsas delaçoes contra alguem do PT…assim poem em pratica a operaçao abafa e de lambuja posam de guerreiros anti-corrupcao….coisa de pais bananeiro..o MPF é incompativel com o processo civlizatorio, a democracia e a justiça, tendo servido ao golpe de Estado

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador