Le Monde destaca papel do STF “contra ataques golpistas de Bolsonaro”

Embora o Supremo exerça papel importante, jornal francês aponta necessidade de debater papel do sistema judiciário

Foto: Reprodução

Jornal GGN – O jornal francês Le Monde destaca neste domingo o papel que o Supremo Tribunal Federal (STF) tem exercido na proteção da democracia contra os sucessivos ataques do presidente Jair Bolsonaro, mesmo com a necessidade de debates sobre o papel ocupado pelo sistema judiciário no país.

Assinado pelo jornalista Bruno Meyerfield, o artigo explica o peso que o STF ganhou recentemente e seu papel contra “as pulsões golpistas do presidente Jair Bolsonaro”, por meio de medidas como a suspensão, censura ou anulação de uma série de decretos presidenciais.

Dentre esses textos, estão a transferência para o ministro da Agricultura de competências na demarcação de terras indígenas, a liberalização do porte de armas, e inquéritos judiciais que têm como alvo Bolsonaro.

Clique aqui e veja como colaborar com o jornalismo independente do GGN

O jornal também cita a investigação sobre as “fake news”, a difusão massiva de falsas informações e ameaças contra o próprio STF, a das milícias digitais da extrema direita “contra a democracia brasileira” e a do voto eletrônico.

De acordo com Le Monde, é difícil definir a tendência política do STF mesmo que sete entre os 11 juízes tenham sido nomeados por presidentes de esquerda, e a instituição não é tão popular assim – o jornal chegou a citar uma pesquisa Datafolha em que 24% dos brasileiros considera “boa ou excelente” a ação dos 11 magistrados de Brasília.

“O STF é observado, respeitado, ouvido por todos, mas não tem a capacidade de implicar a população. Os juízes não são eleitos pelo sufrágio universal e eu não os imagino à frente de uma ação heroica de resistência em caso de golpe”, analisa Michael Mohallem, especialista em direito Constitucional da Fundação Getúlio Vargas, em entrevista.

A íntegra do artigo pode ser lida clicando aqui

(Com informações da RFI)

Leia Também

Bolsonaro perde força até entre sua principal base de apoio

Relatório da CPI da Pandemia aponta ‘dolo’ da gestão Bolsonaro

“Brasil afunda na extrema pobreza”, denuncia jornal francês Le Monde

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador